Cursos e concursos de necropsia

10/08/2011 • Por • 7,233 Acessos

Cursos e Concursos na area de necropsia

Necropsia:Área de saúde
Eu trabalho como técnico de laboratório clinica que é uma área um tanto fechada, bonita e pouco procurada por profissionais, pois não se ganha bem. A área de saúde é muito desvalorizada no Brasil e em São Paulo talvez seja mais ainda por ser um estado rico. Durante 10 anos o funcionário da saúde não tem reajuste real e o VR (vale refeição) continua 120reais por mês. Quem sequer consegue sequer tomar um lanche com 4reais por dia? Assim a área de saúde é pra quem ama. Digo isso porque a necropsia em Serviço de Verificação de óbitos (SVO) é área de saúde. Existe a necropsia para elucidar a causa da morte por causas naturais, ou seja, por doença. Nesta área recebemos o corpo na sala. Colocamos na mesa de necropsia e fazemos um exame externo descrevendo cor, características e alterações externas. Depois, abrimos a cabeça para ver se ha traumas, depois retiramos o cérebro para exame. Em seguida abrimos torax-abdomem para um exame completo. É verificado e retirado os órgão e descrito as alterações patológicas para o medico. Essa área é tranqüila, mas por ser área de saúde varia muito o salário. As prefeituras que tem SVO, geralmente pagam mais que o estado. Varia na media de 1600reais
No estado o salário é baixo como toda área de saúde publica estadual. Varia em media 1200reais.

A área de IML, que representa a segurança publica, dentro da policia civil é uma área melhor em termos de salário. A área de IML (medicina legal), que envolve peritos, legistas e outros técnicos tem um salário na faixa de 3500reais. No IML o salário esta nesta faixa de 3mil, a carga horária é mais flexível e as regalias são boas. Porem o trabalho é mais difícil que na área de saúde. Um técnico (auxiliar de necropsia), precisa se preparar bem psicologicamente para encarar os mais diversos casos. O profissional entra na sala e da de encontro com atropelados, baleados, cadáveres em decomposição cheio de vermes e um cheiro horrível, casos de crianças mortas por maus tratos, estupros, pessoas que sofreram etc. O profissional tem que ter um ótimo psicológico e saber se desligar de tudo isso quando sai do trabalho. O profissional tem que saber por natureza, esquecer os rostos e olhares dos cadáveres e não reter isso, pois assim viveria noites de terríveis pesadelos. O profissional precisa executar suas tarefas com atenção, ter seu horário de almoço, que também não deve sofrer impressões do psicológico. Depois de um plantão cheio de cenas que nem os piores filmes de terror conseguiriam reproduzir, o profissional deve ir pra casa retomar a vida cotidiana. Saber se desligar do trabalho é fundamental pra nossa saúde mental. Eu costumo ir pra casa, faculdade, cinema. Gosto de ver TV (assistir o CHAVES, files e desenho animado), ver documentários e ouvir musica etc.

Aos curiosos pela morte.

Fazer um curso de necropsia por curiosidade sobre morte não é a escolha ideal. Querer ver um necrotério, uma necropsia por curiosidade é ser mórbido e às vezes a pessoa pode ficar com aquela imagem pra sempre na mente. Existem pessoas que não tem estrutura para assimilar essa realidade e desenvolvem problemas de depressão ou alcoolismo. Ver uma necropsia é algo sério, trabalhar com necropsia é mais complexo.

ATRIBUIÇÕES: Atividades de execução relativas ao trabalho auxiliar, sob supervisão imediata dos médicos (anatomia patológica), na realização de necropsias e exames anátomo-patológicos. Ou atividade padronizada da policia cientifica.

ATRIBUIÇÕES TÍPICAS:
.1 – identificação dos corpos;
.2 - abertura, evisceração e fechamento dos corpos;
.3 – identificação dos órgãos; projeteis e traumas
.4 – fixação de peças anatômicas para posterior exame, a devida identificação, guarda, organização e arquivamento temporário do material em estudo e de reserva, tanto do material de necropsia quanto das peças cirúrgicas;
.5 – preparo das várias soluções fixadoras;
.6 – manutenção dos aparelhos e instrumental;
.7 – arrumação e limpeza da mesa de necropsia e instrumental;
.8 – afiação do instrumental cortante;
.9 – embalsamento de cadáveres.

Aos que querem estudar e entrar na area de necropsia

Para os que querem fazer um curso de necropsia, eu recomendo que pensem bem. Vou ser informativo e sincero no que vou dizer sobre cursos de necropsia. Eu já dei aulas e sei o quanto as pessoas se iludem achando que vão concluir o curso e entrar fácil na área. Isto é ilusão! Eu vejo dois tipos de pessoas:
-Os que vão fazer o curso de necropsia por curiosidade
-Os que querem trabalhar na área
Fazer o curso por curiosidade é perda de tempo e dinheiro. Ninguém vai entender o que é a MORTE e nem todos agüentam o curso teórico que dura em media oito meses. Os curiosos geralmente faltam muito, falam muito nas aulas, incomodam com perguntas sem nexo, não se dedicam aos trabalhos de aula e sempre estão ansiosos em começar o estagio pratico. Isto é curiosidade e não profissionalismo e ocorre com a maioria dos alunos, que desistem no meio do curso.
Os que querem realmente entrar na área se diferenciam por entender os passos do curso. Eles se dedicam as aulas teóricas, tem paciência, buscam pesquisar e estudar com garra. São pessoas conscientes que precisam se preparar nas matérias de ética, profissionalismo e questões técnicas, que são teóricas, mas fundamentais para os concursos. Os concursos públicos são a única forma de entrar na área de necropsia, sendo os empregos de contrato CLT muito raros ainda. As pessoas que realmente querem exercer a profissão estudam para conhecer e se formar um profissional e depois completam o estudo se preparando para os concursos de SVO ou IML.
Ter consciência que o salário é razoável e por isso deve fazer outros cursos de apoio e buscar ampliar os horizontes.

Importancia do estudo na area de necropsia

Antigamente não se tinha critérios para colocar uma pessoa pra fazer necropsia. Assim podia-se acertar no profissional ou errar produzindo um psicopata. Isto esta mudando gradativamente. Ate pouco tempo existiam poucas escolas que se aventurava em colocar um curso de necropsia. Hoje em dia cresce muito esta área. Varias escolas tem cursos de necropsia. Não ha reconhecimento do MEC para estes cursos, mas são validos para concursos que vem exigindo certificado de formação. São cursos profissionalizantes como um curso de TORNEIRO MECÂNICO ou ELETRICISTA. São cursos profissionalizantes!
A diferença nos cursos profissionalizantes de necropsia é que a grade varia muito, não existe um padrão de grade curricular e por isso varia a qualidade dos cursos e outra diferença é que o campo de trabalho é na maioria das vezes concursado.
É fundamental para quem quer entrar na área de necropsia fazer um curso, pois vai aprender ética, anatomia, etc. e ter base para se preparar para um concurso.

Finalizando

Para os que realmente querem ingressar na área de necropsia.
*Tenham consciência que o trabalho não é fácil, mas prazeroso aos que amam anatomia e o conhecimento do corpo humano.
*O salário não é o mais ideal para nossa área, mas existem outros trabalhos aparte que são lucrativos.
*Estudar é fundamental para quem quer entar nesta área. Tanto por causa dos concursos como pela necessidade de ter conhecimento para conversar com o medico.
*Escolher um curso que dê conhecimento, preparo psicológico e uma boa formação profissional.

Perfil do Autor

Sergio Ricardo Honorio

Sou ex tecnico de necropsia. Após 15 anos de experiencia na area, atualmente dou aulas conceituais de necropsia. Tambem escrevo artigos em...