Ecossistemas - Estrutura e funcionamento

Publicado em: 29/12/2010 |Comentário: 0 | Acessos: 6,351 |

Estrutura do ecossistema

Na biosfera podem delimitar-se várias unidades funcionais, os ecossistemas, ou seja, conjuntos formados por um meio físico (biótopo) e pelos seres vivos que nele habitam (comunidade biótica ou biocenose). Como a comunidade e o biótopo são mutuamente dependentes, o ecossistema é considerado como um sistema de influências mútuas entre os componentes da comunidade, e desses com o meio abiótico.

Do ponto de vista funcional podem distinguir-se num ecossistema quatro componentes principais: os produtores, os consumidores, os decompositores e os factores abióticos. Por muito diferentes que possam ser o tipo de espécies e os factores abióticos nos vários ecossistemas, em principio estes quatro componentes encontram-se sempre na mesma relação funcional.

A diversidade de ecossistemas é muito grande e o termo pode ser aplicado paradefinir biocenoses e biótopos de extensão muito variável.

Há grande diversidade de ecossistemas:

Ecossistemas naturais - bosques, florestas, desertos, prados, rios, oceanos, etc.

Ecossistemas artificiais construídos pelo Homem: açudes, aquários, plantações, etc.

Assim, consideram-se, quanto às dimensões, os ecossistemas seguintes:

- microecossistemas, por exemplo, um tronco de uma árvore morta e uma poça de água;

Numa floresta, por exemplo, as clareiras e as zonas densas, a face voltada a norte ou a sul de um tronco de árvore, apresentam comunidades bióticas distintas. Constituem pequenos ecossistemas no grande ecossistema que é a floresta.

- mesoecossistemas, por exemplo, uma floresta e um lago;

- macroecossistemas, por exemplo, um rio, um oceano e os grandes biomas.

Por questões práticas, e atendendo às metodologias implicadas no estudo dos ecossistemas, estes podem considerar-se divididos em ecossistemas terrestres e ecossistemas aquáticos (marinhos, estuarinos e dulciaquicolas].

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 5 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/biologia-artigos/ecossistemas-estrutura-e-funcionamento-3936628.html

    Palavras-chave do artigo:

    ecossistemas

    ,

    microecossistemas

    ,

    mesoecossistemas

    Comentar sobre o artigo

    O presente artigo tem por objetivo determinar a prevalência de dislipidemia em adultos de faixa etária de 20 a 49 anos, de ambos os sexos, da demanda laboratorial de Teixeira de Freitas, Bahia, Brasil. Casuísticas procedentes de amostras de 30% dos laboratórios não hospitalares da cidade, num total de 286 amostras por ano, em 2009 e 2010. Para a determinação das dislipidemias, consideraram-se os valores da IV Diretriz Brasileira sobre Dislipidemias (DBD).

    Por: Gilvan Ferreira Moreiral Ciências> Biologial 15/10/2014 lAcessos: 14

    O presente trabalho procura tratar sobre as restingas brasileiras, destacando o seu conceito e suas características gerais, assim como identificar os estudos realizados sobre levantamentos de fauna e flora endêmicas e em extinção na Faixa litorânea no Estado da Bahia. Este estudo foi realizado através do levantamento de dados encontrados na literatura já existente.

    Por: Gilvan Ferreira Moreiral Ciências> Biologial 15/10/2014 lAcessos: 17

    Este artigo teve como objetivo avaliar a importância da atividade pesqueira e da conservação ambiental para a comunidade de pescadores do Prado (BA). Para o levantamento de dados foram realizadas entrevistas com os pescadores da mesma. Foram entrevistados 11 pescadores, todos do sexo masculino.

    Por: Gilvan Ferreira Moreiral Ciências> Biologial 15/10/2014 lAcessos: 14
    José Bittencourt da Silva

    O presente artigo objetiva expor e descrever um fenômeno natural chamado de pirakaú, o qual pode ser observado entre os meses de janeiro, fevereiro e março de cada ano no rio que banha a comunidade Joana Peres localizada no território da Reserva Extrativista Ipaú- Anilzinho, município de Baião, estado do Pará. O texto resulta de pesquisa de campo do tipo qualitativa, com pressupostos epistemológicos e metodológicos próprios das correntes etnográfica e fenomenológica.

    Por: José Bittencourt da Silval Ciências> Biologial 01/10/2014 lAcessos: 17

    As moscas das frutas são moscas de espécie Ceratitis capitata (Wied, 1824) ou Anastrepha spp. As fêmeas colocam seus ovos nos frutos, os quais têm formato parecido com uma banana e coloração amarelada. Dos ovos eclodem larvas que se alimentam da polpa do café, prejudicando o sabor e a qualidade da bebida.

    Por: niviol Ciências> Biologial 23/09/2014 lAcessos: 12

    A substância H2O conhecida como água, líquida, incolor, insípida e inodora, é simples só que essencial para todos os seres vivos sobreviverem, é o elemento mais importante para a vida

    Por: adminl Ciências> Biologial 12/09/2014
    Benedicto Ismael Camargo Dutra

    O espírito ganha um corpo equipado com os cérebros. Estudos demonstram que é durante a primeira infância que o cérebro frontal desenvolve a maioria das ligações entre os neurônios. Até os três anos de idade, as cerca de 100 bilhões de células cerebrais com as quais uma criança nasce desenvolvem um quatrilhão de ligações.

    Por: Benedicto Ismael Camargo Dutral Ciências> Biologial 08/09/2014 lAcessos: 37
    Hamilton Felix Nobrega

    Métodos de análise servem para fornecer dados analíticos de alta qualidade que sejam confiáveis e adequados. Podem ser de dois tipos: métodos convencionais e métodos instrumentais.

    Por: Hamilton Felix Nobregal Ciências> Biologial 03/09/2014 lAcessos: 33

    O mercado de seguros de carros é composto por três agentes económicos: as companhias de seguros, o segurado e o corretor de seguros. O corretor de seguros é o intermediário legal entre a companhia de seguro de carro e o segurado. Cabe ao corretor apresentar ao segurado os diferentes contratos disponibilizados pelas seguradoras e garantir que seus termos sejam cumpridos por ambas as partes.

    Por: Carlos Santosl Finanças> Segurol 03/05/2011 lAcessos: 217

    O mercado segurador é um sector com um peso importante na economia Brasileira. A actividade seguradora oferece aos seus clientes a transferência para si das eventuais responsabilidades destes, mediante o pagamento de um prémio de seguro, valor que deverá permitir a obtenção de resultados de exploração satisfatórios. Este prémio deverá também ser suficiente para não comprometer a assumpção de responsabilidades em que a companhia de seguros de carros poderá vir a incorrer e, numa visão mais alarg

    Por: Carlos Santosl Finanças> Segurol 07/04/2011 lAcessos: 453

    A economia brasileira expandiu-se de forma expressiva nos últimos anos. As companhias de seguros apresentaram taxas de crescimento ainda maiores, elevando sua importância na economia.

    Por: Carlos Santosl Finanças> Segurol 25/02/2011 lAcessos: 154

    Como sabes, o expansionismo europeu traduziu-se na formação de grandes impérios coloniais nos séculos XVI a XVIII, como foi o caso dos impérios português, espanhol, holandês, inglês e francês. Foi o apogeu do colonialismo europeu no mundo. A partir do fim do século XVIII, o colonialismo europeu pareceu começar a recuar, primeiro com a independência dos Estados Unidos da América e depois dos países da América Central e do Sul.

    Por: Carlos Santosl Educação> Educação Onlinel 29/12/2010 lAcessos: 233

    Até ao começo do século XX, a Europa era a primeira potência industrial, comercial e financeira do mundo. Essa hegemonia devia-se, por um lado, como já sabes, ao enriquecimento provocado pela rápida industrialização e devia-se, por outro lado, ao domínio colonial sobre extensas zonas do globo, que estudarás a seguir.

    Por: Carlos Santosl Educação> Educação Onlinel 29/12/2010 lAcessos: 3,779

    O direito à saúde intrinsecamente exige o estabelecimento de mecanismos acessíveis, transparentes e efectivos de monitoramento e responsabilização. Aqueles que possuem obrigações relacionadas com o direito à saúde devem prestar contas em relação ao exercício de suas funções, a fim de que possam ser identificados avanços e obstáculos; conforme necessário, ajustes na política de saúde e outras correcções podem ser, dessa maneira, realizadas.

    Por: Carlos Santosl Direito> Legislaçãol 10/12/2010 lAcessos: 81

    Explica-se aqui o posicionamento deste acesso à justiça e o direito, para que fique conscientizado o papel deste dispositivo e seu relacionamento com os direitos fundamentais, pois são interligados, e conforme relata o Professor Leonardo Greco, realmente esta conexão existe, no acesso à justiça aos pobres e a todos os cidadãos que tenham necessidade de accionar a justiça e que não possuam meios financeiros para fazê-lo e realmente um acesso à justiça de modo eficaz, tem que ser levado a efeito e

    Por: Carlos Santosl Direito> Legislaçãol 10/12/2010 lAcessos: 172

    Os parâmetros internacionais de direitos humanos são claros: o Estado possui a obrigação jurídica de assegurar que medicamentos de boa qualidade estejam disponíveis em todo o seu território. Para tanto, faz-se necessária uma regulação efectiva dos medicamentos capaz de garantir a segurança, eficácia e qualidade destes nos sectores público e privado.

    Por: Carlos Santosl Direito> Legislaçãol 10/12/2010 lAcessos: 96
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast