Dois Tipos De Emoções E Sentimentos

Publicado em: 12/08/2008 |Comentário: 7 | Acessos: 49,730 |

 

O comportamento humano é orientado, basicamente, para a busca do prazer ou para o afastamento da dor. Nossas emoções e sentimentos fazem com que busquemos algo satisfatório, ou então fazem com que evitemos a insatisfação. Neste caso, temos dois tipos de emoção: aquelas que nos impulsionam e aquelas que nos retraem. A psicologia tradicional nos ensina que nós trazemos ao nascer, algumas emoções básicas e autênticas: o medo, a raiva, a tristeza e a alegria. Todas elas têm uma função importante em nossas vidas. Mas infelizmente a maioria dos seres humanos ainda tem dificuldade de canalizar estas emoções de forma inteligente. Neste artigo, emoção e sentimento serão classificados como estados emocionais.

 

O ser humano possui em seu cérebro uma estrutura chamada de sistema límbico, responsável pelas emoções e sentimentos. O sistema límbico, quando recebe um estimulo, seja ele visual, auditivo ou cinestésico, envia “mensagens” para o tálamo (a maioria dos impulsos sensitivos passam pelo tálamo) e  hipotálamo (integra o sistema endócrino ao sistema nervoso autônomo e atua como responsável pela manifestação das emoções e sentimentos - controle emocional) que automaticamente produz repostas, ativando o sistema endócrino glandular,  e então temos um  estado. Quanto maior for a repetição de determinados estímulos sensoriais em nosso dia-a-dia, mais habituado o organismo ficará com determinadas substâncias produzidas em decorrência destes estímulos.

A raiva, por exemplo, é um estado que resulta de uma quantidade excessiva de adrenalina na corrente sanguínea. De acordo a psicóloga Susan Andrews, autora do livro “Stress a Seu Favor”, quanto mais o individuo repete este estado, e reprime-o, mais propenso ficará a ter hipertensão, insônia e enfraquecimento do sistema imunológico. Já o medo é uma resposta psicofisiológica a situações ameaçadoras, e quanto mais se repete este estado, mais o hormônio adrenocorticotrófico será produzido no organismo, preparando o individuo para “fuga”, ou “luta”. A alegria, a felicidade e a motivação, por exemplo, são sentimentos de energia que resultam de grande quantidade de dopamina, e dos neurotransmissores serotonina e endorfina. Todas estas informações servem para entendermos que existem, de maneira geral, dois tipos de sentimento/emoção: bom e ruim.

Quanto mais estados positivos escolhemos sentir, mais “viciadas” ficarão nossas células do corpo com este sentimento, e mais sede o organismo terá pelas substâncias químicas que produzem o bem-estar e a energia. Quanto mais estados negativos escolhemos sentir, mais acostumados ficaremos a viver uma vida de forma "apagada". Quais são as emoções e sentimentos que você tem dado mais espaço em seu organismo? Quais são os sentimentos que você prefere sentir predominantemente?

Não quero afirmar que devemos ignorar as emoções e os sentimentos negativos. Jamais. Devemos saber como interpretá-los e como usá-los de forma apropriada, ou seja, vai depender de como você percebe o que você sente. O medo você pode classificá-lo como um grande vilão diante de diversas situações de sua vida, ou você pode percebê-lo como uma proteção útil, uma atenção concentrada para que você se adapte melhor a situação.

Quando você elabora formas diferentes de perceber seus sentimentos, com ricas escolhas, você transforma aquela emoção ruim em algo bom, algo ruim se transforma em algo útil. Assim você estará criando o “poder” de fazer quem que suas emoções sejam suas aliadas. Mas quem escolhe é você. Portanto, qual das duas opções de emoção/sentimento você deseja repetir em sua vida: boa ou ruim? Saiba que você pode produzir o melhor estado emocional para si, desde que você esteja preparado para perceber e administrar melhor os estímulos que chegam em seu cérebro. Então, faça a sua escolha.

Avaliar artigo
5
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 21 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/auto-ajuda-artigos/dois-tipos-de-emocoes-e-sentimentos-519233.html

    Palavras-chave do artigo:

    inteligencia emocional

    ,

    resignificacao

    ,

    emocoes

    Comentar sobre o artigo

    Ari Lima

    “O sucesso não ocorre por acaso, ele é resultado de planejamento, preparação e aproveitamento de oportunidades” Existe um conjunto de comportamentos profissionais que devem ser desenvolvidos, para que um profissional possa obter melhor desempenho no seu trabalho, e com isto alcançar maior sucesso e reconhecimento profissional. É o que podemos chamar de “Inteligência Profissional”.

    Por: Ari Limal Carreiral 24/02/2008 lAcessos: 18,681

    Com o surgimento de novas formas de sofrimento no mundo moderno, psiquiatras, psicanalistas e psicólogos se ocupam cada vez mais em tentar entender, em suas atividades clínicas, a origem desse sentimento. Hoje, busca-se soluções mágicas para a cura da dor, que causa incômodo e mal-estar na sociedade considerada normal.

    Por: Gilson Tavaresl Psicologia&Auto-Ajudal 06/04/2009 lAcessos: 4,795 lComentário: 2
    Luana De Paula Pimentel

    O presente trabalho visa estudar acerca da resiliência em pacientes hospitalizados do Hospital Municipal Modesto de Carvalho da cidade de Itumbiara-Goiás. A resiliência é a capacidade de se recuperar de situações de crise e aprender com ela. Para alcançar o objetivo do estudo, aplicou-se uma escala de avaliação da resiliência e um questionário sócio demográfico. A partir da análise dos dados, pode-se avaliar a presença da resiliência nos pacientes hospitalizados.

    Por: Luana De Paula Pimentell Psicologia&Auto-Ajuda> Auto-Ajudal 28/10/2014

    O lado sombrio que todos insistem em ocultar. Liberte-se... Descubra o que um dos pioneiros da psicanálise disse sobre sombras

    Por: Leticia Moreiral Psicologia&Auto-Ajuda> Auto-Ajudal 22/10/2014
    Tatiane de Oliveira

    Popularmente existe uma crença que saber ouvir é uma habilidade a ser desenvolvida e utilizada exclusivamente por psicólogos, líderes religiosos, conselheiros... De fato, a escuta é fundamental para o fazer profissional do psicólogo e para os outros exemplos acima citados também; mas recentemente em uma análise que fiz em um determinado círculo social que frequentava, notei como às pessoas estão ansiosas e carentes por falar, mas indiferentes ou insensíveis ao ouvir o outro.

    Por: Tatiane de Oliveiral Psicologia&Auto-Ajuda> Auto-Ajudal 20/10/2014

    Muitas pessoas se acham pouco atraentes em termos de simpatia, ou dizem ter poucos amigos. Mas tudo é uma questão de mudar a própria concepção e visão das atitudes que se tem. Nesse artigo, mostro que é possível ser agradável a atrair a atenção dos outros, de maneira simples, sincera e com resultados imediatos. Experimente colocar em prática.

    Por: Josemar Barbosa Ferraril Psicologia&Auto-Ajuda> Auto-Ajudal 17/10/2014 lAcessos: 12
    Egon Griesang

    A chuva traz uma simbologia de lavar o que está sujo para recomeçar com nova vida, novas forças. Quantas vezes precisamos que isso aconteça conosco? Praticamente todos os dias! Encontre forças para recomeçar e ser feliz!

    Por: Egon Griesangl Psicologia&Auto-Ajuda> Auto-Ajudal 16/10/2014
    Edison Candido Gonçalves

    "Chegamos a incrivel marca de 07 bilhões de habitantes no planeta. Neste cenário, a luta para conquistar um lugar ao sol torna-se cada vez mais acirrada. Não basta ser apenas humano. É preciso muito mais. Ser uma super máquina com mil habilidades para vencer toda sorte de competição. E tudo isso com um preço altíssimo. Desgate físico e emocional, doenças psicossomáticas, estress,frustação, pressão acima do que se pode suportar .

    Por: Edison Candido Gonçalvesl Psicologia&Auto-Ajuda> Auto-Ajudal 13/10/2014 lAcessos: 11

    A pesquisa teve como objetivo propor para adolescentes de 14 a 17 anos, uma breve orientação para a profissionalização, em busca de auxilia-los no desenvolvimento do processo de escolhas, na descoberta de suas habilidades e possíveis vocações e também levar informações sobre o possível acesso dos adolescentes da associação Proreavi em uma universidade, cursos profissionalizantes, técnicos entre outros, através de dinâmicas, questionários e estudos dirigidos com os mesmos.

    Por: Guilherme Beraldo Cesáriol Psicologia&Auto-Ajuda> Auto-Ajudal 09/10/2014
    Edison Candido Gonçalves

    Vencer na vida todo mundo quer. Alcançar prestígio, reconhecimento pessoal e profissional, ter dinheiro sobrando etc. Enfim, eu quero, você quer e tudo isto é tudo muito natural,normal eu diria. Há uma minoria que diz não se importar com nada disso. Chegam ao cúmulo de afirmar que dinheiro não é importante. Contraditoriamente, essas pessoas são as mesmas que reclamam do preço dos alimentos que não param de subir, das tarifas de água, luz etc.

    Por: Edison Candido Gonçalvesl Psicologia&Auto-Ajuda> Auto-Ajudal 09/10/2014 lAcessos: 13

    Será que as pessoas com as quais nos relacionamos podem influenciar nossas atitudes? Para obter sucesso pessoal ou profissional devemos nos relacionar com pessoas que acrescentam coisas boas em nossas vidas. Você já se perguntou se tem andado em boa companhia?

    Por: CERSI MACHADOl Psicologia&Auto-Ajuda> Auto-Ajudal 15/02/2012 lAcessos: 176

    Quem atua no mundo dos negócios, seja vendendo produtos, serviços ou ideias, precisa de uma boa comunicação para conquistar seu espaço. Um vendedor de sucesso possui várias características, entre elas, a capacidade de atrair atenção, ou seja, ter uma presença marcante. Não passe despercebido, aprenda a conquistar mais clientes utilizando como principal ferramenta de vendas a sua presença marcante.

    Por: CERSI MACHADOl Carreira> Gestão de Carreiral 22/02/2011 lAcessos: 261

    Você é um profissional comprometido no trabalho? Gosta de sua profissão, ou é do tipo que não vê a hora passar para se ver livre do trabalho? Leia esse artigo e reflita sobre o seu comprometimento profissional, e com isso, aprenda a se destacar em sua carreira.

    Por: CERSI MACHADOl Negócios> Gestãol 05/10/2010 lAcessos: 228

    O que realmente faz a diferença para que uma empresa seja eficaz? São vários fatores que respondem a essa pergunta, mas, de acordo com várias pesquisas que surgem a cada dia, a liderança apresenta-se como o principal caminho para a criação de uma empresa eficaz.

    Por: CERSI MACHADOl Negócios> Gerêncial 05/10/2010 lAcessos: 824

    Muitas empresas possuem a cultura de fazer as coisas do jeito "vai assim mesmo" e amargam péssimos resultados. Todos nós, em algum momento, tivemos prejuízos desnecessários por pensar assim. Aprenda e frear esse "vírus" que impede a qualidade.

    Por: CERSI MACHADOl Negócios> Vendasl 11/06/2010 lAcessos: 79

    A competitividade no âmbito profissional está em alta, e por conta disso, muitas vezes estamos tão focados em cumprir metas que acabamos nos esquecendo que o mais importante nesse mundo é a capacidade de nos relacionarmos com os outros.

    Por: CERSI MACHADOl Relacionamentosl 11/06/2010 lAcessos: 158

    Todo vendedor que almeja sucesso em sua carreira deve dominar uma etapa essencial no processo de vendas: identificar e criar oportunidades de venda. Antes de praticar as principais etapas da venda, tais como abordagem, sondagem, negociação, fechamento e outras, o vendedor tem que saber preparar o solo para que as vendas aconteçam com excelentes resultados, pois vender com resultado pode ser uma consequência de uma pré-venda bem executada.

    Por: CERSI MACHADOl Negócios> Vendasl 20/02/2010 lAcessos: 538

    Quem busca o sucesso em vendas precisa saber que uma das maneiras de se conseguir isso é aprendendo a modelar as crenças, a forma de falar e agir dos vendedores de sucesso. Conheça as diferenças entre o vendedor de sucesso e o medíocre.

    Por: CERSI MACHADOl Negócios> Vendasl 20/02/2010 lAcessos: 1,174

    Comments on this article

    1
    quéren 05/07/2010
    oi ta bom d++
    2
    1567 01/05/2010
    a psicologia nos faz rever a vida como ela se refaz a cada dia eu sou o que penso.
    2
    FATIMA BERTANHA 25/10/2009
    gosto muito de saber como lidar com as minhas emoçoes e essa mensagem foi um grande aprendizado.
    -1
    ionara 09/10/2009
    é sempre bom querer comhecer outros tipos de smtimentos
    1
    costa 28/08/2009
    desde ja parabenizar a sua pagina,pois e interessante, mas devia detalhar por cada tipo, nao generalizar.
    1
    ewellyn 07/05/2009
    e muito legal e espilca muito bem
    2
    marllon 02/03/2009
    Muito inteligente o comentário de tal. Sabendo disso me produz uma torrente de sentimentos bons.
    É bom saber que existem pessoas tão inteligentes. forte abraço !
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast