Dois Tipos De Emoções E Sentimentos

Publicado em: 12/08/2008 |Comentário: 7 | Acessos: 49,757 |

 

O comportamento humano é orientado, basicamente, para a busca do prazer ou para o afastamento da dor. Nossas emoções e sentimentos fazem com que busquemos algo satisfatório, ou então fazem com que evitemos a insatisfação. Neste caso, temos dois tipos de emoção: aquelas que nos impulsionam e aquelas que nos retraem. A psicologia tradicional nos ensina que nós trazemos ao nascer, algumas emoções básicas e autênticas: o medo, a raiva, a tristeza e a alegria. Todas elas têm uma função importante em nossas vidas. Mas infelizmente a maioria dos seres humanos ainda tem dificuldade de canalizar estas emoções de forma inteligente. Neste artigo, emoção e sentimento serão classificados como estados emocionais.

 

O ser humano possui em seu cérebro uma estrutura chamada de sistema límbico, responsável pelas emoções e sentimentos. O sistema límbico, quando recebe um estimulo, seja ele visual, auditivo ou cinestésico, envia “mensagens” para o tálamo (a maioria dos impulsos sensitivos passam pelo tálamo) e  hipotálamo (integra o sistema endócrino ao sistema nervoso autônomo e atua como responsável pela manifestação das emoções e sentimentos - controle emocional) que automaticamente produz repostas, ativando o sistema endócrino glandular,  e então temos um  estado. Quanto maior for a repetição de determinados estímulos sensoriais em nosso dia-a-dia, mais habituado o organismo ficará com determinadas substâncias produzidas em decorrência destes estímulos.

A raiva, por exemplo, é um estado que resulta de uma quantidade excessiva de adrenalina na corrente sanguínea. De acordo a psicóloga Susan Andrews, autora do livro “Stress a Seu Favor”, quanto mais o individuo repete este estado, e reprime-o, mais propenso ficará a ter hipertensão, insônia e enfraquecimento do sistema imunológico. Já o medo é uma resposta psicofisiológica a situações ameaçadoras, e quanto mais se repete este estado, mais o hormônio adrenocorticotrófico será produzido no organismo, preparando o individuo para “fuga”, ou “luta”. A alegria, a felicidade e a motivação, por exemplo, são sentimentos de energia que resultam de grande quantidade de dopamina, e dos neurotransmissores serotonina e endorfina. Todas estas informações servem para entendermos que existem, de maneira geral, dois tipos de sentimento/emoção: bom e ruim.

Quanto mais estados positivos escolhemos sentir, mais “viciadas” ficarão nossas células do corpo com este sentimento, e mais sede o organismo terá pelas substâncias químicas que produzem o bem-estar e a energia. Quanto mais estados negativos escolhemos sentir, mais acostumados ficaremos a viver uma vida de forma "apagada". Quais são as emoções e sentimentos que você tem dado mais espaço em seu organismo? Quais são os sentimentos que você prefere sentir predominantemente?

Não quero afirmar que devemos ignorar as emoções e os sentimentos negativos. Jamais. Devemos saber como interpretá-los e como usá-los de forma apropriada, ou seja, vai depender de como você percebe o que você sente. O medo você pode classificá-lo como um grande vilão diante de diversas situações de sua vida, ou você pode percebê-lo como uma proteção útil, uma atenção concentrada para que você se adapte melhor a situação.

Quando você elabora formas diferentes de perceber seus sentimentos, com ricas escolhas, você transforma aquela emoção ruim em algo bom, algo ruim se transforma em algo útil. Assim você estará criando o “poder” de fazer quem que suas emoções sejam suas aliadas. Mas quem escolhe é você. Portanto, qual das duas opções de emoção/sentimento você deseja repetir em sua vida: boa ou ruim? Saiba que você pode produzir o melhor estado emocional para si, desde que você esteja preparado para perceber e administrar melhor os estímulos que chegam em seu cérebro. Então, faça a sua escolha.

Avaliar artigo
5
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 21 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/auto-ajuda-artigos/dois-tipos-de-emocoes-e-sentimentos-519233.html

    Palavras-chave do artigo:

    inteligencia emocional

    ,

    resignificacao

    ,

    emocoes

    Comentar sobre o artigo

    Ari Lima

    “O sucesso não ocorre por acaso, ele é resultado de planejamento, preparação e aproveitamento de oportunidades” Existe um conjunto de comportamentos profissionais que devem ser desenvolvidos, para que um profissional possa obter melhor desempenho no seu trabalho, e com isto alcançar maior sucesso e reconhecimento profissional. É o que podemos chamar de “Inteligência Profissional”.

    Por: Ari Limal Carreiral 24/02/2008 lAcessos: 18,694

    Com o surgimento de novas formas de sofrimento no mundo moderno, psiquiatras, psicanalistas e psicólogos se ocupam cada vez mais em tentar entender, em suas atividades clínicas, a origem desse sentimento. Hoje, busca-se soluções mágicas para a cura da dor, que causa incômodo e mal-estar na sociedade considerada normal.

    Por: Gilson Tavaresl Psicologia&Auto-Ajudal 06/04/2009 lAcessos: 4,823 lComentário: 2
    Angélica Silva

    Sigmund Freud foi um dos pais da psicologia moderna e o inventor da terapia do "sente no sofá e me fale sobre os seus problemas". Freud acertou bastante, mas ninguém – nem mesmo ele – acerta sempre. Uma de suas ideias era a de que os pais desempenham um papel determinante na formação das personalidades e saúde emocional de seus filhos. Essa ideia persiste até hoje.

    Por: Angélica Silval Psicologia&Auto-Ajuda> Auto-Ajudal 15/01/2015
    Angélica Silva

    Precisamos aprender a não esperarmos das pessoas aquilo que elas não conseguem nos dar. Acabamos percebendo, depois de vários tombos, que somos nós mesmos quem nos ferimos. Nunca foram as pessoas. Elas, na realidade, nunca me prometeram nada. Nós é que esperávamos mais delas.

    Por: Angélica Silval Psicologia&Auto-Ajuda> Auto-Ajudal 15/01/2015
    José Guimarães

    Artigo focado na prática de viver feliz e com alegria. Isto é, ter alegria por estar vivo e ser abençoado pelo Senhor Deus, Criador dos céus e da Terra. Viver com alegria é viver feliz. Não importa que você esteja doente, seja alegre assim mesmo. Mostre às pessoas que você é feliz.

    Por: José Guimarãesl Psicologia&Auto-Ajuda> Auto-Ajudal 07/01/2015

    Viver pode ser difícil mas na verdade, é mais que isto, é desafiador. O interessante de como sabemos e mesmo assim, esquecemos.

    Por: Priscila Pereira de Oliveiral Psicologia&Auto-Ajuda> Auto-Ajudal 06/01/2015 lAcessos: 17

    Início de mais um ano, e o que muda em nossa vida? Permanecemos morando no mesmo lugar, com os mesmos amigos, mesmo emprego, tudo igual, mas o que muda é que temos mais 365 dias pela frente para sermos desafiados. Temos o dever com nós mesmos se procurar sermos melhor, fazer sempre o melhor em qualquer tarefa que nos for direcionada. Temos o desafio de aprender com nossos erros, erradicar sentimentos inúteis, procurar ser feliz independente da situação... Nesse novo ano, decidi virar algumas pá

    Por: Josianel Psicologia&Auto-Ajuda> Auto-Ajudal 03/01/2015
    Jonilson Santos

    Comece a sua contagem progressiva. Não espere pelo Novo Ano para começar a fazer de sua vida o que você deseja. Aja agora. Lembre-se o tempo não anda para trás ou espera por nós. O tempo é sempre progressivo e nós devemos ser, também.

    Por: Jonilson Santosl Psicologia&Auto-Ajuda> Auto-Ajudal 29/12/2014
    Marcelo Castilho

    Fé um conceito universal ou a sua definição depende de cada religião? Ou será que depende de pessoa para pessoa?

    Por: Marcelo Castilhol Psicologia&Auto-Ajuda> Auto-Ajudal 28/12/2014 lAcessos: 12
    Jonilson Santos

    O Estresse afeta as áreas de nossa vida pelo qual o limite é atingido. Estas áreas podem ser afetadas de forma isolada ou combinada, mas em geral a solução dos problemas causados pelo estresse requer uma ação reparatória em todas as áreas atingidas.

    Por: Jonilson Santosl Psicologia&Auto-Ajuda> Auto-Ajudal 22/12/2014

    Será que as pessoas com as quais nos relacionamos podem influenciar nossas atitudes? Para obter sucesso pessoal ou profissional devemos nos relacionar com pessoas que acrescentam coisas boas em nossas vidas. Você já se perguntou se tem andado em boa companhia?

    Por: CERSI MACHADOl Psicologia&Auto-Ajuda> Auto-Ajudal 15/02/2012 lAcessos: 195

    Quem atua no mundo dos negócios, seja vendendo produtos, serviços ou ideias, precisa de uma boa comunicação para conquistar seu espaço. Um vendedor de sucesso possui várias características, entre elas, a capacidade de atrair atenção, ou seja, ter uma presença marcante. Não passe despercebido, aprenda a conquistar mais clientes utilizando como principal ferramenta de vendas a sua presença marcante.

    Por: CERSI MACHADOl Carreira> Gestão de Carreiral 22/02/2011 lAcessos: 270

    Você é um profissional comprometido no trabalho? Gosta de sua profissão, ou é do tipo que não vê a hora passar para se ver livre do trabalho? Leia esse artigo e reflita sobre o seu comprometimento profissional, e com isso, aprenda a se destacar em sua carreira.

    Por: CERSI MACHADOl Negócios> Gestãol 05/10/2010 lAcessos: 235

    O que realmente faz a diferença para que uma empresa seja eficaz? São vários fatores que respondem a essa pergunta, mas, de acordo com várias pesquisas que surgem a cada dia, a liderança apresenta-se como o principal caminho para a criação de uma empresa eficaz.

    Por: CERSI MACHADOl Negócios> Gerêncial 05/10/2010 lAcessos: 834

    Muitas empresas possuem a cultura de fazer as coisas do jeito "vai assim mesmo" e amargam péssimos resultados. Todos nós, em algum momento, tivemos prejuízos desnecessários por pensar assim. Aprenda e frear esse "vírus" que impede a qualidade.

    Por: CERSI MACHADOl Negócios> Vendasl 11/06/2010 lAcessos: 85

    A competitividade no âmbito profissional está em alta, e por conta disso, muitas vezes estamos tão focados em cumprir metas que acabamos nos esquecendo que o mais importante nesse mundo é a capacidade de nos relacionarmos com os outros.

    Por: CERSI MACHADOl Relacionamentosl 11/06/2010 lAcessos: 164

    Todo vendedor que almeja sucesso em sua carreira deve dominar uma etapa essencial no processo de vendas: identificar e criar oportunidades de venda. Antes de praticar as principais etapas da venda, tais como abordagem, sondagem, negociação, fechamento e outras, o vendedor tem que saber preparar o solo para que as vendas aconteçam com excelentes resultados, pois vender com resultado pode ser uma consequência de uma pré-venda bem executada.

    Por: CERSI MACHADOl Negócios> Vendasl 20/02/2010 lAcessos: 546

    Quem busca o sucesso em vendas precisa saber que uma das maneiras de se conseguir isso é aprendendo a modelar as crenças, a forma de falar e agir dos vendedores de sucesso. Conheça as diferenças entre o vendedor de sucesso e o medíocre.

    Por: CERSI MACHADOl Negócios> Vendasl 20/02/2010 lAcessos: 1,188

    Comments on this article

    1
    quéren 05/07/2010
    oi ta bom d++
    2
    1567 01/05/2010
    a psicologia nos faz rever a vida como ela se refaz a cada dia eu sou o que penso.
    2
    FATIMA BERTANHA 25/10/2009
    gosto muito de saber como lidar com as minhas emoçoes e essa mensagem foi um grande aprendizado.
    -1
    ionara 09/10/2009
    é sempre bom querer comhecer outros tipos de smtimentos
    1
    costa 28/08/2009
    desde ja parabenizar a sua pagina,pois e interessante, mas devia detalhar por cada tipo, nao generalizar.
    1
    ewellyn 07/05/2009
    e muito legal e espilca muito bem
    2
    marllon 02/03/2009
    Muito inteligente o comentário de tal. Sabendo disso me produz uma torrente de sentimentos bons.
    É bom saber que existem pessoas tão inteligentes. forte abraço !
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast