Dicas Para Usar Melhor Seu E-mail

Publicado em: 13/09/2005 |Comentário: 0 | Acessos: 31,001 |

Ser civilizado é muito mais que somente usar tecnologia, viver em cidades com grandes edifícios e pessoas importantes.

Ser civilizado é também conhecer os protocolos sociais e segui-los, mesmo que em alguns momentos tenhamos que seguir uma nova tendência, mas é um movimento que também tem suas regras.

A Internet também não foge a regras, principalmente as antigas regras de escrita, redação e estrutura do texto.

Não estou querendo comentar aqui regras de língua e muito menos formas de se escrever e sim recomendações de como se comportar dentro da Internet, para que você compreenda e seja também compreendido.

O e-mail é uma ferramenta fantástica.

Desde que o utilizei pela primeira vez em uma rede local, fiquei imaginando usá-lo para trocar mensagens com amigos e parentes em outros lugares.

Felizmente comecei a usar a Internet em 1993 e a coisa esquentou quando a Internet comercial veio também para o Brasil.

Com a Internet, vieram novas modas, novos conceitos e até as dúvidas sobre a verdadeira distância entre as pessoas e a validade dos relacionamentos virtuais.

O e-mail é nada mais que uma carta escrita em uma máquina de escrever diferente, onde todas as regras de parágrafos, texto e conteúdo devem ser mantidas, principalmente para que a mensagem seja entendida.

Recomenda-se utilizar letras minúsculas e as maiúsculas, somente quando desejar ENFATIZAR alguma coisa. Na Internet, a letra maiúscula, quer dizer que você está GRITANDO, além do que dificulta a leitura. Evite o uso de gírias virtuais, mostre-se diferente da sua turma escrevendo direito. Não use gírias como (naoum = não, ateh = até, kero = quero, ksa = casa, entre tantas outras).

O e-mail é uma grande ferramenta, cheia de recursos que devem ser utilizados de forma sábia para evitar que vire ruído.


Primeiramente, identifique-se corretamente, coloque o seu nome correto, como Ruben Zevallos Jr., e não como já vi, RZ, ou somente RUBEN, Ruben o Fera etc. Mesmo que você use uma caixa postal para trocar mensagens com amigos.

Utilize o pedido de resposta de recebimento somente quando você realmente desejar saber se as pessoas receberam. Eu raramente aceito o envio da resposta de quem faz isso para todas as mensagens e conheço mais pessoas que fazem o mesmo.

Utilize o CCO – Cópia Carbono Oculta e não o CC – Cópia Carbono quando você for enviar ou encaminhar mensagens para várias pessoas. O envio de dezenas de destinatários é para mim uma falta de respeito com a minha privacidade, principalmente porque os spammers se utilizam disso para pegar e usar os e-mails. Por exemplo, ontem um amigo enviou um e-mail informando o seu novo e-mail usando o CC:. Por coincidência ou não, algumas horas depois, foram recebidas propagandas na caixa postal de várias pessoas da mesma lista.

Procure apagar o conteúdo antigo, que já foi discutido na mensagem, e principalmente apague os outros destinatários, quando você for encaminhar a mensagem para outras pessoas. Lembre-se do que comentei acima.

Responda a mensagem que você recebeu, não espere que a outra pessoa lembre-se do que vocês conversaram. Eu, por exemplo, recebo dezenas de mensagens todos os dias. Imagine receber uma resposta sua com somente um "SIM, concordo!". Concorda com o quê? Eu prefiro, dependendo do assunto, comentar a mensagem com [Ruben] entre cada ponto de idéia que deverá ser respondido. Dessa forma o remetente poderá entender o que eu compreendi, bem como entender meus comentários; muitas vezes parece que estamos conversando, já que vou respondendo pensamento por pensamento, na mesma seqüência que eu li.

Anexos... Esses são os grandes e terríveis vilões da Internet. Recebo anexos de tudo quanto é tipo, são PDFs, PPTs, WAV, MP3 e até AVIs, WMVs etc. Todos arquivos grandes e principalmente inúteis. São amigos que mandam mensagens de Natal, de apoio, novenas entre outras tantas, alguns vídeos (avi e wmv). São até interessantes, mas consumiram 2 a 3 mega bytes de espaço do meu e-mail, fora o tempo para baixar.

Recomendo que você peça autorização para o envio de tais anexos. Verifique antes se o destinatário deseja recebê-los continuamente. Lembre-se de que muitos arquivos recebidos podem conter vírus e que você também poderá estar ajudando a passá-los para frente.

O e-mail está sendo utilizado cada vez mais como ferramenta de trabalho. Organizações o estão utilizando para enviar ordens, pedidos e até normas, onde o @seu_dominio.xxx.br se torna um referendo ao que você disse. Recomendo cuidado quando você utilizar o seu e-mail da empresa, principalmente para assuntos fora do contexto do seu trabalho.

E finalmente recomendo que utilize tipo de letra, fundo e cores que possam ser lidas por todas as pessoas. Já recebi mensagens com fundos escuros e letras pretas... Como é que se pode ler uma mensagem assim? Também fundos coloridos e até musicais... Estava no escritório e a caixa de som com o volume alto, quase morri de susto e todos da empresa vieram saber o que tinha acontecido.

Devido à sua versatilidade, o e-mail pode e deve ser utilizado nas mais variadas formas. Eu, pessoalmente, amo o e-mail, faço negócios com clientes em diversos lugares do Brasil e do mundo e sequer utilizo o telefone para fechar tais transações. Por isso recomendo a todos um certo cuidado para que a sua mensagem seja lida e compreendida corretamente.

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 1 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/blogs-artigos/dicas-para-usar-melhor-seu-e-mail-1171.html

    Palavras-chave do artigo:

    ser

    ,

    civilizado

    ,

    muito

    Comentar sobre o artigo

    ZÉU BARBOSA

    Não nos é dado o direito de ficarmos calados diante de tais atitudes ou comportamentos, pois o maior prejuízo recai sobre a espécie humana e não apenas sobre os discriminados.

    Por: ZÉU BARBOSAl Notícias & Sociedade> Desigualdades Sociaisl 28/06/2010 lAcessos: 1,324
    Romulo José Ferraz

    É praticamente um conto verídico onde na década de 50 uma familia de Minas Gerais Brasil, resolve encarar o sertão norte de Mato Gosso, que nessa época era compretamentente selvagem e eu Romulo Jose Ferraz, conhecido por Rominho faço parte desta históra

    Por: Romulo José Ferrazl Literatural 23/04/2009 lAcessos: 6,973 lComentário: 4

    Partindo-se de uma conceituação tributária geral, excepciona-se a regra relativamente à natureza não sancionatória, e se constata que o nosso ordenamento jurídico prevê o IPTU progressivo como coação para que o contribuinte exerça o direito de propriedade atentando para a função social, e o presente estudo objetiva, metodologicamente, ligar os instrumentos de política tributária e a efetivação do direito à cidade.

    Por: Jorge Ulisses e S. F. Limal Direito> Direito Tributáriol 07/06/2013 lAcessos: 72

    No mundo inteiro bilhões estão à margem de uma vida honrada; daí se percebe que a civilização não está constituída.

    Por: ADRASTIA ABNARAl Notícias & Sociedade> Desigualdades Sociaisl 18/10/2013 lAcessos: 22

    O presente artigo trata de aspectos da história e da cultura indígena e da forma como estes assuntos estão sendo abordados nas escolas, bem como a imagem do índio nos livros didáticos. A Lei n° 11.645/08 que torna obrigatório o ensino da história e da cultura indígena é uma iniciativa rica que vai gerar novas abordagens sobre o tema. Através desta perspectiva, comparou-se como o tema é discutido no material didático, apontando as deficiências e visões equivocadas e assim trazendo sugestões.

    Por: Ana Paula Delgadol Educação> Ensino Superiorl 11/04/2011 lAcessos: 3,704
    Rackel F F Tambara

    Segundo a consultora de moda Glória Kalil, "estamos em um momento de individualidade que traz coisas positivas, mas ela é perigosa, pois podemos nos esquecer do outro. Temos que olhar, ver o outro e ter o compromisso com a civilidade".

    Por: Rackel F F Tambaral Literatura> Crônicasl 23/04/2010 lAcessos: 251
    Adão Rogério Silva Cabral

    Trazer para discussão a questão da identidade étnica, o respeito a pluralidade cultural, a importância da linguagem com seus signos que caracterizam as culturas, ocorre na realidade a descaracterização através do ingressos de signos alienigenas suprimindo e até extinguindo os signos e seus sentidos percebidos e entendidos apenas pelos individuos integrantes da sua sociedade. A escola como integradora e mantenedora da cultura é peça fundamental para manutenção da pluralidade cultural.

    Por: Adão Rogério Silva Cabrall Educação> Ensino Superiorl 24/07/2011 lAcessos: 132
    Carlos Alexandre Costa Leite

    Sob a sombra da árvore da razão humana, desde as mais remotas civilizações, nunca se ouviu falar em alguma que permitisse a ofensa a bens preponderantemente necessários à vida, tutelados ou não por normas. Com o passar do tempo e a modernização da humanidade, tal como com o contacto havido entre povos mais e men

    Por: Carlos Alexandre Costa Leitel Direito> Doutrinal 04/04/2010 lAcessos: 1,685

    Quíron, um planetóidedescoberto em 1977, revela a ferida mais profunda de cada um de nós, aquela que não pode ser curada, mas que deve ser transcendida através da cura das feridas dos outros. Quíron estimula-nos a aprender com o maior dos sofrimentos, e a transcendê-lo ajudando outras pessoas a ultrapassar as suas próprias feridas. Conheça o significado astrológico de Quíron pelo signo em que ele se encontra, e resgate um talento extraordinário para a sua vida pessoal e profissional!

    Por: Raquel Fialho Astrologial Religião & Esoterismo> Astrologial 25/11/2013 lAcessos: 60

    No final de 1940, a Toyota encontrou um novo processo de engenharia que poderia ser empregado em seus negócios. Sabe onde? Por incrível e mais improvável que possa parecer, dentro de um supermercado.

    Por: Kleber Bernardol Internet> Blogsl 28/01/2015 lAcessos: 43

    Quer atrais mais leitores para o seu blog? Aqui estão algumas dicas de como você pode promover o seu blog de forma gratuita. Os sites que vou mencionar neste artigo apresentam a vantagem de serem todos gratuitos e você poderá promover quantos blogs, sites ou artigo quiser em cada um destes sites.

    Por: wendsonl Internet> Blogsl 19/01/2015

    Conheça o ConversionWP Premium: O melhor template WordPress para 2015 de alta conversão e alavanque seus resultados como afiliado de produtos digitais.

    Por: kelvin seidell Internet> Blogsl 16/01/2015
    Adriano Oliveira

    Ganhar dinheiro na internet é o desejo de muitas pessoas e a prova disso é que o número de pessoas que estão monetizando seus blogs cresce a cada ano. Porém, nem todos que desenvolve um trabalho na internet estão conseguido ganhar dinheiro satisfatoriamente.

    Por: Adriano Oliveiral Internet> Blogsl 14/01/2015
    A. Salinas C.

    Uma das melhores formas para monetizar seu blog e fazer dele um projeto lucrativo.

    Por: A. Salinas C.l Internet> Blogsl 08/01/2015
    Neila Karina

    Trabalhar on-line é maravilhoso! Sim, para quem pergunta se é bom ou se é ruim eu posso dizer que é uma das melhores decisões que alguém pode tomar. A liberdade encontrada na internet somada à possibilidade de crescer e ganhar mais dinheiro faz tudo valer a pena.

    Por: Neila Karinal Internet> Blogsl 05/01/2015 lAcessos: 19
    Neila Karina

    Nos dias de hoje, não há limite de idade quando se trata de ser um milionário, e muitas crianças já ficaram ricas bem antes mesmo de votarem legalmente. Esses "jovens" são proprietários de pequenas empresas, inventores e até empresários. Meu amigo, por exemplo, começou como um empresário aos 11 anos de idade com seu primeiro carrinho de doces, que cresceu para quatro carrinhos em seguida, mas isso não se compara com nenhuma das crianças citadas neste post.

    Por: Neila Karinal Internet> Blogsl 04/01/2015
    Neila Karina

    Muitos empreendedores digitais sofrem do mal do tempo escasso. Tudo tem que ser feito muito rápido e dificilmente as coisas são entregues no tempo. Porque isso acontece tanto com quem trabalha pela internet?

    Por: Neila Karinal Internet> Blogsl 03/01/2015

    Se eu disser que a sua voz tem poder, por favor, acredite. A sua voz tem o poder de mudar a sua atitude. Somente ela que te move... não digo a sua voz interior e sim a sua voz falada.

    Por: Ruben Zevallos Jr.l Psicologia&Auto-Ajuda> Auto-Ajudal 24/01/2009 lAcessos: 1,528 lComentário: 1

    Acho que você não tem a idéia de quanto complicado, demorado e principalmente quantas pessoas são necessárias para produzir aquele jornal que compramos por R$ 1,00, damos uma folheada e jogamos no lixo.

    Por: Ruben Zevallos Jr.l Negócios> Gestãol 24/01/2009 lAcessos: 4,206 lComentário: 7

    Sempre que olhamos para as estrelas, sempre nos perguntamos... será que estamos sós? Vemos milhares de estrelas e sabemos que algumas são na realidade galáxias, que mesmo distantes bilhões de anos luz, elas estão lá... com suas bilhões de estrelas... então, a grande pergunta... será que tem alguém, em algum planeja olhada para cá agora? Fazendo a mesma pergunta?

    Por: Ruben Zevallos Jr.l Tecnologia> Tecnologiasl 24/01/2009 lAcessos: 219

    O julgamento, condenação e a execução do ex-ditador do Iraque tem gerado muitas discussões, principalmente depois do vídeo não autorizado. As discussões, tem caminhado para conclusões e muitos problemas, principalmente o oriente médio.

    Por: Ruben Zevallos Jr.l Notícias & Sociedade> Polítical 24/01/2009 lAcessos: 1,088

    Depois de assistir parte do filme a Ilha do Dr. Moreau, cheguei a conclusão que de fato, ainda não deixamos de ser animais... continuamos tendo atitudes animalescas apesar de toda a tecnologia e evolução cultural.

    Por: Ruben Zevallos Jr.l Psicologia&Auto-Ajuda> Auto-Ajudal 24/01/2009 lAcessos: 501

    Você conseguiria imaginar uma empresa multinacional, multilingue, multibilionária, conseguir imprimir algum tipo de atendimento individual?

    Por: Ruben Zevallos Jr.l Negócios> Atendimento ao Clientel 24/01/2009 lAcessos: 478

    O mercado não tem dó... se você não vai lá, o concorrente vai e pronto... é a verdadeira lei da selva, ou você é caça ou caçador, o que você escolhe?

    Por: Ruben Zevallos Jr.l Negócios> Gestãol 24/01/2009 lAcessos: 643

    Não existe mercado pequeno ao ponto impedir a coexistência de algum concorrente. Não existe mercado, sem a possibilidade de comparação. Na realidade, não existe mais o seu mercado e sim, um mercado único global, onde algum interessado pelos seus produtos, poderá entrar no Google, pesquisar e encontrar dezenas, senão, milhares de concorrentes seus, com preços, portifólios e vantagens muitas vezes superiores as suas.

    Por: Ruben Zevallos Jr.l Negócios> Gestãol 24/01/2009 lAcessos: 736
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast