Ecossistemas - Estrutura e funcionamento

Publicado em: 29/12/2010 |Comentário: 0 | Acessos: 6,085 |

Estrutura do ecossistema

Na biosfera podem delimitar-se várias unidades funcionais, os ecossistemas, ou seja, conjuntos formados por um meio físico (biótopo) e pelos seres vivos que nele habitam (comunidade biótica ou biocenose). Como a comunidade e o biótopo são mutuamente dependentes, o ecossistema é considerado como um sistema de influências mútuas entre os componentes da comunidade, e desses com o meio abiótico.

Do ponto de vista funcional podem distinguir-se num ecossistema quatro componentes principais: os produtores, os consumidores, os decompositores e os factores abióticos. Por muito diferentes que possam ser o tipo de espécies e os factores abióticos nos vários ecossistemas, em principio estes quatro componentes encontram-se sempre na mesma relação funcional.

A diversidade de ecossistemas é muito grande e o termo pode ser aplicado paradefinir biocenoses e biótopos de extensão muito variável.

Há grande diversidade de ecossistemas:

Ecossistemas naturais - bosques, florestas, desertos, prados, rios, oceanos, etc.

Ecossistemas artificiais construídos pelo Homem: açudes, aquários, plantações, etc.

Assim, consideram-se, quanto às dimensões, os ecossistemas seguintes:

- microecossistemas, por exemplo, um tronco de uma árvore morta e uma poça de água;

Numa floresta, por exemplo, as clareiras e as zonas densas, a face voltada a norte ou a sul de um tronco de árvore, apresentam comunidades bióticas distintas. Constituem pequenos ecossistemas no grande ecossistema que é a floresta.

- mesoecossistemas, por exemplo, uma floresta e um lago;

- macroecossistemas, por exemplo, um rio, um oceano e os grandes biomas.

Por questões práticas, e atendendo às metodologias implicadas no estudo dos ecossistemas, estes podem considerar-se divididos em ecossistemas terrestres e ecossistemas aquáticos (marinhos, estuarinos e dulciaquicolas].

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 5 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/biologia-artigos/ecossistemas-estrutura-e-funcionamento-3936628.html

    Palavras-chave do artigo:

    ecossistemas

    ,

    microecossistemas

    ,

    mesoecossistemas

    Comentar sobre o artigo

    A substância H2O conhecida como água, líquida, incolor, insípida e inodora, é simples só que essencial para todos os seres vivos sobreviverem, é o elemento mais importante para a vida

    Por: adminl Ciências> Biologial 12/09/2014
    Benedicto Ismael Camargo Dutra

    O espírito ganha um corpo equipado com os cérebros. Estudos demonstram que é durante a primeira infância que o cérebro frontal desenvolve a maioria das ligações entre os neurônios. Até os três anos de idade, as cerca de 100 bilhões de células cerebrais com as quais uma criança nasce desenvolvem um quatrilhão de ligações.

    Por: Benedicto Ismael Camargo Dutral Ciências> Biologial 08/09/2014 lAcessos: 19
    Hamilton Felix Nobrega

    Métodos de análise servem para fornecer dados analíticos de alta qualidade que sejam confiáveis e adequados. Podem ser de dois tipos: métodos convencionais e métodos instrumentais.

    Por: Hamilton Felix Nobregal Ciências> Biologial 03/09/2014
    Ozana Herrera

    Atualmente a população mundial é de 7,2 bilhões de pessoas e cerca de 1 bilhão passa fome. Com toda tecnologia da moderna agricultura, conseguimos produzir alimentos suficientes para todos, mas esses não são destinados à alimentação humana. Esse artigo faz um balanço das causas desse problema e apresenta alguma propostas para o nosso futuro.

    Por: Ozana Herreral Ciências> Biologial 05/07/2014 lAcessos: 18
    Sergio Rosa

    A expansão urbana e o crescimento desordenado das cidades são fatores que têm contribuído para o aparecimento cada vez maior de cupins.A alteração do ambiente que eliminou alguns inimigos naturais do cupim e a grande quantidade de produtos a base de madeira são também outros fatores para esse aparecimento cada vez maior. Pelo seu grande poder de destruição o cupim é considerado como uma das piores pragas ao ambiente urbano.

    Por: Sergio Rosal Ciências> Biologial 26/06/2014
    Sergio Rosa

    As cigarras são responsáveis por atacar as raízes dos pés de café. Apresentam coloração escura, variando entre verde e marrom e podem atingir até 7,0 cm de comprimento.

    Por: Sergio Rosal Ciências> Biologial 26/06/2014
    Helena Truksa

    Através da comunicação, os animais – e também nós, humanos – são capazes, por exemplo, de alertar sobre algum tipo de perigo ou sobre a localização de alimento. Alguns animais gritam quando avistam invasores em seu território, comunicando que não são bem-vindos naquele local.

    Por: Helena Truksal Ciências> Biologial 10/05/2014 lAcessos: 18

    As formigas também são insetos sociais, tendo em seus ninhos indivíduos com ou sem asas. Em um formigueiro existem operárias e uma rainha (em alguns formigueiros pode ocorrer a presença de mais de uma). Formigas controle e Prevenção

    Por: niviol Ciências> Biologial 21/03/2014 lAcessos: 41

    O mercado de seguros de carros é composto por três agentes económicos: as companhias de seguros, o segurado e o corretor de seguros. O corretor de seguros é o intermediário legal entre a companhia de seguro de carro e o segurado. Cabe ao corretor apresentar ao segurado os diferentes contratos disponibilizados pelas seguradoras e garantir que seus termos sejam cumpridos por ambas as partes.

    Por: Carlos Santosl Finanças> Segurol 03/05/2011 lAcessos: 217

    O mercado segurador é um sector com um peso importante na economia Brasileira. A actividade seguradora oferece aos seus clientes a transferência para si das eventuais responsabilidades destes, mediante o pagamento de um prémio de seguro, valor que deverá permitir a obtenção de resultados de exploração satisfatórios. Este prémio deverá também ser suficiente para não comprometer a assumpção de responsabilidades em que a companhia de seguros de carros poderá vir a incorrer e, numa visão mais alarg

    Por: Carlos Santosl Finanças> Segurol 07/04/2011 lAcessos: 443

    A economia brasileira expandiu-se de forma expressiva nos últimos anos. As companhias de seguros apresentaram taxas de crescimento ainda maiores, elevando sua importância na economia.

    Por: Carlos Santosl Finanças> Segurol 25/02/2011 lAcessos: 152

    Como sabes, o expansionismo europeu traduziu-se na formação de grandes impérios coloniais nos séculos XVI a XVIII, como foi o caso dos impérios português, espanhol, holandês, inglês e francês. Foi o apogeu do colonialismo europeu no mundo. A partir do fim do século XVIII, o colonialismo europeu pareceu começar a recuar, primeiro com a independência dos Estados Unidos da América e depois dos países da América Central e do Sul.

    Por: Carlos Santosl Educação> Educação Onlinel 29/12/2010 lAcessos: 231

    Até ao começo do século XX, a Europa era a primeira potência industrial, comercial e financeira do mundo. Essa hegemonia devia-se, por um lado, como já sabes, ao enriquecimento provocado pela rápida industrialização e devia-se, por outro lado, ao domínio colonial sobre extensas zonas do globo, que estudarás a seguir.

    Por: Carlos Santosl Educação> Educação Onlinel 29/12/2010 lAcessos: 3,541

    O direito à saúde intrinsecamente exige o estabelecimento de mecanismos acessíveis, transparentes e efectivos de monitoramento e responsabilização. Aqueles que possuem obrigações relacionadas com o direito à saúde devem prestar contas em relação ao exercício de suas funções, a fim de que possam ser identificados avanços e obstáculos; conforme necessário, ajustes na política de saúde e outras correcções podem ser, dessa maneira, realizadas.

    Por: Carlos Santosl Direito> Legislaçãol 10/12/2010 lAcessos: 80

    Explica-se aqui o posicionamento deste acesso à justiça e o direito, para que fique conscientizado o papel deste dispositivo e seu relacionamento com os direitos fundamentais, pois são interligados, e conforme relata o Professor Leonardo Greco, realmente esta conexão existe, no acesso à justiça aos pobres e a todos os cidadãos que tenham necessidade de accionar a justiça e que não possuam meios financeiros para fazê-lo e realmente um acesso à justiça de modo eficaz, tem que ser levado a efeito e

    Por: Carlos Santosl Direito> Legislaçãol 10/12/2010 lAcessos: 168

    Os parâmetros internacionais de direitos humanos são claros: o Estado possui a obrigação jurídica de assegurar que medicamentos de boa qualidade estejam disponíveis em todo o seu território. Para tanto, faz-se necessária uma regulação efectiva dos medicamentos capaz de garantir a segurança, eficácia e qualidade destes nos sectores público e privado.

    Por: Carlos Santosl Direito> Legislaçãol 10/12/2010 lAcessos: 93
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast