Administrador: Cargo Ou Profissão?

Publicado em: 15/09/2009 |Comentário: 3 | Acessos: 2,517 |

      Nós administradores temos muito a comemorar, porém muito ainda para conquistar.  Infelizmente, o Administrador é vítima da “moda”. Você deve estar pensando: o que Administração tem a ver com moda? O que será que ela quer dizer com isso? Eu falo a respeito do que vejo, tanto na mídia como no dia a dia. E se você prestar um pouco de atenção certamente vai ver que existe algum fundamento no que eu digo. Se tem uma coisa que me aborrece é uma pessoa que não é graduada em Administração (às vezes até não é graduado em profissão alguma), ser intitulado ou intitular-se Administrador. Quando isso acontece, penso nos 4 anos que passei numa universidade, assistindo as aulas com sacrifício, nas noites que passei estudando, nos estágios opressores, nos diversos livros da área que já estudei (e ainda estudo), nos diversos artigos que leio procurando me atualizar, na anuidade que pago para ter o registro no Conselho Regional de Administração (CRA)...

 

            A palavra Administrador não é tratada somente como profissão, assim como Médico, Advogado, Engenheiro... Administrador agora é moda: algumas dessas acho que você já ouviu:

 

  • Administrador Paroquial/ Diocesano - Pároco de Igreja Católica. O Padre que comanda sua paróquia/ diocese.

 

Exemplo ¹:

1)      A Igreja que retiver Imposto de renda e INSS na fonte e não recolhe-los aos cofres públicos, comete crime de apropriação indébita. O administrador (PADRE?BISPO) responde por esse crime”.

 

  • Administrador Municipal -Prefeito (Prefiro não comentar agora).

 

Exemplo ¹:

 “Um dos pontos relevantes a ser trabalhado pelo Administrador Municipal é a gestão das contas públicas e o planejamento das ações futuras, gerando um melhor uso dos recursos e permitindo a identificação de externalidades e desequilíbrios que antes passavam despercebidos.”

 

  • Administrador Público - Políticos em geral, mesmo sem a formação adequada. (Agora sim, eu vou comentar. Chamar político de Administrador é um desrespeito à profissão e a nós administradores. Em minha opinião- e acredito que todos os brasileiros concordariam unanimemente nessa questão- é que todo político deveria ter formação superior em Administração, Direito e Contabilidade. Acredito que assim, teríamos menos episódios desagradáveis, escandalosos, vergonhosos e absurdos como tem acontecido no cenário político do nosso país, desde os primórdios da democracia... Eu sei, o nosso presidente não tem curso superior. E já que ele é tão popular e conseguiu chegar no topo duas vezes, deveria aproveitar a oportunidade para dar o exemplo em relação a formação Superior a partir dele mesmo. Não sou “petista” e muito menos “Lulista”, apenas penso que ele perde uma boa oportunidade de mostrar que a Educação é realmente importante.)

 

Exemplo ¹:

 O administrador público sabe que o CERTAM, na seara das assessorias públicas municipais, trabalha com os melhores e mais completos produtos e serviços.”

            Ainda sobre essa questão de Administração e política, é importante ressaltar um trecho de Peter F. Drucker, considerado o pai da Administração Moderna.

 

“Uma carreira administrativa não é em si uma preparação para uma carreira política - assim como não assegura capacidade de liderança nas forças armadas , na igreja ou numa universidade . As habilidades, competências e experiências comuns , e portanto transferíveis, são analíticas e executivas - extremamente importantes mas secundárias à construção dos objetivos fundamentais das diversas instituições não-empresariais. Se Franklin D. Rooosevelt foi um grande presidente ou uma calamidade nacional é algo que vem sendo discutido calorosamente nos EUA desde o New Deal.  Mas, o fato evidente que ele era um péssimo administrador público nunca é debatido, mesmo seus inimigos mais ferrenhos consideram-no irrelevante. O que está em jogo são suas decisões políticas fundamentais. E ninguém em sã consciência pode afirmar que estas decisões (políticas) devem ser determinadas pela oferta de bens e serviços desejados pelo consumidor a um preço que esteja disposto a pagar, nem mesmo pela manutenção ou aperfeiçoamento dos recursos produtores de riquezas. O que para o administrador é o enfoque principal, para o político é apenas um fator dentre inúmeros outros."

 

            Só pra concluir: nada contra as pessoas que não tem formação de Administrador entrar na política, mas sim ao completo desentendimento de Gestão e políticas públicas, além da total falta de respeito e também falta de empatia por parte das governanças.

 

  • Empresários, Gerentes e gestores em geral-volto a ressaltar, sem a formação adequada- muitas vezes já os vi sendo chamados de Administradores. Alguns usam até crachá de Administrador (isso é crime!!!).

 

            A solução para essa falta de respeito é mudar esse termo para Gestor. No meu entendimento Administrador é aquele graduado em Administração, que exerce sua profissão e tem registro no Conselho de seu Estado.

            É óbvio que existem Administradores formados que não sabem administrar, assim como existem alguns poucos que, mesmo com baixa escolaridade sabem administrar. Porém, o que se deseja ressaltar é o respeito a profissão de Administrador. Habilidades para administrar qualquer um pode ter ou ainda, desenvolver, seja através de estudo ou da própria experiência. Outros profissionais podem administrar sim. Acho mais fácil um médico administrar um hospital, pois ele já conhece as rotinas. Porém, ele nem sempre tem habilidades de administrador, por isso eu defendo que profissionais de outras áreas que venham a ocupar cargos ligados a gestão, que façam uma especialização em Administração para desenvolver essas habilidades. Mas pelo amor de Deus, não use cargo de Administrador!!

            Se eu amanhã resolvo abrir um consultório de Medicina em uma especialidade qualquer, certamente serei processada e presa. Ou então se resolvo comprar um diploma de advogada (aliás, mais uma coisa que está na moda: venda de diplomas... mais um absurdo), vai acontecer a mesma coisa (mais cedo ou mais tarde porque vão perceber que eu não entendo profundamente sobre a área.

            Mas porque então acontece isso com a profissão de Administrador? Talvez, seria porque temos apenas 44 anos de reconhecimento? Ou porque não existem leis que regulem de fato a contratação desses profissionais?

            Sou administradora, por vocação e por amor. E mesmo que seja difícil, continuarei lutando para conseguir meus objetivos. Parar de estudar? Nunca! Quem fica parado, enferruja.. e é atropelado, seja da geração X ou da Geração Y. O tempo não para pra ninguém.

¹OBS.: Os trechos foram extraídos da internet – a fonte não será informada mas se quiser conferir, digite o texto em um site de busca como o Google por exemplo.

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 0 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/carreira-artigos/administrador-cargo-ou-profissao-1235236.html

    Palavras-chave do artigo:

    administrador

    ,

    profissao

    Comentar sobre o artigo

    fernando machado lemes

    Se estamos na era da economia de mercado, da busca pela eficácia e de resultados financeiros abundantes, então estamos na era do profissional que esta preparado para gerar riqueza do nada, transformar idéias em resultados, fazer muito com pouco; Não há duvida: estamos vivendo a Era do Administrador.

    Por: fernando machado lemesl Negócios> Administraçãol 01/07/2011 lAcessos: 223

    Resumo: Administração uma profissão que vem tendo um crescimento satisfatório no mercado, uma profissão que no Brasil se deu em razão da evolução do processo de industrialização, da necessidade de procedimentos administrativos no setor publico, visto que administrar é a Arte de transformar problemas em soluções criativas, e que não apenas gerenciar uma empresa, mas sonhar com um futuro de um mundo melhor, e que cabe ao administrador planejar, analisar, organizar e ter capacidade de liderar.

    Por: Niedja Gonzagal Educação> Ensino Superiorl 14/12/2010 lAcessos: 528

    RESUMO Este estudo tem como objetivo de analisar a Ética Geral e Profissional na Área da Contabilidade, buscando identificar e compreender a sua aplicação. A análise fundamenta este estudo baseia-se em levantamento bibliográfico e estudo de caso. Sendo os princípios e valores éticos nos Escritórios de Contabilidade, o ponto principal da pesquisa, pela análise dos dados, denota-se que e os profissionais em geral conhecem o código de ética na sua formação acadêmica, sabem de sua importância para

    Por: Marcela J. Bojanowskil Negócios> Administraçãol 04/10/2014 lAcessos: 18

    Um dos setores que mais promete crescimento profissional é o Administrador de Empresas e o pós-graduado. Para as corporações torna-se fundamental o mais bem preparado e experiente Administrador Solucionador de Problemas. Portanto, para este profissional a ascenção a carreira é a projeção do futuro agregado aos interesses das emprasas na obtenção de lucro sustentável.

    Por: Jerônimo Scarfeizl Negócios> Administraçãol 12/10/2008 lAcessos: 6,534 lComentário: 2
    CLAUDIONOR JESUS SANTOS

    O administrador moderno deve sempre focar nas mudanças globais evitando que seu exercício torne arcaico e em desuso no mercado de trabalho.

    Por: CLAUDIONOR JESUS SANTOSl Negócios> Administraçãol 01/11/2012 lAcessos: 353
    Gustavo Rocha

    Hoje é dia do Administrador ou como gosto de chamar, dia do administra a dor, pois na maioria das vezes os administradores gerenciam as dores do negócio dos outros. Você conta com um administrador no seu negócio? Não? Deveria. São profissionais capacidados a ofertar ao negócio o seu próprio negócio. Como assim? Um administrador está sempre focado em resultados, indicadores, medidores de desempenho, enfim, tudo que possa gerar mais ao negócio resultado prático àquele preceito mais important

    Por: Gustavo Rochal Negóciosl 09/09/2011 lAcessos: 55

    Breve analogia sobre o resgate histórico da administração e a sua importância nos dias atuais.

    Por: Cléo Afonso Aragão de Souza Juniorl Negócios> Administraçãol 23/09/2008 lAcessos: 2,042
    Gilmar Duarte da Silva

    Uma das profissões que mais cresce no mundo, e também no Brasil, a contabilidade contribui significativamente para o sucesso das empresas. É impensável um empreendimento sem este profissional, legalmente também impossível.

    Por: Gilmar Duarte da Silval Negócios> Gestãol 24/07/2013 lAcessos: 37
    Tom Coelho

    Apenas um em quatro publicitários, um em três engenheiros e um a cada dois administradores faz carreira a partir do título que escolheu e perseguiu. Precisamos voltar a perguntar aos nossos filhos: "O que você vai ser quando crescer?"

    Por: Tom Coelhol Educaçãol 21/09/2010 lAcessos: 155

    Conseguir um emprego requer mais do que ser um profissional dedicado e cheio de garra para vencer. O mercado é competitivo e profissionais qualificados serão sempre um diferencial aos olhos de empregadores.

    Por: Josyl Carreiral 25/09/2014
    Zilda Ap. S. Guerrero

    Saber se escolhemos ou não a opção adequada ao nosso perfil, nossos desejos de consumo, nossos ideais, princípios morais, religiosos, nossas qualidades, aptidões, entre outros fatores que nos inspiram a indicar com "xis" na área, carreira e vaga na inscrição para o vestibular, é realmente muitas vezes, uma decisão muito difícil, principalmente quando pinta um ponto de interrogação em nossa mente: Ser ou Não Ser???

    Por: Zilda Ap. S. Guerrerol Carreiral 03/09/2014
    Gustavo Rocha

    Sabe, eu já fui um carro novo, hoje sou um carro considerado velho. Há 40 anos atrás, eu era um sucesso. Arredondado, com prateado no meio e nos acessórios, todos queriam andar comigo. Era potente, podia ter 1500 cilindradas e fazia um barulho que todos sabiam quem eu era e onde estava passando. Era o desejo dos homens e mulheres e bastava me ter, que o sucesso era garantido. Eu era um Fusca, 1500, do ano de 1974. Os anos passaram e com eles vieram todas as emoções, corridas, fizeram até u

    Por: Gustavo Rochal Carreiral 18/08/2014
    Gustavo Rocha

    Uma etapa difícil da carreira: Formado em direito, passado na OAB, e agora? Passa zilhões de coisas pela cabeça, dificuldades financeiras e de todas as ordens, e ainda a dúvida: Como agir, como proceder. Em Agosto, na semana do Advogado, traremos um manual enxuto sobre vários temas voltados para advogados em início de carreira. Hoje, faremos a reflexão do livro do fundador do Twitter, e mais algumas reflexões minhas: O americano Christopher Stone, o Biz, de 40 anos, tem uma daquelas trajetór

    Por: Gustavo Rochal Carreiral 23/07/2014

    Dados das Nações Unidas indicam que 80% dos participantes de militância ecológica são mulheres, o que talvez se deva ao movimento feminista, que desde a década de 70 defende a ideia de que o meio ambiente natural é feminino e, por este motivo, a proteção da natureza estaria ligada à emancipação da mulher e sua maior influência no desenvolvimento local e global.

    Por: Central Pressl Carreiral 14/07/2014 lAcessos: 17
    Gustavo Rocha

    14 de Julho de 1789, data da queda da Bastilha. Naquele ano uma prisão foi derrubada por ideais de liberdade, igualdade e fraternidade. Hoje, séculos depois, convido você a fazer uma mudança e lutar por estes 3 ideais. Qual a mudança? A queda da sua bastilha. Todos temos situações, convenções, pré-conceitos que nos tornam menos preparados para o mercado. Esta é a nossa bastilha, a nossa prisão. Vivemos como se tudo sempre for ser o mesmo, como se nada fosse mudar, como se sucesso fosse eter

    Por: Gustavo Rochal Carreiral 14/07/2014

    Saber lidar com conflitos é fundamental para o sucesso, tanto empresarial, quanto pessoal e profissional. O teste é útil para sua autoavaliação.

    Por: Ernesto Bergl Carreiral 07/07/2014 lAcessos: 27
    Gustavo Rocha

    "Seja quente ou seja frio, não seja morno que eu te vomito", texto Bíblico do Apocalipse, Capítulo III, Versículo 16. "Assim, porque és morno, e não és frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca". Uma verdade existencial. Seja A ou B, seja bom ou mal, seja algo, pelo amor de Deus, seja! Quantas pessoas em cima do muro, pessoas preocupadas com salários e horário ao invés de resultados, pessoas que não fazem parte dos 5%. Como assim 5%? Diz a sabedoria popular que apenas 5% das pessoas apre

    Por: Gustavo Rochal Carreiral 03/07/2014 lAcessos: 11
    Lenice Alvim Gomes

    Quem nunca mandou um e-mail e jamais teve resposta? Essa realidade está tomando proporções cada vez maiores no mundo dos negócios e também na vida social. A justificativa é sempre a mesma: “Não tive tempo”. Mas será que é correto fazer isso? Claro que não... é indelicado... e até mal-educado. Quando uma pessoa envia um e-mail, ela tem expectativa de ter uma resposta.

    Por: Lenice Alvim Gomesl Carreira> Gestão de Carreiral 18/05/2009 lAcessos: 441
    Lenice Alvim Gomes

    No presente artigo é feita uma análise empírica dos fatores motivacionais das pessoas que ocupam cargos de liderança, com base em observações e da própria vivência da autora. O papel do líder na organização é identificar os aspectos que possam motivar os seus liderados, assumindo assim a importante função de Gestor de Pessoas. Mas para motivar, é preciso estar motivado? Entre no meu blog e, se puder, responda ao meu questionário sobre Liderança e Motivação. www.lenicealvimgomes.blogspot.com

    Por: Lenice Alvim Gomesl Carreira> Recursos Humanosl 22/04/2009 lAcessos: 55,114 lComentário: 3

    Comments on this article

    2
    Marllon Lacerda 06/01/2010
    Entendo perfeitamente sua repudia a essa situação. Constato tal questão em concurso público quando destina vagas de analista administrativo para qualquer área de nível superior, sendo comum essa prática. Deveriam ao menos mudar a nomenclatura do nome do cargo (é p/ deixar p..t... da vida isso). Mas se for observar sempre nas vagas destinadas às outras profissões é somente a quem tem a tal titulação e não a todas as áreas de curso superior. Entendo e percebo que a profissão administrador não tem valor a quem não é administrador. O pior de tudo é ter que pagar o CRA (fiscalizador da profissão) que nada faz a respeito. E só p/ dar uma idéia da atuação desse conselho, destaco uma situação que estou passando desde 28/12/2009 data essa que fui tentar resolver o pagamento da anuidade referente a 2009 e cancelamento do registro, mas quando cheguei na frente, o mesmo estava fechado e com um aviso "estamos de recesso do dia 24/12/2009 a 03/01/2010" sendo que não recebi nenhum comunicado desse fato, mas p/ mandar cobrança da anuidade chega rapidinho na nossa residência. Obviamente não pude efetuar o pagamento e cancelamento do registro em 2009 para não ter que continuar pagando em 2010, fui obrigado a retornar no dia 05/01/2010, estando lá no CRA fui atendido por uma pessoa que mais parecia um robor, dizendo que p/ cancelar o registro eu tinha que pagar a anuidade de 2009 e parte de 2010 não esquecendo que tinha que pagar o cancelamento também (uma maquina de arrancar dinheiro). Eles ficam na "folga" e eu pago por isso (sofro as consequências).
    De quem é aculpa de toda essa situação? será que é nossa (administradores)? Será que é do Conselho?, Será do Estado?...
    O que é preciso p mudar isso?
    Talvez uma mobilização de nós administradores, que somos os interessados na questão. Cobrando mudanças, levando projeto de lei ao legislativo...
    Algo precisa ser feito.
    2
    Lenice Alvim Gomes 25/10/2009
    Obrigada pelo comentário! Eu dedico a minha vida a defender, valorizar e praticar essa profissão que tanto amo!! Um abraço!
    1
    Antonia Sandra N. L. Pinheiro 22/10/2009
    ADOREEEEEEI!!!!barbaro!!concordo e assino em baixo.Não devemos premitir não só essa falta de respeito como tambem, quando discriminam nossa profissão com ditos populares como:"Fazer administração?Deus me livre".Mas,o bom disso tudo é saber que pessoas capazes de dizer esse tipo de coisa,muitas vezes tornaram-se bachareis em outras áreas empurrando com a barriga ou comprando diplomas falsos,como voçê disse.Na maioria das vezes nem exercem a profissão,por incapacidade de se posicionar num mercado dinâmico,altamente competitivo que cada vez mais exige autoconhecimento,habilidades e competências,seja em que área for do mercado de trabalho,pois um profissional de verdade jamais diria tamanho absurdo.bjooos!!!!
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast