Ser Feliz É Viver Cada Instante Plenamente

Publicado em: 03/08/2009 |Comentário: 0 | Acessos: 881 |

.

Diz a filosofia oriental que ao longo do ano temos sempre dois dias em que nada podemos fazer: o ontem e o amanhã.

Não se pode viver nenhum outro dia, a não ser o de hoje. O ontem já ficou para trás e dele só nos restam as experiências, que devem nos servir de sabedoria para a nossa caminhada de hoje. O amanhã nos reserva o desconhecido, de onde nada podemos tirar.

Do ontem trazemos as saudades e as lembranças e para o amanhã tecemos esperanças. Mas nem as lembranças nem as esperanças podem ser vividas. Elas apenas podem ser percebidas e sentidas, mas não podemos deixar que controlem o nosso hoje, que sejam a razão da nossa vida.

O amanhã e o ontem são as casas do impossível. Tudo o que é possível realizar reside no hoje, no agora, neste instante.

“A vida não é contada em meses, ou anos... É contada em minutos e segundos. Portanto, viva cada segundo intensamente. Seja feliz a cada momento.” (Ionaz)

Amanhã eu vou ter um belo carro e, então, vou ser feliz... Ontem eu estava na praia e estava feliz. No mês que vem vou estar de férias, e então estarei feliz... Mês passado eu namorava aquela garota e era feliz. Ano que vem mudo de emprego, e então serei feliz fazendo o que gosto. Há um ano eu tinha um bom emprego e estava bem de vida... Ilusões... Tudo somente ilusões!

Não existe amanhã, não existe o mês que vem, nem o ano que vem. Não existe ontem, mês passado e ano passado. Tudo o que existe é o agora. E é agora que você pode ser feliz.

Decida-se pela “felicidade já”! Seja feliz agora. Seja feliz a cada segundo, um segundo de cada vez.

Felicidade é ter a consciência de que cada instante em sua vida é valiosíssimo. Ser feliz é saber viver cada instante intensamente, com alegria, garra, ousadia, e com a vivacidade de uma criança. É provar da fonte da vida a cada instante, e se deliciar com os estímulos e recompensas presentes a cada momento.

.

Gilberto Cabeggi é escritor, autor do livro “Todo Dia É Dia de Ser Feliz”, pela Editora Gente.

Fale com o autor: [email protected]

Sorteio de livros – Cadastre-se: http://www.papolegal.net

.

.

.

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 0 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/auto-ajuda-artigos/ser-feliz-e-viver-cada-instante-plenamente-1091765.html

    Palavras-chave do artigo:

    fe

    ,

    felicidade

    ,

    feliz

    Comentar sobre o artigo

    ELIETE GOMES

    O mundo contemporâneo nos exige e quase que nos obriga a sermos felizes. Como uma necessidade constante da nova era. Quando a felicidade está oculta, assumimos que estamos tristes e essa tristeza é logo avaliada como algo patológico necessitando de alguma fórmula para desaparecer. Estão nos retirando a responsabilidade de entendermos os sentimentos e as emoções que movimentam todas as pessoas. Não nos damos o direito de sermos humanos. Nossos sentimentos são tratados como materialidade.

    Por: ELIETE GOMESl Religião & Esoterismo> Meditaçãol 07/09/2011 lAcessos: 91
    GILBERTO CABEGGI

    As pessoas acham que a felicidade não é possível e por isso sofrem muito. Por não acreditarem que podem ser felizes, arrastam-se pela vida, sem viver tudo aquilo a que têm direito.

    Por: GILBERTO CABEGGIl Psicologia&Auto-Ajuda> Auto-Ajudal 12/09/2009 lAcessos: 792
    GILBERTO CABEGGI

    A verdade é que dinheiro não traz felicidade, nem infelicidade. Apenas produz naquele que o tem o efeito que ele mesmo procura.

    Por: GILBERTO CABEGGIl Psicologia&Auto-Ajuda> Auto-Ajudal 06/09/2009 lAcessos: 1,452
    GILBERTO CABEGGI

    A sociedade, a propaganda e até mesmo algumas religiões têm mostrado a felicidade como um bem de consumo, ao alcance do "cartão de crédito". Você concorda que somos bombardeados por isso e fica mais difícil enxergar a felicidade nos detalhes mínimos do dia-a-dia? Então, o que fazer?

    Por: GILBERTO CABEGGIl Psicologia&Auto-Ajuda> Auto-Ajudal 13/09/2009 lAcessos: 408
    GILBERTO CABEGGI

    O respeito com os outros começa com o respeito a si próprio. E vice-versa. A ordem não importa... Uma coisa implica na outra.

    Por: GILBERTO CABEGGIl Psicologia&Auto-Ajuda> Auto-Ajudal 16/08/2009 lAcessos: 838
    GILBERTO CABEGGI

    Em geral, as pessoas só têm olhos para as desgraças da vida - ou para as dificuldades da vida, que elas normalmente chamam de desgraças. E isso as afasta da felicidade.

    Por: GILBERTO CABEGGIl Psicologia&Auto-Ajuda> Auto-Ajudal 24/10/2009 lAcessos: 916 lComentário: 1
    GILBERTO CABEGGI

    Não sabemos tudo e, por isso, nem sempre estamos preparados para decidir conforme é preciso. Então, é importante lembrar que não estamos sós nessas decisões.

    Por: GILBERTO CABEGGIl Psicologia&Auto-Ajuda> Auto-Ajudal 14/08/2009 lAcessos: 912
    GILBERTO CABEGGI

    Não importa o que aconteça, nem o que o aborreça, não esmoreça. Trabalhe sempre na sua missão, certo de que tudo tem uma razão.

    Por: GILBERTO CABEGGIl Psicologia&Auto-Ajuda> Auto-Ajudal 15/07/2009 lAcessos: 2,047 lComentário: 1
    GILBERTO CABEGGI

    Existem pessoas que passam suas vidas acomodadas a uma situação desconfortável, insatisfatória, frustrante, e nada fazem para mudar isso. Simplesmente deixam de sonhar e passam a vegetar.

    Por: GILBERTO CABEGGIl Psicologia&Auto-Ajuda> Auto-Ajudal 19/07/2009 lAcessos: 2,515

    Todos já passamos por algum constrangimento na vida. Certamente a maioria de nós já ganhamos alguma apelido. Como encarar isso? Como reagir em face ao tão difundido bullying? Devemos saber como reagir nessas situações para ter uma vida mais feliz! Esse artigo falará como podemos fazer isso!

    Por: Josué Leal Moura Dantasl Psicologia&Auto-Ajuda> Auto-Ajudal 30/03/2015
    Paula Fernanda

    A armadilha da imagem ideal de beleza e como isso afeta a auto-estima e relacionamentos da mulher.

    Por: Paula Fernandal Psicologia&Auto-Ajuda> Auto-Ajudal 20/03/2015

    Fazer as pazes com o passado é uma forma de trazer para a sua vida presente novas situações que lhe mostrarão novos caminhos, novos padrões de pensamentos, novas perspectivas. Leia Mais: http://bit.ly/19wQZI1

    Por: Antonio Bregieirol Psicologia&Auto-Ajuda> Auto-Ajudal 19/03/2015 lAcessos: 13
    Germano Brandes

    Faço uma análise de nossos dirigentes, tanto do mundo formal como do informal. Quero dessa maneira alertar os jovens infantes que o mundo é uma armadilha e só quem consegue sobreviver não são os mais inteligentes, mas sim os mais os espertos que conseguem uma convivência pacífica com o "status quo".

    Por: Germano Brandesl Psicologia&Auto-Ajuda> Auto-Ajudal 18/03/2015 lAcessos: 35
    KIN HARVARD

    Esse texto é um verdadeiro TAPA NA CARA DO LEITOR. Prepare-se para odiar o autor. Mas tudo bem. ele sabe que a VERDADE realmente doi. Curar-se da ILUSÃO causa sofrimento... É como uma injeção que arde, mas cura. Mas você sempre tem a opção de continuar doente... E covarde como você é, isso não me surpreenderia...

    Por: KIN HARVARDl Psicologia&Auto-Ajuda> Auto-Ajudal 11/03/2015 lAcessos: 12
    Edjasto Ferreira

    A palavra superação tem origem no Latim SUPERATIO "ato de elevar-se,de passar por cima" a definição da palavra superação por si só já é grandiosa.Ato de elevar-se ou de passar por cima,elevar se sobre as intercorrências da vida ou passar por cima dos problemas.

    Por: Edjasto Ferreiral Psicologia&Auto-Ajuda> Auto-Ajudal 09/03/2015 lAcessos: 11
    Araceli Canova

    A mulher que ficou permanentemente marcada pelo câncer está usando suas habilidades na Dança do Ventre para ajudar outras pessoas que sofrem do mesmo mal em Bournemouth (cidade do condado de Dorset na Inglaterra).

    Por: Araceli Canoval Psicologia&Auto-Ajuda> Auto-Ajudal 09/03/2015 lAcessos: 11
    RONALDO VAZ

    Revelador! O escritor Ronaldo Vaz faz uma análise do processo de massificação por que passa a humanidade.

    Por: RONALDO VAZl Psicologia&Auto-Ajuda> Auto-Ajudal 07/03/2015
    GILBERTO CABEGGI

    As pessoas desistem de serem felizes porque têm medo de partir para uma nova vida, mesmo que estejam insatisfeitas com aquela que levam. Vivem como ratos assustados, acuados a um canto por sombras que imaginam serem de gatos. Não percebem que apenas um pouco mais de ousadia e vontade de lutar pela felicidade seria suficiente para mudar toda a sua história. E desistem de seus anseios porque já não acreditam mais na realização dos próprios sonhos.

    Por: GILBERTO CABEGGIl Relacionamentos> Amizadel 22/11/2013 lAcessos: 36
    GILBERTO CABEGGI

    A traição dói, frustra, torna a vida muito pesada. Superar uma traição nunca é fácil. Mas quem trai também sofre, apesar de muitas vezes acharmos que não. A verdade é que as pessoas traem nos relacionamentos de casal, nas amizades, nos negócios – colega trai colega, sócio trai sócio, empresa trai cliente, parceiro trai a empresa com quem trabalha, empresa trai o funcionário leal. O que você pensa de tudo isso?

    Por: GILBERTO CABEGGIl Psicologia&Auto-Ajudal 03/06/2011 lAcessos: 335
    GILBERTO CABEGGI

    Quem pode dar-se o direito de dizer "eu te amava, mas não te amo mais"? Com que autoridade pode dar-se o direito de diminuir dessa maneira o Amor?

    Por: GILBERTO CABEGGIl Psicologia&Auto-Ajuda> Psicoterapial 14/08/2010 lAcessos: 736 lComentário: 1
    GILBERTO CABEGGI

    O seu ponto fraco, a sua debilidade, aquilo que pode lhe parecer uma desgraça, pode também gerar forças gigantescas para as suas mudanças, para que possa seguir em busca de sua realização pessoal.

    Por: GILBERTO CABEGGIl Psicologia&Auto-Ajuda> Auto-Ajudal 04/07/2010 lAcessos: 1,076 lComentário: 2
    GILBERTO CABEGGI

    Sorte ou azar? Depende do que vem depois. Só o saberemos a partir do próximo movimento da vida. Assim como no jogo de xadrez, só saberemos se a nossa jogado foi boa depois que assistirmos à jogada do nosso oponente.

    Por: GILBERTO CABEGGIl Psicologia&Auto-Ajudal 23/12/2009 lAcessos: 192
    GILBERTO CABEGGI

    Focar nos obstáculos tira a sua alegria de viver e o desvia de seu caminho. Faz com que você patine no mesmo lugar, com medo de dar o próximo passo, e esgota as suas forças para sair do atoleiro.

    Por: GILBERTO CABEGGIl Religião & Esoterismo> Meditaçãol 23/12/2009 lAcessos: 155
    GILBERTO CABEGGI

    E segue seu curso na busca daquilo que tanto necessita, descobrindo forças que não sabia ter, mas com confiança naquilo que faz com amor.

    Por: GILBERTO CABEGGIl Religião & Esoterismo> Meditaçãol 24/10/2009 lAcessos: 216
    GILBERTO CABEGGI

    Em geral, as pessoas só têm olhos para as desgraças da vida - ou para as dificuldades da vida, que elas normalmente chamam de desgraças. E isso as afasta da felicidade.

    Por: GILBERTO CABEGGIl Psicologia&Auto-Ajuda> Auto-Ajudal 24/10/2009 lAcessos: 916 lComentário: 1
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast