A origem do Pássaro João de barro

Publicado em: 09/09/2010 |Comentário: 0 | Acessos: 2,386 |


ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL SEVERIANO NEVES.

PESQUISA SOBRE O JOÃO DE BARRO O PÁSSARO>
E TRABALHO FEITOS POR ALUNOS DO [6º AO 9º]

O João-de-barro ou forneiro (Furnarius rufas) é uma ave Passeriforme
da família Furiosidade. É conhecido por seu característico ninho de


barro em forma de forno (característica compartilhada com muitas
espécies dessa família). É a ave símbolo da Argentina, onde é chamado de hornero ("Ave de la Pátria" - desde 1928).
Possui o dorso inteiramente marro avermelhado (por isso o epíteto
específico rufas).
Apresenta uma suave sobrancelha, formada por penas mais claras, em
leve contraste com o restante da plumagem da cabeça. Rêmiges primárias (penas de voo, nas asas) negrada, visíveis em voo,
com as asas abertas.
Ventral mente é de coloração clara (alguns indivíduos podem possuir o
peito, flancos e barriga amarronzados, semelhante ao dorso), sendo o queixo e pescoço brancos. Exceptua-se a cauda, que é avermelhada tanto
dorsal quanto ventral mente.
Alimentação.
O pássaro, revirando as folhas, busca cupins, formigas ou iças no solo
ou sob troncos caídos. Alimenta-se também de outros invertebrados,
como minhocas e possivelmente moluscos. Aproveita restos alimentares
humanos, como pedaços de pão. Reprodução
Constrói seu ninho de barro em forma de forno, misturando palha e
esterco seco com barro úmido. Instala seu ninho desde sobre árvores até postes de electricidade. Ele pode ser ocupado por outros pássaros -
como o Canário-da-terra-brasileiro- ou até mamíferos e inserto. Não
utiliza o mesmo ninho por duas estações seguidas, parecendo realizar
um rodízio entre dois a três ninhos, reparando ninhos velhos
semi-destruídos. Quando não há mais espaço para a construção de novos
ninhos, o pássaro o constrói em cima ou ao lado do velho.
Ninho em Bertioga.
Em locais urbanizados, quando faltam suportes adequados, o
João-de-barro faz seu ninho até no peitoril de janelas. Neste caso ele
escolhe o encontro entre a janela e a parede, assim como ele escolhe
encontro de galhos quando faz ninho em árvores. As janelas devem estar
em locais altos e de difícil acesso. Em locais descampados, com pouca ou nenhuma árvore alta, e como medida de protecção à espécie,
recomenda-se erguer postes altos dotados de travessas horizontais.
Estes serão usados para sua nidificação. - Ocultar texto das mensagens anteriores - Hábitos.
O casal canta em dueto nos arredores do ninho em postura altiva e
tremulando as asas, com um canto extremamente estridente.

Avaliar artigo
5
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 11 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/biologia-artigos/a-origem-do-passaro-joao-de-barro-3231817.html

    Palavras-chave do artigo:

    passaro joao de barro

    Comentar sobre o artigo

    Análise crítica da obra de Celeida Tostes pelo crítico Vicente de Percia e sinalização da sua trajetória como artista plástica. Percia como um dos idealizadores e júri da I Bienal Mundial do Barro que teve origem em Carracas, Venezuela. A ceramista brasileira Celeida Tostes foi a convidada viva dessa grande Mostra e a artista homenageada falecida Ana Medieta de Cuba. Esse ensaio crítico e segundo a crítica Maria João Machado fundamental para o conhecimento e compreensão da obra da artista.

    Por: vicente de percial Arte& Entretenimento> Artel 06/09/2014 lAcessos: 11

    Análise da obra da artista plástica Celeida Tostes

    Por: vicente de percial Literatural 26/06/2010 lAcessos: 536 lComentário: 1

    Será que os animais também possuem um Espírito? Se tiverem serão como os homens? Para onde eles vão quando desencarnarem e por que sofrem?

    Por: Henrique Pompilio de Araújol Religião & Esoterismo> Religiãol 12/09/2009 lAcessos: 2,084

    O Ser Humano e o descaso com a natureza. O desmatamento, as queimadas, a destruição dos Santuários Ecológicos, a seca dos manancias, as mudanças climáticas eo futuro da humanidade.

    Por: Reinaldo Lamenzal Literatural 06/09/2010 lAcessos: 66

    A diferença entre o racional e o irracional baseado naquilo que aprendemos, mas que na prática descobrimos que um ser é irracional dependendo do ponto de vista de cada um. Como Médico Veterinário a 33 anos clinicando e convivendo com estes seres que fazem parte do nosso cotidiano, aprendi muito com eles. Num mundo conturbado e com tantas violências, cada vez mais nos aproximamos deles.

    Por: Reinaldo Lamenzal Literatural 19/07/2010 lAcessos: 137

    (Sicalis flaveola brasiliense), diferentemente do canário, é originário da América do Sul. É encontrado na Colombia, Equador, Venezuela, Peru, Brasil e Argentina. No Brasil, podemos o encontrar no Maranhão, Piauí, Ceará, Pernambuco, Bahia, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São paulo, Paraná e Minas Gerais. Os filhotes são da cor cinzenta ou parda , independente do sexo.

    Por: Rogerio Cabral Silval Ciências> Biologial 06/08/2008 lAcessos: 12,826

    Biografia completa do escritor. Avô, mesmo que a gente morra, é melhor morrer de repetição na mão, brigando com o coronel, que morrer em cima da terra, debaixo de relho, sem reagir. Mesmo que seja pra morrer nós deve dividir essas terras, tomar elas para gente. Mesmo que seja um dia só que a gente tenha elas, paga a pena de morrer".

    Por: floracyl Literatura> Poesial 04/06/2010 lAcessos: 344
    Romulo José Ferraz

    Esta é uma história verídica de uma família que veio de Mina Gerais para uma aventura no Rio Arinos (Porto dos Gauchos)norte de Mato Grosso com finalidade de criar rais. Isso foi num passado distânte ainda na década de 50 em que foram a oitava família a chegar numa abertura na beira do Rio Arinos sendo que o vizinho mais próximo estava a 500 quilômetros ao sul

    Por: Romulo José Ferrazl Literatural 27/05/2009 lAcessos: 2,248 lComentário: 7

    Para dormir deitávamos em tarimbas armadas a um metro do chão, para se evitar as cobras, que não eram poucas no lugar. A luz era de candeeiro. O sono que para todos chegava cedo era sadio e tranquilo com a ajuda extremada do silêncio, somente rompido vez por outra por cantar de grilos ou o silvar das cobras. .....Eu vibrava os lábios, imitando o ronco dos motores, a conduzir o meu carrinho de carretéis por trilhos que ia moldando no chão duro do rancho.

    Por: Assis Rondônial Literatura> Crônicasl 17/04/2011 lAcessos: 59 lComentário: 1

    O presente artigo tem por objetivo determinar a prevalência de dislipidemia em adultos de faixa etária de 20 a 49 anos, de ambos os sexos, da demanda laboratorial de Teixeira de Freitas, Bahia, Brasil. Casuísticas procedentes de amostras de 30% dos laboratórios não hospitalares da cidade, num total de 286 amostras por ano, em 2009 e 2010. Para a determinação das dislipidemias, consideraram-se os valores da IV Diretriz Brasileira sobre Dislipidemias (DBD).

    Por: Gilvan Ferreira Moreiral Ciências> Biologial 15/10/2014

    O presente trabalho procura tratar sobre as restingas brasileiras, destacando o seu conceito e suas características gerais, assim como identificar os estudos realizados sobre levantamentos de fauna e flora endêmicas e em extinção na Faixa litorânea no Estado da Bahia. Este estudo foi realizado através do levantamento de dados encontrados na literatura já existente.

    Por: Gilvan Ferreira Moreiral Ciências> Biologial 15/10/2014 lAcessos: 12

    Este artigo teve como objetivo avaliar a importância da atividade pesqueira e da conservação ambiental para a comunidade de pescadores do Prado (BA). Para o levantamento de dados foram realizadas entrevistas com os pescadores da mesma. Foram entrevistados 11 pescadores, todos do sexo masculino.

    Por: Gilvan Ferreira Moreiral Ciências> Biologial 15/10/2014 lAcessos: 11
    José Bittencourt da Silva

    O presente artigo objetiva expor e descrever um fenômeno natural chamado de pirakaú, o qual pode ser observado entre os meses de janeiro, fevereiro e março de cada ano no rio que banha a comunidade Joana Peres localizada no território da Reserva Extrativista Ipaú- Anilzinho, município de Baião, estado do Pará. O texto resulta de pesquisa de campo do tipo qualitativa, com pressupostos epistemológicos e metodológicos próprios das correntes etnográfica e fenomenológica.

    Por: José Bittencourt da Silval Ciências> Biologial 01/10/2014 lAcessos: 14

    As moscas das frutas são moscas de espécie Ceratitis capitata (Wied, 1824) ou Anastrepha spp. As fêmeas colocam seus ovos nos frutos, os quais têm formato parecido com uma banana e coloração amarelada. Dos ovos eclodem larvas que se alimentam da polpa do café, prejudicando o sabor e a qualidade da bebida.

    Por: niviol Ciências> Biologial 23/09/2014 lAcessos: 12

    A substância H2O conhecida como água, líquida, incolor, insípida e inodora, é simples só que essencial para todos os seres vivos sobreviverem, é o elemento mais importante para a vida

    Por: adminl Ciências> Biologial 12/09/2014
    Benedicto Ismael Camargo Dutra

    O espírito ganha um corpo equipado com os cérebros. Estudos demonstram que é durante a primeira infância que o cérebro frontal desenvolve a maioria das ligações entre os neurônios. Até os três anos de idade, as cerca de 100 bilhões de células cerebrais com as quais uma criança nasce desenvolvem um quatrilhão de ligações.

    Por: Benedicto Ismael Camargo Dutral Ciências> Biologial 08/09/2014 lAcessos: 31
    Hamilton Felix Nobrega

    Métodos de análise servem para fornecer dados analíticos de alta qualidade que sejam confiáveis e adequados. Podem ser de dois tipos: métodos convencionais e métodos instrumentais.

    Por: Hamilton Felix Nobregal Ciências> Biologial 03/09/2014 lAcessos: 33
    Ivan Dionizio: Sociologo.

    Ministério da Previdência e Assistência Social, ao Ministério do Trabalho e Emprego e à Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República, recebi apoio traduzido na inserção de manifestações oficiais dos titulares das respectivas pastas: Ou seja, os Ministros. Então optei por dividir a difícil tarefa de decidir por uma ou por outra com os nossos autores, na esperança de chegar a um consenso ou, no mínimo, a uma maioria. E ficamos surpresos com um resultado que dividiu em três.

    Por: Ivan Dionizio: Sociologo.l Educação> Ensino Superiorl 28/02/2014 lAcessos: 61
    Ivan Dionizio: Sociologo.

    Para melhor assistir as crianças quanto à atenção básica de saúde e, com isso, visa a reduzir as taxas de mortalidade infantil. O estudo foi de natureza descritivo - exploratória, no Município de Cuiabá - MT, entre os Enfermeiros do Programa Saúde da Família, objetivo foi supervisionar as crianças e as mães que faz uso nos PSF do nosso Município de Cuiabá - MT.

    Por: Ivan Dionizio: Sociologo.l Educação> Ensino Superiorl 13/01/2013 lAcessos: 55
    Ivan Dionizio: Sociologo.

    Tribunal de Contas e Ministério Público, também faz com que haja um maior controle das contas públicas para que pratiquem com maior intensidade o principio da transparência, e com isso, o cidadão possam também fiscalizar a aplicação dos recursos. O fato dos recursos públicos serem de origem coletiva e a necessidade de suprir ao bem comum, além da obrigação de atender o interesse da população, criam a necessidade de uma permanente avaliação dos resultados obtidos.

    Por: Ivan Dionizio: Sociologo.l Saúde e Bem Estar> Medicinal 08/03/2012 lAcessos: 620
    Ivan Dionizio: Sociologo.

    Considerando a escola responsável por grande parte da formação do ser humano, o trabalho do Psicopedagogo na instituição escolar tem um caráter preventivo no sentido de procurar criar competências e habilidades para solução dos problemas. Com esta finalidade e em decorrência do grande número de crianças com dificuldades de aprendizagem e de outros desafios que englobam a família e a escola, a intervenção psicopedagogico ganha atualmente espaço nas instituições de ensino e empresariais.

    Por: Ivan Dionizio: Sociologo.l Educação> Ensino Superiorl 13/02/2012 lAcessos: 2,962
    Ivan Dionizio: Sociologo.

    É preciso romper a rotina gerencial consumida na lógica imediatista, de atendimento de demanda espontânea, de se tentar resolver uma quantidade infindável de problemas emergenciais, sem avaliar prioridades. É preciso trabalhar com planejamento, metas definidas, com acompanhamento e avaliação sistemática das ações desenvolvidas

    Por: Ivan Dionizio: Sociologo.l Saúde e Bem Estar> Medicinal 29/09/2011 lAcessos: 599
    Ivan Dionizio: Sociologo.

    Muitas pessoas confundem inteligência com estudo, porém há pessoas sem estudo que são muito inteligentes, mas não tiveram a oportunidade de desenvolver-se no campo acadêmico, e pessoas com estudo que não são tão inteligentes assim, mas que tiveram acesso a uma boa base educacional.

    Por: Ivan Dionizio: Sociologo.l Educação> Ensino Superiorl 20/07/2011 lAcessos: 211 lComentário: 1
    Ivan Dionizio: Sociologo.

    A literatura sobre as dificuldades de aprendizagem se caracteriza por um conjunto desestruturado de argumentos contraditórios. Apesar do conceito de dificuldades de aprendizagem apresentar diversas definições e ainda ser um pouco ambíguo, é necessário que tentemos determinar à que fazemos referência com tal expressão ou etiqueta diagnóstica, de modo que se possa reduzir a confusão com outros termos tais como "necessidades educativas especiais", "inadaptações por déficit socioambiental" etc.,.

    Por: Ivan Dionizio: Sociologo.l Educação> Ensino Superiorl 26/12/2010 lAcessos: 920 lComentário: 1
    Ivan Dionizio: Sociologo.

    Com as queimadas descontroladas; como fica a biodiversidade. E o os nossos filhos e netos como fica.? e o que vão dizer é melhor pensar porque o tempo já esgotou.

    Por: Ivan Dionizio: Sociologo.l Educação> Educação Infantill 25/09/2010 lAcessos: 426
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast