Doenças e pragas Codornas

Publicado em: 04/06/2010 |Comentário: 10 | Acessos: 10,809 |

mountezuma.jpg

Aves bem alimentadas e com um manejo correto são mais resistentes às doenças e a melhor prevenção é feita através de vacinas, embora para algumas doenças das aves não existam vacinas, ou apesar de existirem, tornam-se inviáveis para o pequeno produtor, pois só são vendidas pelos fabricantes em grande quantidade e após serem abertas não podem ser guardadas e reaproveitadas (como por exemplo, a vacina contra a doença de Marek que

<!--more-->

só é vendida em embalagens de 500 a 1000 doses, e por ser seco- liofilizada e mantida a 100°c em bujões de nitrogênio líquido ). São várias as doenças que atacam as aves, a maioria são doenças respiratórias.

Aspergilose é uma infecção que ataca as aves, sendo provocada por fungos. Causa alterações no aparelho respiratório ( ronqueira ), perda de apetite, enrijecimento das articulações e paralisia, diarréia, apatia, queda na produção. Confunde-se com a coriza e a bronquite infecciosa. Não há vacina, o tratamento é feito com antibióticos e pulverização periódica dos viveiros com fungicidas. A ingestão de alimentos mofados induz a formação de focos.

Bouba Aviária também conhecida como varíola Aviária, é causada por vírus, formando nódulos escuros na pele em volta dos olhos, bico, crista e barbelas. As aves apresentam dispnéia e cabeça arroxeada. Quando as aves aparecem doentes devem ser isoladas. Quando os nódulos são retirados a pele sangra e deve-se aplicar iodo glicerinado e as aves devem ser tratadas com antibióticos. A vacina é indispensável para evitar a doença, deve ser aplicada nas aves de 1 a 5 dias de idade, na membrana da asa ou na coxa após a retirada das penas.

Bronquite Infecciosa é uma doença respiratória causada por vírus, altamente contagiosa. As aves apresentam tosse, espirros e dispnéia, as lesões acontecem principalmente nos pulmões e as aves apresentam catarro. A produção cai e o apetite diminui, as aves ficam prostradas. O uso de antibióticos combate a infecção, boa alimentação, água de boa qualidade e instalações desinfetadas são indispensáveis. A vacinação é feita entre 6 e 16 semanas de idade.

Coccidiose provoca a queda na produção e o atraso no crescimento. Doença parasitária do trato intestinal é transmitida através de fezes, camas úmidas e água suja. O calor e a umidade favorecem o aparecimento da doença. As aves tornam-se apáticas, perdem o apetite, palidez, as fezes apresentam-se aquosas e/ou em forma de muco viscoso sanguinolento, pois a doença provoca severa inflamação da mucosa intestinal. A desinfecção das instalações é o melhor meio de prevenção, devendo ser observadas as práticas de manejo, uso de cama limpa, limpeza e desinfecção de comedouros e bebedouros e boa alimentação.

Cólera também conhecida como Pasteurelose Aviária, é um germe, apresenta sintomas de febre e sede intensa, respiração ofegante, sonolência e diarréia, havendo também a eliminação de secreção com mau cheiro pelas fossas nasais, perda de peso, articulações inchadas e enrijecida, catarro na garganta, apatia. Algumas vezes apresentam inchaço junto aos olhos e cianose de cristas e barbelas. As aves sãs devem ser afastadas do local contaminado por 40 dias ( quarentena o isolamento das aves doentes é importante, o tratamento é feito com antibióticos específicos e todas as instalações devem ser devidamente desinfetadas e desocupadas por no mínimo 30 dias. O frio e a umidade, vento, manejo incorreto, água contaminada com fezes e alimentos mofados são fontes de contaminação. • Coriza é a mais conhecida e é comum designar todas as doenças caracterizadas por secreção nos olhos e dos orifícios nasais como coriza. É um germe hemofílico freqüente em lugares com umidade, correntes de ar e sem abrigos para as aves. Provoca um corrimento nos olhos (lacrimejamento) e nas narinas, essa secreção aumenta, se torna viscosa e provoca o inchaço da cabeça, podendo atingir os olhos, chegando a cegar a ave, há diminuição da postura e emagrecimento. É necessário o tratamento com antibióticos, o isolamento das aves contaminadas e a desinfecção de todos os viveiros, pois a doença é altamente contagiosa e pode provocar a morte das aves se não forem medicadas prontamente. Boa alimentação e higiene rigorosa são importantes.

Doença de Marek é uma doença causada por vírus também conhecida como Paralisia das Aves, causa tumores nos nervos, nos rins, baço, fígado, intestinos, coração e músculos. Os sintomas variam de acordo com a localização dos tumores. Podem ocorrer diarréias, as aves ficam ofegantes, podem aparecer tumores sob a pele, afeta o sistema nervoso central das aves. O crescimento, a reprodução sofrem decréscimo devido à doença. As aves doentes são agredidas pelas aves sadias e mostram lesões de bicagem. Severa limpeza e desinfecção, isolamento das aves doentes são muito importantes. A vacinação deve ser realizada em pintos de 1 dia de idade e aplicada no dorso do pescoço. • Estafilococose é uma infecção provocada por bactérias, as aves perdem o apetite, ficam prostradas, febris, com diarréia fétida e dificuldade de locomoção, apresentam artrite e edema na planta dos pés, podem apresentar diarréia e pus amarelado nas articulações. O tratamento é feito com antibióticos.

• Laringotraqueite Infecciosa é uma doença infecto-contagiosa provocada por vírus. Normalmente a doença aparece nas estações frias, provoca dispnéia, descoloração da crista, cabeça e barbelas, tosse, diminuição do apetite, queda de produção, lesões nos olhos e dificuldade respiratória. O uso de antibióticos é o tratamento indicado.

• Leucose Linfóide é uma doença provocada por vírus, causa a formação de tumores em vários órgãos, principalmente baço e fígado, provocando hipertrofia dos mesmos provoca deformações ósseas e inchações dos membros, daí o nome popular de "perna grossa". O tratamento é feito com antibióticos.

• Newcastle é causada por um vírus e também é muito contagiosa. Os primeiros sintomas consistem em queda do consumo de alimentos, bronquite com tosse e espirros, as aves perdem o equilíbrio, andam em círculos, entortam o pescoço e tem diarréia esverdeada, desidratação e podem chegar á morte se não forem atendidas rapidamente pelo veterinário. As aves doentes devem ser isoladas, os viveiros desinfetados rigorosamente assim como todos os bebedouros e comedouros. A vacinação é feita via nasal ou ocular, mas também pode ser feita via muscular, no peito ou na coxa.

• Pulorose também chamada "Diarréia Branca" é uma infecção causada por Salmonela. Causa problemas na reprodução, fertilidade, atraso de crescimento e queda de produção. Há sonolência, apatia, diarréia amarelada, asas pendentes e as fezes se acumulam em torno do ânus, há dispnéia, palidez da crista. O tratamento é feito com antibióticos e sulfa desinfecção rigorosa e separação das aves sãs das contaminadas é importante.

• Tifo Aviário é provocada por Salmonela, provoca palidez da crista, apatia, penas arrepiadas, diarréia amarelo-esverdeada e artrites, febre, sede intensa. O tratamento é feito com algumas sulfas e antibióticos específicos. A doença aparece normalmente por práticas anti-higiênicas e mau manejo.

fonte: www.codorna.org

Avaliar artigo
4
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 5 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/biologia-artigos/doencas-e-pragas-codornas-2542488.html

    Palavras-chave do artigo:

    doencas das aves

    ,

    doencas da codornas

    ,

    tratamento para aves

    Comentar sobre o artigo

    A Análise do Ciclo de Vida de um determinado produto consiste no estudo completo dos impactos gerados em todo o ciclo de vida, desde sua confecção até seu destino final, constituindo em uma importante ferramenta a favor do consumidor e , em especial, do ambiente.

    Por: André Luís Culau Rochal Ciências> Biologial 20/01/2015 lAcessos: 16
    Barbara Aline F. Assunção

    Movimentos criados por ambientalistas como a Conferência sobre o Meio Ambiente em Estolcomo na Suécia em 1972 e a criação do Greenpeace no Canadá tem despertado uma maior conscientização da sociedade quanto à necessidade de adoção de práticas voltadas para as questões ambientais.

    Por: Barbara Aline F. Assunçãol Ciências> Biologial 20/01/2015

    O artigo demonstra a importância das Florestas Tropicais,especialmente a Amazônia, sua biodiversidade e as relações existentes entre a fauna e a flora, e as consequências da degradação que a floresta sofre.

    Por: André Luís Culau Rochal Ciências> Biologial 12/01/2015 lAcessos: 19
    William Jeremias

    Nesse texto eu faço constatações empíricas e especulações sobre o mamoeiro, também conhecido como pé de mamão.

    Por: William Jeremiasl Ciências> Biologial 10/01/2015 lAcessos: 14

    A Ressurreição de JESUS, afirmou o Sentido da Vida Eterna. Uma semente cai na terra e também ressuscita, vindo a ser uma árvore, por quê? Porque a Vida não cessa. É um contínuo ir e vir no caminho da ascensão.

    Por: ADRASTIA ABNARAl Ciências> Biologial 19/12/2014 lAcessos: 23

    Não se mate, pois bilhões de células em perfeita atividade sofrerão com o abalo do corpo tombado antes do tempo determinado pela LEI DE DEUS.

    Por: ADRASTIA ABNARAl Ciências> Biologial 09/12/2014

    As verminoses em cães podem ocasionar anemias, diarréias e mortes em neonatos. Além disto, podem ocasionar zoonoses quando os animais parasitados mantêm um convívio direto com o ser humano. Na pesquisa realizada foram analisadas fezes de cães filhotes com até 6 meses sem ter feito o uso de vermífugos, que vivem em ambiente doméstico na cidade de Salvador, BA. As fezes foram analisadas pela técnica de flutuação e sedimentação, foram encontrados ovos de Toxocara spp. e Ancylostoma spp.

    Por: Pamela Botelho Pinheirol Ciências> Biologial 02/12/2014 lAcessos: 26
    JORGE FLOQUET

    A convivência dos avós com os seus netos é uma terapia e muito pouco sinalizada pelas referências bibliográficas médicas, é uma das mais surpreendentes formas de revigoramento do fluido vital dos avós. Observem que à proporção que os netos estão crescendo e se distanciando dos seus avós esses tendem a perder o seu vigor físico. Não se trata de uma relação direta com a idade e sim uma consequência deste afastamento.É fato!

    Por: JORGE FLOQUETl Ciências> Biologial 17/11/2014 lAcessos: 14

    Hoje todos nós passamos por certa dificuldades na vida, e chega momentos que precisamos de motivação para alcançar os nosso objetivos, hoje os filmes gospel ou evangélicos tem tradizo varias mensagem de motivação paz e amor, vale apena tirar um tempo e assistir pois são filmes que edifica a nossas vidas.

    Por: Rafael S. Costal Arte& Entretenimento> Cinema e TVl 28/04/2011 lAcessos: 1,488

    Hoje vamos falar algo que a muito tempo já estar no mercado e tem feito a vida de árias pessoas melhorar com a revenda de roupas , pessoas conhecidas como sacoleiras hoje são grandes empresárias no ramo, devido a sua persistência na revenda de roupas e algo que pode dar lucros de ate 70%,

    Por: Rafael S. Costal Negócios> Vendasl 08/12/2010 lAcessos: 547

    Abrem-se os portais do inferno, e mais uma temporada de aventuras começa para os jogadores de "Cabal Online". Essa é a premissa de "Portal Infernus", próxima expansão para o jogo distribuído no Brasil pela Gamemaxx. Com a chegada da atualização uma das novidades é o aumento do nível máximo dos personagens, que passa de 170 para 180 e ajuda a fazer frente aos novos inimigos espalhados pelos mapas inéditos. Estes vão de monstros comuns a três chefes que prometem levar o conceito de trabalho em eq

    Por: Rafael S. Costal Internet> Blogsl 19/11/2010 lAcessos: 326

    10 Passos Comprovados para Atingir o Sucesso em Todas as Áreas de sua Vida Descubra neste incrível e maravilhoso guia para o sucesso como você poderá ser bem sucedido nas áreas: Profissional, Pessoal e Financeira Saiba +

    Por: Rafael S. Costal Finanças> Finanças Pessoaisl 06/11/2010 lAcessos: 878

    "Tropa de Elite 2" bateu novo recorde. Com público de 8 milhões de espectadores, o filme já é o mais visto de 2010 no país. O longa superou a animação "Shrek para Sempre", lançada em julho e assistido por cerca de 7,3 milhões.

    Por: Rafael S. Costal Arte& Entretenimento> Cinema e TVl 05/11/2010 lAcessos: 208

    Hoje com a técnologia no mundo atual estar a cada vez mais fácil assistir filmes sem precisar locar um dvd ou compra-ló e a técnologia de video pela internet atráves do mega upload e possivel assistir filmes onlines ou ver filmes online, sem precisar esperar baixar aquele tempo todo e como ver um video no youtube só que mais demorado, veja filmes onlines em alta qualidade atraves do seu navegador, para quem tem conexões mais lentas e só aguardar um pouco mais.

    Por: Rafael S. Costal Arte& Entretenimento> Cinema e TVl 01/11/2010 lAcessos: 1,528

    Aprenda a deixar a suas codorna saudaveis e aumentar os rendimentos da produção e postura, Indicado para todos os casos em que se necessite uma administração maciça de vitaminas. Usado também após situações em que o pássaro passa por stress. Complexo vitamínico, composto das vitaminas A, D3, E, B1, B2, B6, E B12 além de nicotinamida.

    Por: Rafael S. Costal Notícias & Sociedade> Meio Ambientel 04/06/2010 lAcessos: 1,576

    As codornas devem, preferentemente ser criadas em baterias gaiolas, por ocuparem menor espaço, além de facilitar o manejo da ave. Estas baterias e gaiolas de criação podem ser de construção caseira, empregando-se tábuas e tela de arame, ou, ainda, adquiridas no comércio. Devem ficar ao abrigo, em cômodo vedado e ventilado.

    Por: Rafael S. Costal Notícias & Sociedade> Cotidianol 04/06/2010 lAcessos: 2,938 lComentário: 4

    Comments on this article

    4
    getulio 24/10/2011
    tenho algumas codornas e notei que 2 estava sempre deitadas quando peguei para ver o que estava passando notei que uma ja nao tinha os dedos no pé e a outra esta acontecendo a mesma coisa , gostaria de saber que doença é essa , porem o outro pé nao esta inchado
    5
    SANDRO 16/08/2011
    EU TENHO UMA CRIASAO DE CODORNAS NO URUGUAI MAIS O MENOS DE 550MIL CODORNAS E DAE EU QUERIA SABER COMO E SEU MANEJO DE CRIASAO POR QUE AQUI TA UM COCO NAO TA MAIS RENDENDO
    0
    RAFAEL 16/08/2011
    OLHAATE QUE TA BOM AS CONVERSA MAIS EU QUERIA SABER AS DOENSAS DO ELEFANTE POR FAVOR ...
    2
    Daniel 26/07/2011
    eu tenho uma pequena criação de dez codornas femeas comprei porque adoro comer seus ovos em conserva e algumas vacinas são vendidas em grande quantidadeas e após abrir não tem como armazenar ou guardalas para uma próxima reutilização. As minhas codornas estao com uma doença nos olhos, e nao posso comprar o remedio por que sou um micro produtor, sendo que eu paguei 80,00 R$ reais por as dez codornas e elas vam morrer totas porque nao me vendem o remédio? Então ao comprar as codornas eu fui enganado porque o produtor me vendeu as codornas sabendo que ião morrer entre 3 ou 4 meses bem antes do seu tempo normal de vida que é de 2 a 2,6 anos de vida.
    Resumindo dentro de 3 ou 4 meses ficarei sem as codornas , sem os ovos e sem meus 80 R$ reais e aposto que muitos e muitos ja compraram e se deram mal tambem, enquanto o produtor esta faturando, o pobre esta se ferrando, deveria ter uma lei enquanto a isso, se alguem souber de alguma me avisem que vou lutar por meus direitos. Obrigado.
    2
    Edgar 21/07/2011
    Tenho algumas codornas e uma esta com os olhos inchados e perca parcial de visão, fica isola em um canto toda encolhida e se alimenta pouco não apresenta diarreia nem secressão, leva a morte em 3 a 4 dias, é o terceiro caso, nas duas vezes apenas uma ave apresentou estes sintomas em intervalos de mais ou menos um mes, umes e meio.
    Não consegui identificar a doença nas descritas a cima, como deve proceder e que produto usar? Desde já agradeço.
    Obrigado.
    19
    wilber 26/08/2010
    as codonas criam um calo de baixo dos pés como faço para acaba com isso?
    10
    PIMENTEL 21/08/2010
    gostaria de aprimorar o meu conhecimento sobre chocadeira Qual a temperatura ideal para ter uma chacadeira e produção .
    8
    jose 21/08/2010
    criu cordornas mas tenho uma preocupaçao ao chegarem as 35 dias +ou-elas crian um tipo de massa sobre os olhos uma massa branca que preciso tirarmos ois elas podem chegar a fcarem cegas isso tem cura .Pimentel Pesqueira PE
    4
    ADILSON NAZARETH 16/07/2010
    algumas codornas da minha criação estão apresentando o peito seco,
    tem algum remédio para isto é doença o o que devo fazer
    muito grato, desde já pela resposta
    23
    CARLOS 12/06/2010
    ISTO E UMA PERG : QUANDO AS PENAS DA CODORNA CAI O QUE SEGUINIFICA ???
    E DOENÇA , O QUE ??
    O QUE DEVO FAZER ???
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast