Os melhores e mais rápidos carros eléctricos

15/09/2012 • Por • 124 Acessos

Tal como prometemos no último artigo onde falámos sobre como funcionam os carros eléctricos, hoje deixamos uma lista dos melhores e mais rápidos carros topo de gama e desportivos, movidos a electricidade.

Existe uma ideia pré-concebida que os carros eléctricos são normalmente lentos e pouco autónomos, mas não é bem assim. De seguida vamos lhe apresentar alguns modelos dos melhores e mais rápidos carros eléctricos do mercado. Vai ficar espantado com as velocidades, as performances e com a autonomia das baterias destes veículos eléctricos!

Shelby Aero EV - O carro eléctrico mais rápido do mundo

O carro eléctrico mais rápido do mundo - Shelby Aero EV

A mesma empresa que produziu o carro a gasolina mais rápido do mundo, o Shelby Aero, decidiu criar um irmão gémeo deste mesmo automóvel, mas numa versão eléctrica de elevada velocidade e performance, chamado Shelby Aero EV.

Os dois motores de indução de corrente alternada e refrigerados a água, conseguem produzir 1000 cavalos de potência e um binário de 1084 Nm, fazendo com que este super carro eléctrico consiga atingir 334 km/h de velocidade máxima e passar dos 0 aos 100 km/h nuns míseros 2,5 segundos!

As baterias de células de iões de lítio nanotecnológicas dão ao Shelby Aero EV uma autonomia que pode chegar aos 322 quilómetros, em velocidade moderada e demoram apenas 10 minutos a ser totalmente recarregadas.

eWolf e2 - Carro eléctrico super leve

 

O carro eléctrico super leve - eWolf e2

A empresa eWolf decidiu investir em materiais leves e tecnologicamente avançados, de forma a produzir um carro super leve e de grande desempenho, conseguindo criar um dos maiores carros eléctricos de topo, mas que pesa apenas 900 quilos. Estamos a falar do eWolf e2, um automóvel vanguardista e de linhas direitas.

A tracção integral é conseguida através dos quatro motores eléctricos acoplados em cada uma das suas rodas, fazendo com este veículo tenha um desempenho e estabilidade espectacular. Estes quatro motores fazem com que o eWolf e2 tenha uma potência máxima de 536 cavalos e um binário de 1000 Nm. Este carro de design futurista, consegue chegar aos 100 km/h em apenas 4 segundos e atinge uma velocidade máxima (limitada) de 250 km/h.

Tesla Roadster - O único veículo eléctrico desportivo

O desportivo eléctrico - Tesla Roadster

Tesla Roadster é o único desportivo eléctrico existente no mercado, criação da empresa Tesla Roadster, a única que nos dias de hoje fabrica e comercializa este potente carro eléctrico. As linhas muito similares às linhas da Lotus, mais especificamente do Lotus Elise, são resultado de uma participação activa por parte desta empresa, que ajudou no desenvolvimento do Tesla Roadster, o que fez também com que este veículo possa garantir uma condução segura e espectacular.

Constituído por apenas um único motor de indução de corrente alterna, refrigerado a ar e montado na parte central do veículo, transmite às rodas traseiras uma potência máxima de 288 cavalos, com um binário de 400 Nm. Como é um motor eléctrico necessita apenas de uma transmissão de uma velocidade, obtendo sempre a potência máxima do motor em qualquer velocidade. Apesar de ter uma velocidade máxima mais reduzida, de "apenas" 202 km/h, consegue percorrer quase 400 quilómetros sem ter a necessidade de qualquer recarga das baterias.

Com um preço a bater nos 100 mil euros, este desportivo está acoplado com uma bateria  de iões de lítio com 6831 células, controladas por um processador. O tempo de cada recarga das baterias é de 3,5 horas, um dos números mais altos de todos estes veículos, mas que pode ser recompensado pela grande autonomia deste desportivo.

Lightining-GT-super-carro-electrico

O estiloso britânico - Lightning GT

Fabricado apenas por encomenda, o Lightning GT é um desportivo e elegante automóvel eléctrico, muito ao estilo britânico. De linhas que fazem logo lembrar um Aston Martin, esta grande máquina tem um desempenho e uma performance irrepreensíveis!

Este veículo de 1550kg consegue atingir uma velocidade máxima de 209 km/h e chegar aos 100 km/h em menos de 5 segundos. Isto é conseguido graças aos quatro potentes motores magnéticos e sem escovas, distribuídos por cada uma das rodas, sendo a potência de cada um controlada a todo o instante por um microprocessador, optimizando ao máximo a tracção e o comportamento em estrada. Estes quatro motores fornecem uma potência de mais de 500 cavalos, atingindo um binário máximo de 1100 Nm.

Este super-carro pode ser adquirido por um preço base de 145 mil euros, dinheiro justificável pela carroçaria feita de alumínio, kevlar e fibra de carbono, que lhe proporcionam uma maior leveza e robustez.

As baterias usadas são do tipo Nanosafe de nanotitanato e demoram apenas 10 minutos a ser recarregadas, proporcionando uma autonomia de até 300 quilómetros!

> Não perca o artigo onde falamos sobre como funcionam os veículos eléctricos!

Qual o seu super-carro eléctrico de eleição? Conhecia algum destes carros e alguma vez pensou que seriam tão potentes e de tão grande autonomia? Surpreendente, não é mesmo?

Perfil do Autor

Ricardo Miguel

Chamo-me Ricardo Miguel e adoro a internet, aprender e partilhar conhecimento. Moro em Lisboa, Portugal e nasci em 1976. Quem quiser me...