Qualidade De Vida analisada sobre Vários Prismas

Publicado em: 03/01/2010 |Comentário: 0 | Acessos: 380 |

A concepção de Qualidade de Vida é relativa de pessoa para pessoa e de momento para momento,uma busca constante

 

 

Qualidade significa propriedade inerente a um objeto ou ser, em QUALIDADE de Vida,esta propriedade se refere a tudo o que um ser humano, se divide em:

 

 

 

 QUALIDADE PRIMÁRIA: propriedades privadas: Moradia; Transporte; Alimentação, Saúde;Família

 

QUALIDADE SECUNDÁRIA: E propriedades plenas: Escolaridade; Lazer, Emprego; Valores Pessoais.


Para discernir,os valores de um indivíduo,faz-se necessário analisar o meio cultural,onde está inserida,como:

Religião;Relações Sociais; Estudo;enfim a sua Cultura, que a envolve e envolveu no passado

 

 

DEFINIÇÃO

 

A Qualidade de Vida (QV) é definida, como "a percepção do indivíduo de sua posição na vida no contexto da cultura e sistema de valores nos quais ele vive e em relação aos seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações".

                                                                              
WHOQOL GROUP (FAMED, 1998).

 

  

 

Segundo F.Cabral(1992),o que a alguns anos era boa Qualidade de Vida,atualmente,poderá não ser.

 

 

Qualidade de vida-como citado acima - é relativa, visto que, as carências se apresentam de maneiras diversas para cada ser humano em cada momento de sua vida;

Porque o que um indivíduo julga, como algo inevitável naquele momento,pode mudar ao passar do tempo e a meta alcançada. 

 

 

 

Algumas áreas da vida de um indivíduo,que constituem a Qualidade de Vida

Saúde Física e Mental;
A deficiência física e/ou mental é algo que o impossibilita de obter uma boa qualidade de vida, para algumas pessoas;


Quem espera por um transplante e não encontra doador;
Quem apresenta uma saúde mental,que a impede de vivenciar plenamente o que já possui.

Estudo

Indivíduo que não consegue desfrutar do que já tem,assim como uma pessoa alienada de tudo e de todos,por falta de escolaridade ou a dificuldade de aprendizagem, que exige métodos especiais de educação e ensino.

Moradia própria

Indivíduo com falta de moradia própria;

 e também,aquele que tem a moradia própria e não consegue desfrutá-la

 

Emprego
Desemprego ou/e não satisfação no trabalho

 

Objetivos 

As metas e/ou objetivos de vida;mudam e em cada momento da vida,porque o homem vive uma infinita busca da SATISFAÇÃO  plena;

Ela é necessária,porém segundo o professor Falconi,"o homem é um animal eternamente insatisfeito e a insatisfação é a alavanca do progresso.Se não fôssemos insatisfeiitos,provavelmente ainda estaríamos morando em cavernas".


Conforme citado a insatisfação nos faz sempre buscar algo novo,assim uma qualidade fundamental para se viver com Qualidade de Vida é ser flexível e nunca desistir de alcançar o que se busca.

  

 

Enfim: algo que traga segurança, alegria e sentido a sua vida.

 

 

 

 Algumas considerações sobre o não alcance,de uma plena Qualidade de Vida

 

Uma pessoa pode ter boa moradia; saúde; lazer; trabalho;valores apontados como responsáveis por uma boa qualidade de vida;

 

E se sentir descontente, por lhe faltar uma MELHOR moradia; MAIS saúde; MELHOR lazer; amigos; família UNIDA; FALTA de metas ;Falta de  objetivos  a seguir;Necessiadade de ser Respeitado.

 

Exemplos de como obter uma plena,Qualidade de Vida

 

Ter uma auto-estima elevada; Fé; Confiança em si próprio

Todos temos medos,ansiedades;é inevitável para a sobrevivência;porém deixar esse medo,ansiedade; aumente tanto,que envolve a pessoa ,de uma maneira que ela não desfruta os outros componentes da Qualidade de Vida;

Faz-se necessário repensar a maneira de conduzir a Vida;
O indivíduo precisa,conviver bem com esses sentimentos,faz-se necessária e lutar pelo que  almeja naquele,momento e nunca se entregar ao desespero.

Enfim alguns exemplos de sentimentos,que nos ajudam a enfrentar os problemas.

  

Os problemas sempre existirão,somente encontrando no eu interior maneiras de vencer os obstáculos e/ou aceitá-los;

"Em resumo,quem faz a Qualidade  de nossa Vida,somos nós mesmos"(Antonio Carlos Gomes Peixoto)

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 1 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/auto-ajuda-artigos/qualidade-de-vida-analisada-sobre-varios-prismas-1659199.html

    Palavras-chave do artigo:

    qualidade de vida

    Comentar sobre o artigo

    Felipe Silva Rodrigues

    O presente artigo teve como seu objetivo principal estabelecer a relação existente entre a qualidade de vida no trabalho e a motivação. Como metodologia foi realizada uma pesquisa em uma empresa multinacional do setor industrial. Os dados nos informam que a percepção por parte dos funcionários com relação aos temas quando abordados separadamente pode ser vista de diferentes maneiras.

    Por: Felipe Silva Rodriguesl Negócios> Gestãol 27/03/2014 lAcessos: 105

    O presente trabalho teve como objetivo verificar os fatores que compõem e como é a qualidade de vida no trabalho dos psicólogos do CAPS/CISME em um município do interior de Goiás. Participaram da pesquisa profissionais da área da psicologia, que trabalham no Centro de Atendimento Psicossocial (CAPS) deste município. Foi utilizado o Inventário de Qualidade de Vida (IQV) de Lipp, o qual permitiu fazer uma avaliação dessa qualidade de vida.

    Por: Albertol Psicologia&Auto-Ajudal 27/11/2012 lAcessos: 61
    Jonilson Santos

    Hoje em dia, quando você olha para a sua vida muitas vezes você se pergunta: O que eu posso fazer para ter uma vida melhor? Como posso ter mais qualidade de vida para mim e os meus, hoje?

    Por: Jonilson Santosl Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 28/11/2011 lAcessos: 331
    Fernando João de Jesus Santana

    RESUMO Este trabalho foi realizado através da pesquisa de campo, aplicando 30 questionários, que tratará da temática qualidade de vida como fatores sócio ambiental, o qual esta relacionada às questões ambientais, sociais, política, econômicas e culturais que interferem na vida de crianças da Escola Municipal Manoel de Paula Menezes Lima localizada na cidade de Lagarto/se, onde estas crianças e jovens possui uma vulnerabilidade social em linha geral, estas também possui suas condições não razoáve

    Por: Fernando João de Jesus Santanal Educação> Ciêncial 24/07/2011 lAcessos: 517
    Thiago Miranda

    Se por um lado, a tecnologia e a industrialização facilitam nossas vidas e contribuem para o progresso social e econômico da civilização, por outro nos colocam a mercê de uma série de fatores de riscos relacionados ao estado de saúde. Contrariando essa perspectiva, a Educação Física aparece como uma das variáveis na promoção da qualidade de vida e da saúde, tendo papel importante na atuação escolar (NAHAS, 2001). A pesquisa pretende apontar o papel da educação física em pról à qualidade de vida.

    Por: Thiago Mirandal Educação> Ensino Superiorl 31/07/2009 lAcessos: 14,298 lComentário: 2

    O presente artigo tem como objetivo mostrar o que é a QVT (Qualidade de Vida no Trabalho), e qual o seu papel dentro das organizações. A QVT engloba muitos aspectos na organização, fazendo com que seja um elemento impulsionador que traz bastante motivação e satisfação no ambiente de trabalho aliado à saúde e o bem-estar do trabalhador. Dentre os temas abordados estão; enfoque biopsicossocial, os componentes da QVT, contribuições das ciências, as causas do estresse no ambient

    Por: Angélica Cristina da Costal Carreira> Recursos Humanosl 15/10/2014 lAcessos: 58
    shirleidy de sousa freire

    Este artigo analisa a importância da aplicabilidade dos programas de QVT no trabalho, desde o inicio de seus estudos até os dias atuais. Através de uma pesquisa bibliográfica foi possível mostra de maneira bem clara, a origem evolutiva, alguns conceitos, e também avaliar as dificuldades e obstáculos enfrentados para a adequada aplicação destes programas de QVT.

    Por: shirleidy de sousa freirel Negócios> Gestãol 15/10/2013 lAcessos: 214

    Trata-se de um estudo relacionado ao tema qualidade de Vida no Trabalho- QVT, onde relata os fatores positivos tanto para os colaboradores e para a empresa. A busca de melhor entendimento ocorreu através de pesquisas bibliográficas, o que nos proporcionou melhor embasamento sobre o assunto, possibilitando na prática uma melhor análise da influência da qualidade de vida no trabalho sobre a produtividade dos funcionários da empresa Durabile Artefatos de Concreto LTDA, dentro do setor de produção.

    Por: FLAVIO JR STEFANELLOl Finanças> Investimentosl 07/01/2012 lAcessos: 312
    Claudia Forlin

    A escolha desse tema ocorreu devido à observação da demanda dos números ainda crescentes de crianças com HIV. Através deste trabalho obtive dados que mostram a qualidade de vida dessas crianças. Elas convivem com essa patologia que vem causando transtornos fisiológicos e psicológicos e muitas dessas crianças vivem em casas de apoio. A presente revisão foi baseada na consulta bibliográfica em livros e artigos retirados da base de dados Scielo, Bireme, Ministério da Saúde, Ministério Casa Civil.

    Por: Claudia Forlinl Saúde e Bem Estar> Medicinal 04/04/2011 lAcessos: 430

    A Qualidade pode ser vista como um conceito subjetivo, com vistas à relação e percepção de cada pessoa, adequação ao uso de serviços ou produtos e em relação as suas necessidades, com a globalização e a competitividade as organizações veem a qualidade pela busca da melhoria contínua em seus processos, atender as expectativas dos clientes, exigências do mercado com os objetivos organizacionais junto com a gestão de pessoas, chegando a melhoria das condições e do ambiente de trabalho.

    Por: Peri da Silva Santanal Negócios> Gestãol 02/10/2014 lAcessos: 45

    Disciplina no dia a dia te faz te levar a lugares onde você menos espera!

    Por: Cláudio Rodriguesl Psicologia&Auto-Ajuda> Auto-Ajudal 30/01/2015
    Helder Marques

    Uma Ovelha Negra, Normalmente é Uma Pessoa Que Pensa Diferente da Maioria... Eu Sou uma Ovelha Negra e TU? Continuar a ler em: http://checkthisout.me/sou-uma-ovelha-negra

    Por: Helder Marquesl Psicologia&Auto-Ajuda> Auto-Ajudal 28/01/2015
    Helder Marques

    Tudo o que tu lanças no universo, volta para ti, multiplicado. Já ouviste isto não sei quantos milhões de vezes, já o viste acontecer debaixo dos teus próprios olhos, e, todavia, ainda duvidas. Como é que eu sei que duvidas?

    Por: Helder Marquesl Psicologia&Auto-Ajuda> Auto-Ajudal 27/01/2015
    Terapia da Autonomia

    Um dos desafios para o nosso desenvolvimento pessoal é nos tornar quem somos. Mas, como me tornar quem sou?

    Por: Terapia da Autonomial Psicologia&Auto-Ajuda> Auto-Ajudal 26/01/2015

    Ter a disciplina de agir, mesmo que o mundo não seja o ideal, continue seguindo em frente, faça as coisas com diligência, inteligência, persistência e consistência. Mantenha o foco de onde quer chegar. Comece a acelerar e seguir em frente, manter forte em sua disciplina, em seu reconhecimento, valorize mesmo que o seu resultado não seja gigantesco. Não se sabote, mantenha-se firme em seu ideal e em seu objetivo. Mantenha-se firme em continuar agir mesmo em pequenas ações. Use sua inteligência

    Por: Paulo Flausinol Psicologia&Auto-Ajuda> Auto-Ajudal 25/01/2015
    Helder Marques

    Sempre que me surge uma oportunidade, uma inspiração ou uma ideia eu avalio-os imediatamente e tomo uma decisão se vou prosseguir ou não dentro dos primeiros 90 segundos. Se a decisão for positiva, inicio a acção de imediato. Porquê?

    Por: Helder Marquesl Psicologia&Auto-Ajuda> Auto-Ajudal 24/01/2015
    Angélica Silva

    Sigmund Freud foi um dos pais da psicologia moderna e o inventor da terapia do "sente no sofá e me fale sobre os seus problemas". Freud acertou bastante, mas ninguém – nem mesmo ele – acerta sempre. Uma de suas ideias era a de que os pais desempenham um papel determinante na formação das personalidades e saúde emocional de seus filhos. Essa ideia persiste até hoje.

    Por: Angélica Silval Psicologia&Auto-Ajuda> Auto-Ajudal 15/01/2015
    Angélica Silva

    Precisamos aprender a não esperarmos das pessoas aquilo que elas não conseguem nos dar. Acabamos percebendo, depois de vários tombos, que somos nós mesmos quem nos ferimos. Nunca foram as pessoas. Elas, na realidade, nunca me prometeram nada. Nós é que esperávamos mais delas.

    Por: Angélica Silval Psicologia&Auto-Ajuda> Auto-Ajudal 15/01/2015
    LMady

    Analisa as fases da Ansiedade; a fase recorrente(a Ansiedade que acompanha sempre um indivíduo, até se tornar CRÔNICA(se tornar patologia); O papel do Enfermeiro no tratamento da Ansiedade e a Acupuntura como técnica de tratamento.

    Por: LMadyl Psicologia&Auto-Ajuda> Redução de Stressl 30/01/2010 lAcessos: 1,134
    LMady

    Descreve algumas razões da não continuação do longo tratamento da Hipertensão,por falta de orientação aos Hipertensos e como sanar um pouco desta falha na orientação aos usuários do Programa de Hipertensos.

    Por: LMadyl Saúde e Bem Estarl 16/10/2009 lAcessos: 608
    LMady

    descreve a origem da epilepsia e deste modo entender a patologia e os sentimentos em relação ao portador; seja os sentimentos dele e o das pessoas a sua volta

    Por: LMadyl Saúde e Bem Estarl 16/10/2009 lAcessos: 1,129
    LMady

    O texto torna claro a diferença entre cansaço e estresse e a necessidade de diferenciar a doença(estresse) do sintoma(cansaço) para a pessoa procurar tratamento adequado.

    Por: LMadyl Psicologia&Auto-Ajuda> Redução de Stressl 26/02/2009 lAcessos: 9,821 lComentário: 2
    LMady

    Após discorrer sobre a Hipertensão Arterial,comento as medidas preventivas uma a uma ao hipertenso para que ele as entenda e as siga/realize.

    Por: LMadyl Saúde e Bem Estar> Medicinal 12/02/2009 lAcessos: 3,469
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast