Ser Feliz É Viver Cada Instante Plenamente

Publicado em: 03/08/2009 |Comentário: 0 | Acessos: 854 |

.

Diz a filosofia oriental que ao longo do ano temos sempre dois dias em que nada podemos fazer: o ontem e o amanhã.

Não se pode viver nenhum outro dia, a não ser o de hoje. O ontem já ficou para trás e dele só nos restam as experiências, que devem nos servir de sabedoria para a nossa caminhada de hoje. O amanhã nos reserva o desconhecido, de onde nada podemos tirar.

Do ontem trazemos as saudades e as lembranças e para o amanhã tecemos esperanças. Mas nem as lembranças nem as esperanças podem ser vividas. Elas apenas podem ser percebidas e sentidas, mas não podemos deixar que controlem o nosso hoje, que sejam a razão da nossa vida.

O amanhã e o ontem são as casas do impossível. Tudo o que é possível realizar reside no hoje, no agora, neste instante.

“A vida não é contada em meses, ou anos... É contada em minutos e segundos. Portanto, viva cada segundo intensamente. Seja feliz a cada momento.” (Ionaz)

Amanhã eu vou ter um belo carro e, então, vou ser feliz... Ontem eu estava na praia e estava feliz. No mês que vem vou estar de férias, e então estarei feliz... Mês passado eu namorava aquela garota e era feliz. Ano que vem mudo de emprego, e então serei feliz fazendo o que gosto. Há um ano eu tinha um bom emprego e estava bem de vida... Ilusões... Tudo somente ilusões!

Não existe amanhã, não existe o mês que vem, nem o ano que vem. Não existe ontem, mês passado e ano passado. Tudo o que existe é o agora. E é agora que você pode ser feliz.

Decida-se pela “felicidade já”! Seja feliz agora. Seja feliz a cada segundo, um segundo de cada vez.

Felicidade é ter a consciência de que cada instante em sua vida é valiosíssimo. Ser feliz é saber viver cada instante intensamente, com alegria, garra, ousadia, e com a vivacidade de uma criança. É provar da fonte da vida a cada instante, e se deliciar com os estímulos e recompensas presentes a cada momento.

.

Gilberto Cabeggi é escritor, autor do livro “Todo Dia É Dia de Ser Feliz”, pela Editora Gente.

Fale com o autor: gilberto.cabeggi@papolegal.net

Sorteio de livros – Cadastre-se: http://www.papolegal.net

.

.

.

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 0 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/auto-ajuda-artigos/ser-feliz-e-viver-cada-instante-plenamente-1091765.html

    Palavras-chave do artigo:

    fe

    ,

    felicidade

    ,

    feliz

    Comentar sobre o artigo

    ELIETE GOMES

    O mundo contemporâneo nos exige e quase que nos obriga a sermos felizes. Como uma necessidade constante da nova era. Quando a felicidade está oculta, assumimos que estamos tristes e essa tristeza é logo avaliada como algo patológico necessitando de alguma fórmula para desaparecer. Estão nos retirando a responsabilidade de entendermos os sentimentos e as emoções que movimentam todas as pessoas. Não nos damos o direito de sermos humanos. Nossos sentimentos são tratados como materialidade.

    Por: ELIETE GOMESl Religião & Esoterismo> Meditaçãol 07/09/2011 lAcessos: 80
    GILBERTO CABEGGI

    As pessoas acham que a felicidade não é possível e por isso sofrem muito. Por não acreditarem que podem ser felizes, arrastam-se pela vida, sem viver tudo aquilo a que têm direito.

    Por: GILBERTO CABEGGIl Psicologia&Auto-Ajuda> Auto-Ajudal 12/09/2009 lAcessos: 779
    GILBERTO CABEGGI

    A verdade é que dinheiro não traz felicidade, nem infelicidade. Apenas produz naquele que o tem o efeito que ele mesmo procura.

    Por: GILBERTO CABEGGIl Psicologia&Auto-Ajuda> Auto-Ajudal 06/09/2009 lAcessos: 1,424
    GILBERTO CABEGGI

    A sociedade, a propaganda e até mesmo algumas religiões têm mostrado a felicidade como um bem de consumo, ao alcance do "cartão de crédito". Você concorda que somos bombardeados por isso e fica mais difícil enxergar a felicidade nos detalhes mínimos do dia-a-dia? Então, o que fazer?

    Por: GILBERTO CABEGGIl Psicologia&Auto-Ajuda> Auto-Ajudal 13/09/2009 lAcessos: 395
    GILBERTO CABEGGI

    O respeito com os outros começa com o respeito a si próprio. E vice-versa. A ordem não importa... Uma coisa implica na outra.

    Por: GILBERTO CABEGGIl Psicologia&Auto-Ajuda> Auto-Ajudal 16/08/2009 lAcessos: 816
    GILBERTO CABEGGI

    Em geral, as pessoas só têm olhos para as desgraças da vida - ou para as dificuldades da vida, que elas normalmente chamam de desgraças. E isso as afasta da felicidade.

    Por: GILBERTO CABEGGIl Psicologia&Auto-Ajuda> Auto-Ajudal 24/10/2009 lAcessos: 882 lComentário: 1
    GILBERTO CABEGGI

    Não sabemos tudo e, por isso, nem sempre estamos preparados para decidir conforme é preciso. Então, é importante lembrar que não estamos sós nessas decisões.

    Por: GILBERTO CABEGGIl Psicologia&Auto-Ajuda> Auto-Ajudal 14/08/2009 lAcessos: 891
    GILBERTO CABEGGI

    Não importa o que aconteça, nem o que o aborreça, não esmoreça. Trabalhe sempre na sua missão, certo de que tudo tem uma razão.

    Por: GILBERTO CABEGGIl Psicologia&Auto-Ajuda> Auto-Ajudal 15/07/2009 lAcessos: 2,013 lComentário: 1
    GILBERTO CABEGGI

    Existem pessoas que passam suas vidas acomodadas a uma situação desconfortável, insatisfatória, frustrante, e nada fazem para mudar isso. Simplesmente deixam de sonhar e passam a vegetar.

    Por: GILBERTO CABEGGIl Psicologia&Auto-Ajuda> Auto-Ajudal 19/07/2009 lAcessos: 2,495
    Benedicto Ismael Camargo Dutra

    Em meio aos cenários de pânico e acontecimentos dramáticos de sofrimentos, a compaixão e a solidariedade vão aos poucos ficando frágeis, pois se avolumam as condições de emergência como pobreza, doenças, catástrofes. Semeia-se o medo da insegurança e da incerteza cuja origem se desconhece, e com o medo sobrevém o ódio.

    Por: Benedicto Ismael Camargo Dutral Psicologia&Auto-Ajuda> Auto-Ajudal 16/09/2014

    Este artigo fala sobre os fatores que influenciam as dificuldades de aprendizagem, buscando compreender a interferência do sistema escolar, familiar e socioeconômico nos problemas de aprendizagem. A importância de pesquisar tal assunto estar em aprofundar o conhecimento sobre as dificuldades de aprendizagem, assim como ampliar a visão a partir da literatura sobre o tema, proporcionando entendimento das representações e compreensão sobre os problemas de aprendizagem.

    Por: Daniel Soaresl Psicologia&Auto-Ajuda> Auto-Ajudal 26/08/2014 lAcessos: 13

    Quando a Luz da Verdade resplandece na Alma do Ser Humano a sua meta é a ascensão no Bem, causando a morte de tudo o que é ruim.

    Por: ADRASTIA ABNARAl Psicologia&Auto-Ajuda> Auto-Ajudal 26/08/2014
    Escritorcampos

    Como adicionar o sonho à vida real "Sonhar é viver" A ciência afirma ser o sonho produto da imaginação inconsciente, o esoterismo se apega aos ícones e suas coincidências. A religião o tem como profecia das divindades.

    Por: Escritorcamposl Psicologia&Auto-Ajuda> Auto-Ajudal 15/08/2014

    É incrível a capacidade que o ser humano tem de humilhar o outro. Prepotência ? Orgulho? Arrogância? As palavras daquele que humilha se revestem do mesmo peso dos adjetivos acima. São ásperas, cheias de ódio e mesquinharia. Não acrescentam, não elevam, não dignificam. Desqualifica, destrói, ameaça a integridade moral, dilacera a alma daquele que se sente humilhado.

    Por: Renata Barcelosl Psicologia&Auto-Ajuda> Auto-Ajudal 13/08/2014

    De acordo com a visão de mundo as pessoas podem ser pessimistas,realistas e otimistas.

    Por: Eder Lima Affonsol Psicologia&Auto-Ajuda> Auto-Ajudal 06/08/2014 lAcessos: 16
    Lilian Bendilatti

    Esses exercícios podem ser usados para aquecer um grupo para realização de uma atividade, curso ou treinamento ou para nós mesmos exercitarmos nossa concentração.

    Por: Lilian Bendilattil Psicologia&Auto-Ajuda> Auto-Ajudal 05/08/2014 lAcessos: 11
    Pedro Rêgo

    Um dos grandes erros que muitas vezes cometemos é quando acreditamos na falsa verdade de que qualquer projeto pessoal ou profissional que idealizemos com objetivo de se tornar um sucesso, é necessário iniciar grande ou ter um grande suporte por trás, seja moral ou financeiro.

    Por: Pedro Rêgol Psicologia&Auto-Ajuda> Auto-Ajudal 25/07/2014 lAcessos: 15
    GILBERTO CABEGGI

    As pessoas desistem de serem felizes porque têm medo de partir para uma nova vida, mesmo que estejam insatisfeitas com aquela que levam. Vivem como ratos assustados, acuados a um canto por sombras que imaginam serem de gatos. Não percebem que apenas um pouco mais de ousadia e vontade de lutar pela felicidade seria suficiente para mudar toda a sua história. E desistem de seus anseios porque já não acreditam mais na realização dos próprios sonhos.

    Por: GILBERTO CABEGGIl Relacionamentos> Amizadel 22/11/2013 lAcessos: 14
    GILBERTO CABEGGI

    A traição dói, frustra, torna a vida muito pesada. Superar uma traição nunca é fácil. Mas quem trai também sofre, apesar de muitas vezes acharmos que não. A verdade é que as pessoas traem nos relacionamentos de casal, nas amizades, nos negócios – colega trai colega, sócio trai sócio, empresa trai cliente, parceiro trai a empresa com quem trabalha, empresa trai o funcionário leal. O que você pensa de tudo isso?

    Por: GILBERTO CABEGGIl Psicologia&Auto-Ajudal 03/06/2011 lAcessos: 304
    GILBERTO CABEGGI

    Quem pode dar-se o direito de dizer "eu te amava, mas não te amo mais"? Com que autoridade pode dar-se o direito de diminuir dessa maneira o Amor?

    Por: GILBERTO CABEGGIl Psicologia&Auto-Ajuda> Psicoterapial 14/08/2010 lAcessos: 720 lComentário: 1
    GILBERTO CABEGGI

    O seu ponto fraco, a sua debilidade, aquilo que pode lhe parecer uma desgraça, pode também gerar forças gigantescas para as suas mudanças, para que possa seguir em busca de sua realização pessoal.

    Por: GILBERTO CABEGGIl Psicologia&Auto-Ajuda> Auto-Ajudal 04/07/2010 lAcessos: 1,037 lComentário: 2
    GILBERTO CABEGGI

    Sorte ou azar? Depende do que vem depois. Só o saberemos a partir do próximo movimento da vida. Assim como no jogo de xadrez, só saberemos se a nossa jogado foi boa depois que assistirmos à jogada do nosso oponente.

    Por: GILBERTO CABEGGIl Psicologia&Auto-Ajudal 23/12/2009 lAcessos: 176
    GILBERTO CABEGGI

    Focar nos obstáculos tira a sua alegria de viver e o desvia de seu caminho. Faz com que você patine no mesmo lugar, com medo de dar o próximo passo, e esgota as suas forças para sair do atoleiro.

    Por: GILBERTO CABEGGIl Religião & Esoterismo> Meditaçãol 23/12/2009 lAcessos: 145
    GILBERTO CABEGGI

    E segue seu curso na busca daquilo que tanto necessita, descobrindo forças que não sabia ter, mas com confiança naquilo que faz com amor.

    Por: GILBERTO CABEGGIl Religião & Esoterismo> Meditaçãol 24/10/2009 lAcessos: 205
    GILBERTO CABEGGI

    Em geral, as pessoas só têm olhos para as desgraças da vida - ou para as dificuldades da vida, que elas normalmente chamam de desgraças. E isso as afasta da felicidade.

    Por: GILBERTO CABEGGIl Psicologia&Auto-Ajuda> Auto-Ajudal 24/10/2009 lAcessos: 882 lComentário: 1
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast