O Que É Um Problema? Como Solucioná-Lo? (2/5)

Publicado em: 18/01/2009 |Comentário: 3 | Acessos: 2,551 |

Quer uma idéia do que é um problema? Aproxime um papel escrito dos seus olhos até que ele toque em seus cílios. Tente ler alguma coisa nesta posição. Consegue identificar alguma coisa? Não? Ninguém de fato consegue, por melhor de visão que possua.



Nesta página estão impressas palavras que um indivíduo alfabetizado e com vocabulário razoável pode ler facilmente. Mas, a despeito disso, mesmo um professor de língua portuguesa não conseguirá entender uma só palavra escrita, aproximando demasiadamente a página dos olhos. Como você vê, temos um problema representado pela dificuldade de leitura, e uma solução muito simples, que é a de afastar a página dos olhos até uma distância ideal.



Este problema tão simples de ser resolvido pode ser resolvido pode ser comparado a tantos outros de extrema dificuldade e que na verdade necessitam apenas de uma focalização adequada.



Você tem um problema quando necessita encontrar solução para alguma dificuldade, que pode ser pequena ou grande, dependendo da situação e dos recursos disponíveis. No caso da leitura, foi simples encontrar solução para o problema, mas um cego teria dificuldade em ler a página deste mesmo livro, qualquer que fosse a distância em que a colocasse dos olhos. Afinal, em cego não pode ver as letras, constituindo-se deste modo um problema a ser resolvido. Foi assim que um homem conhecido pelo nome de Louis Braille inventou um sistema de leitura e escrita para cegos, resolvendo assim o problema. O sistema Braille consiste em sinais impressos em alto-relevo, que permitem a identificação através do tato, utilizando-se a ponta dos dedos. Como os cegos usam o tato para perceber o mundo que os cerca, Louis Braille descobriu que seria fácil criar um alfabeto paralelo, constituído de marcas perceptíveis. Da mesma forma, num papel especial e com uma caneta própria para produzir sinais em alto-relevo, seria possível a qualquer pessoa cega escrever tudo que desejasse.



Um problema se constitui no momento em que temos algo para ser resolvido e solucionado.



Agora mesmo você está tentando resolver o seus problemas, percebe? Mesmo que você diga que abriu este livro apenas para distrair as suas idéias ou para “matar o tempo”, posso assegurar-lhe que, ainda assim, você está resolvendo algum tipo de problema.



Tudo quanto executamos nesta vida desde que nascemos visa resolver problemas, superar dificuldades. Quando não existe dificuldade, necessidade ou desejo, então não existe problema.



Olhe a sua volta. O que vê são objetos, coisas, construções, tudo criado pelo homem para facilitar a sua vida. Este livro, que você tem nas mãos agora, é um produto idealizado para resolver um problema, que é o de arquivar informações. No passado distante, os homens precisavam guardar informações importantes, documentos das suas realizações. Necessitavam transmitir conhecimentos às outras gerações, mas não tinham um meio para fazer isso. Isso era um problema que acabou sendo resolvido primariamente pelo papiro egípcio, que consistia numa folha retangular extraída de uma planta, onde se escreviam os fatos a serem arquivados. De lá para cá o papiro tomou formas diferentes até chegar a esta concepção que você agora tem nas mãos: um livro, um texto, uma tela de um computador ou uma imagem holográfica.



Mas os meios utilizados para arquivar informações foram aperfeiçoados. Os livros são muito pesados e requerem um sofisticado processo de fabricação e reprodução. Foi então que, já no início do século XX, um gênio chamado Thomas Edison inventou o fonógrafo, um aparelho destinado a gravar os sons. Assim tornou-se possível registrar-se sons ocorridos e ampliou-se a capacidade do homem em guardar o fatos e o conhecimento. De Edison até os nossos dias, os inventos se aperfeiçoaram de modo incrivelmente rápido, e temos hoje o computador, com sua fantástica memória capaz de armazenar bilhões de informações num pequenino disco de 5 centímetros de diâmetro.


Mas qual a razão de estarmos fazendo esta viagem no tempo, relembrando descobertas e invenções, quando nosso assunto é resolver problemas?



Na verdade, o que estou tentando lhe provar é que os problemas humanos são tão parecidos, que bastará aplicar as fórmulas usada pelos cientistas mais famosos do mundo, e teremos de igual modo a resolução dos nossos piores problemas.

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 0 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/auto-ajuda-artigos/o-que-e-um-problema-como-soluciona-lo-25-727137.html

    Palavras-chave do artigo:

    problemas

    ,

    solucoes

    ,

    alternativas inteligentes

    Comentar sobre o artigo

    Mathias Gonzalez

    Para definir os seus problemas, bastará você pensar sobre o porquê da existência dele. Uma dor de barriga não surgirá à toa, sem ter um motivo, uma razão, um porquê. Os calos não brotam em seus pés como brotam os cogumelos na madeira apodrecida. Nem as suas brigas conjugais acontecerão sem uma razão clara e objetiva. Tudo só existe por ter uma origem. A partir do momento em que identificamos a origem dos nossos problemas, iniciamos o processo de resolução.

    Por: Mathias Gonzalezl Psicologia&Auto-Ajuda> Auto-Ajudal 18/01/2009 lAcessos: 613
    Mathias Gonzalez

    Para definir quais são os seus problemas mais urgentes no momento, basta você analisar meticulosamente cada um dos que foram listados. Pense sobre a urgência que cada um deles tem em sua vida. Provavelmente todos os problemas que prejudicam a nossa saúde são de maior urgência que os demais. A obesidade, por exemplo, é um problema físico, mas não chega a ser algo de grande urgência para algumas pessoas.

    Por: Mathias Gonzalezl Psicologia&Auto-Ajuda> Auto-Ajudal 18/01/2009 lAcessos: 359
    Mathias Gonzalez

    Reflita alguns instantes sobre a frase: Todos os problemas podem ser resolvidos. Você de fato acredita nisto? Pode convencer-se de que qualquer problema humano tem solução? Você tem absoluta certeza de que os seus problemas podem ser resolvidos? Sem definir isso não podemos ir adiante. Vejamos o porquê.

    Por: Mathias Gonzalezl Psicologia&Auto-Ajuda> Auto-Ajudal 18/01/2009 lAcessos: 1,062
    Mathias Gonzalez

    O filósofo e pesquisador John Dewey disse: “Um problema bem formulado já está meio solucionado.” Eis talvez uma das razões pela qual muitos dos nossos problemas não são resolvidos: má formulação do mesmo. Neste caso, você estaria perguntando: “Se eu tenho uma doença e esta me constitui um problema, de que modo a simples formulação de uma frase que o defina ajudar-me-á na cura?”

    Por: Mathias Gonzalezl Psicologia&Auto-Ajuda> Auto-Ajudal 18/01/2009 lAcessos: 5,765
    tereza afonso ferreira guedes

    O artigo trata de algumas medidas já existentes para solucionar o problema da mobilidade urbana comprometida nos grandes centros.

    Por: tereza afonso ferreira guedesl Educaçãol 06/01/2010 lAcessos: 3,748

    A resolução de problemas é um método importante e fundamental para o desenvolvimento do raciocínio lógico e cognitivo do aluno e para o ensino da Matemática, visto que em sala de aula constata-se um uso exagerado de regras e procedimentos desinteressantes e rotineiros que não desenvolvem a criatividade e a autonomia em Matemática de alunos e professores.

    Por: Suellen Hipolito Vieiral Educação> Ensino Superiorl 07/02/2011 lAcessos: 7,498 lComentário: 1

    A Engenharia Civil apresenta um grande desenvolvimento, tornando maior a participação do engenheiro em analisar, planejar, executar uma tarefa com maior segurança e responsabilidade, com isso o papel do engenheiro civil na função de fiscal de obras públicas, em especial no Porto do Itaqui, torna -se fundamental para garantir o comprimento das clausulas contratuais, garantindo assim a qualidade dos serviços prestado.

    Por: Murilo Frota do Valel Educação> Ensino Superiorl 25/11/2014
    Claudio Bezerra de Menezes

    Ao considerar como antecedente de nossa tese de doutorado a Dissertação "EDUCAÇÃO, DIREITOS E CIDADANIA NA PERCEPÇÃO DA POPULAÇÃO DE FORTALEZA, DOS PROFESSORES MUNICIPAIS E UNIVERSITÁRIOS DE FORTALEZA, DOS PROFESSORES MESTRANDOS E DOUTORANDOS"; elegemos o tema: "Gestão e Democracia na Escola Pública: uma percepção Freireana..." no intento de averiguar o interesse docente em discutir, estimular e inserir valores freireanos em sua prática pedagógica em prol de uma gestão escolar fraterna...

    Por: Claudio Bezerra de Menezesl Educação> Ciêncial 22/12/2012 lAcessos: 63

    A utilização de agentes computacionais está revolucionando conceitos e processos da tecnologia de informação, podendo ser aplicados nas mais diversas áreas. Devido à crescente demanda por soluções na área de Marketing e propaganda pela Internet, existe a necessidade de realização de pesquisa utilizando mecanismos que evitem mensagens indesejadas e spam. O presente trabalho é uma proposta de desenvolvimento de um agente notificador baseado no uso de ferramentas, tecnologias e teoria de agentes, c

    Por: Denilson de Andradel Tecnologia> TIl 02/01/2009 lAcessos: 517
    Jonilson Santos

    Em todos os casos, a falta de controle sobre o limite de resistência e o esforço aplicado leva a prejuizos e danos.

    Por: Jonilson Santosl Psicologia&Auto-Ajuda> Auto-Ajudal 19/12/2014
    Jonilson Santos

    Vamos analisar um pouco o que é o estresse e como podemos melhor entendê-la para melhor lidar com ela.

    Por: Jonilson Santosl Psicologia&Auto-Ajuda> Auto-Ajudal 18/12/2014
    Auricleide Carvalho

    Conheça os 7 Top Segredos que vão lhe ajudar a começar 2015 em grande estilo, são dicas valiosas, que farão a difereça para você alcançar melhores resultados.

    Por: Auricleide Carvalhol Psicologia&Auto-Ajuda> Auto-Ajudal 07/12/2014 lAcessos: 30
    Auricleide Carvalho

    Descubra preciosos Segredos de Como Alavancar seu Sucesso em 7 passos. Trago 7 passos que vão ajudá-lo a alavancar o seu Sucesso, para que o seu Sucesso seja Sustentável.

    Por: Auricleide Carvalhol Psicologia&Auto-Ajuda> Auto-Ajudal 03/12/2014 lAcessos: 47

    O riso é usado como remédio por vários grupos de pessoas, portanto sorrir traz saúde e equilíbrio ao nosso corpo.

    Por: Raquel C. werlang GUIMARAESl Psicologia&Auto-Ajuda> Auto-Ajudal 27/11/2014

    A mente consciente e inconsciente são diferentes. Uma seleciona o que houve e a outra apenas recebe a informação quando esta consegue passar pelo consciente. Por isso é importante observarmos melhor as nossas crenças.

    Por: Raquel C. werlang GUIMARAESl Psicologia&Auto-Ajuda> Auto-Ajudal 27/11/2014
    José Guimarães

    Artigo focado no fato da necessidade de a pessoa pensar de maneira positiva para viver melhor. Pensar de maneira positiva faz com que a pessoa crie ânimo para executar tarefas. A pessoa fica motivada a fazer aquilo que antes não conseguia fazer.

    Por: José Guimarãesl Psicologia&Auto-Ajuda> Auto-Ajudal 25/11/2014

    A vida de hoje é muito estressante e estamos o tempo todo procurando novas saídas em busca de uma melhoria na qualidade de vida. Aqui vão algumas sugestões.

    Por: Chirlane Possol Psicologia&Auto-Ajuda> Auto-Ajudal 20/11/2014
    Mathias Gonzalez

    Há quem acredite que foi que foi o adolescente de 13 anos chamado Marcelo que matou os parentes na noite de domingo, dia 4 de agosto de 2013 ou na madrugada de segunda-feira. Segundo as investigações até o dia de hoje (09/08) o menino teria dopado os familiares, fuzilado todos eles e depois pegado o carro da mãe e dirigido até a escola, passado a madrugada dentro do veículo, frequentado as aulas de manhã e voltado de carona para casa e se após isso, se matado. Simples assim.

    Por: Mathias Gonzalezl Notícias & Sociedade> Cotidianol 09/08/2013 lAcessos: 22
    Mathias Gonzalez

    Todos os dias, assistimos pelo noticiário da TV, gravações de imagens de assassinatos brutais e impiedosos, estupros de menores e outros crimes hediondos. A Constituição Brasileira é a favor da PENA DE MORTE só em casos de guerra declarada ou traição de brasileiro à Pátria. Os marginais já declararam guerra a sociedade, aos pais de família, aos contribuintes, às crianças e aos idosos inocentes. Os criminosos estão traindo diariamente a nossa confiança e se apropriando do nosso patrimônio.

    Por: Mathias Gonzalezl Notícias & Sociedade> Cotidianol 01/07/2013 lAcessos: 72
    Mathias Gonzalez

    Acordei hoje com vontade de fazer perguntas. Depois dessa euforia nacional com a inauguração dos estádios monumentais... Após essas manifestações públicas em todo o país e até no exterior em solidariedade aos protestos contra o aumento das passagens de ônibus, decidi fazer algumas perguntas a mim mesmo e a você.

    Por: Mathias Gonzalezl Notícias & Sociedade> Cotidianol 21/06/2013 lAcessos: 33
    Mathias Gonzalez

    Aproveito a onda de manifestações para ratificar minha solidariedade ao povo brasileiro que está acordando de um grande sono. Estou esperando a data da GRANDE MARCHA SOBRE BRASÍLIA que levará 5 milhões de pessoas para a capital federal (sede das maiores corrupções e falcatruas cometidas nesse país). Nesse dia vestirei minha camisa verde-amarela, levarei minha bandeirinha do Brasil e terei orgulho outra vez de ser brasileiro. Conto com você para ajudar a encher a ESPLANADA DOS MINISTÉRIOS.

    Por: Mathias Gonzalezl Notícias & Sociedade> Cotidianol 21/06/2013 lAcessos: 30
    Mathias Gonzalez

    Este meu texto é só um desabafo diante de uma indignação. Pessoas de bem, pessoas que buscam a paz e amor, não podem se calar diante de indivíduos sem escrúpulos, como esse tal pastor e deputado In-Feliciano, que se apropria de um microfone dentro de uma igreja cheia de gente ávida por novidade e um milagre, mas que acabam sendo "lavados mentalmente" pela lábia vulgar, pelo engodo da manipulação verbal que o tal indivíduo emprega diante da platéia.

    Por: Mathias Gonzalezl Notícias & Sociedade> Cotidianol 12/04/2013 lAcessos: 31
    Mathias Gonzalez

    Você sentiu uma pontinha de medo e apreensão? Pois se não ficou, deveria. Esta manchete poderá ser estampada nos principais jornais do mundo caso os organizadores dos maiores eventos desportivos do mundo, não fiscalizarem de modo adequado e eficiente as obras onde milhões de pessoas irão assistir os jogos da Copa do Mundo e dos Jogos da XXXI Olimpíada. Conhece a expressão "cantei essa pedra?". Este artigo é só um recado aos governantes.

    Por: Mathias Gonzalezl Notícias & Sociedadel 29/03/2013 lAcessos: 43
    Mathias Gonzalez

    Este domingo, 27 de janeiro de 2013, amanheceu sombrio para centenas de famílias no Rio Grande do Sul. Uma festa de estudantes universitários, que deveria servir para diversão e lazer, foi o tumulo para centenas deles. Uma tragédia anunciada.

    Por: Mathias Gonzalezl Notícias & Sociedade> Cotidianol 28/01/2013 lAcessos: 19
    Mathias Gonzalez

    Meu nome não importa. Estou escrevendo este relato para servir de alerta a todos que vivem neste mundo achando que terão outra chance ou terão outro dia para fazer as coisas certas, para viver o que tanto desejam, para dizer o que tanto gostariam ou mesmo para usufruir da felicidade que tanto almejam.

    Por: Mathias Gonzalezl Relacionamentos> Amizadel 28/01/2013 lAcessos: 98

    Comments on this article

    0
    Joelson Silva Solidao 22/12/2010
    Algo negado, palavras simples para um problema, e como disse o Sr. Mathias Gonzalez, (Um problema se constitui no momento em que temos algo para ser resolvido e solucionado.(
    0
    Mathias 08/11/2010
    Olá Fernando... vc não mandou seu email apra eu responder, mas espero que vc leia minha resposta.
    Um problema é algo que precisa ser solucionado, resolvido, equacionado, liquidado. Tudo aquilo que existir e puder ser enquadrado nessa categoria é um problema.
    1
    Fernando 06/11/2010
    Ola, sou gaúcho e gostei muito do que li, resolvi um dos meus problemas, que era responder a pergunta "O que é um problema?". Se puder me mandar uma resposta concreta dessa pergunta, me mande até dia 9-11-2010 se for possível. Obrigado
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast