O Que É Atitude ?

11/05/2008 • Por • 142,020 Acessos

Segundo o Minidicionário da língua portuguesa de Silveira Bueno, significa: maneira; procedimento; postura do corpo; forma de proceder.

Hoje é uma palavra bastante empregada na comunicação verbal. Para que possamos fazer uso na prática, no nosso cotidiano, preparei as recomendações que seguem:

  • Não permita que pensamentos negativos penetrem na mente, quando decidir em fazer algo, faça mesmo. Por exemplo; Você decidiu que logo mais as 10 horas da manhã, irá num determinado local, compareça mesmo, não importa que chova ou faça sol.
  • Quando elaborar o seu currículo é aconselhável que alguém com conhecimento do assunto – veja-o. Em seguida procure um meio de divulgá-lo. Pense, reflita e aja imediatamente. Procure pesquisar para saber qual área empresarial estar mais vinculada a sua atividade.
  • Quando marcar uma consulta médica, não deixe de comparecer. Não adie problema de saúde, poderá ser tarde. Cuidado.
  • Quando decidir telefonar ou visitar um parente ou amigo, não fique protelando, adiando. As vezes a lembrança é recíproca.
  • Quando houver um desentendimento, uma discórdia com alguém. Procure uma maneira de dialogar urgentemente com essa pessoa. Não permita que o ocorrido cresça e aumente as raízes. Aja com humildade, perdoe sempre.
  • Quando num determinado momento, você sentir, perceber que alguém necessita de ajuda no sentido amplo da palavra, procure contribuir seja por meio de sugestão ou ação motora, física.
  • Não esqueça que todos nós dependemos um do outro. Ninguém é capaz de prever absolutamente nada; as circunstancias, o momento é imprevisível. A melhor maneira de viver é servindo ao próximo, sem a menor descriminação, preconceito.
  • Faça aquele passeio que você tanto sonha, seja acompanhado ou sozinho, conheça lugares, paisagens, observe a beleza e a perfeição da natureza. Nunca menospreze o idoso, ele representa uma vida, uma trajetória, hoje ele é dependente do seu amor, carinho, atenção, aprenda com ele também. Aceite sua maneira de ser e pensar. Faça dele um confidente e amigo. Observe o brilho nos olhos , quando fala de suas paixões e aventuras.
  • Atitude é compreender que o amor hoje, é acima de tudo parceria, convivência, companheirismo e luta por objetivos bem definidos, sem o menor constrangimento, com sinceridade e uma boa dose de criatividade, para não cair na rotina. Somente atração sensual e sexual não é duradoura. Aceite as pessoas com elas são, com qualidades e defeitos. Contribua sempre para o diálogo.

Perfil do Autor

Carlos Aurino

Carlos Aurino 26 anos de Educação Profissional Uma trajetória dedicada a Formação para o Trabalho de jovens e adultos. Com passagem certificada no SENAI, SENAC, CETREDE/UFC, CENTEC e CVT'S, Secretaria de Ação Social, Secretaria do Trabalho e Empreendedorismo, SINE/IDT, Prefeituras de Fortaleza e Caucaia/CE, Empresas públicas e privadas. Com experiência adquirida também no Comércio, Indústrias Nacionais e Multinacionais. Incluindo prestadoras de serviços, CBTU e ECT e ainda como micro-empresário. Formação v Pedagogia UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ – UVA Atividades extracurriculares: v Formação de Agente de Recursos Humanos – SENAI/CE v Formação de Instrutor de Treinamento – SENAI/CE v Formação na Metodologia CEFE – SINE/IDT – CE v Formação de Supervisão Industrial – SENAI/CE v Formação e Capacitação em Didática do Ensino Profissionalizante – CENTEC/CE Projetos que participou e/ou participa: v Geração de Emprego e Renda v Menor Aprendiz v PLANTEC v Soldado Cidadão v Ceará Empreendedor e outros Principais atividades atualmente: v Instrutor e Facilitador de Cursos e Treinamentos v Palestrante v Consultor de Empresas v Membro Fundador da Cooperativa de Educação Social e Profissional do Ceará – COOPESP