Sistema reprodutor das aves

Publicado em: 13/04/2011 | Acessos: 4,024 |

Fisiologia do sistema reprodutor masculino e feminino das aves

Sistema reprodutor Feminino

Espécie Gallus gallus domesticus.

Até o sétimo dia do desenvolvimento embrionário não existe uma diferenciação entre macho e fêmea. As aves domésticas possuem apenas um oviduto  e um ovário, ambos situados no lado esquerdo. O oviduto só começa a se desenvolver a partir do 4° dia de incubação e o ovário direito cessa o crescimento no 8° dia, o qual regride. O oviduto até o 13° dia ainda não apresenta comunicação com a cloaca (ROSA)

 

Morfologia do oviduto: tubo estreito de cor rosa pálido, estendendo-se do ovário a cloaca, com comprimento de 70 cm, e peso 40g (ROSA).

Parte do oviduto, como o infundíbulo, possui função de captar os folículos maduros. Recebe a gema (óvulo) e adiciona a camada fluida interna e chalazas (trançadas) devido ao movimento de rotação da gema.

O Magno é a parte mais longa do oviduto, rico em células secretoras. Tem como função a formação do albúmem. Produz as camadas densas e fluidas externa do albúmem (ROSA).

O Istmo é a menor porção do oviduto, com 10-15 cm. Função de formação das camadas interna e externa do ovo. Completa a parte final da camada externa do albúmem (ROSA).

O útero tem como função a formação da casca do ovo. Recebe cobertura de carbonato de cálcio, proteínas, pigmentos e cutícula. A vagina das aves é uma região curta, que permite a passagem do ovo até a cloaca. Função  de deposição da camada protetora de muco sobre a casca (ROSA).

Há três hormônios que são secretados pelo ovário. Os estrógenos são secretados duas semanas antes da maturidade sexual. Funções de crescimento do oviduto; síntese de proteína e lipídeos da gema; postura; afastamento dos ossos pélvicos; transporte de lipoproteínas da clara no magno. Progesterona controla o ritmo da ovulação e da postura agindo na liberação de LH pelo hipotálamo e atua nas contrações do útero. Andrógenos (papel limitado na fêmea) tem função no crescimento da crista (ROSA).

O sistema reprodutivo é basicamente regulado pelo eixo hipotalâmico-hipofisiário-gonadal.  A maturação do eixo hipotalâmico-hipofisiário-gonadal do embrião ocorre já aos 13 dias de incubação. Entretanto, ainda nos períodos iniciais do desenvolvimento embrionário, este é capaz de sintetizar uma variedade de hormônios esteróides. O cérebro concentra sinais neurais e hormonais de origem endógena e exógena. Esta informação é usada para controlar a pituitária, gônadas e outros órgãos direta ou indiretamente. Várias áreas do cérebro são utilizadas, mas o principal ponto de tradução de sinais neurais em controle hormonal ocorre no hipotálamo, localizado numa região na base do cérebro, próximo da pituitária. As células neurosecretoras do hipotálamo comunicam diretamente com a pituitária anterior através de um sistema porta. Este transporta hormônios do hipotálamo até a pituitária. Os neurônios que sintetizam o hormônio liberador de gonadotropinas (GnRH) fazem parte de um sistema neural primário essencial para o desenvolvimento da reprodução. Existem pelo menos oito tipos indentificados de GnRH (RUTZ, et al 2007 ).

 

Em aves foram identificados dois tipos de GnRH, o GnRH I e o GnRH II. Aparentemente o GnRH I é a forma funcional. A função do GnRH II não estádefinida em aves. Evidência indica que o GnRH II estimula o comportamento sexual em aves. Estes hormônios determinam quando os gonadotrofos (secreção de LH e FSH) ou lactotrofos (secreçãode prolactina) devem promover a sua secreção (RUTZ,et al 2007).

 

            O fotoperíodo é um aspecto fundamental no desempenho reprodutivo das aves. Ao alterar a intensidade e duração do fotoperíodo, o hipotálamo altera a produção de fatores liberadores de gonadotrofinas. postulou três teorias para explicar o efeito da luz sobre a atividade reprodutiva: a) através do olho, b) através da glândula pineal ou c) diretamente sobre o hipotálamo. Destas teorias, a mais aceita atualmente é a da ação da luz diretamente sobre fotoreceptores hipotalâmicos, após atravessar a cavidade craniana. As aves iniciam a fase reprodutiva após terem alcançado determinada idade e/ou peso corporal. (GnRH). (RUTZ,et al 2007).

 

             Até aproximadamente 12 semanas de idade, as aves são insensíveis a luz.  Aves submetidas a curtos fotoperíodos durante a recria alcançam a maturidade sexual a uma idade mais precoce e o inicio da produção de ovos após transferência para um longo fotoperíodo será rápida e de forma sincronizada. A idade e o peso da ave no inicio do fotoestímulo são fatores importantes na otimização da produção de ovos e na duração do ciclo reprodutivo.(RUTZ,.et al 2007).

 

             Matrizes de corte muito pesadas ao alcançar a maturidade sexual apresentam hierarquia folicular anormal, onde ocorre uma alta incidência de ovos de gemas duplas, má produção de ovos e má qualidade da casca. Por isso, é prática comum na indústria não permitir o desenvolvimento corporal das aves antes da fotoestimulação. (RUTZ,et al 2007 ).

 

 

 

Sistema reprodutor Masculino

Os testículos se localizam na região abdominal, em frente aos rins, à altura da área lombossacral da coluna vertebral. O testículo esquerdo é maior que o direito. O peso é aproximadamente 1% do peso do corpo. Função de produzir espermatozóides e armazenar sêmen. O epidídimo constitui a maior porção do testículo e é formado por milhares de tubos convolutos denominados túbulos seminíferos. O Ducto ou Canal eferente é um extenso tubo enovelado, percorre toda extensão do abdômen. Aparelho copulatório, é localizado na porção ventral da cloaca, não é visível no estado de repouso. Constituído por um par de papilas dos ductos deferentes, falo, um par de pregas linfáticas e um par de corpos vasculares.(RUTZ,et al 2007).

Não possuem pênis, e sim um falo erétil composto por: corpo fálico mediano (órgão copulatótio rudimentar); corpo fálico lateral; pregas linfáticas     ( durante a excitação ficam eretas).(RUTZ,et.al 2007)

A cloaca é composta por Urodeo, Proctodeo e Coprodeo.

O sêmen: volume varia de 0,5 a 1,1 ml por cada ejaculação. A vida útil do espermatozóide no oviduto é de 30 dias. A fertilização do óvulo se dá 24 horas antes do ovo ser posto.(RUTZ,.et al 2007).

 

Avanços na fisiologia e desempenho reprodutivo de aves domésticas.

 

A eficiência reprodutiva de matrizes é determinada pela carga genética e por fatores ambientais como instalações, programa de luz, nutrição e manejo, que influenciam a capacidade de atingir este potencial.(RUTZ,et al 2007).

 

Para alcançar o desempenho reprodutivo máximo é necessário o conhecimento de fatores que influenciam a maturidade sexual, ovulação, fertilização, formação do ovo e oviposição.(RUTZ,et al 2007).

 

Importante coadjuvante da reprodução animal tem sido a biotecnologia. Esta pode ser aplicada desde a inseminação artificial até a manipulação de embrião, transferência de gens e sexagem.(RUTZ,et al 2007).

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

REFERÊNCIAS

 

 

ROSA, P. Alexandre. Disponivel em (http://jararaca.ufsm.br/websites/lavic/download/zot426/REPRO.pdf) Acessado em: 27/03/2011.

 

RUTZ, Fernando; ANCIUTI, Marcos Antonio; XAVIER, Eduardo Gonçalves; ROLL Fernando B. ROSSI, Patricia, Avanços na fisiologia e desempenho reprodutivo de aves domésticas, Revista Brasileira  Reprodução Animal, v.31, n.3, Belo Horizonte, julho / setembro, 2007. Disponivel em (http://www.cbra.org.br/pages/publicacoes/rbra/download/307.pdf) Acessado em 06/04/2011.

 

 

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 1 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/biologia-artigos/sistema-reprodutor-das-aves-4595483.html

    Palavras-chave do artigo:

    aves

    ,

    reprodutor

    Comentar sobre o artigo

    Breve Revisão de Literatura sobre os sistemas reprodutores de machos e fêmeas que são distintos e particularmente importante conhecermos.

    Por: wyaral Educaçãol 09/05/2011 lAcessos: 2,362

    Revisão de literatura abordando os principais fatores envolvidos no desenvolvimento embrionário e eclodibilidade de ovos de aves de postura.

    Por: Gester Breda Aguiarl Saúde e Bem Estar> Medicinal 28/06/2011 lAcessos: 2,004
    JORGE FLOQUET

    A convivência dos avós com os seus netos é uma terapia e muito pouco sinalizada pelas referências bibliográficas médicas, é uma das mais surpreendentes formas de revigoramento do fluido vital dos avós. Observem que à proporção que os netos estão crescendo e se distanciando dos seus avós esses tendem a perder o seu vigor físico. Não se trata de uma relação direta com a idade e sim uma consequência deste afastamento.É fato!

    Por: JORGE FLOQUETl Ciências> Biologial 17/11/2014
    Emanuel

    Resumo Um dos maiores desafios no campo das ciências cognitivas é identificar os substratos neurais dos comportamentos. O desenvolvimento da tecnologia em neuroimagem funcional nos últimos cinco anos está provocando um rápido avanço no conhecimento das funções cerebrais, o que resultou numa explosão de achados novos na psiquiatria. O uso da ressonância magnética funcional na pesquisa em esquizofrenia é um bom exemplo de como esse avanço; tornou possível a investigação de aspectos complexos das d

    Por: Emanuell Ciências> Biologial 16/11/2014

    O presente artigo tem por objetivo determinar a prevalência de dislipidemia em adultos de faixa etária de 20 a 49 anos, de ambos os sexos, da demanda laboratorial de Teixeira de Freitas, Bahia, Brasil. Casuísticas procedentes de amostras de 30% dos laboratórios não hospitalares da cidade, num total de 286 amostras por ano, em 2009 e 2010. Para a determinação das dislipidemias, consideraram-se os valores da IV Diretriz Brasileira sobre Dislipidemias (DBD).

    Por: Gilvan Ferreira Moreiral Ciências> Biologial 15/10/2014 lAcessos: 23

    O presente trabalho procura tratar sobre as restingas brasileiras, destacando o seu conceito e suas características gerais, assim como identificar os estudos realizados sobre levantamentos de fauna e flora endêmicas e em extinção na Faixa litorânea no Estado da Bahia. Este estudo foi realizado através do levantamento de dados encontrados na literatura já existente.

    Por: Gilvan Ferreira Moreiral Ciências> Biologial 15/10/2014 lAcessos: 26

    Este artigo teve como objetivo avaliar a importância da atividade pesqueira e da conservação ambiental para a comunidade de pescadores do Prado (BA). Para o levantamento de dados foram realizadas entrevistas com os pescadores da mesma. Foram entrevistados 11 pescadores, todos do sexo masculino.

    Por: Gilvan Ferreira Moreiral Ciências> Biologial 15/10/2014 lAcessos: 22
    José Bittencourt da Silva

    O presente artigo objetiva expor e descrever um fenômeno natural chamado de pirakaú, o qual pode ser observado entre os meses de janeiro, fevereiro e março de cada ano no rio que banha a comunidade Joana Peres localizada no território da Reserva Extrativista Ipaú- Anilzinho, município de Baião, estado do Pará. O texto resulta de pesquisa de campo do tipo qualitativa, com pressupostos epistemológicos e metodológicos próprios das correntes etnográfica e fenomenológica.

    Por: José Bittencourt da Silval Ciências> Biologial 01/10/2014 lAcessos: 23

    As moscas das frutas são moscas de espécie Ceratitis capitata (Wied, 1824) ou Anastrepha spp. As fêmeas colocam seus ovos nos frutos, os quais têm formato parecido com uma banana e coloração amarelada. Dos ovos eclodem larvas que se alimentam da polpa do café, prejudicando o sabor e a qualidade da bebida.

    Por: niviol Ciências> Biologial 23/09/2014 lAcessos: 17

    A substância H2O conhecida como água, líquida, incolor, insípida e inodora, é simples só que essencial para todos os seres vivos sobreviverem, é o elemento mais importante para a vida

    Por: adminl Ciências> Biologial 12/09/2014
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast