Doenças e pragas Codornas

Publicado em: 04/06/2010 |Comentário: 10 | Acessos: 10,420 |

mountezuma.jpg

Aves bem alimentadas e com um manejo correto são mais resistentes às doenças e a melhor prevenção é feita através de vacinas, embora para algumas doenças das aves não existam vacinas, ou apesar de existirem, tornam-se inviáveis para o pequeno produtor, pois só são vendidas pelos fabricantes em grande quantidade e após serem abertas não podem ser guardadas e reaproveitadas (como por exemplo, a vacina contra a doença de Marek que

<!--more-->

só é vendida em embalagens de 500 a 1000 doses, e por ser seco- liofilizada e mantida a 100°c em bujões de nitrogênio líquido ). São várias as doenças que atacam as aves, a maioria são doenças respiratórias.

Aspergilose é uma infecção que ataca as aves, sendo provocada por fungos. Causa alterações no aparelho respiratório ( ronqueira ), perda de apetite, enrijecimento das articulações e paralisia, diarréia, apatia, queda na produção. Confunde-se com a coriza e a bronquite infecciosa. Não há vacina, o tratamento é feito com antibióticos e pulverização periódica dos viveiros com fungicidas. A ingestão de alimentos mofados induz a formação de focos.

Bouba Aviária também conhecida como varíola Aviária, é causada por vírus, formando nódulos escuros na pele em volta dos olhos, bico, crista e barbelas. As aves apresentam dispnéia e cabeça arroxeada. Quando as aves aparecem doentes devem ser isoladas. Quando os nódulos são retirados a pele sangra e deve-se aplicar iodo glicerinado e as aves devem ser tratadas com antibióticos. A vacina é indispensável para evitar a doença, deve ser aplicada nas aves de 1 a 5 dias de idade, na membrana da asa ou na coxa após a retirada das penas.

Bronquite Infecciosa é uma doença respiratória causada por vírus, altamente contagiosa. As aves apresentam tosse, espirros e dispnéia, as lesões acontecem principalmente nos pulmões e as aves apresentam catarro. A produção cai e o apetite diminui, as aves ficam prostradas. O uso de antibióticos combate a infecção, boa alimentação, água de boa qualidade e instalações desinfetadas são indispensáveis. A vacinação é feita entre 6 e 16 semanas de idade.

Coccidiose provoca a queda na produção e o atraso no crescimento. Doença parasitária do trato intestinal é transmitida através de fezes, camas úmidas e água suja. O calor e a umidade favorecem o aparecimento da doença. As aves tornam-se apáticas, perdem o apetite, palidez, as fezes apresentam-se aquosas e/ou em forma de muco viscoso sanguinolento, pois a doença provoca severa inflamação da mucosa intestinal. A desinfecção das instalações é o melhor meio de prevenção, devendo ser observadas as práticas de manejo, uso de cama limpa, limpeza e desinfecção de comedouros e bebedouros e boa alimentação.

Cólera também conhecida como Pasteurelose Aviária, é um germe, apresenta sintomas de febre e sede intensa, respiração ofegante, sonolência e diarréia, havendo também a eliminação de secreção com mau cheiro pelas fossas nasais, perda de peso, articulações inchadas e enrijecida, catarro na garganta, apatia. Algumas vezes apresentam inchaço junto aos olhos e cianose de cristas e barbelas. As aves sãs devem ser afastadas do local contaminado por 40 dias ( quarentena o isolamento das aves doentes é importante, o tratamento é feito com antibióticos específicos e todas as instalações devem ser devidamente desinfetadas e desocupadas por no mínimo 30 dias. O frio e a umidade, vento, manejo incorreto, água contaminada com fezes e alimentos mofados são fontes de contaminação. • Coriza é a mais conhecida e é comum designar todas as doenças caracterizadas por secreção nos olhos e dos orifícios nasais como coriza. É um germe hemofílico freqüente em lugares com umidade, correntes de ar e sem abrigos para as aves. Provoca um corrimento nos olhos (lacrimejamento) e nas narinas, essa secreção aumenta, se torna viscosa e provoca o inchaço da cabeça, podendo atingir os olhos, chegando a cegar a ave, há diminuição da postura e emagrecimento. É necessário o tratamento com antibióticos, o isolamento das aves contaminadas e a desinfecção de todos os viveiros, pois a doença é altamente contagiosa e pode provocar a morte das aves se não forem medicadas prontamente. Boa alimentação e higiene rigorosa são importantes.

Doença de Marek é uma doença causada por vírus também conhecida como Paralisia das Aves, causa tumores nos nervos, nos rins, baço, fígado, intestinos, coração e músculos. Os sintomas variam de acordo com a localização dos tumores. Podem ocorrer diarréias, as aves ficam ofegantes, podem aparecer tumores sob a pele, afeta o sistema nervoso central das aves. O crescimento, a reprodução sofrem decréscimo devido à doença. As aves doentes são agredidas pelas aves sadias e mostram lesões de bicagem. Severa limpeza e desinfecção, isolamento das aves doentes são muito importantes. A vacinação deve ser realizada em pintos de 1 dia de idade e aplicada no dorso do pescoço. • Estafilococose é uma infecção provocada por bactérias, as aves perdem o apetite, ficam prostradas, febris, com diarréia fétida e dificuldade de locomoção, apresentam artrite e edema na planta dos pés, podem apresentar diarréia e pus amarelado nas articulações. O tratamento é feito com antibióticos.

• Laringotraqueite Infecciosa é uma doença infecto-contagiosa provocada por vírus. Normalmente a doença aparece nas estações frias, provoca dispnéia, descoloração da crista, cabeça e barbelas, tosse, diminuição do apetite, queda de produção, lesões nos olhos e dificuldade respiratória. O uso de antibióticos é o tratamento indicado.

• Leucose Linfóide é uma doença provocada por vírus, causa a formação de tumores em vários órgãos, principalmente baço e fígado, provocando hipertrofia dos mesmos provoca deformações ósseas e inchações dos membros, daí o nome popular de "perna grossa". O tratamento é feito com antibióticos.

• Newcastle é causada por um vírus e também é muito contagiosa. Os primeiros sintomas consistem em queda do consumo de alimentos, bronquite com tosse e espirros, as aves perdem o equilíbrio, andam em círculos, entortam o pescoço e tem diarréia esverdeada, desidratação e podem chegar á morte se não forem atendidas rapidamente pelo veterinário. As aves doentes devem ser isoladas, os viveiros desinfetados rigorosamente assim como todos os bebedouros e comedouros. A vacinação é feita via nasal ou ocular, mas também pode ser feita via muscular, no peito ou na coxa.

• Pulorose também chamada "Diarréia Branca" é uma infecção causada por Salmonela. Causa problemas na reprodução, fertilidade, atraso de crescimento e queda de produção. Há sonolência, apatia, diarréia amarelada, asas pendentes e as fezes se acumulam em torno do ânus, há dispnéia, palidez da crista. O tratamento é feito com antibióticos e sulfa desinfecção rigorosa e separação das aves sãs das contaminadas é importante.

• Tifo Aviário é provocada por Salmonela, provoca palidez da crista, apatia, penas arrepiadas, diarréia amarelo-esverdeada e artrites, febre, sede intensa. O tratamento é feito com algumas sulfas e antibióticos específicos. A doença aparece normalmente por práticas anti-higiênicas e mau manejo.

fonte: www.codorna.org

Avaliar artigo
4
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 5 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/biologia-artigos/doencas-e-pragas-codornas-2542488.html

    Palavras-chave do artigo:

    doencas das aves

    ,

    doencas da codornas

    ,

    tratamento para aves

    Comentar sobre o artigo

    O presente artigo tem por objetivo determinar a prevalência de dislipidemia em adultos de faixa etária de 20 a 49 anos, de ambos os sexos, da demanda laboratorial de Teixeira de Freitas, Bahia, Brasil. Casuísticas procedentes de amostras de 30% dos laboratórios não hospitalares da cidade, num total de 286 amostras por ano, em 2009 e 2010. Para a determinação das dislipidemias, consideraram-se os valores da IV Diretriz Brasileira sobre Dislipidemias (DBD).

    Por: Gilvan Ferreira Moreiral Ciências> Biologial 15/10/2014

    O presente trabalho procura tratar sobre as restingas brasileiras, destacando o seu conceito e suas características gerais, assim como identificar os estudos realizados sobre levantamentos de fauna e flora endêmicas e em extinção na Faixa litorânea no Estado da Bahia. Este estudo foi realizado através do levantamento de dados encontrados na literatura já existente.

    Por: Gilvan Ferreira Moreiral Ciências> Biologial 15/10/2014

    Este artigo teve como objetivo avaliar a importância da atividade pesqueira e da conservação ambiental para a comunidade de pescadores do Prado (BA). Para o levantamento de dados foram realizadas entrevistas com os pescadores da mesma. Foram entrevistados 11 pescadores, todos do sexo masculino.

    Por: Gilvan Ferreira Moreiral Ciências> Biologial 15/10/2014
    José Bittencourt da Silva

    O presente artigo objetiva expor e descrever um fenômeno natural chamado de pirakaú, o qual pode ser observado entre os meses de janeiro, fevereiro e março de cada ano no rio que banha a comunidade Joana Peres localizada no território da Reserva Extrativista Ipaú- Anilzinho, município de Baião, estado do Pará. O texto resulta de pesquisa de campo do tipo qualitativa, com pressupostos epistemológicos e metodológicos próprios das correntes etnográfica e fenomenológica.

    Por: José Bittencourt da Silval Ciências> Biologial 01/10/2014 lAcessos: 13

    As moscas das frutas são moscas de espécie Ceratitis capitata (Wied, 1824) ou Anastrepha spp. As fêmeas colocam seus ovos nos frutos, os quais têm formato parecido com uma banana e coloração amarelada. Dos ovos eclodem larvas que se alimentam da polpa do café, prejudicando o sabor e a qualidade da bebida.

    Por: niviol Ciências> Biologial 23/09/2014 lAcessos: 11

    A substância H2O conhecida como água, líquida, incolor, insípida e inodora, é simples só que essencial para todos os seres vivos sobreviverem, é o elemento mais importante para a vida

    Por: adminl Ciências> Biologial 12/09/2014
    Benedicto Ismael Camargo Dutra

    O espírito ganha um corpo equipado com os cérebros. Estudos demonstram que é durante a primeira infância que o cérebro frontal desenvolve a maioria das ligações entre os neurônios. Até os três anos de idade, as cerca de 100 bilhões de células cerebrais com as quais uma criança nasce desenvolvem um quatrilhão de ligações.

    Por: Benedicto Ismael Camargo Dutral Ciências> Biologial 08/09/2014 lAcessos: 30
    Hamilton Felix Nobrega

    Métodos de análise servem para fornecer dados analíticos de alta qualidade que sejam confiáveis e adequados. Podem ser de dois tipos: métodos convencionais e métodos instrumentais.

    Por: Hamilton Felix Nobregal Ciências> Biologial 03/09/2014 lAcessos: 29

    Hoje todos nós passamos por certa dificuldades na vida, e chega momentos que precisamos de motivação para alcançar os nosso objetivos, hoje os filmes gospel ou evangélicos tem tradizo varias mensagem de motivação paz e amor, vale apena tirar um tempo e assistir pois são filmes que edifica a nossas vidas.

    Por: Rafael S. Costal Arte& Entretenimento> Cinema e TVl 28/04/2011 lAcessos: 1,417

    Hoje vamos falar algo que a muito tempo já estar no mercado e tem feito a vida de árias pessoas melhorar com a revenda de roupas , pessoas conhecidas como sacoleiras hoje são grandes empresárias no ramo, devido a sua persistência na revenda de roupas e algo que pode dar lucros de ate 70%,

    Por: Rafael S. Costal Negócios> Vendasl 08/12/2010 lAcessos: 535

    Abrem-se os portais do inferno, e mais uma temporada de aventuras começa para os jogadores de "Cabal Online". Essa é a premissa de "Portal Infernus", próxima expansão para o jogo distribuído no Brasil pela Gamemaxx. Com a chegada da atualização uma das novidades é o aumento do nível máximo dos personagens, que passa de 170 para 180 e ajuda a fazer frente aos novos inimigos espalhados pelos mapas inéditos. Estes vão de monstros comuns a três chefes que prometem levar o conceito de trabalho em eq

    Por: Rafael S. Costal Internet> Blogsl 19/11/2010 lAcessos: 315

    10 Passos Comprovados para Atingir o Sucesso em Todas as Áreas de sua Vida Descubra neste incrível e maravilhoso guia para o sucesso como você poderá ser bem sucedido nas áreas: Profissional, Pessoal e Financeira Saiba +

    Por: Rafael S. Costal Finanças> Finanças Pessoaisl 06/11/2010 lAcessos: 814

    "Tropa de Elite 2" bateu novo recorde. Com público de 8 milhões de espectadores, o filme já é o mais visto de 2010 no país. O longa superou a animação "Shrek para Sempre", lançada em julho e assistido por cerca de 7,3 milhões.

    Por: Rafael S. Costal Arte& Entretenimento> Cinema e TVl 05/11/2010 lAcessos: 197

    Hoje com a técnologia no mundo atual estar a cada vez mais fácil assistir filmes sem precisar locar um dvd ou compra-ló e a técnologia de video pela internet atráves do mega upload e possivel assistir filmes onlines ou ver filmes online, sem precisar esperar baixar aquele tempo todo e como ver um video no youtube só que mais demorado, veja filmes onlines em alta qualidade atraves do seu navegador, para quem tem conexões mais lentas e só aguardar um pouco mais.

    Por: Rafael S. Costal Arte& Entretenimento> Cinema e TVl 01/11/2010 lAcessos: 1,473

    Aprenda a deixar a suas codorna saudaveis e aumentar os rendimentos da produção e postura, Indicado para todos os casos em que se necessite uma administração maciça de vitaminas. Usado também após situações em que o pássaro passa por stress. Complexo vitamínico, composto das vitaminas A, D3, E, B1, B2, B6, E B12 além de nicotinamida.

    Por: Rafael S. Costal Notícias & Sociedade> Meio Ambientel 04/06/2010 lAcessos: 1,468

    As codornas devem, preferentemente ser criadas em baterias gaiolas, por ocuparem menor espaço, além de facilitar o manejo da ave. Estas baterias e gaiolas de criação podem ser de construção caseira, empregando-se tábuas e tela de arame, ou, ainda, adquiridas no comércio. Devem ficar ao abrigo, em cômodo vedado e ventilado.

    Por: Rafael S. Costal Notícias & Sociedade> Cotidianol 04/06/2010 lAcessos: 2,893 lComentário: 4

    Comments on this article

    4
    getulio 24/10/2011
    tenho algumas codornas e notei que 2 estava sempre deitadas quando peguei para ver o que estava passando notei que uma ja nao tinha os dedos no pé e a outra esta acontecendo a mesma coisa , gostaria de saber que doença é essa , porem o outro pé nao esta inchado
    4
    SANDRO 16/08/2011
    EU TENHO UMA CRIASAO DE CODORNAS NO URUGUAI MAIS O MENOS DE 550MIL CODORNAS E DAE EU QUERIA SABER COMO E SEU MANEJO DE CRIASAO POR QUE AQUI TA UM COCO NAO TA MAIS RENDENDO
    0
    RAFAEL 16/08/2011
    OLHAATE QUE TA BOM AS CONVERSA MAIS EU QUERIA SABER AS DOENSAS DO ELEFANTE POR FAVOR ...
    2
    Daniel 26/07/2011
    eu tenho uma pequena criação de dez codornas femeas comprei porque adoro comer seus ovos em conserva e algumas vacinas são vendidas em grande quantidadeas e após abrir não tem como armazenar ou guardalas para uma próxima reutilização. As minhas codornas estao com uma doença nos olhos, e nao posso comprar o remedio por que sou um micro produtor, sendo que eu paguei 80,00 R$ reais por as dez codornas e elas vam morrer totas porque nao me vendem o remédio? Então ao comprar as codornas eu fui enganado porque o produtor me vendeu as codornas sabendo que ião morrer entre 3 ou 4 meses bem antes do seu tempo normal de vida que é de 2 a 2,6 anos de vida.
    Resumindo dentro de 3 ou 4 meses ficarei sem as codornas , sem os ovos e sem meus 80 R$ reais e aposto que muitos e muitos ja compraram e se deram mal tambem, enquanto o produtor esta faturando, o pobre esta se ferrando, deveria ter uma lei enquanto a isso, se alguem souber de alguma me avisem que vou lutar por meus direitos. Obrigado.
    2
    Edgar 21/07/2011
    Tenho algumas codornas e uma esta com os olhos inchados e perca parcial de visão, fica isola em um canto toda encolhida e se alimenta pouco não apresenta diarreia nem secressão, leva a morte em 3 a 4 dias, é o terceiro caso, nas duas vezes apenas uma ave apresentou estes sintomas em intervalos de mais ou menos um mes, umes e meio.
    Não consegui identificar a doença nas descritas a cima, como deve proceder e que produto usar? Desde já agradeço.
    Obrigado.
    19
    wilber 26/08/2010
    as codonas criam um calo de baixo dos pés como faço para acaba com isso?
    8
    PIMENTEL 21/08/2010
    gostaria de aprimorar o meu conhecimento sobre chocadeira Qual a temperatura ideal para ter uma chacadeira e produção .
    8
    jose 21/08/2010
    criu cordornas mas tenho uma preocupaçao ao chegarem as 35 dias +ou-elas crian um tipo de massa sobre os olhos uma massa branca que preciso tirarmos ois elas podem chegar a fcarem cegas isso tem cura .Pimentel Pesqueira PE
    3
    ADILSON NAZARETH 16/07/2010
    algumas codornas da minha criação estão apresentando o peito seco,
    tem algum remédio para isto é doença o o que devo fazer
    muito grato, desde já pela resposta
    21
    CARLOS 12/06/2010
    ISTO E UMA PERG : QUANDO AS PENAS DA CODORNA CAI O QUE SEGUINIFICA ???
    E DOENÇA , O QUE ??
    O QUE DEVO FAZER ???
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast