O Homem E O Limite Da Biosfera

Publicado em: 29/09/2008 |Comentário: 4 | Acessos: 2,932 |

LIMITE HUMANO E BIOSFERA

Por: João H. L. Ferreira.

            A biosfera do planeta funciona em perfeito equilíbrio; de certa forma delimitando um espaço para cada espécie. Pelo processo evolutivo, cada espécie se adaptou a um determinado meio (Os peixes ao meio aquático; os mamíferos no terrestre, em sua maior parte, etc....).

            A evolução é a capacidade desenvolvida por uma espécie em sobreviver dentro de um determinado meio ambiente. É através da evolução que uma espécie se adapta às mudanças do meio ou se expande a novos ambientes que lhe eram hostis.

            Além da evolução, existe um processo pelo qual os mais aptos sobrevivem e perpetuam as características que permitiram a sobrevivência aos seus descendentes; suplantando os menos aptos, chamando-se esse processo de seleção natural.

            O Homem, hoje, é a única espécie que conseguiu suplantar a evolução e a seleção natural, no sentido de que é a única espécie que conseguiu se expandir aos vários meio-ambientes do planeta; bem como também é a única espécie onde tanto o mais como os menos aptos garantiram a possibilidade de perpetuação do seu código genético. Se de um lado isso é maravilhoso, no sentido de obtermos mais espaço e um pool genético mais abrangente, do outro é preocupante.

            A cada meio-ambiente o qual “invade”, o Homem toma contato com organismos que não lhe eram familiar; e que, por conseguinte, não tem imunidade natural. De certa forma, as “ilhas” de biodiversidade do planeta funcionam como seres vivos, onde certos organismos atuam como sistemas de defesa, infectando os “invasores”, impedindo que penetrem nos mesmos. Os casos recentes de embola são um exemplo disso. Micros organismos que existem em ambientes da selva africana, e que não são fatais aos animais que ali existem (Como macacos), são fatais ao Homem. Ao adentrarem selva adentro, fica o Homem exposto a esses organismos, aumentando a possibilidade de aparecimento de novas doenças.

            Dessa maneira, nas biosferas terrestre, existe uma espécie de “barreira natural” à expansão de espécies não naturais a ela, onde os micro-organismos ali existentes, através de doenças, ao se verem invadidos por espécies alienígenas, atacam os indivíduos sob forma de doença, funcionando como uma espécie de limitador natural quando uma determinada espécie se expande demais.

            Constatado essa espécie de “mecanismo de defesa” à expansão das espécies para outros eco-sistemas, pergunta-se se não haveria um instrumento semelhante para deter as espécies quando estivessem saindo de seu próprio planeta (Que é uma biosfera); prestes a se expandir para a próxima.

            Certa vez, um matemático, ao estimar o número de planetas no Universo, chegou a conclusão, por probabilidade, que muitos mundos seriam habitados. Continuando o calculo, um número razoável seria de vida inteligente e um número grande teria alcançado a tecnologia necessária para sair do próprio planeta. Então, viria a pergunta: Por que ainda não contatamos outras formas de vida? Seria o nosso planeta tão insignificante? A resposta a isso é não. A Terra, se comparada com outros planetas conhecidos, é um oásis de vida pulsante, detentora de matérias primas diversas em abundância. Então, por que estamos tão “sozinhos”?

            Alguns cientistas acham que, a única explicação é: Ao atingir a tecnologia para viagens espaciais as civilizações (Formas de vida inteligente) entram em colapso e morrem; seja pelo esgotar dos recursos naturais do seu próprio planeta, seja por entrarem em conflitos entre os seus indivíduos e se aniquilarem, seja por encontrarem um organismo estranho à elas e serem exterminadas no processo.

            Se a expectativa está correta; a humanidade já se encontra a ponto de sair da sua biosfera natal, que é a Terra. Como não nos destruímos, então o perigo agora seria a exaustão dos recursos, sejam os necessários à manutenção da vida ou aqueles necessários à própria saída nossa da biosfera planetária. Se conseguirmos ultrapassar esses limitantes, restaria o cuidado de evitar as “armadilhas” destinadas a proteger os ambientes externos à própria terra.

            Aos meus netos,.boa sorte nessa viagem emocionante.....

Avaliar artigo
4
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 7 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/biologia-artigos/o-homem-e-o-limite-da-biosfera-582999.html

    Palavras-chave do artigo:

    darwin biosfera selecao natural doencas

    Comentar sobre o artigo

    Edjar Dias de Vasconcelos

    A evolução pensada por Charles Darwin e Alfred Russel Wallace, independentemente, colocada ao mundo no ano de 1858, fazendo uso de hipóteses complexas, no entanto, não contentáveis cientificamente sobretudo, posteriormente pela Biologia sintética da evolução.

    Por: Edjar Dias de Vasconcelosl Educação> Ensino Superiorl 26/05/2014

    As moscas das frutas são moscas de espécie Ceratitis capitata (Wied, 1824) ou Anastrepha spp. As fêmeas colocam seus ovos nos frutos, os quais têm formato parecido com uma banana e coloração amarelada. Dos ovos eclodem larvas que se alimentam da polpa do café, prejudicando o sabor e a qualidade da bebida.

    Por: niviol Ciências> Biologial 23/09/2014

    A substância H2O conhecida como água, líquida, incolor, insípida e inodora, é simples só que essencial para todos os seres vivos sobreviverem, é o elemento mais importante para a vida

    Por: adminl Ciências> Biologial 12/09/2014
    Benedicto Ismael Camargo Dutra

    O espírito ganha um corpo equipado com os cérebros. Estudos demonstram que é durante a primeira infância que o cérebro frontal desenvolve a maioria das ligações entre os neurônios. Até os três anos de idade, as cerca de 100 bilhões de células cerebrais com as quais uma criança nasce desenvolvem um quatrilhão de ligações.

    Por: Benedicto Ismael Camargo Dutral Ciências> Biologial 08/09/2014 lAcessos: 25
    Hamilton Felix Nobrega

    Métodos de análise servem para fornecer dados analíticos de alta qualidade que sejam confiáveis e adequados. Podem ser de dois tipos: métodos convencionais e métodos instrumentais.

    Por: Hamilton Felix Nobregal Ciências> Biologial 03/09/2014 lAcessos: 13
    Ozana Herrera

    Atualmente a população mundial é de 7,2 bilhões de pessoas e cerca de 1 bilhão passa fome. Com toda tecnologia da moderna agricultura, conseguimos produzir alimentos suficientes para todos, mas esses não são destinados à alimentação humana. Esse artigo faz um balanço das causas desse problema e apresenta alguma propostas para o nosso futuro.

    Por: Ozana Herreral Ciências> Biologial 05/07/2014 lAcessos: 19
    Sergio Rosa

    A expansão urbana e o crescimento desordenado das cidades são fatores que têm contribuído para o aparecimento cada vez maior de cupins.A alteração do ambiente que eliminou alguns inimigos naturais do cupim e a grande quantidade de produtos a base de madeira são também outros fatores para esse aparecimento cada vez maior. Pelo seu grande poder de destruição o cupim é considerado como uma das piores pragas ao ambiente urbano.

    Por: Sergio Rosal Ciências> Biologial 26/06/2014
    Sergio Rosa

    As cigarras são responsáveis por atacar as raízes dos pés de café. Apresentam coloração escura, variando entre verde e marrom e podem atingir até 7,0 cm de comprimento.

    Por: Sergio Rosal Ciências> Biologial 26/06/2014 lAcessos: 11
    Helena Truksa

    Através da comunicação, os animais – e também nós, humanos – são capazes, por exemplo, de alertar sobre algum tipo de perigo ou sobre a localização de alimento. Alguns animais gritam quando avistam invasores em seu território, comunicando que não são bem-vindos naquele local.

    Por: Helena Truksal Ciências> Biologial 10/05/2014 lAcessos: 18

    O ano de 2012 entrará para a história do Brasil como o ano em que o Supremo abriu as portas para a legalização do aborto. Sendo declarado como DIREITO DA MULHER, o aborto de fetos anencefálicos, foi legalizado pelo Supremo. O ato provocou alegria para uns e indignação de outros; tendo sido alvo dos noticiários em todo o país. Para exclarecer os fatos, escrevi esse artigo.

    Por: Joao H L Ferreiral Direito> Doutrinal 13/06/2012 lAcessos: 175

    Depois da chacina de Realengo, muitas pessoas veem fazendo apologia da necessidade de aumento de segurança nas Escolas da Rede Pública; bem como que o aumento da violência vem tornando as escolas inseguras. Isso é realmente necessário?

    Por: Joao H L Ferreiral Educação> Educação Infantill 12/04/2011 lAcessos: 320 lComentário: 1

    Todos nós gostamos do Azulão. Desde pequeno gerações e gerações se acostumaram à sua lenda: O ultimo filho de Kripton que chega à terra e se torna o maior herói dos quadrinhos de todos os tempos; no entanto, poucos de nós prestamos a atenção na lenda e nas semelhanças entre Super Homem e o CRISTO: Ambos vieram de fora da terra. Ambos são madados pelo PAI. Ambos só abraçam a sua vida pública em adulto. Seria isso inconsciente ou uma trama fantástica para erodir a fé cristã? Leiam e descubram

    Por: Joao H L Ferreiral Religião & Esoterismo> Religiãol 29/03/2010 lAcessos: 806 lComentário: 2

    Paul Michel Foucault, psicólogo e filósofo. Entre as suas contribuições, encontra-se o estudo genealógico do poder. Freud, Psicólogo do final do século XIX. Teorizou o desenvolvimento da personalidade através do Complexo de Édipo. Este artigo pretende fazer uma junção dos dois pensamentos, analisando a sociedade atual; colocando-a em um divã; na esperança de que os seus leitores possam contribuir para uma sociedade mais sadia.

    Por: Joao H L Ferreiral Psicologia&Auto-Ajuda> Auto-Ajudal 23/11/2009 lAcessos: 896 lComentário: 3

    Durante muito tempo, as Leis eram consideradas como emanadas de Deus. Por isso, muitos conceitos teológicos estão presentes no mundo do Direito. Gostaria de fazer uma correlação do que se entende como pressupostos do pecado e o Direito Penal brasileiro de hoje; que é considerado um dos mais avançados existentes hoje.

    Por: Joao H L Ferreiral Religião & Esoterismo> Religiãol 25/09/2009 lAcessos: 543 lComentário: 3

    Muito se tem falado em psicologia sobre Freud e o complexo de Édipo. Descrito como uma relação triangular entre pai, mãe e filho; o Complexo de Édipo é uma dos pilares da psicoanálise freudiana; mas será possível falar-se de Complexo de Édipo com o pai ausente? Esse artigo pretende não resolver; mas lançar a discussão.

    Por: Joao H L Ferreiral Psicologia&Auto-Ajuda> Psicoterapial 23/10/2008 lAcessos: 205,200 lComentário: 12

    Muito se tem falado sobre o déficit de Educação no Brasil; tendo o governo prometido investir nessa área para resgatar a dívida social nessa área. Será que realmente o governo ivestirá em Educação; ou será em ENSINO. Existe diferença? Será que o investimento do governo trará bons resultados?

    Por: Joao H L Ferreiral Educação> Ciêncial 04/10/2008 lAcessos: 52,981 lComentário: 4

    Duas fortes correntes se debatem há muito sobre a origem do homem. Uma delas é a criacionista; no qual o homem teria sido criado à imagem de Deus e outra evolucionista; no qual o homem é fruto da evolução. Essas duas correntes se revestem de importância principalmente nos Estados Unidos, onde, até hoje, em alguns estados americanos, a teoria de Darwin sofre restrições severas ao seu ensino na escola. O texto abaixo demonstra que Genesis, ao contrário do que dizem os criacionistas,é evolucionário

    Por: Joao H L Ferreiral Religião & Esoterismo> Religiãol 24/09/2008 lAcessos: 18,269 lComentário: 3

    Comments on this article

    -2
    lucas 28/09/2009
    nao acho o que eu quero
    2
    José 05/05/2009
    espero que esta messajem encontra-te de saúde são as minhas saúdação estás de manha obrigado pelo tudo zua I LOVE you FOREVER THAT GOD BLESy you BAY
    0
    yasmiin 21/04/2009
    tentei achar na internet algunha coisa sobre BIOSFERA e acabei achando isto achei esta pesquiza muito intereçante...procurei entender algunha coisa no meu caderno sobre biosfera e nao consegui porisso vim pra cá...estou estudando para uma prova de siencias que tenho amanha...e acho que ja achei oque preciso...obrigado...sou da 7 serie
    2
    Joao Carlos 16/10/2008
    Muito interessante.....
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast