Dicas Para Usar Melhor Seu E-mail

Publicado em: 13/09/2005 |Comentário: 0 | Acessos: 30,940 |

Ser civilizado é muito mais que somente usar tecnologia, viver em cidades com grandes edifícios e pessoas importantes.

Ser civilizado é também conhecer os protocolos sociais e segui-los, mesmo que em alguns momentos tenhamos que seguir uma nova tendência, mas é um movimento que também tem suas regras.

A Internet também não foge a regras, principalmente as antigas regras de escrita, redação e estrutura do texto.

Não estou querendo comentar aqui regras de língua e muito menos formas de se escrever e sim recomendações de como se comportar dentro da Internet, para que você compreenda e seja também compreendido.

O e-mail é uma ferramenta fantástica.

Desde que o utilizei pela primeira vez em uma rede local, fiquei imaginando usá-lo para trocar mensagens com amigos e parentes em outros lugares.

Felizmente comecei a usar a Internet em 1993 e a coisa esquentou quando a Internet comercial veio também para o Brasil.

Com a Internet, vieram novas modas, novos conceitos e até as dúvidas sobre a verdadeira distância entre as pessoas e a validade dos relacionamentos virtuais.

O e-mail é nada mais que uma carta escrita em uma máquina de escrever diferente, onde todas as regras de parágrafos, texto e conteúdo devem ser mantidas, principalmente para que a mensagem seja entendida.

Recomenda-se utilizar letras minúsculas e as maiúsculas, somente quando desejar ENFATIZAR alguma coisa. Na Internet, a letra maiúscula, quer dizer que você está GRITANDO, além do que dificulta a leitura. Evite o uso de gírias virtuais, mostre-se diferente da sua turma escrevendo direito. Não use gírias como (naoum = não, ateh = até, kero = quero, ksa = casa, entre tantas outras).

O e-mail é uma grande ferramenta, cheia de recursos que devem ser utilizados de forma sábia para evitar que vire ruído.


Primeiramente, identifique-se corretamente, coloque o seu nome correto, como Ruben Zevallos Jr., e não como já vi, RZ, ou somente RUBEN, Ruben o Fera etc. Mesmo que você use uma caixa postal para trocar mensagens com amigos.

Utilize o pedido de resposta de recebimento somente quando você realmente desejar saber se as pessoas receberam. Eu raramente aceito o envio da resposta de quem faz isso para todas as mensagens e conheço mais pessoas que fazem o mesmo.

Utilize o CCO – Cópia Carbono Oculta e não o CC – Cópia Carbono quando você for enviar ou encaminhar mensagens para várias pessoas. O envio de dezenas de destinatários é para mim uma falta de respeito com a minha privacidade, principalmente porque os spammers se utilizam disso para pegar e usar os e-mails. Por exemplo, ontem um amigo enviou um e-mail informando o seu novo e-mail usando o CC:. Por coincidência ou não, algumas horas depois, foram recebidas propagandas na caixa postal de várias pessoas da mesma lista.

Procure apagar o conteúdo antigo, que já foi discutido na mensagem, e principalmente apague os outros destinatários, quando você for encaminhar a mensagem para outras pessoas. Lembre-se do que comentei acima.

Responda a mensagem que você recebeu, não espere que a outra pessoa lembre-se do que vocês conversaram. Eu, por exemplo, recebo dezenas de mensagens todos os dias. Imagine receber uma resposta sua com somente um "SIM, concordo!". Concorda com o quê? Eu prefiro, dependendo do assunto, comentar a mensagem com [Ruben] entre cada ponto de idéia que deverá ser respondido. Dessa forma o remetente poderá entender o que eu compreendi, bem como entender meus comentários; muitas vezes parece que estamos conversando, já que vou respondendo pensamento por pensamento, na mesma seqüência que eu li.

Anexos... Esses são os grandes e terríveis vilões da Internet. Recebo anexos de tudo quanto é tipo, são PDFs, PPTs, WAV, MP3 e até AVIs, WMVs etc. Todos arquivos grandes e principalmente inúteis. São amigos que mandam mensagens de Natal, de apoio, novenas entre outras tantas, alguns vídeos (avi e wmv). São até interessantes, mas consumiram 2 a 3 mega bytes de espaço do meu e-mail, fora o tempo para baixar.

Recomendo que você peça autorização para o envio de tais anexos. Verifique antes se o destinatário deseja recebê-los continuamente. Lembre-se de que muitos arquivos recebidos podem conter vírus e que você também poderá estar ajudando a passá-los para frente.

O e-mail está sendo utilizado cada vez mais como ferramenta de trabalho. Organizações o estão utilizando para enviar ordens, pedidos e até normas, onde o @seu_dominio.xxx.br se torna um referendo ao que você disse. Recomendo cuidado quando você utilizar o seu e-mail da empresa, principalmente para assuntos fora do contexto do seu trabalho.

E finalmente recomendo que utilize tipo de letra, fundo e cores que possam ser lidas por todas as pessoas. Já recebi mensagens com fundos escuros e letras pretas... Como é que se pode ler uma mensagem assim? Também fundos coloridos e até musicais... Estava no escritório e a caixa de som com o volume alto, quase morri de susto e todos da empresa vieram saber o que tinha acontecido.

Devido à sua versatilidade, o e-mail pode e deve ser utilizado nas mais variadas formas. Eu, pessoalmente, amo o e-mail, faço negócios com clientes em diversos lugares do Brasil e do mundo e sequer utilizo o telefone para fechar tais transações. Por isso recomendo a todos um certo cuidado para que a sua mensagem seja lida e compreendida corretamente.

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 1 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/blogs-artigos/dicas-para-usar-melhor-seu-e-mail-1171.html

    Palavras-chave do artigo:

    ser

    ,

    civilizado

    ,

    muito

    Comentar sobre o artigo

    ZÉU BARBOSA

    Não nos é dado o direito de ficarmos calados diante de tais atitudes ou comportamentos, pois o maior prejuízo recai sobre a espécie humana e não apenas sobre os discriminados.

    Por: ZÉU BARBOSAl Notícias & Sociedade> Desigualdades Sociaisl 28/06/2010 lAcessos: 1,230
    Romulo José Ferraz

    É praticamente um conto verídico onde na década de 50 uma familia de Minas Gerais Brasil, resolve encarar o sertão norte de Mato Gosso, que nessa época era compretamentente selvagem e eu Romulo Jose Ferraz, conhecido por Rominho faço parte desta históra

    Por: Romulo José Ferrazl Literatural 23/04/2009 lAcessos: 6,959 lComentário: 4

    Partindo-se de uma conceituação tributária geral, excepciona-se a regra relativamente à natureza não sancionatória, e se constata que o nosso ordenamento jurídico prevê o IPTU progressivo como coação para que o contribuinte exerça o direito de propriedade atentando para a função social, e o presente estudo objetiva, metodologicamente, ligar os instrumentos de política tributária e a efetivação do direito à cidade.

    Por: Jorge Ulisses e S. F. Limal Direito> Direito Tributáriol 07/06/2013 lAcessos: 55

    No mundo inteiro bilhões estão à margem de uma vida honrada; daí se percebe que a civilização não está constituída.

    Por: ADRASTIA ABNARAl Notícias & Sociedade> Desigualdades Sociaisl 18/10/2013 lAcessos: 19

    O presente artigo trata de aspectos da história e da cultura indígena e da forma como estes assuntos estão sendo abordados nas escolas, bem como a imagem do índio nos livros didáticos. A Lei n° 11.645/08 que torna obrigatório o ensino da história e da cultura indígena é uma iniciativa rica que vai gerar novas abordagens sobre o tema. Através desta perspectiva, comparou-se como o tema é discutido no material didático, apontando as deficiências e visões equivocadas e assim trazendo sugestões.

    Por: Ana Paula Delgadol Educação> Ensino Superiorl 11/04/2011 lAcessos: 3,258
    Rackel F F Tambara

    Segundo a consultora de moda Glória Kalil, "estamos em um momento de individualidade que traz coisas positivas, mas ela é perigosa, pois podemos nos esquecer do outro. Temos que olhar, ver o outro e ter o compromisso com a civilidade".

    Por: Rackel F F Tambaral Literatura> Crônicasl 23/04/2010 lAcessos: 235
    Adão Rogério Silva Cabral

    Trazer para discussão a questão da identidade étnica, o respeito a pluralidade cultural, a importância da linguagem com seus signos que caracterizam as culturas, ocorre na realidade a descaracterização através do ingressos de signos alienigenas suprimindo e até extinguindo os signos e seus sentidos percebidos e entendidos apenas pelos individuos integrantes da sua sociedade. A escola como integradora e mantenedora da cultura é peça fundamental para manutenção da pluralidade cultural.

    Por: Adão Rogério Silva Cabrall Educação> Ensino Superiorl 24/07/2011 lAcessos: 116
    Carlos Alexandre Costa Leite

    Sob a sombra da árvore da razão humana, desde as mais remotas civilizações, nunca se ouviu falar em alguma que permitisse a ofensa a bens preponderantemente necessários à vida, tutelados ou não por normas. Com o passar do tempo e a modernização da humanidade, tal como com o contacto havido entre povos mais e men

    Por: Carlos Alexandre Costa Leitel Direito> Doutrinal 04/04/2010 lAcessos: 1,638

    Quíron, um planetóidedescoberto em 1977, revela a ferida mais profunda de cada um de nós, aquela que não pode ser curada, mas que deve ser transcendida através da cura das feridas dos outros. Quíron estimula-nos a aprender com o maior dos sofrimentos, e a transcendê-lo ajudando outras pessoas a ultrapassar as suas próprias feridas. Conheça o significado astrológico de Quíron pelo signo em que ele se encontra, e resgate um talento extraordinário para a sua vida pessoal e profissional!

    Por: Raquel Fialho Astrologial Religião & Esoterismo> Astrologial 25/11/2013 lAcessos: 46

    O crescente uso da internet pela população (em 2011, o número de usuários chegou a oitenta milhões, sendo que metade já fazia uso de blogs, microblogs e redes sociais) fez crescer os olhos das empresas. Afinal, boa parte de clientes e potenciais clientes poderiam estar presentes ali.

    Por: Flávia Ghiurghil Internet> Blogsl 12/08/2014

    Ganhar dinheiro na internet virou febre em todo o mundo, muitos procuram esta opção para ganhar renda extra, e acabam entrando em roubadas na internet. Existem sistemas, ou programas, para ganhar renda extra que funcionam sim, basta ter paciência, dedicação e muito trabalho, aí os resultados vão aparecer. Um dos métodos eficaz para renda extra em casa é trabalhar clicando em sites PTCs, pode parecer difícil alcançar o objetivo ganhando apenas centavos por cliques, mas é possível sim.

    Por: silvanal Internet> Blogsl 06/08/2014 lAcessos: 13

    Muitos blogueiros com a ideia de aumentar visitas blog acabam caindo em uma tentação que é comprar tráfego.

    Por: ClaudioRjl Internet> Blogsl 16/07/2014 lAcessos: 20

    Sabe aquela história que diz que brasileiro sempre deixa tudo para a última hora? Muitos dizem que isso é cultural, que vem desde os primórdios de nossa história. Não sei se isso é verdade, mas quando falamos da história da imprensa brasileira, percebemos que, talvez tal afirmação até faça sentido.

    Por: Universo Jornalísticol Internet> Blogsl 20/06/2014
    Portais Imobiliarios

    Quem trabalha como corretor de imóveis sabe que na maioria das vezes a busca por esse serviço é feita online, e para você ser encontrado, criar um blog é uma opção interessante.

    Por: Portais Imobiliariosl Internet> Blogsl 09/05/2014
    Manasses Moraes

    Nesse curto, rápido e prático artigo, eu mostro um pouco dos bastidores da vida de quem trabalha em casa pela internet com um ou vários blogs.

    Por: Manasses Moraesl Internet> Blogsl 01/05/2014 lAcessos: 16

    Veja o que são infoprodutos e o que eles prometem para o mercado digital.

    Por: otmzl Internet> Blogsl 30/04/2014

    Você sabe o que são infoprodutos? Veja o que essa nova fonte de renda prometo no mercado digital.

    Por: otmzl Internet> Blogsl 30/04/2014 lAcessos: 16

    Se eu disser que a sua voz tem poder, por favor, acredite. A sua voz tem o poder de mudar a sua atitude. Somente ela que te move... não digo a sua voz interior e sim a sua voz falada.

    Por: Ruben Zevallos Jr.l Psicologia&Auto-Ajuda> Auto-Ajudal 24/01/2009 lAcessos: 1,505 lComentário: 1

    Acho que você não tem a idéia de quanto complicado, demorado e principalmente quantas pessoas são necessárias para produzir aquele jornal que compramos por R$ 1,00, damos uma folheada e jogamos no lixo.

    Por: Ruben Zevallos Jr.l Negócios> Gestãol 24/01/2009 lAcessos: 4,152 lComentário: 7

    Sempre que olhamos para as estrelas, sempre nos perguntamos... será que estamos sós? Vemos milhares de estrelas e sabemos que algumas são na realidade galáxias, que mesmo distantes bilhões de anos luz, elas estão lá... com suas bilhões de estrelas... então, a grande pergunta... será que tem alguém, em algum planeja olhada para cá agora? Fazendo a mesma pergunta?

    Por: Ruben Zevallos Jr.l Tecnologia> Tecnologiasl 24/01/2009 lAcessos: 210

    O julgamento, condenação e a execução do ex-ditador do Iraque tem gerado muitas discussões, principalmente depois do vídeo não autorizado. As discussões, tem caminhado para conclusões e muitos problemas, principalmente o oriente médio.

    Por: Ruben Zevallos Jr.l Notícias & Sociedade> Polítical 24/01/2009 lAcessos: 1,073

    Depois de assistir parte do filme a Ilha do Dr. Moreau, cheguei a conclusão que de fato, ainda não deixamos de ser animais... continuamos tendo atitudes animalescas apesar de toda a tecnologia e evolução cultural.

    Por: Ruben Zevallos Jr.l Psicologia&Auto-Ajuda> Auto-Ajudal 24/01/2009 lAcessos: 490

    Você conseguiria imaginar uma empresa multinacional, multilingue, multibilionária, conseguir imprimir algum tipo de atendimento individual?

    Por: Ruben Zevallos Jr.l Negócios> Atendimento ao Clientel 24/01/2009 lAcessos: 466

    O mercado não tem dó... se você não vai lá, o concorrente vai e pronto... é a verdadeira lei da selva, ou você é caça ou caçador, o que você escolhe?

    Por: Ruben Zevallos Jr.l Negócios> Gestãol 24/01/2009 lAcessos: 632

    Não existe mercado pequeno ao ponto impedir a coexistência de algum concorrente. Não existe mercado, sem a possibilidade de comparação. Na realidade, não existe mais o seu mercado e sim, um mercado único global, onde algum interessado pelos seus produtos, poderá entrar no Google, pesquisar e encontrar dezenas, senão, milhares de concorrentes seus, com preços, portifólios e vantagens muitas vezes superiores as suas.

    Por: Ruben Zevallos Jr.l Negócios> Gestãol 24/01/2009 lAcessos: 725
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast