Ecossistemas - Estrutura e funcionamento

Publicado em: 29/12/2010 |Comentário: 0 | Acessos: 6,456 |

Estrutura do ecossistema

Na biosfera podem delimitar-se várias unidades funcionais, os ecossistemas, ou seja, conjuntos formados por um meio físico (biótopo) e pelos seres vivos que nele habitam (comunidade biótica ou biocenose). Como a comunidade e o biótopo são mutuamente dependentes, o ecossistema é considerado como um sistema de influências mútuas entre os componentes da comunidade, e desses com o meio abiótico.

Do ponto de vista funcional podem distinguir-se num ecossistema quatro componentes principais: os produtores, os consumidores, os decompositores e os factores abióticos. Por muito diferentes que possam ser o tipo de espécies e os factores abióticos nos vários ecossistemas, em principio estes quatro componentes encontram-se sempre na mesma relação funcional.

A diversidade de ecossistemas é muito grande e o termo pode ser aplicado paradefinir biocenoses e biótopos de extensão muito variável.

Há grande diversidade de ecossistemas:

Ecossistemas naturais - bosques, florestas, desertos, prados, rios, oceanos, etc.

Ecossistemas artificiais construídos pelo Homem: açudes, aquários, plantações, etc.

Assim, consideram-se, quanto às dimensões, os ecossistemas seguintes:

- microecossistemas, por exemplo, um tronco de uma árvore morta e uma poça de água;

Numa floresta, por exemplo, as clareiras e as zonas densas, a face voltada a norte ou a sul de um tronco de árvore, apresentam comunidades bióticas distintas. Constituem pequenos ecossistemas no grande ecossistema que é a floresta.

- mesoecossistemas, por exemplo, uma floresta e um lago;

- macroecossistemas, por exemplo, um rio, um oceano e os grandes biomas.

Por questões práticas, e atendendo às metodologias implicadas no estudo dos ecossistemas, estes podem considerar-se divididos em ecossistemas terrestres e ecossistemas aquáticos (marinhos, estuarinos e dulciaquicolas].

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 5 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/biologia-artigos/ecossistemas-estrutura-e-funcionamento-3936628.html

    Palavras-chave do artigo:

    ecossistemas

    ,

    microecossistemas

    ,

    mesoecossistemas

    Comentar sobre o artigo

    JORGE FLOQUET

    A convivência dos avós com os seus netos é uma terapia e muito pouco sinalizada pelas referências bibliográficas médicas, é uma das mais surpreendentes formas de revigoramento do fluido vital dos avós. Observem que à proporção que os netos estão crescendo e se distanciando dos seus avós esses tendem a perder o seu vigor físico. Não se trata de uma relação direta com a idade e sim uma consequência deste afastamento.É fato!

    Por: JORGE FLOQUETl Ciências> Biologial 17/11/2014
    Emanuel

    Resumo Um dos maiores desafios no campo das ciências cognitivas é identificar os substratos neurais dos comportamentos. O desenvolvimento da tecnologia em neuroimagem funcional nos últimos cinco anos está provocando um rápido avanço no conhecimento das funções cerebrais, o que resultou numa explosão de achados novos na psiquiatria. O uso da ressonância magnética funcional na pesquisa em esquizofrenia é um bom exemplo de como esse avanço; tornou possível a investigação de aspectos complexos das d

    Por: Emanuell Ciências> Biologial 16/11/2014

    O presente artigo tem por objetivo determinar a prevalência de dislipidemia em adultos de faixa etária de 20 a 49 anos, de ambos os sexos, da demanda laboratorial de Teixeira de Freitas, Bahia, Brasil. Casuísticas procedentes de amostras de 30% dos laboratórios não hospitalares da cidade, num total de 286 amostras por ano, em 2009 e 2010. Para a determinação das dislipidemias, consideraram-se os valores da IV Diretriz Brasileira sobre Dislipidemias (DBD).

    Por: Gilvan Ferreira Moreiral Ciências> Biologial 15/10/2014 lAcessos: 25

    O presente trabalho procura tratar sobre as restingas brasileiras, destacando o seu conceito e suas características gerais, assim como identificar os estudos realizados sobre levantamentos de fauna e flora endêmicas e em extinção na Faixa litorânea no Estado da Bahia. Este estudo foi realizado através do levantamento de dados encontrados na literatura já existente.

    Por: Gilvan Ferreira Moreiral Ciências> Biologial 15/10/2014 lAcessos: 27

    Este artigo teve como objetivo avaliar a importância da atividade pesqueira e da conservação ambiental para a comunidade de pescadores do Prado (BA). Para o levantamento de dados foram realizadas entrevistas com os pescadores da mesma. Foram entrevistados 11 pescadores, todos do sexo masculino.

    Por: Gilvan Ferreira Moreiral Ciências> Biologial 15/10/2014 lAcessos: 24
    José Bittencourt da Silva

    O presente artigo objetiva expor e descrever um fenômeno natural chamado de pirakaú, o qual pode ser observado entre os meses de janeiro, fevereiro e março de cada ano no rio que banha a comunidade Joana Peres localizada no território da Reserva Extrativista Ipaú- Anilzinho, município de Baião, estado do Pará. O texto resulta de pesquisa de campo do tipo qualitativa, com pressupostos epistemológicos e metodológicos próprios das correntes etnográfica e fenomenológica.

    Por: José Bittencourt da Silval Ciências> Biologial 01/10/2014 lAcessos: 23

    As moscas das frutas são moscas de espécie Ceratitis capitata (Wied, 1824) ou Anastrepha spp. As fêmeas colocam seus ovos nos frutos, os quais têm formato parecido com uma banana e coloração amarelada. Dos ovos eclodem larvas que se alimentam da polpa do café, prejudicando o sabor e a qualidade da bebida.

    Por: niviol Ciências> Biologial 23/09/2014 lAcessos: 17

    A substância H2O conhecida como água, líquida, incolor, insípida e inodora, é simples só que essencial para todos os seres vivos sobreviverem, é o elemento mais importante para a vida

    Por: adminl Ciências> Biologial 12/09/2014

    O mercado de seguros de carros é composto por três agentes económicos: as companhias de seguros, o segurado e o corretor de seguros. O corretor de seguros é o intermediário legal entre a companhia de seguro de carro e o segurado. Cabe ao corretor apresentar ao segurado os diferentes contratos disponibilizados pelas seguradoras e garantir que seus termos sejam cumpridos por ambas as partes.

    Por: Carlos Santosl Finanças> Segurol 03/05/2011 lAcessos: 220

    O mercado segurador é um sector com um peso importante na economia Brasileira. A actividade seguradora oferece aos seus clientes a transferência para si das eventuais responsabilidades destes, mediante o pagamento de um prémio de seguro, valor que deverá permitir a obtenção de resultados de exploração satisfatórios. Este prémio deverá também ser suficiente para não comprometer a assumpção de responsabilidades em que a companhia de seguros de carros poderá vir a incorrer e, numa visão mais alarg

    Por: Carlos Santosl Finanças> Segurol 07/04/2011 lAcessos: 463

    A economia brasileira expandiu-se de forma expressiva nos últimos anos. As companhias de seguros apresentaram taxas de crescimento ainda maiores, elevando sua importância na economia.

    Por: Carlos Santosl Finanças> Segurol 25/02/2011 lAcessos: 156

    Como sabes, o expansionismo europeu traduziu-se na formação de grandes impérios coloniais nos séculos XVI a XVIII, como foi o caso dos impérios português, espanhol, holandês, inglês e francês. Foi o apogeu do colonialismo europeu no mundo. A partir do fim do século XVIII, o colonialismo europeu pareceu começar a recuar, primeiro com a independência dos Estados Unidos da América e depois dos países da América Central e do Sul.

    Por: Carlos Santosl Educação> Educação Onlinel 29/12/2010 lAcessos: 235

    Até ao começo do século XX, a Europa era a primeira potência industrial, comercial e financeira do mundo. Essa hegemonia devia-se, por um lado, como já sabes, ao enriquecimento provocado pela rápida industrialização e devia-se, por outro lado, ao domínio colonial sobre extensas zonas do globo, que estudarás a seguir.

    Por: Carlos Santosl Educação> Educação Onlinel 29/12/2010 lAcessos: 3,912

    O direito à saúde intrinsecamente exige o estabelecimento de mecanismos acessíveis, transparentes e efectivos de monitoramento e responsabilização. Aqueles que possuem obrigações relacionadas com o direito à saúde devem prestar contas em relação ao exercício de suas funções, a fim de que possam ser identificados avanços e obstáculos; conforme necessário, ajustes na política de saúde e outras correcções podem ser, dessa maneira, realizadas.

    Por: Carlos Santosl Direito> Legislaçãol 10/12/2010 lAcessos: 83

    Explica-se aqui o posicionamento deste acesso à justiça e o direito, para que fique conscientizado o papel deste dispositivo e seu relacionamento com os direitos fundamentais, pois são interligados, e conforme relata o Professor Leonardo Greco, realmente esta conexão existe, no acesso à justiça aos pobres e a todos os cidadãos que tenham necessidade de accionar a justiça e que não possuam meios financeiros para fazê-lo e realmente um acesso à justiça de modo eficaz, tem que ser levado a efeito e

    Por: Carlos Santosl Direito> Legislaçãol 10/12/2010 lAcessos: 172

    Os parâmetros internacionais de direitos humanos são claros: o Estado possui a obrigação jurídica de assegurar que medicamentos de boa qualidade estejam disponíveis em todo o seu território. Para tanto, faz-se necessária uma regulação efectiva dos medicamentos capaz de garantir a segurança, eficácia e qualidade destes nos sectores público e privado.

    Por: Carlos Santosl Direito> Legislaçãol 10/12/2010 lAcessos: 96
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast