Qualidade De Vida analisada sobre Vários Prismas

Publicado em: 03/01/2010 |Comentário: 0 | Acessos: 370 |

A concepção de Qualidade de Vida é relativa de pessoa para pessoa e de momento para momento,uma busca constante

 

 

Qualidade significa propriedade inerente a um objeto ou ser, em QUALIDADE de Vida,esta propriedade se refere a tudo o que um ser humano, se divide em:

 

 

 

 QUALIDADE PRIMÁRIA: propriedades privadas: Moradia; Transporte; Alimentação, Saúde;Família

 

QUALIDADE SECUNDÁRIA: E propriedades plenas: Escolaridade; Lazer, Emprego; Valores Pessoais.


Para discernir,os valores de um indivíduo,faz-se necessário analisar o meio cultural,onde está inserida,como:

Religião;Relações Sociais; Estudo;enfim a sua Cultura, que a envolve e envolveu no passado

 

 

DEFINIÇÃO

 

A Qualidade de Vida (QV) é definida, como "a percepção do indivíduo de sua posição na vida no contexto da cultura e sistema de valores nos quais ele vive e em relação aos seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações".

                                                                              
WHOQOL GROUP (FAMED, 1998).

 

  

 

Segundo F.Cabral(1992),o que a alguns anos era boa Qualidade de Vida,atualmente,poderá não ser.

 

 

Qualidade de vida-como citado acima - é relativa, visto que, as carências se apresentam de maneiras diversas para cada ser humano em cada momento de sua vida;

Porque o que um indivíduo julga, como algo inevitável naquele momento,pode mudar ao passar do tempo e a meta alcançada. 

 

 

 

Algumas áreas da vida de um indivíduo,que constituem a Qualidade de Vida

Saúde Física e Mental;
A deficiência física e/ou mental é algo que o impossibilita de obter uma boa qualidade de vida, para algumas pessoas;


Quem espera por um transplante e não encontra doador;
Quem apresenta uma saúde mental,que a impede de vivenciar plenamente o que já possui.

Estudo

Indivíduo que não consegue desfrutar do que já tem,assim como uma pessoa alienada de tudo e de todos,por falta de escolaridade ou a dificuldade de aprendizagem, que exige métodos especiais de educação e ensino.

Moradia própria

Indivíduo com falta de moradia própria;

 e também,aquele que tem a moradia própria e não consegue desfrutá-la

 

Emprego
Desemprego ou/e não satisfação no trabalho

 

Objetivos 

As metas e/ou objetivos de vida;mudam e em cada momento da vida,porque o homem vive uma infinita busca da SATISFAÇÃO  plena;

Ela é necessária,porém segundo o professor Falconi,"o homem é um animal eternamente insatisfeito e a insatisfação é a alavanca do progresso.Se não fôssemos insatisfeiitos,provavelmente ainda estaríamos morando em cavernas".


Conforme citado a insatisfação nos faz sempre buscar algo novo,assim uma qualidade fundamental para se viver com Qualidade de Vida é ser flexível e nunca desistir de alcançar o que se busca.

  

 

Enfim: algo que traga segurança, alegria e sentido a sua vida.

 

 

 

 Algumas considerações sobre o não alcance,de uma plena Qualidade de Vida

 

Uma pessoa pode ter boa moradia; saúde; lazer; trabalho;valores apontados como responsáveis por uma boa qualidade de vida;

 

E se sentir descontente, por lhe faltar uma MELHOR moradia; MAIS saúde; MELHOR lazer; amigos; família UNIDA; FALTA de metas ;Falta de  objetivos  a seguir;Necessiadade de ser Respeitado.

 

Exemplos de como obter uma plena,Qualidade de Vida

 

Ter uma auto-estima elevada; Fé; Confiança em si próprio

Todos temos medos,ansiedades;é inevitável para a sobrevivência;porém deixar esse medo,ansiedade; aumente tanto,que envolve a pessoa ,de uma maneira que ela não desfruta os outros componentes da Qualidade de Vida;

Faz-se necessário repensar a maneira de conduzir a Vida;
O indivíduo precisa,conviver bem com esses sentimentos,faz-se necessária e lutar pelo que  almeja naquele,momento e nunca se entregar ao desespero.

Enfim alguns exemplos de sentimentos,que nos ajudam a enfrentar os problemas.

  

Os problemas sempre existirão,somente encontrando no eu interior maneiras de vencer os obstáculos e/ou aceitá-los;

"Em resumo,quem faz a Qualidade  de nossa Vida,somos nós mesmos"(Antonio Carlos Gomes Peixoto)

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 1 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/auto-ajuda-artigos/qualidade-de-vida-analisada-sobre-varios-prismas-1659199.html

    Palavras-chave do artigo:

    qualidade de vida

    Comentar sobre o artigo

    Felipe Silva Rodrigues

    O presente artigo teve como seu objetivo principal estabelecer a relação existente entre a qualidade de vida no trabalho e a motivação. Como metodologia foi realizada uma pesquisa em uma empresa multinacional do setor industrial. Os dados nos informam que a percepção por parte dos funcionários com relação aos temas quando abordados separadamente pode ser vista de diferentes maneiras.

    Por: Felipe Silva Rodriguesl Negócios> Gestãol 27/03/2014 lAcessos: 67

    O presente trabalho teve como objetivo verificar os fatores que compõem e como é a qualidade de vida no trabalho dos psicólogos do CAPS/CISME em um município do interior de Goiás. Participaram da pesquisa profissionais da área da psicologia, que trabalham no Centro de Atendimento Psicossocial (CAPS) deste município. Foi utilizado o Inventário de Qualidade de Vida (IQV) de Lipp, o qual permitiu fazer uma avaliação dessa qualidade de vida.

    Por: Albertol Psicologia&Auto-Ajudal 27/11/2012 lAcessos: 49
    Fernando João de Jesus Santana

    RESUMO Este trabalho foi realizado através da pesquisa de campo, aplicando 30 questionários, que tratará da temática qualidade de vida como fatores sócio ambiental, o qual esta relacionada às questões ambientais, sociais, política, econômicas e culturais que interferem na vida de crianças da Escola Municipal Manoel de Paula Menezes Lima localizada na cidade de Lagarto/se, onde estas crianças e jovens possui uma vulnerabilidade social em linha geral, estas também possui suas condições não razoáve

    Por: Fernando João de Jesus Santanal Educação> Ciêncial 24/07/2011 lAcessos: 504
    Thiago Miranda

    Se por um lado, a tecnologia e a industrialização facilitam nossas vidas e contribuem para o progresso social e econômico da civilização, por outro nos colocam a mercê de uma série de fatores de riscos relacionados ao estado de saúde. Contrariando essa perspectiva, a Educação Física aparece como uma das variáveis na promoção da qualidade de vida e da saúde, tendo papel importante na atuação escolar (NAHAS, 2001). A pesquisa pretende apontar o papel da educação física em pról à qualidade de vida.

    Por: Thiago Mirandal Educação> Ensino Superiorl 31/07/2009 lAcessos: 14,138 lComentário: 2
    Jonilson Santos

    Hoje em dia, quando você olha para a sua vida muitas vezes você se pergunta: O que eu posso fazer para ter uma vida melhor? Como posso ter mais qualidade de vida para mim e os meus, hoje?

    Por: Jonilson Santosl Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 28/11/2011 lAcessos: 304

    O presente artigo tem como objetivo mostrar o que é a QVT (Qualidade de Vida no Trabalho), e qual o seu papel dentro das organizações. A QVT engloba muitos aspectos na organização, fazendo com que seja um elemento impulsionador que traz bastante motivação e satisfação no ambiente de trabalho aliado à saúde e o bem-estar do trabalhador. Dentre os temas abordados estão; enfoque biopsicossocial, os componentes da QVT, contribuições das ciências, as causas do estresse no ambient

    Por: Angélica Cristina da Costal Carreira> Recursos Humanosl 15/10/2014 lAcessos: 13
    shirleidy de sousa freire

    Este artigo analisa a importância da aplicabilidade dos programas de QVT no trabalho, desde o inicio de seus estudos até os dias atuais. Através de uma pesquisa bibliográfica foi possível mostra de maneira bem clara, a origem evolutiva, alguns conceitos, e também avaliar as dificuldades e obstáculos enfrentados para a adequada aplicação destes programas de QVT.

    Por: shirleidy de sousa freirel Negócios> Gestãol 15/10/2013 lAcessos: 175

    Trata-se de um estudo relacionado ao tema qualidade de Vida no Trabalho- QVT, onde relata os fatores positivos tanto para os colaboradores e para a empresa. A busca de melhor entendimento ocorreu através de pesquisas bibliográficas, o que nos proporcionou melhor embasamento sobre o assunto, possibilitando na prática uma melhor análise da influência da qualidade de vida no trabalho sobre a produtividade dos funcionários da empresa Durabile Artefatos de Concreto LTDA, dentro do setor de produção.

    Por: FLAVIO JR STEFANELLOl Finanças> Investimentosl 07/01/2012 lAcessos: 301
    Claudia Forlin

    A escolha desse tema ocorreu devido à observação da demanda dos números ainda crescentes de crianças com HIV. Através deste trabalho obtive dados que mostram a qualidade de vida dessas crianças. Elas convivem com essa patologia que vem causando transtornos fisiológicos e psicológicos e muitas dessas crianças vivem em casas de apoio. A presente revisão foi baseada na consulta bibliográfica em livros e artigos retirados da base de dados Scielo, Bireme, Ministério da Saúde, Ministério Casa Civil.

    Por: Claudia Forlinl Saúde e Bem Estar> Medicinal 04/04/2011 lAcessos: 407

    Esse trabalho foi elaborado pela aluna do 6º período do curso de administração de empresas da faculdade de teologia integrada - Fatin e o mesmo irá falar sobre a qualidade de vida no trabalho do livro CHIAVENATO ID ALBERTO

    Por: geane merial Educação> Ensino Superiorl 11/12/2010 lAcessos: 948
    Edison Candido Gonçalves

    "Chegamos a incrivel marca de 07 bilhões de habitantes no planeta. Neste cenário, a luta para conquistar um lugar ao sol torna-se cada vez mais acirrada. Não basta ser apenas humano. É preciso muito mais. Ser uma super máquina com mil habilidades para vencer toda sorte de competição. E tudo isso com um preço altíssimo. Desgate físico e emocional, doenças psicossomáticas, estress,frustação, pressão acima do que se pode suportar .

    Por: Edison Candido Gonçalvesl Psicologia&Auto-Ajuda> Auto-Ajudal 13/10/2014

    A pesquisa teve como objetivo propor para adolescentes de 14 a 17 anos, uma breve orientação para a profissionalização, em busca de auxilia-los no desenvolvimento do processo de escolhas, na descoberta de suas habilidades e possíveis vocações e também levar informações sobre o possível acesso dos adolescentes da associação Proreavi em uma universidade, cursos profissionalizantes, técnicos entre outros, através de dinâmicas, questionários e estudos dirigidos com os mesmos.

    Por: Guilherme Beraldo Cesáriol Psicologia&Auto-Ajuda> Auto-Ajudal 09/10/2014
    Edison Candido Gonçalves

    Vencer na vida todo mundo quer. Alcançar prestígio, reconhecimento pessoal e profissional, ter dinheiro sobrando etc. Enfim, eu quero, você quer e tudo isto é tudo muito natural,normal eu diria. Há uma minoria que diz não se importar com nada disso. Chegam ao cúmulo de afirmar que dinheiro não é importante. Contraditoriamente, essas pessoas são as mesmas que reclamam do preço dos alimentos que não param de subir, das tarifas de água, luz etc.

    Por: Edison Candido Gonçalvesl Psicologia&Auto-Ajuda> Auto-Ajudal 09/10/2014
    Benedicto Ismael Camargo Dutra

    Estamos decaindo num sistema rígido, perdendo o sentimento humano. Séculos se passaram sem que houvesse grandes preocupações com o preparo da população, principalmente nos países que permaneceram na condição de colônias. A liberdade é fundamental. Empresas e governos precisam definir claramente suas funções no objetivo da melhora geral.

    Por: Benedicto Ismael Camargo Dutral Psicologia&Auto-Ajuda> Auto-Ajudal 07/10/2014
    Benedicto Ismael Camargo Dutra

    Em meio aos cenários de pânico e acontecimentos dramáticos de sofrimentos, a compaixão e a solidariedade vão aos poucos ficando frágeis, pois se avolumam as condições de emergência como pobreza, doenças, catástrofes. Semeia-se o medo da insegurança e da incerteza cuja origem se desconhece, e com o medo sobrevém o ódio.

    Por: Benedicto Ismael Camargo Dutral Psicologia&Auto-Ajuda> Auto-Ajudal 16/09/2014

    Este artigo fala sobre os fatores que influenciam as dificuldades de aprendizagem, buscando compreender a interferência do sistema escolar, familiar e socioeconômico nos problemas de aprendizagem. A importância de pesquisar tal assunto estar em aprofundar o conhecimento sobre as dificuldades de aprendizagem, assim como ampliar a visão a partir da literatura sobre o tema, proporcionando entendimento das representações e compreensão sobre os problemas de aprendizagem.

    Por: Daniel Soaresl Psicologia&Auto-Ajuda> Auto-Ajudal 26/08/2014 lAcessos: 38

    Quando a Luz da Verdade resplandece na Alma do Ser Humano a sua meta é a ascensão no Bem, causando a morte de tudo o que é ruim.

    Por: ADRASTIA ABNARAl Psicologia&Auto-Ajuda> Auto-Ajudal 26/08/2014
    Escritorcampos

    Como adicionar o sonho à vida real "Sonhar é viver" A ciência afirma ser o sonho produto da imaginação inconsciente, o esoterismo se apega aos ícones e suas coincidências. A religião o tem como profecia das divindades.

    Por: Escritorcamposl Psicologia&Auto-Ajuda> Auto-Ajudal 15/08/2014
    LMady

    Analisa as fases da Ansiedade; a fase recorrente(a Ansiedade que acompanha sempre um indivíduo, até se tornar CRÔNICA(se tornar patologia); O papel do Enfermeiro no tratamento da Ansiedade e a Acupuntura como técnica de tratamento.

    Por: LMadyl Psicologia&Auto-Ajuda> Redução de Stressl 30/01/2010 lAcessos: 1,081
    LMady

    Descreve algumas razões da não continuação do longo tratamento da Hipertensão,por falta de orientação aos Hipertensos e como sanar um pouco desta falha na orientação aos usuários do Programa de Hipertensos.

    Por: LMadyl Saúde e Bem Estarl 16/10/2009 lAcessos: 601
    LMady

    descreve a origem da epilepsia e deste modo entender a patologia e os sentimentos em relação ao portador; seja os sentimentos dele e o das pessoas a sua volta

    Por: LMadyl Saúde e Bem Estarl 16/10/2009 lAcessos: 1,101
    LMady

    O texto torna claro a diferença entre cansaço e estresse e a necessidade de diferenciar a doença(estresse) do sintoma(cansaço) para a pessoa procurar tratamento adequado.

    Por: LMadyl Psicologia&Auto-Ajuda> Redução de Stressl 26/02/2009 lAcessos: 9,765 lComentário: 2
    LMady

    Após discorrer sobre a Hipertensão Arterial,comento as medidas preventivas uma a uma ao hipertenso para que ele as entenda e as siga/realize.

    Por: LMadyl Saúde e Bem Estar> Medicinal 12/02/2009 lAcessos: 3,433
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast