Porque a água do mar é salgada?

Publicado em: 05/11/2013 |Comentário: 0 | Acessos: 63 |

É quase certo que já se perguntou qual a razão de a água do mar ser salgada, certo? Pois bem, neste artigo iremos explicar porque tal acontece, de forma a matar mais uma curiosidade!

Durante milhares de anos, a erosão da chuva, do vento, do mar e dos caudais do rio faz com que aconteça um desgaste das rochas, fazendo com que a grande quantidade de sais minerais, que as constituem, tenham desaparecido.

Por sua vez, os rios ao percorrem os continentes trazem consigo átomos e moléculas de cloro e de sódio que ao se deslocarem para o mar, acabam por se alojar nas rochas. Por outro lado, a chuva também é responsável por dissolver os sais minerais da superfície terrestre e levá-los para o mar, fazendo com que aumente a concentração de sal na água. Assim sendo, o sal acumula-se nos oceanos devido ao processo de evaporação da água, ou seja, aquando do processo cíclico de transporte de sais minerais para o mar e posterior evaporação das águas, o sal acaba por se ir acumulando.

Como o sal não desaparece na água, apenas fica dissolvido, começa a acumular-se no mar. A repetição desse processo, ao longo de centenas de milhões de anos, fez com que o mar se tornasse salgado, tal como o conhecemos nos dias de hoje.

 

agua-mar-salgada-erosao-rochas

 

Composição do mar

A verdade é que o cloreto de sódio – composição química do vulgar sal de cozinha – não é a é a única substância que encontramos dissolvida no mar, apesar de ser a mais abundante, daí o forte sabor a salgado. Por isso, para além do sal, podemos ainda encontrar substâncias tão diversas como o cloreto de magnésio, bicarbonato de cálcio, sulfato de magnésio, sulfato de cálcio e cloreto de potássio.

 

Mar-morto-grande-concentracao-sal

 

Aproveite para ler outras curiosidades sobre a natureza:

Porque o céu é azul?
Porque o Planeta Marte é vermelho?
Conheça algumas curiosidades impressionantes sobre o Sol.

Águas com maior densidade de sal

O Grande Lago Salgado de Utah, nos Estados Unidos, e o Mar Morto, no Médio Oriente, ao apresentarem grandes concentrações de sal, permitem que as pessoas flutuem na água.

Fazendo uma comparação com a concentração média de sal nestas águas e nos restantes oceanos, podemos dizer, que em 100 ml de água encontramos cerca de 3 gramas de sal. Já no Grande Lago Salgado de Utah e no Mar Morto, esses mesmos 100 ml concentram entre 30 a 35 gramas de sal, ou seja, têm dez vezes mais concentração salina.

Em contraste com esta realidade temos o Mar Báltico, no norte da Europa, que ao apresentar uma baixa concentração de sal, chega a ficar congelado durante o inverno.

 

Curiosidades sobre o sal da água do mar

- Se o sal fosse retirado do mar e espalhado sobre a Terra obteríamos uma camada com cerca de 150 metro de espessura e uma altura que poderia equivaler a um prédio de 40 andares.

- Em 28 litros de água do mar, poderíamos retirar cerca de 2 quilos de sal.

 

Sabia todas estas curiosidades? Partilhe-as com os seus amigos!

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 0 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/biologia-artigos/porque-a-agua-do-mar-e-salgada-6818940.html

    Palavras-chave do artigo:

    agua

    ,

    mar

    ,

    salgado

    Comentar sobre o artigo

    Helio de Paula e Silva

    Deus realmente lançou pecados no mar do esquecimento?e deles não se lembra mais? O mar do esquecimento realmente existe,ou é apenas uma metáfora que nos mostra o quanto Deus é maravilhoso?como vimos algumas pregações !

    Por: Helio de Paula e Silval Religião & Esoterismo> Evangelhol 22/11/2009 lAcessos: 10,053
    Rodnei Vecchia

    Água o ouro azul do século XXI. O século que ora se inicia terá na água sua fonte de maior valor econômico.

    Por: Rodnei Vecchial Educaçãol 12/04/2012 lAcessos: 143

    Porque é que o oceano salgado? Deus tenha feito desta forma em primeiro lugar? Ou será que nossos cientistas têm essa explicação científica sobre o assunto.

    Por: samuell Educação> Ensino Superiorl 11/02/2011 lAcessos: 407
    Marlene Santos

    Todas as manhãs ensolaradas, a Vênus deitava nas pedras...

    Por: Marlene Santosl Literatura> Ficçãol 25/06/2010 lAcessos: 57

    Não existe nada que abale mais o ser humano do que a enfermidade, por isso, o cuidado com a água consumida, deve ser de boa a excelente qualidade. Filtrada ou fervida, são as maneiras mais corretas de consumo. É bom frisar de que quando estamos doentes nos sentimos pequenos e indefesos, desprotegidos e assustados. Desde os primórdios o homem tem observado que, a par das boas coisas que formam a vida deleitável,

    Por: Antonio Paiva Rodriguesl Literatura> Crônicasl 03/08/2013 lAcessos: 33

    QUADRO DAS CALORIAS DOS PRODUTOS PUBLICADOS NESTE SITE

    Por: Antonio Lourol Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 04/09/2008 lAcessos: 16,046

    APLICAÇÃO DOS FRUTOS DO MAR NA CULINÁRIA BRASILEIRA

    Por: Antonio Lourol Culinária> Receitasl 22/07/2008 lAcessos: 713 lComentário: 1
    carlos andre cursino roriz

    A educação ambiental alimenta uma esperança da preservação da natureza, mas os esforços dos defensores do viver na "Onda da Bioética" ainda é uma abstração, um sufoco.

    Por: carlos andre cursino rorizl Notícias & Sociedade> Meio Ambientel 17/03/2008 lAcessos: 1,775 lComentário: 3
    Escritorcampos

    Esta obra romanesca relata alguns fatos inspirados no dia-a-dia de um clã de Vinha­teiros do interior de um estado do país. Histórias peculiares de uma grande família formada por pessoas de boa índole. Trazendo-nos uma identificação com o cotidiano de seres humanos que, na sua es­sência não passam de nós mesmos, suas alegrias e suas dores são muito semelhantes às nossas. Que esta leitura se preste a nos alentar, como um bálsamo, colocando-nos em langui­dez de espírito, ou seja: em paz d'alma,

    Por: Escritorcamposl Literatura> Crônicasl 06/05/2010 lAcessos: 303

    O presente artigo tem por objetivo determinar a prevalência de dislipidemia em adultos de faixa etária de 20 a 49 anos, de ambos os sexos, da demanda laboratorial de Teixeira de Freitas, Bahia, Brasil. Casuísticas procedentes de amostras de 30% dos laboratórios não hospitalares da cidade, num total de 286 amostras por ano, em 2009 e 2010. Para a determinação das dislipidemias, consideraram-se os valores da IV Diretriz Brasileira sobre Dislipidemias (DBD).

    Por: Gilvan Ferreira Moreiral Ciências> Biologial 15/10/2014 lAcessos: 11

    O presente trabalho procura tratar sobre as restingas brasileiras, destacando o seu conceito e suas características gerais, assim como identificar os estudos realizados sobre levantamentos de fauna e flora endêmicas e em extinção na Faixa litorânea no Estado da Bahia. Este estudo foi realizado através do levantamento de dados encontrados na literatura já existente.

    Por: Gilvan Ferreira Moreiral Ciências> Biologial 15/10/2014 lAcessos: 12

    Este artigo teve como objetivo avaliar a importância da atividade pesqueira e da conservação ambiental para a comunidade de pescadores do Prado (BA). Para o levantamento de dados foram realizadas entrevistas com os pescadores da mesma. Foram entrevistados 11 pescadores, todos do sexo masculino.

    Por: Gilvan Ferreira Moreiral Ciências> Biologial 15/10/2014 lAcessos: 11
    José Bittencourt da Silva

    O presente artigo objetiva expor e descrever um fenômeno natural chamado de pirakaú, o qual pode ser observado entre os meses de janeiro, fevereiro e março de cada ano no rio que banha a comunidade Joana Peres localizada no território da Reserva Extrativista Ipaú- Anilzinho, município de Baião, estado do Pará. O texto resulta de pesquisa de campo do tipo qualitativa, com pressupostos epistemológicos e metodológicos próprios das correntes etnográfica e fenomenológica.

    Por: José Bittencourt da Silval Ciências> Biologial 01/10/2014 lAcessos: 14

    As moscas das frutas são moscas de espécie Ceratitis capitata (Wied, 1824) ou Anastrepha spp. As fêmeas colocam seus ovos nos frutos, os quais têm formato parecido com uma banana e coloração amarelada. Dos ovos eclodem larvas que se alimentam da polpa do café, prejudicando o sabor e a qualidade da bebida.

    Por: niviol Ciências> Biologial 23/09/2014 lAcessos: 12

    A substância H2O conhecida como água, líquida, incolor, insípida e inodora, é simples só que essencial para todos os seres vivos sobreviverem, é o elemento mais importante para a vida

    Por: adminl Ciências> Biologial 12/09/2014
    Benedicto Ismael Camargo Dutra

    O espírito ganha um corpo equipado com os cérebros. Estudos demonstram que é durante a primeira infância que o cérebro frontal desenvolve a maioria das ligações entre os neurônios. Até os três anos de idade, as cerca de 100 bilhões de células cerebrais com as quais uma criança nasce desenvolvem um quatrilhão de ligações.

    Por: Benedicto Ismael Camargo Dutral Ciências> Biologial 08/09/2014 lAcessos: 33
    Hamilton Felix Nobrega

    Métodos de análise servem para fornecer dados analíticos de alta qualidade que sejam confiáveis e adequados. Podem ser de dois tipos: métodos convencionais e métodos instrumentais.

    Por: Hamilton Felix Nobregal Ciências> Biologial 03/09/2014 lAcessos: 33
    Ricardo Miguel

    Apesar da Internet e de muita informação, existem vários mitos e dúvidas sobre as mulheres, sobre a sexualidade e sobre o seu corpo. Descubra 10 verdades e mentiras sobre as mulheres.

    Por: Ricardo Miguell Lar e Família> Mulherl 21/04/2014 lAcessos: 47
    Ricardo Miguel

    Ninguém gosta de limpezas, muito menos quando chega a hora de limpar os seus sanitários. Neste artigo ensinamos as 5 dicas principais para limpar corretamente os seus sanitários.

    Por: Ricardo Miguell Casa & Jardiml 09/04/2014
    Ricardo Miguel

    Já conhece a stevia? Porque este novo açúcar não é prejudicial para a saúde? Conheça todos os benefícios e as diferenças que existem em relação ao açúcar convencional.

    Por: Ricardo Miguell Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 02/04/2014 lAcessos: 48
    Ricardo Miguel

    Como surgiu a anestesia? Que tipos de anestesia existem? Para que serve e como é aplicada? Conheça a história e várias curiosidades sobre a anestesia.

    Por: Ricardo Miguell Ciências> Químical 31/03/2014 lAcessos: 31
    Ricardo Miguel

    Guia super completo com muitas dicas de como cuidar do seu bebé recem-nascido. Saiba com o alimentar, como cuidar dele, como reagir perante várias situações e muito mais.

    Por: Ricardo Miguell Lar e Família> Bebêsl 31/03/2014 lAcessos: 49
    Ricardo Miguel

    Conheça estas 8 dicas muito simples mas excelentes e bastante eficazes para perder peso e não engordar. Emagreça sem esforço e sem sofrimento, mudando pequenos hábitos do dia-a-dia.

    Por: Ricardo Miguell Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 27/03/2014 lAcessos: 27
    Ricardo Miguel

    Sabia que com algumas dicas simples pode manter a sua casa sempre arrumada e organizada? Conheça várias dicas que vão ajudar a poupar tempo e trabalho.

    Por: Ricardo Miguell Casa & Jardim> Decoraçãol 24/03/2014 lAcessos: 36
    Ricardo Miguel

    Saiba o que é a massagem shiatsu, em que consiste, como é realizada e conheça os vários benefícios que pode trazer para a saúde.

    Por: Ricardo Miguell Saúde e Bem Estar> Medicina Alternatival 14/03/2014 lAcessos: 27
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast