Depilar é preciso

Publicado em: 03/06/2012 |Comentário: 0 | Acessos: 118 |

Depilar é preciso, mas às vezes os pêlos são substituídos por manchas, espinhas ou irritações na pele. Para evitar o problema, é necessário escolher o método certo de depilação e aplicá-lo corretamente. Os prós e contras das várias opções e as dúvidas mais freqüentes sobre o tema foram respondidas aqui por médicos, esteticistas e fabricantes de produtos para depilação. 

Por Tatiana Bonumá

Dúvidas mais freqüentes 

rep_depilacao_a.jpg

A depilação pode engrossar ou afinar o pêlo?
Os métodos que eliminam o pêlo pela raiz, como as ceras depilatórias, quando repetidos muitas vezes, podem afinar o pêlo ou provocar falhas na região depilada. Mas basta usar uma ou duas vezes uma técnica de depilação superficial, que corte o fio rente à pele, como as lâminas, para engrossá-lo novamente. 

Por que depois da depilação aparecem espinhas na pele?
Esses sinais que surgem na pele têm aparência de espinhas mas na verdade são foliculites, inflamações na saída do pêlo (folículo). Sua principal causa são os pêlos encravados, que não conseguem romper a pele, causando inflamação.

Como livrar-se das foliculites?
É indicada a aplicação de um antiinflamatório, como Nebacetim, duas vezes ao dia. Em casos mais graves, sempre sob orientação médica, deve-se aplicar cremes com antibióticos. Quando nenhuma dessas medidas funciona, receitam-se antibióticos por via oral.

Foliculites podem se transformar em cistos? 

Não. A formação de cistos é causada por alterações no funcionamento das glândulas e não está relacionada com a depilação. 

A depilação pode deixar manchas na pele?
Sim. Toda vez que ocorre uma infecção na pele, há uma maior produção de pigmentos no local. É uma resposta natural do corpo. Essa mancha pode surgir quando há pêlo encravado ou foliculite e a região é manipulada. Isso traumatiza a pele e estimula seu escurecimento. 

Como eliminar essas manchas?
O mais indicado é o uso de cremes clareadores, à base de hidroquinona e/ou ácido kógico, receitados pelo dermatologista. Também é importante evitar o sol no local da mancha. Em casos mais graves o médico pode recomendar o peeling, que provoca uma renovação da pele e elimina os sinais. 

Existem mulheres com mais tendência a esses sinais?
Sim. As mulheres de pele morena têm maior capacidade de pigmentação, o que aumenta a tendência para manchas. Gestantes também devem tomar cuidados redobrados. 

Como preparar a pele para a depilação? 
Na véspera, deve-se esfoliar a pele e não aplicar cremes pesados ou óleos no corpo. No dia, o ideal é fazer a depilação depois do banho, com a pele limpa e livre de produtos que contenham álcool. Esses cuidados evitam infecções e o aparecimento de pêlos encravados.

Como cuidar da pele depois da depilação?
Ela deve ser higienizada com água e sabonete neutro. Em seguida aplica-se um hidratante suave ou gel à base de calêndula ou camomila para amenizar irritações. Se a intenção é se prevenir contra pêlos encravados, o uso de gel com azuleno é a melhor opção. Estão proibidos talco, antiinflamatórios, álcool, perfumes ou cremes pesados logo depois do procedimento. Além de desnecessários, esses produtos agridem a pele e podem estimular o aparecimento de pêlos encravados ou pequenos machucados no local aplicado.

Qual a melhor técnica para evitar pêlos encravados? 
A lâmina de barbear não costuma provocar esse problema. Como o método não arranca o pêlo pela raiz, não prejudica seu crescimento. 

Passar desodorante nas axilas logo depois da depilação pode irritar a pele? 
Sim. As substâncias químicas e o álcool presentes no desodorante agridem a pele que está sensível. O ideal é deixar a região sem nenhum cosmético por 12 horas. 

Por que é mais dolorido depilar no período pré-menstrual e durante a menstruação?
Nessas fases, as alterações hormonais deixam o corpo da mulher mais fragilizado. A depilação passa a ser um estímulo agressivo e doloroso. 

Por que algumas mulheres sentem mais dor ao depilar a pele durante o inverno?

Nos dias frios, involuntariamente, contraímos a musculatura, que fica mais tensa e sensível. Com isso, o ato de puxar a pele torna-se mais doloroso e traumático para o corpo. 

A eletrólise é um método eficiente?
O resultado é positivo, mas o método é dolorido e lento. Para que 40% a 60% dos pêlos sejam eliminados definitivamente, as sessões devem ser feitas durante cerca de dois anos. Esse tipo de depilação é feito com agulhas ou pinças que destroem a raiz do pêlo com pequenas descargas elétricas.

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 0 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/beleza-artigos/depilar-e-preciso-5955283.html

    Palavras-chave do artigo:

    depilacao

    Comentar sobre o artigo

    Alguém já viu algum homem passando por tamanha dor só para ficar bonitinho para a sua mulher? Pois é, nem eu. Assim, dá até para entender as feministas de plantão. Afinal, se os homens podem ser peludos, por que é que as mulheres têm que se preocupar em depilar a virilha? É fácil jogar lenha nessa fogueira, mas a verdade é que até mesmo para a mulher em si é desagradável estar peluda demais.

    Por: Instituto Depilaçãol Belezal 27/09/2011 lAcessos: 183
    Alfred Manch

    Depilação a laser machuca? Mas a boa notícia é que essa dor é como uma pequena picada que não vai durar nem por um dia. Pode ser um pouco doloroso, mas como diz o clichê popular - sem dor, sem ganho (no pain, no gain)!

    Por: Alfred Manchl Beleza> Cirurgia Plástical 01/02/2012 lAcessos: 105

    Depilação a Laser, também conhecida como Depilação a Laser Definitiva e Depilação a Laser Permanente tornou-se um dos procedimentos estéticos mais populares no mundo hoje. Mostramos neste artigo alguns conceitos básicos sobre Depilação a Laser que implementamos na medicina moderna.

    Por: RICARDO KACOWICZl Saúde e Bem Estar> Medicinal 15/08/2010 lAcessos: 1,014
    Alfred Manch

    Um dos fatores mais importantes quando uma pessoa está pensando em fazer uma depilação a laser é a escolha da clínica certa. Faça sua pesquisa inicial para encontrar a melhor clinica para fazer a depilação a laser antes de finalizar sua decisão para evitar arrependimentos no futuro.

    Por: Alfred Manchl Beleza> Cirurgia Plástical 01/02/2012 lAcessos: 164
    Ricardo Miguel

    Descubra como fazer cera caseira para depilação menos dolorosa e bem mais económica. Saiba quais são os ingredientes, como a preparar e ainda como aplicar.

    Por: Ricardo Miguell Belezal 11/12/2013 lAcessos: 45

    Tratamento de depilação definitiva progressiva a laser que remove pelos em diversas regiões a serem tratadas em mulheres e homens pela Biomedicina Estética.

    Por: Dra. Ana Carolina Pugal Belezal 30/10/2009 lAcessos: 1,172

    Os pêlos são desde sempre indesejáveis. Apesar de os cuidados de beleza merecerem cada vez mais atenção por parte das mulheres, este é um problema que também já começa a preocupar os homens.

    Por: Ruil Belezal 11/01/2011 lAcessos: 234

    O desejo de ter uma pele lisinha sem os pêlos indesejáveis leva as mulheres a um dilema: depilar com cera, lâmina ou depilador elétrico? Cada método tem suas vantagens e desvantagens. Descubra as vantagens dos depiladores elétricos.

    Por: Felipe Ferreiral Tecnologia> Tecnologiasl 21/07/2010 lAcessos: 565

    Aprovado pela Academia Internacional de Dermatologia Cosmética, o lançamento faz a remoção dos pelos mais curtos de maneira prática e confortável

    Por: Bruno Maruganl Beleza> Cosméticosl 14/08/2014

    Depile Studio: Depilação na Barra da Tijuca e Copacabana. Depilação, Estética Facial, Fisioterapia Estética, Manicure, Acupuntura em Estética, Facial, Clareamento, Acupuntura, Clareamento, Eletrólise, Extensão de Cílios fio a fio, Galvanopuntura, Hidratação com Fibras de Seda, Lifting Facial, Limpeza de Pele Básica, Limpeza de Pele Completa, Máscara de Argila, Máscara de Chocolate, Massagem Facial, Micropigmentação, Peeling Facial.

    Por: Denis Eustáquiol Saúde e Bem Estarl 17/04/2009 lAcessos: 683
    Fernanda Th. C. Schneider

    Querendo queimar gordura da barriga para se preparar para o verão e parecer bem nas roupas da estação? Vai precisar suar a camiseta! Mas não é só isso. Descubra como combinar o gasto de calorias com uma alimentação saudável e com o aumento do metabolismo.

    Por: Fernanda Th. C. Schneiderl Belezal 23/10/2014
    Janaína Nogueira

    Quando falamos em tratamentos estéticos durante o inverno surgem diversas dúvidas relacionadas ao assunto. Os mitos e verdade dos tratamentos estéticos durante o inverno são frequentes quando a estação começa a se aproximar, sejam nos grupos sociais, na internet ou no dia a dia as pessoas irão se deparar com comentários sobre esse assunto.

    Por: Janaína Nogueiral Belezal 01/09/2014
    Janaína Nogueira

    A ritidoplastia é conhecida como um procedimento cirúrgico com o objetivo de trazer o rejuvenescimento da face, onde são retiradas as peles encontradas em excesso (pálpebras, pescoço, etc.) sem modificar a expressão ou seus traços.

    Por: Janaína Nogueiral Belezal 29/08/2014
    Adriano

    Estamos em pleno inverno, e essa é a estação ideal para quem quer fazer algum tratamento de pele, preparando-a para estar mais radiante quando o verão chegar.

    Por: Adrianol Belezal 20/08/2014

    Sem dúvidas hoje vivemos um boom da cirurgia e dos tratamentos estéticos em nosso país, o Brasil já faz alguns anos lidera a lista de países onde os tratamentos estéticos e a cirurgias tem o maior numero de adeptos. O culto ao corpo em nosso país sem dúvida é uma característica cultural mundialmente reconhecida.

    Por: Bruno Souzal Belezal 06/08/2014

    Agora você pode ter uma boca de Angelina Jolie ou daquelas artistas q tem um bocão sabe???!E como poder da maquiagem você pode conseguir esse resultado.Darei dicas para vocês arrasarem no bocão:

    Por: daayl Belezal 30/05/2014 lAcessos: 32
    Adriano

    Há muitas maneiras de conseguir uma pele macia como bebê e essas dicas para a pele suave pode ajudar você a alcançar uma pele brilhante e saudável.

    Por: Adrianol Belezal 22/05/2014

    Para ter o rosto limpinho uma pele viçosa e macia, agradável ao toque, livre de manchas e rugas, é fundamental adotar alguns cuidados básicos, se quisermos estar sempre com aparência jovem, não devemos descuidar desta parte tão importante do nosso corpo, pois o rosto é um verdadeiro

    Por: Celia Britol Belezal 20/05/2014 lAcessos: 16
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast