Psicologia e estetica

Publicado em: 14/05/2011 |Comentário: 0 | Acessos: 1,563 |

Desde os tempos mitologicos que a auto-imagem , vem provocando uma visão erronea nas pessoas ,pois a decodificação estetica do seu corpo vem assumindo um parametro até certo ponto  anormal e falso.

O objetivo da estetica é a busca do belo.So que o meios de comunicaçao e a midia mostram modelos  padrões expecificos de beleza, que infelizmente são ditado as pessoas como uma realidade.

As cirurgias esteticas hoje estão em alta,sendo simplesmente para correçaões de deformidades como tambem para remodelamento do corpo.Dessa forma a canalizaçaõ da moda do corpo sarado esta virando uma  febre.

Diversas emoções e sentimentos negativos  são projetados na imagem fisica de  certas pessoas e, o resultado muitas vezes não são satisfatorios, provocando uma baixo-auto-estima.O sentimento de inferioridade  decorre   de uma fragilidade na personalidade e de uma inadequaçaõ no que voce vê,sente e quer.

Esse processo esta atrelado a problemas de rejeiçaõ associados aos sintomas de ansiedade vindas do organismo e do meio social. É o somatorio de experiencias de  vida ,desajuste com a propria imagem em relaçao as imagens que são projetadas pela midia como  corpo esteticamente perfeitos e bem delineado.

A dualidade entre mente e corpo compreende o homem como um ser que possui realidade fisica e mental.Essa relaçaõ dualista e a valorizaçaõ da aparencia nem sempre vem acompanhada de conteudo.

A negação do corpo e a sua valorizaçaõ exagerada acontecem simultaneamente.Os corpos moldados possuem um padrão de beleza distante da realidade concreta, e estão longe da perfeiçaõ.Por isso antes mesmo de modela-lo, uma avaliaçaõ psicologica deve ser feita e, um acompanhamento pos-cirurgico muitas vezes é aconselhavel para pessoas que apresentem padrões de estabilidade emocional.

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 1 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/auto-ajuda-artigos/psicologia-e-estetica-4770431.html

    Palavras-chave do artigo:

    baixo auto estima

    ,

    sentimento de inferioridade

    ,

    estetica

    Comentar sobre o artigo

    Todos já passamos por algum constrangimento na vida. Certamente a maioria de nós já ganhamos alguma apelido. Como encarar isso? Como reagir em face ao tão difundido bullying? Devemos saber como reagir nessas situações para ter uma vida mais feliz! Esse artigo falará como podemos fazer isso!

    Por: Josué Leal Moura Dantasl Psicologia&Auto-Ajuda> Auto-Ajudal 30/03/2015
    Paula Fernanda

    A armadilha da imagem ideal de beleza e como isso afeta a auto-estima e relacionamentos da mulher.

    Por: Paula Fernandal Psicologia&Auto-Ajuda> Auto-Ajudal 20/03/2015

    Fazer as pazes com o passado é uma forma de trazer para a sua vida presente novas situações que lhe mostrarão novos caminhos, novos padrões de pensamentos, novas perspectivas. Leia Mais: http://bit.ly/19wQZI1

    Por: Antonio Bregieirol Psicologia&Auto-Ajuda> Auto-Ajudal 19/03/2015 lAcessos: 13
    Germano Brandes

    Faço uma análise de nossos dirigentes, tanto do mundo formal como do informal. Quero dessa maneira alertar os jovens infantes que o mundo é uma armadilha e só quem consegue sobreviver não são os mais inteligentes, mas sim os mais os espertos que conseguem uma convivência pacífica com o "status quo".

    Por: Germano Brandesl Psicologia&Auto-Ajuda> Auto-Ajudal 18/03/2015 lAcessos: 35
    KIN HARVARD

    Esse texto é um verdadeiro TAPA NA CARA DO LEITOR. Prepare-se para odiar o autor. Mas tudo bem. ele sabe que a VERDADE realmente doi. Curar-se da ILUSÃO causa sofrimento... É como uma injeção que arde, mas cura. Mas você sempre tem a opção de continuar doente... E covarde como você é, isso não me surpreenderia...

    Por: KIN HARVARDl Psicologia&Auto-Ajuda> Auto-Ajudal 11/03/2015 lAcessos: 12
    Edjasto Ferreira

    A palavra superação tem origem no Latim SUPERATIO "ato de elevar-se,de passar por cima" a definição da palavra superação por si só já é grandiosa.Ato de elevar-se ou de passar por cima,elevar se sobre as intercorrências da vida ou passar por cima dos problemas.

    Por: Edjasto Ferreiral Psicologia&Auto-Ajuda> Auto-Ajudal 09/03/2015
    Araceli Canova

    A mulher que ficou permanentemente marcada pelo câncer está usando suas habilidades na Dança do Ventre para ajudar outras pessoas que sofrem do mesmo mal em Bournemouth (cidade do condado de Dorset na Inglaterra).

    Por: Araceli Canoval Psicologia&Auto-Ajuda> Auto-Ajudal 09/03/2015 lAcessos: 11
    RONALDO VAZ

    Revelador! O escritor Ronaldo Vaz faz uma análise do processo de massificação por que passa a humanidade.

    Por: RONALDO VAZl Psicologia&Auto-Ajuda> Auto-Ajudal 07/03/2015
    Silvia Ramos

    O texto esclarece a utilização dos exercícios de Pilates como um recurso maior para a melhora da postura e alongamento da musculatura.

    Por: Silvia Ramosl Psicologia&Auto-Ajuda> Psicoterapial 29/07/2014 lAcessos: 17
    Silvia Ramos

    O presente texto tem apretensão de enfatizar a Melancolia como sentimento patologico muito agregados aos poetas do seculo passado, e que destroi ate hoje as pessoas, que não sabem lhe dar com suas emoções.

    Por: Silvia Ramosl Psicologia&Auto-Ajuda> Auto-Ajudal 30/04/2012 lAcessos: 278
    Silvia Ramos

    O presente texto prioriza o desapego a objetos que são guardados por muito tempo dentro de armários ou dentro de nos mesmos sem utilidade real. Temos que nos desfazer dos sentimentos afetivos incluso dentro de ojetos que nos foram dados por avõs,pais,colegas e ate adquiridos em bincos e festinhas familiares.Ficamos guardando ,sapatos vestidos a espera de uma festa que por vezes é imaginaria,fruto de fantasias organizada durante um tempo de nossa vida inconscientemente.

    Por: Silvia Ramosl Psicologia&Auto-Ajuda> Psicoterapial 27/08/2011 lAcessos: 406
    Silvia Ramos

    O presente texto pontua uma nova mudança de vida no comportamento humano baseando-se numa nova direção e um novo comportamento.Mudança de script simplesmente mostra que as mudanças começaõ de dentro para fora e, por isso muitas coisas que deasejamos simplesmente não se realizam.Temos que vivenciar os sentimentos interiorizados no nosso coraçaõ. Temos que ficar atentos aos sinais que aparecem na nossa vida,pois eles vão nos guiar para a soluçaão dos mesmos.

    Por: Silvia Ramosl Psicologia&Auto-Ajuda> Auto-Ajudal 21/08/2011 lAcessos: 214
    Silvia Ramos

    O tema escolhido tenta nos mostrar como os sentimentos negativos modificam o comportamento dos seres humanos que não sabem lidar com suas emoções .Cada pensamento que criamos cada fantasia que desenvolvemos gera um sentimento no nosso corpo o qual fica gravado em nossa alma. Tudo o que somos é o resultado daquilo que temos pensado.Nossos pensamentos são os árbitros da nossa saude ou da nossa doença,sendo assim,nós nos frustramos , desiquilibramos e enrugamos o nosso emocional.

    Por: Silvia Ramosl Psicologia&Auto-Ajuda> Redução de Stressl 13/08/2011 lAcessos: 126
    Silvia Ramos

    RESUMO Podemos repro-gramar nossa vida e exercer um auto controle se estamos decididos a melhorar a nossa vida,no aqui e agora. O nosso corpo apresenta doenças que se formam por aprisionamento de energias que nos desequilibram como: ódio, raiva, ciúmes baixa estima e a pior delas a rejeição. O nosso emocional guarda os pensamentos negativos e consequentemente o nosso corpo adoece. Comece a não se levar muito a serio,esqueça atitudes que talvez lhe tenham sido boa num passado e hoje se tor

    Por: Silvia Ramosl Psicologia&Auto-Ajuda> Auto-Ajudal 27/05/2011 lAcessos: 134
    Silvia Ramos

    SINOPSE O PRESENTE ARTIGO PROCURA DAR UM ESCLARECIMENTO SIMPLES DO PODER DA ESCUTA DENTRO DE UM SETTING PSICOTERAPICO .PROCURA MOSTRAR ESSA FERRAMENTA COMO SENDO O CAMINHO POSSIVEL PARA A COMPREENSÃO DO SUJEITO, TRADUZINDO-SE NUMA MELHORA DE SUA AUTO-ESTIMA.

    Por: Silvia Ramosl Psicologia&Auto-Ajuda> Psicoterapial 08/03/2011 lAcessos: 149
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast