O Que É Cidadania ?

Publicado em: 15/04/2008 |Comentário: 70 | Acessos: 327,753 |

O QUE É CIDADANIA?

É um assunto muito comentado no meio escolar e na sociedade. São várias as definições. Mas CIDADÃO, é uma pessoa que tem Direitos e Deveres, exercendo-os na sociedade em que vive. Já a Cidadania é o exercício da conquista desses direitos e do cumprimento dos deveres. É um campo social e político em permanente construção, onde as pessoas participam como integrantes de uma coletividade.

Agora que estudamos alguns conceitos de Cidadão e Cidadania, vamos fazer algumas reflexões sobre o representa o cidadão, no contexto do mundo em que vivemos. Somos integrantes de um mundo constituído pela nossa família, cidade e pátria, onde vivemos e convivemos uns com os outros. NÃO NASCEMOS PERFEITOS, POIS PRECISAMOS SEMPRE CRESCER E MELHORAR COMO PESSOA E PROFISSIONAL. E assim como nós, os outros precisam crescer também como pessoa e profissional.

Vejamos agora o seguinte caso de total falta de conhecimento da cidadania. Total ausência do senso de participação e de desobediência dos princípios de convivência humana. Refiro-me as torcidas organizadas de times de futebol, atualmente. Digo atualmente por que na minha adolescência fiz parte de torcida. E freqüentava os estádios. E nunca foi necessário "busca de arma" para se ter acesso a um local público. Voltando ao assunto, estas "torcidas organizadas" estão contribuindo para um desajustamento total e principalmente perdendo o controle emocional. Desviando suas emoções para um lado destrutivo. Contribuindo para a ausência de torcedores aos estádios, para assistirem de perto seus times favoritos e seus ídolos jogarem. Torna-se necessário dizer, que não são todos. Mas pelo que a televisão tem nos mostrado ultimamente é uma calamidade.

O verdadeiro cidadão procura é zelar pelo bem público, respeitar as pessoas e o local onde freqüenta. O lazer é um direito de todos, cada qual de uma forma que achar melhor. Mas evitando a violência, a discórdia, o conflito.

Retornando ao tópico, podemos dizer ainda que para cada direito corresponde também um dever e vice-versa, conforme exemplos a seguir:

• Em nosso País, a pessoa tem o dever e o direito de votar. Em algumas nações, este dever é facultativo; ou seja, as pessoas têm o direito de escolher seus governantes, mas não são obrigados a votar;
• O dever e o direito de prestar o serviço militar (este dever também é facultativo em algumas nações, no Brasil, é obrigatório);
• O dever de respeitar e o direito de ser respeitado;
• O direito de viver e o dever de respeitar a vida;
• O dever de trabalhar e o direito de exercer qualquer atividade.

Avaliar artigo
4
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 116 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/auto-ajuda-artigos/o-que-e-cidadania-387624.html

    Palavras-chave do artigo:

    auto ajuda

    ,

    autoestima

    ,

    autodesenvolvimento

    Comentar sobre o artigo

    O presente artigo tem por natureza e objetivo esclarecer como se dá as politicas de recrutamento, seleção, treinamento e retenção de pessoas talentosas nas organizações contemporâneas, por entender que administrar com as pessoas requer das organizações um novo olhar para as pessoas inseridas em seu quadro funcional e uma leitura social e ambiental cada vez mais humana para interagir com o tempo vigente e entender as tendências futuras no mundo dos negócios.

    Por: Luciano Silva Nevesl Carreira> Recursos Humanosl 01/06/2014 lAcessos: 96

    Dicas importantes e necessárias. Existe realmente grande receio, medo e insegurança, quando alguém é convocado para uma entrevista de emprego. Mas, a grande finalidade de uma entrevista, é a busca de uma conciliação, ou seja, tentar harmonizar o que você tem a oferecer para a empresa, com p perfil ideal previamente estabelecido pela organização, com as suas qualidades e potencialidades. É na verdade uma troca, troca esta que alguém aposta em você, ou deixa de apostar, no momento. Não é portanto um acontecimento definitivo em sua vida. Tenho vários exemplos de candidatos que não são escolhidos para a função que desejava, que fez sua inscrição e logo após é convidado pela própria empresa para concorrer em outra vaga. É somente uma experiência que ambos estão vivendo. JAMAIS PENSE QUE É A ÚLTIMA QUE VOCÊ TEVE A OPORTUNIDADE DE PARTICIPAR. EXISTIRÁ VÁRIAS OUTRAS COM CERTEZA. A equipe de entrevista, ou o entrevistador(a) estar interessado em conhecer você.

    Por: Carlos Aurinol Carreira> Entrevistasl 15/04/2008 lAcessos: 1,794

    Exigencias do mercado. É comum participarmos de um curso de formação profissional de pequena duração, introdutório mesmo. E faltar com alguns tópicos necessários para melhor entendimento do conteúdo transmitido. Nem todos os educadores se preocupam em passar para os participantes tópicos relevantes que melhor fundamentam a continuidade pelo integrante.

    Por: Carlos Aurinol Carreiral 15/04/2008 lAcessos: 764 lComentário: 1

    Desenvolvimento das habilidades gerais. Hoje é muito discutido este assunto. Mas o que é isto? È simples o entendimento. Vejamos o seguinte: você participou do ensino fundamental e agora estar cursando ou já concluiu o ensino médio. Estudou várias matérias, vários assuntos, incluídos diversas disciplinas; e também temas transversais. Mas para o trabalho são necessários também outros conhecimentos para você poder exercer uma determinada ocupação. E quais são?

    Por: Carlos Aurinol Carreiral 15/04/2008 lAcessos: 13,190 lComentário: 1

    Relações interpessoais. Existem pessoas que somente são colegas no ambiente da escola, dentro do estabelecimento de ensino, brincam, jogam, conversam, mas no final da aula, quando saem do portão, não se conhecem mais. Cada um segue o seu caminho. Certa vez, procurei descobrir o motivo.

    Por: Carlos Aurinol Lar e Família> Adolescentesl 15/04/2008 lAcessos: 3,199

    Cultivando hábitos saudáveis e desenvolvendo a mente positivamente.

    Por: Carlos Aurinol Psicologia&Auto-Ajuda> Auto-Ajudal 15/04/2008 lAcessos: 616

    O desenvolvimento do hábito de falar sempre positivamente, forma uma corrente bastante positiva e fará de você uma pessoa querida, amada, admirada. Experimente! Um ambiente de trabalho onde pessoas somente falam de episódios tristes, deprimentes, que causam arrepios, forma uma áurea destrutiva e bastante insuportável.

    Por: Carlos Aurinol Psicologia&Auto-Ajuda> Auto-Ajudal 15/04/2008 lAcessos: 12,572 lComentário: 1

    O trabalho visa esclarecer ao leitor sobre o assunto.

    Por: Carlos Aurinol Educaçãol 15/04/2008 lAcessos: 138,017 lComentário: 10

    A fantastica função da mente. A mente humana, é como um pára-quedas: só funciona bem quando está aberta. De fato, poucas coisas bloqueiam tanto a capacidade criativa, quanto as várias formas de dogmatismo (autoritarismo), seja ele político, religioso, filosófico ou o que for. Eles já têm respostas preparadas de antemão para quaisquer questões; subjugam a capacidade crítica e abafam qualquer manifestação ou juízo independente.

    Por: Carlos Aurinol Psicologia&Auto-Ajuda> Auto-Ajudal 15/04/2008 lAcessos: 67,287 lComentário: 1
    Araceli Canova

    Além de queimar calorias e garantir fortalecimento muscular, a dança do ventre atrai as mulheres pelos benefícios físicos internos e psicológicos. Como a dança é extremamente sensual, a autoestima das praticantes dá uma guinada depois de algumas aulas.

    Por: Araceli Canoval Psicologia&Auto-Ajuda> Auto-Ajudal 10/04/2015
    Hideraldo Montenegro

    A partir das ideias de Jesus a humanidade compreendeu melhor as palavras piedade, compaixão, fraternidade, perdão, tolerância, compreensão, caridade e amor ao próximo. Estas palavras são a essência do pensamento de Jesus e que, inclusive, as religiões ditas cristãs deveriam resgatar para, assim, se aproximar de fato da essência do cristianismo.

    Por: Hideraldo Montenegrol Psicologia&Auto-Ajuda> Auto-Ajudal 08/04/2015
    Tony Barreira

    Como ser bom em fracassar O fracasso faz parte da vida de todo empreendedor. Mas quem disse que isso é ruim?

    Por: Tony Barreiral Psicologia&Auto-Ajuda> Auto-Ajudal 08/04/2015
    Walter Gassenferth

    O economista russo Nikolai Kondratiev foi o primeiro a tentar provar estatisticamente, no início do século passado, que existem movimentos cíclicos da economia mundial de prosperidade (Picos) e depressão (Vales), conceito hoje conhecido como os ciclos longos de Kondratiev. Na verdade, vários fenômenos naturais e sociais podem ser traduzidos por uma onda senoidal com seus picos e vales. Dentre eles destacamos a descoberta do matemático francês Jean Batiste Fourier, que provou que a onda de uma co

    Por: Walter Gassenferthl Psicologia&Auto-Ajuda> Auto-Ajudal 06/04/2015 lAcessos: 103

    Todos já passamos por algum constrangimento na vida. Certamente a maioria de nós já ganhamos alguma apelido. Como encarar isso? Como reagir em face ao tão difundido bullying? Devemos saber como reagir nessas situações para ter uma vida mais feliz! Esse artigo falará como podemos fazer isso!

    Por: Josué Leal Moura Dantasl Psicologia&Auto-Ajuda> Auto-Ajudal 30/03/2015 lAcessos: 15
    Paula Fernanda

    A armadilha da imagem ideal de beleza e como isso afeta a auto-estima e relacionamentos da mulher.

    Por: Paula Fernandal Psicologia&Auto-Ajuda> Auto-Ajudal 20/03/2015

    Fazer as pazes com o passado é uma forma de trazer para a sua vida presente novas situações que lhe mostrarão novos caminhos, novos padrões de pensamentos, novas perspectivas. Leia Mais: http://bit.ly/19wQZI1

    Por: Antonio Bregieirol Psicologia&Auto-Ajuda> Auto-Ajudal 19/03/2015 lAcessos: 19
    Germano Brandes

    Faço uma análise de nossos dirigentes, tanto do mundo formal como do informal. Quero dessa maneira alertar os jovens infantes que o mundo é uma armadilha e só quem consegue sobreviver não são os mais inteligentes, mas sim os mais os espertos que conseguem uma convivência pacífica com o "status quo".

    Por: Germano Brandesl Psicologia&Auto-Ajuda> Auto-Ajudal 18/03/2015 lAcessos: 41

    POlítica é uma ciência, deve ser estudada profundamente. Veja nossa opinião, discuta,análise as possibilidades.

    Por: Carlos Aurinol Press Releasel 12/04/2011 lAcessos: 31

    Vamos refletir juntos, a possibilidade de vivermos mais com harmonia e prazer..

    Por: Carlos Aurinol Psicologia&Auto-Ajuda> Auto-Ajudal 02/03/2011 lAcessos: 275

    Momento de reflexão, tomada de posição, avaliação dos procedimentos....

    Por: Carlos Aurinol Notícias & Sociedade> Polítical 08/07/2009 lAcessos: 166

    Trabalho para reflexão e tomada de atitude... Você às vezes se pergunta porque algumas pessoas, apesar de serem muito competentes, não se destacam no seu meio profissional? A resposta costuma ser simples. É que algumas pessoas sabem que não basta mostrar competência, mas também "vender" a sua imagem.

    Por: Carlos Aurinol Carreira> Recursos Humanosl 15/05/2009 lAcessos: 1,084

    Conheçam trechos incluídos nas obras... FRASES EXTRAÍDAS DAS OBRAS LITERÁRIAS DO PROF. E ESCRITOR CARLOS AURINO Do livro Ao Jovem do Novo Milênio (Atuação, compromisso e contribuição social)

    Por: Carlos Aurinol Literatural 08/04/2009 lAcessos: 8,805

    Somos eternamente prestadores de serviços, estamos sempre vivendo em função do próximo. Não existe hierarquia ou função profissional...

    Por: Carlos Aurinol Psicologia&Auto-Ajuda> Auto-Ajudal 09/01/2009 lAcessos: 495

    Recomendações, observações,que ajudam a definir na prática o assunto.

    Por: Carlos Aurinol Psicologia&Auto-Ajuda> Auto-Ajudal 11/05/2008 lAcessos: 141,990 lComentário: 6

    Dicas, orientações práticas da rotina do dia a dia.

    Por: Carlos Aurinol Carreira> Recursos Humanosl 01/05/2008 lAcessos: 1,325

    Comments on this article

    2
    MARIA JOSÉ 29/08/2011
    VOCÊ TREM RAZÃO. O SER HUMANO PRECISA DE HABILIDADES E COMPETÊNCIA PARA SE INSERIR NA SOCIEDADE RESPEITANDO O OUTRO E CONHECENDO TAMBÉM A DEUS
    6
    Suraia S. Katrip 29/08/2011
    Obridada pelo site, ele tem me ajudado nas minhas dúvidas, é muito importante.
    1
    katherine 29/06/2011
    é muito difisio a prova de filosofia
    1
    lara 15/06/2011
    Esse site me ajudou muitooo para meu trabalho !!!!
    0
    Bia 14/06/2011
    Nossa ajuudou demais na minha prova de sociologia shuahushu..
    Parabéns , ficou perfeito o resumo (:

    Bgs ;*
    0
    matheus ferreira 04/06/2011
    esse saite e otimooooooooo
    3
    karol 04/06/2011
    muito obrigada seu texto sobre cidadania me ajudou muito para um trabalho de escola
    2
    fabiane 10/05/2011
    muito obrigado!!!! ficou otimo esse resumo
    parabens!!!!
    2
    gabrielly liberalli 25/04/2011
    gostei muito
    -6
    marcia 11/04/2011
    gostei de mas so asim ficou mais emfomada sobre cidadania
    -4
    tiana 24/03/2011
    e a comdisao dede pessoas naturais que lhe permiten a participar
    vida politica
    -5
    biana 16/03/2011
    nooosssssssaaaaaaaaaaa que chatoo
    -4
    amanda 10/03/2011
    obrigada pelo site ele tem me ajudado em todas as dúvidas que tenho,idicarei para minhas amigas.
    -9
    junior 09/03/2011
    wwwwwwwoooooooo pa que coisa boa em me ajudou no meu trabalho
    -10
    FERNANDA 28/02/2011
    ME AJUDOU MUITO NO TRABALHO
    -8
    felicia palison 03/02/2011
    a cidadania é mesmo muito importante
    -8
    Gabriela 01/02/2011
    É otimo seu insinamento eu gosteu okkkkkkkkkkkkkkkkk
    -12
    Maayara 17/12/2010
    Obrigado pelo saite me ajuldoou muito coom o trabalho da escolaa.
    -5
    rayanecriistina 30/11/2010
    muitoobrigadooooooooooooooooooooo!!!teamovaleu
    -3
    Julia 23/11/2010
    Carlos adorei o seu conceito sobre cidadania,me ajudou muito em um debate na escola.
    Continue com esse trabalho maravilhoso, que por muitos è valorizado.
    Agradeça a Deus todos os dias da tua vida,por ter um bom etendimento.
    Que DEUS continue te Abençoando.
    -12
    TAYNARA 03/11/2010
    KAKAJFDOAW7U6D8GP9-HJÍ8GHDER5SUJGVYOLH
    -12
    Begerá de Franz 08/10/2010
    Bom, errei, na verdade quis dizer que tem mais deveres do que direitos na sociedade, pois são poucos os que sabem dos seus direitos, para o sistema e sociedade o bom na mais é que os deveres impostos...
    -4
    Begerá de Franz 06/10/2010
    Acredito que o sistema, pelo qual estamos condicionados nos impõe mais direitos do que deveres... vá ler Foucault... Vejo em sua visão, um posicionamento referente as falácias referentes as políticas públicas e não um olhar para o "outro", para o excluído.
    -8
    josiane 15/09/2010
    limddddddddddddiiiiiiiiiiiiii
    -13
    isabella 01/09/2010
    está sem detalhes até pq "CIDADANIA" é uma besterouuuuuuu !

    "ECAAAAA"
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast