Porque a água do mar é salgada?

Publicado em: 05/11/2013 |Comentário: 0 | Acessos: 68 |

É quase certo que já se perguntou qual a razão de a água do mar ser salgada, certo? Pois bem, neste artigo iremos explicar porque tal acontece, de forma a matar mais uma curiosidade!

Durante milhares de anos, a erosão da chuva, do vento, do mar e dos caudais do rio faz com que aconteça um desgaste das rochas, fazendo com que a grande quantidade de sais minerais, que as constituem, tenham desaparecido.

Por sua vez, os rios ao percorrem os continentes trazem consigo átomos e moléculas de cloro e de sódio que ao se deslocarem para o mar, acabam por se alojar nas rochas. Por outro lado, a chuva também é responsável por dissolver os sais minerais da superfície terrestre e levá-los para o mar, fazendo com que aumente a concentração de sal na água. Assim sendo, o sal acumula-se nos oceanos devido ao processo de evaporação da água, ou seja, aquando do processo cíclico de transporte de sais minerais para o mar e posterior evaporação das águas, o sal acaba por se ir acumulando.

Como o sal não desaparece na água, apenas fica dissolvido, começa a acumular-se no mar. A repetição desse processo, ao longo de centenas de milhões de anos, fez com que o mar se tornasse salgado, tal como o conhecemos nos dias de hoje.

 

agua-mar-salgada-erosao-rochas

 

Composição do mar

A verdade é que o cloreto de sódio – composição química do vulgar sal de cozinha – não é a é a única substância que encontramos dissolvida no mar, apesar de ser a mais abundante, daí o forte sabor a salgado. Por isso, para além do sal, podemos ainda encontrar substâncias tão diversas como o cloreto de magnésio, bicarbonato de cálcio, sulfato de magnésio, sulfato de cálcio e cloreto de potássio.

 

Mar-morto-grande-concentracao-sal

 

Aproveite para ler outras curiosidades sobre a natureza:

Porque o céu é azul?
Porque o Planeta Marte é vermelho?
Conheça algumas curiosidades impressionantes sobre o Sol.

Águas com maior densidade de sal

O Grande Lago Salgado de Utah, nos Estados Unidos, e o Mar Morto, no Médio Oriente, ao apresentarem grandes concentrações de sal, permitem que as pessoas flutuem na água.

Fazendo uma comparação com a concentração média de sal nestas águas e nos restantes oceanos, podemos dizer, que em 100 ml de água encontramos cerca de 3 gramas de sal. Já no Grande Lago Salgado de Utah e no Mar Morto, esses mesmos 100 ml concentram entre 30 a 35 gramas de sal, ou seja, têm dez vezes mais concentração salina.

Em contraste com esta realidade temos o Mar Báltico, no norte da Europa, que ao apresentar uma baixa concentração de sal, chega a ficar congelado durante o inverno.

 

Curiosidades sobre o sal da água do mar

- Se o sal fosse retirado do mar e espalhado sobre a Terra obteríamos uma camada com cerca de 150 metro de espessura e uma altura que poderia equivaler a um prédio de 40 andares.

- Em 28 litros de água do mar, poderíamos retirar cerca de 2 quilos de sal.

 

Sabia todas estas curiosidades? Partilhe-as com os seus amigos!

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 0 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/biologia-artigos/porque-a-agua-do-mar-e-salgada-6818940.html

    Palavras-chave do artigo:

    agua

    ,

    mar

    ,

    salgado

    Comentar sobre o artigo

    Helio de Paula e Silva

    Deus realmente lançou pecados no mar do esquecimento?e deles não se lembra mais? O mar do esquecimento realmente existe,ou é apenas uma metáfora que nos mostra o quanto Deus é maravilhoso?como vimos algumas pregações !

    Por: Helio de Paula e Silval Religião & Esoterismo> Evangelhol 22/11/2009 lAcessos: 10,218
    Rodnei Vecchia

    Água o ouro azul do século XXI. O século que ora se inicia terá na água sua fonte de maior valor econômico.

    Por: Rodnei Vecchial Educaçãol 12/04/2012 lAcessos: 145

    Porque é que o oceano salgado? Deus tenha feito desta forma em primeiro lugar? Ou será que nossos cientistas têm essa explicação científica sobre o assunto.

    Por: samuell Educação> Ensino Superiorl 11/02/2011 lAcessos: 419
    Marlene Santos

    Todas as manhãs ensolaradas, a Vênus deitava nas pedras...

    Por: Marlene Santosl Literatura> Ficçãol 25/06/2010 lAcessos: 62

    Não existe nada que abale mais o ser humano do que a enfermidade, por isso, o cuidado com a água consumida, deve ser de boa a excelente qualidade. Filtrada ou fervida, são as maneiras mais corretas de consumo. É bom frisar de que quando estamos doentes nos sentimos pequenos e indefesos, desprotegidos e assustados. Desde os primórdios o homem tem observado que, a par das boas coisas que formam a vida deleitável,

    Por: Antonio Paiva Rodriguesl Literatura> Crônicasl 03/08/2013 lAcessos: 40

    QUADRO DAS CALORIAS DOS PRODUTOS PUBLICADOS NESTE SITE

    Por: Antonio Lourol Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 04/09/2008 lAcessos: 16,088

    APLICAÇÃO DOS FRUTOS DO MAR NA CULINÁRIA BRASILEIRA

    Por: Antonio Lourol Culinária> Receitasl 22/07/2008 lAcessos: 716 lComentário: 1
    carlos andre cursino roriz

    A educação ambiental alimenta uma esperança da preservação da natureza, mas os esforços dos defensores do viver na "Onda da Bioética" ainda é uma abstração, um sufoco.

    Por: carlos andre cursino rorizl Notícias & Sociedade> Meio Ambientel 17/03/2008 lAcessos: 1,777 lComentário: 3
    Escritorcampos

    Esta obra romanesca relata alguns fatos inspirados no dia-a-dia de um clã de Vinha­teiros do interior de um estado do país. Histórias peculiares de uma grande família formada por pessoas de boa índole. Trazendo-nos uma identificação com o cotidiano de seres humanos que, na sua es­sência não passam de nós mesmos, suas alegrias e suas dores são muito semelhantes às nossas. Que esta leitura se preste a nos alentar, como um bálsamo, colocando-nos em langui­dez de espírito, ou seja: em paz d'alma,

    Por: Escritorcamposl Literatura> Crônicasl 06/05/2010 lAcessos: 309

    Não se mate, pois bilhões de células em perfeita atividade sofrerão com o abalo do corpo tombado antes do tempo determinado pela LEI DE DEUS.

    Por: ADRASTIA ABNARAl Ciências> Biologial 09/12/2014

    As verminoses em cães podem ocasionar anemias, diarréias e mortes em neonatos. Além disto, podem ocasionar zoonoses quando os animais parasitados mantêm um convívio direto com o ser humano. Na pesquisa realizada foram analisadas fezes de cães filhotes com até 6 meses sem ter feito o uso de vermífugos, que vivem em ambiente doméstico na cidade de Salvador, BA. As fezes foram analisadas pela técnica de flutuação e sedimentação, foram encontrados ovos de Toxocara spp. e Ancylostoma spp.

    Por: Pamela Botelho Pinheirol Ciências> Biologial 02/12/2014
    JORGE FLOQUET

    A convivência dos avós com os seus netos é uma terapia e muito pouco sinalizada pelas referências bibliográficas médicas, é uma das mais surpreendentes formas de revigoramento do fluido vital dos avós. Observem que à proporção que os netos estão crescendo e se distanciando dos seus avós esses tendem a perder o seu vigor físico. Não se trata de uma relação direta com a idade e sim uma consequência deste afastamento.É fato!

    Por: JORGE FLOQUETl Ciências> Biologial 17/11/2014
    Emanuel

    Resumo Um dos maiores desafios no campo das ciências cognitivas é identificar os substratos neurais dos comportamentos. O desenvolvimento da tecnologia em neuroimagem funcional nos últimos cinco anos está provocando um rápido avanço no conhecimento das funções cerebrais, o que resultou numa explosão de achados novos na psiquiatria. O uso da ressonância magnética funcional na pesquisa em esquizofrenia é um bom exemplo de como esse avanço; tornou possível a investigação de aspectos complexos das d

    Por: Emanuell Ciências> Biologial 16/11/2014 lAcessos: 12

    O presente artigo tem por objetivo determinar a prevalência de dislipidemia em adultos de faixa etária de 20 a 49 anos, de ambos os sexos, da demanda laboratorial de Teixeira de Freitas, Bahia, Brasil. Casuísticas procedentes de amostras de 30% dos laboratórios não hospitalares da cidade, num total de 286 amostras por ano, em 2009 e 2010. Para a determinação das dislipidemias, consideraram-se os valores da IV Diretriz Brasileira sobre Dislipidemias (DBD).

    Por: Gilvan Ferreira Moreiral Ciências> Biologial 15/10/2014 lAcessos: 35

    O presente trabalho procura tratar sobre as restingas brasileiras, destacando o seu conceito e suas características gerais, assim como identificar os estudos realizados sobre levantamentos de fauna e flora endêmicas e em extinção na Faixa litorânea no Estado da Bahia. Este estudo foi realizado através do levantamento de dados encontrados na literatura já existente.

    Por: Gilvan Ferreira Moreiral Ciências> Biologial 15/10/2014 lAcessos: 41

    Este artigo teve como objetivo avaliar a importância da atividade pesqueira e da conservação ambiental para a comunidade de pescadores do Prado (BA). Para o levantamento de dados foram realizadas entrevistas com os pescadores da mesma. Foram entrevistados 11 pescadores, todos do sexo masculino.

    Por: Gilvan Ferreira Moreiral Ciências> Biologial 15/10/2014 lAcessos: 28
    José Bittencourt da Silva

    O presente artigo objetiva expor e descrever um fenômeno natural chamado de pirakaú, o qual pode ser observado entre os meses de janeiro, fevereiro e março de cada ano no rio que banha a comunidade Joana Peres localizada no território da Reserva Extrativista Ipaú- Anilzinho, município de Baião, estado do Pará. O texto resulta de pesquisa de campo do tipo qualitativa, com pressupostos epistemológicos e metodológicos próprios das correntes etnográfica e fenomenológica.

    Por: José Bittencourt da Silval Ciências> Biologial 01/10/2014 lAcessos: 25
    Ricardo Miguel

    Apesar da Internet e de muita informação, existem vários mitos e dúvidas sobre as mulheres, sobre a sexualidade e sobre o seu corpo. Descubra 10 verdades e mentiras sobre as mulheres.

    Por: Ricardo Miguell Lar e Família> Mulherl 21/04/2014 lAcessos: 52
    Ricardo Miguel

    Ninguém gosta de limpezas, muito menos quando chega a hora de limpar os seus sanitários. Neste artigo ensinamos as 5 dicas principais para limpar corretamente os seus sanitários.

    Por: Ricardo Miguell Casa & Jardiml 09/04/2014 lAcessos: 15
    Ricardo Miguel

    Já conhece a stevia? Porque este novo açúcar não é prejudicial para a saúde? Conheça todos os benefícios e as diferenças que existem em relação ao açúcar convencional.

    Por: Ricardo Miguell Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 02/04/2014 lAcessos: 54
    Ricardo Miguel

    Como surgiu a anestesia? Que tipos de anestesia existem? Para que serve e como é aplicada? Conheça a história e várias curiosidades sobre a anestesia.

    Por: Ricardo Miguell Ciências> Químical 31/03/2014 lAcessos: 40
    Ricardo Miguel

    Guia super completo com muitas dicas de como cuidar do seu bebé recem-nascido. Saiba com o alimentar, como cuidar dele, como reagir perante várias situações e muito mais.

    Por: Ricardo Miguell Lar e Família> Bebêsl 31/03/2014 lAcessos: 62
    Ricardo Miguel

    Conheça estas 8 dicas muito simples mas excelentes e bastante eficazes para perder peso e não engordar. Emagreça sem esforço e sem sofrimento, mudando pequenos hábitos do dia-a-dia.

    Por: Ricardo Miguell Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 27/03/2014 lAcessos: 34
    Ricardo Miguel

    Sabia que com algumas dicas simples pode manter a sua casa sempre arrumada e organizada? Conheça várias dicas que vão ajudar a poupar tempo e trabalho.

    Por: Ricardo Miguell Casa & Jardim> Decoraçãol 24/03/2014 lAcessos: 42
    Ricardo Miguel

    Saiba o que é a massagem shiatsu, em que consiste, como é realizada e conheça os vários benefícios que pode trazer para a saúde.

    Por: Ricardo Miguell Saúde e Bem Estar> Medicina Alternatival 14/03/2014 lAcessos: 32
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast