Liderança – Como Começar A Desenvolver

Publicado em: 24/02/2009 |Comentário: 0 | Acessos: 3,547 |

"O bom líder pode ser desenvolvido, depende apenas de saber o que se deve desenvolver." Rhandy Di Stéfano, Coach

Por que você escuta a todo o momento que o mundo e as empresas querem mais liderança? Porque a mudança é muito rápida e o jeito que fazíamos antigamente tem resultados limitados. As empresas não querem mais pessoas que saibam apenas gerenciar processos, sistemas e procedimentos. A sua organização quer que você seja líder,  que você entenda de pessoas e promova mudanças. Este é o filme que você assiste todos os dias. Mesmo que você ainda não tenha se dado conta ou ainda não queira, você precisará ser líder para se manter e crescer. Não há escapatória.

Se queremos ser melhores líderes, devemos ter o mantra em nossa cabeça de que o desenvolvimento da nossa liderança começa conosco, com uma reforma interna. Precisamos ser seres humanos melhores para sermos melhores líderes. A evolução de nossa essência vem antes de outras competências como planejamento estratégico, negociação, visão, finanças, vendas etc. Se queremos ser melhores líderes, precisamos entender de pessoas e nos relacionarmos muito bem com elas, e para isso precisamos ser pessoas melhores.

Muito bem, se você está começando ou quer melhorar, o que você pode fazer? Eu recomendo 3 áreas citadas por John Maxwell no seu livro "As 21 Irrefutáveis Leis da Liderança": influência, adição de valor e conexão.

O que é influência? É a essência da liderança. Liderança não é uma posição nem um cargo, é a capacidade que temos de influenciar outras pessoas e gerar mudanças e transformações.  Podemos desenvolvê-la e conquistá-la. Se queremos ser melhores líderes, precisamos melhorar nossa capacidade de influência. A melhor dica para melhorarmos a nossa influência é pelo nosso caráter. Escreva um plano de ação para você melhorar o seu caráter em 3 áreas: congruência (fazer o que você fala), honestidade em toda e qualquer situação e disciplina (fazer o que tem que ser feito). O simples fato de você investir em você nestas 3 áreas vai gerar uma mudança de percepção das outras pessoas e, por conseguinte, vai alavancar sua capacidade de influência. Comece agora: onde e quando você vai treinar sua congruência, sua honestidade e sua disciplina?

A segunda área para desenvolveremos a nossa liderança é a adição de valor. Sabemos que para obtermos algo na vida primeiro devemos contribuir. Essa é a regra do jogo. Assim, pense de que forma você pode contribuir com pessoas na sua organização. O que você pode fazer para agregar valor a outras pessoas? Definina uma meta semanal do que você vai fazer de diferente. Você vai se dar conta, mais cedo ou mais tarde, que as pessoas vão procurar mais você e, conseqüentemente, aumentará a sua liderança.

A terceira forma básica de você desenvolver sua liderança é com a lei da conexão. As pessoas não querem saber o quanto você sabe ou o quanto você é competente. As pessoas querem saber é o quanto você se interessa por elas e  o quanto você se preocupa. Quanto realmente você se conecta. Para isso, vá ao encontro dos outros e escute suas histórias, seus sonhos e valores. Crie uma meta semanal para você se aproximar de uma ou duas pessoas novas na sua organização e se conectar.

Invista na influência, na adição de valor e na conexão pois quando você faz isso você foca no principal: sua mudança pessoal. Você deve se expandir para que sua liderança ganhe em alcance e qualidade.

Muito bem, o que você vai fazer para melhorar a sua liderança? Quais as principais fichas que caíram para você? O que você vai fazer de diferente da próxima da vez? Escreva um plano de ação e se comprometa com você mesmo. Aja, pois assim é que você terá resultados diferentes. Experimente, coloque estas dicas em prática. Boa sorte e mais sucesso para você.

Frederico Graef - Coach e Palestrante

Membro da Sociedade Brasileira de Coaching

www.fredgraef.com.br - fred@fredgraef.com.br

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 3 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/carreira-artigos/lideranca-como-comecar-a-desenvolver-787328.html

    Palavras-chave do artigo:

    sucesso

    ,

    trabalho

    ,

    vendas

    Comentar sobre o artigo

    Palestras de Vendas - Palestrante Prof. Menegatti

    Quado você começa a se destacar e a obter bons resultados em vendas, começa a chamar a atenção dos outros. Como você reage quando o sucesso em vendas chega?

    Por: Palestras de Vendas - Palestrante Prof. Menegattil Negócios> Vendasl 10/06/2010 lAcessos: 180
    EVALDO COSTA

    Você trabalha com vendas? Depende do resultado delas para viver? Se não trabalha, tem interesse em trabalhar?

    Por: EVALDO COSTAl Negócios> Vendasl 17/12/2010 lAcessos: 145
    Claudio Donato

    O conhecimento- É talvez o mais importante e o fator que os gestores nem sempre dão a devida atenção. Este conhecimento, é realmente fazer com que os integrantes da equipe saibam perfeitamente as informações detalhadas de cada produto ou serviço que vende, quais seus respectivos diferenciais, a razão de existir da organização, há quantos anos a empresa existe, entre outros.

    Por: Claudio Donatol Negócios> Vendasl 25/10/2009 lAcessos: 717
    Dr. Adriano Martins Pinheiro

    No mundo corporativo e dinâmico em que vivemos, não faltam compras e vendas, comerciais, publicidade e propaganda. São milhões comprando e milhões vendendo. Há concorrência entre os que vendem os mesmos produtos e serviços. Neste panorama é possível identificar uma diferença gritante entre as empresas. Vendem as mesmas coisas, oferecerem os mesmos serviços, mas alguns tem muito sucesso e outros fracassam. Porquê? Qual a diferença? Este artigo abordará algumas dessas peculiaridades.

    Por: Dr. Adriano Martins Pinheirol Negócios> Vendasl 31/05/2008 lAcessos: 4,512 lComentário: 1

    Quem busca o sucesso em vendas precisa saber que uma das maneiras de se conseguir isso é aprendendo a modelar as crenças, a forma de falar e agir dos vendedores de sucesso. Conheça as diferenças entre o vendedor de sucesso e o medíocre.

    Por: CERSI MACHADOl Negócios> Vendasl 20/02/2010 lAcessos: 1,171

    Fazer mais vendas e ganhar mais dinheiro apenas depende de você! Qual é o segredo do sucesso em vendas ?

    Por: ClaudioRjl Finanças> Finanças Pessoaisl 26/06/2010 lAcessos: 119

    Todo vendedor que almeja sucesso em sua carreira deve dominar uma etapa essencial no processo de vendas: identificar e criar oportunidades de venda. Antes de praticar as principais etapas da venda, tais como abordagem, sondagem, negociação, fechamento e outras, o vendedor tem que saber preparar o solo para que as vendas aconteçam com excelentes resultados, pois vender com resultado pode ser uma consequência de uma pré-venda bem executada.

    Por: CERSI MACHADOl Negócios> Vendasl 20/02/2010 lAcessos: 535
    Rafaela Simões

    Os pontos que vamos apresentar neste artigo, são um ponto de partida para as pessoas que desejam por ordem no seu processo de venda, especialmente fazendo referência com a nossa experiência direta. Para você vender mais e melhor precisa de colocar imediatamente em prática os seguintes conselhos.

    Por: Rafaela Simõesl Negócios> Vendasl 06/04/2012 lAcessos: 102

    Por que os vendedores vencedores são diferenciados? O que eles fazem de extraordinário? Será que são dotados de tanta sorte como pregam os vendedores comuns?

    Por: Antonio de Pádua Brauna Bragal Negócios> Vendasl 11/03/2008 lAcessos: 42,505 lComentário: 1
    Múcio Morais

    Imagino que a esta altura você e sua equipe já definiram suas ações e metas de vendas para os primeiros meses de 2010. Perder tempo nesse ponto é realmente um atraso significativo na preparação do espírito e atitude da turma. Se ainda não fez, sugiro que tire um tempo importante para fazê-lo, considerando as diversas possibilidades, na verdade uma análise SWOT cairia bem como base para melhores decisões em vendas. Também o convite a um bom palestrante de vendas é um toque de qualidade.

    Por: Múcio Moraisl Negócios> Vendasl 16/01/2010 lAcessos: 3,174 lComentário: 1
    Zilda Ap. S. Guerrero

    Saber se escolhemos ou não a opção adequada ao nosso perfil, nossos desejos de consumo, nossos ideais, princípios morais, religiosos, nossas qualidades, aptidões, entre outros fatores que nos inspiram a indicar com "xis" na área, carreira e vaga na inscrição para o vestibular, é realmente muitas vezes, uma decisão muito difícil, principalmente quando pinta um ponto de interrogação em nossa mente: Ser ou Não Ser???

    Por: Zilda Ap. S. Guerrerol Carreiral 03/09/2014
    Gustavo Rocha

    Sabe, eu já fui um carro novo, hoje sou um carro considerado velho. Há 40 anos atrás, eu era um sucesso. Arredondado, com prateado no meio e nos acessórios, todos queriam andar comigo. Era potente, podia ter 1500 cilindradas e fazia um barulho que todos sabiam quem eu era e onde estava passando. Era o desejo dos homens e mulheres e bastava me ter, que o sucesso era garantido. Eu era um Fusca, 1500, do ano de 1974. Os anos passaram e com eles vieram todas as emoções, corridas, fizeram até u

    Por: Gustavo Rochal Carreiral 18/08/2014
    Gustavo Rocha

    Uma etapa difícil da carreira: Formado em direito, passado na OAB, e agora? Passa zilhões de coisas pela cabeça, dificuldades financeiras e de todas as ordens, e ainda a dúvida: Como agir, como proceder. Em Agosto, na semana do Advogado, traremos um manual enxuto sobre vários temas voltados para advogados em início de carreira. Hoje, faremos a reflexão do livro do fundador do Twitter, e mais algumas reflexões minhas: O americano Christopher Stone, o Biz, de 40 anos, tem uma daquelas trajetór

    Por: Gustavo Rochal Carreiral 23/07/2014

    Dados das Nações Unidas indicam que 80% dos participantes de militância ecológica são mulheres, o que talvez se deva ao movimento feminista, que desde a década de 70 defende a ideia de que o meio ambiente natural é feminino e, por este motivo, a proteção da natureza estaria ligada à emancipação da mulher e sua maior influência no desenvolvimento local e global.

    Por: Central Pressl Carreiral 14/07/2014 lAcessos: 13
    Gustavo Rocha

    14 de Julho de 1789, data da queda da Bastilha. Naquele ano uma prisão foi derrubada por ideais de liberdade, igualdade e fraternidade. Hoje, séculos depois, convido você a fazer uma mudança e lutar por estes 3 ideais. Qual a mudança? A queda da sua bastilha. Todos temos situações, convenções, pré-conceitos que nos tornam menos preparados para o mercado. Esta é a nossa bastilha, a nossa prisão. Vivemos como se tudo sempre for ser o mesmo, como se nada fosse mudar, como se sucesso fosse eter

    Por: Gustavo Rochal Carreiral 14/07/2014

    Saber lidar com conflitos é fundamental para o sucesso, tanto empresarial, quanto pessoal e profissional. O teste é útil para sua autoavaliação.

    Por: Ernesto Bergl Carreiral 07/07/2014 lAcessos: 17
    Gustavo Rocha

    "Seja quente ou seja frio, não seja morno que eu te vomito", texto Bíblico do Apocalipse, Capítulo III, Versículo 16. "Assim, porque és morno, e não és frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca". Uma verdade existencial. Seja A ou B, seja bom ou mal, seja algo, pelo amor de Deus, seja! Quantas pessoas em cima do muro, pessoas preocupadas com salários e horário ao invés de resultados, pessoas que não fazem parte dos 5%. Como assim 5%? Diz a sabedoria popular que apenas 5% das pessoas apre

    Por: Gustavo Rochal Carreiral 03/07/2014
    Gustavo Rocha

    Pessoas, o bem maior de qualquer organização. Pessoas, para alguns, o mal necessário de qualquer organização. Pessoas, seres com sentimentos, razão e objetivos, todos juntos e misturados num mesmo ambiente, num mesmo convívio. Imagine juntar diversas pessoas diferentes, com criações diferentes, com valores diferentes, com verdades diferentes, com sentimentos diferentes e teoricamente – e bem teoricamente – com objetivos comuns e querer que desta salada de frutas saia um caldo doce. Parece im

    Por: Gustavo Rochal Carreiral 26/06/2014

    6 Passos para Estimular um Liderado a Mudar o Comportamento

    Por: Fred Graefl Negócios> Gestãol 02/05/2010 lAcessos: 390

    Mais do que ajudar a ganhar tempo, delegar desenvolve pessoal. O desafio não está em saber delegar, e sim em correr riscos e tolerar erros.

    Por: Fred Graefl Negóciosl 02/03/2010 lAcessos: 173

    Se você sair com um barco do Rio de Janeiro com direção à Lisboa, a alteração de apenas um grau no leme causará a chegada num ponto totalmente diferente do inicialmente planejado. Esta imagem lança luz sobre a idéia de que pequenas ações e pequenos movimentos ao longo do tempo fazem uma diferença brutal na sua vida. Mais dicas para disciplina, persistência e continuidade.

    Por: Fred Graefl Carreiral 25/02/2009 lAcessos: 773

    Em qual das situações abaixo você se encontra? Você já se posicionou bem dentro da organização, sendo que se esforçou para chegar lá mas sente que está na praia errada? Você está começando a carreira ou já andou um pouco mas tem a o sentimento de que a escada que você está subindo está encostada na parede errada? Você, independente da sua idade, já tentou várias coisas na vida, mas não conseguiu encontrar ainda o que te dá paixão? Se você se viu em algum cenário, este artigo é para você.

    Por: Fred Graefl Carreiral 24/02/2009 lAcessos: 676

    Já aconteceu com você de regularmente entrar num estado emocional que te gera resultados que você não gosta ou se arrepende? Às vezes ficamos até irritados por não conseguir controlar as emoções e continuamos criando na nossa frente os monstros que não gostamos. Caso você queira melhores resultados na sua carreira, no seu negócio ou na sua vida, é uma boa idéia parar de criar monstros e começar a criar colibris. Dicas para controlar estados emocionais.

    Por: Fred Graefl Carreiral 16/02/2009 lAcessos: 321

    Quando chega o final do dia você sente que fez várias coisas mas que não fez o importante? Você sente que atravessa os dias e que não administra a sua vida? Para administrar sua agenda e sua vida, você precisa de 3 coordenadas: onde você está, para onde você vai e porque você quer ir. Dicas para melhor administrar o seu tempo.

    Por: Fred Graefl Carreiral 16/02/2009 lAcessos: 10,439 lComentário: 1

    As suas metas precisam ser administradas como o lançamento de um foguete. Como fazer?

    Por: Fred Graefl Carreiral 11/02/2009 lAcessos: 248

    Dicas para você ter persistência na busca de seus objetivos.

    Por: Fred Graefl Carreiral 11/02/2009 lAcessos: 410
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast