Manejo de Frango de Corte

Publicado em: 13/04/2011 |Comentário: 5 | Acessos: 2,651 |

MANEJO DE FRANGO DE CORTE

A criação de frangos de corte é hoje uma das atividades agropecuárias mais desenvolvidas. Em menos de 50 dias você tem um lote pronto e esse dá lugar a outro. O giro de capital é muito rápido. Na forma de cuidar e manejar os frangos está a diferença entre o lucro e o prejuízo. Um pequeno detalhe no manejo de um lote de frangos pode dar uma diferença de mil dólares a mais ou a menos no bolso do criador. O lucro fica por conta de pequenos ajustes e cuidados com a água, com a temperatura, com ração (NATURAL RURAL, acesso em: 18 mar 2011).

O manejo de frangos de corte é um investimento que exige:                                    
• Responsável técnico para as etapas de elaborações dos projetos de instalação e de manejo do aviário, de execução e de assistência técnica.
• A disponibilidade de recursos financeiros para o investimento inicial;
• O interesse da indústria na integração;
• Ter mão-de-obra com dedicação permanente na propriedade;
• Água de boa qualidade e energia elétrica (CARNEIRO, et. al. 2004).

Primeiramente deve-se assegurar que o aviário esteja limpo e sem a presença de aves por pelo menos 10 dias. Um a dois dias antes da data prevista para a chegada dos pintos é necessário que se faça uma última desinfecção do galpão e equipamentos. Recebimento dos pintos: Duas a três horas antes do alojamento dos pintos é necessário verificar se as campânulas estão funcionando e os bebedouros e comedouros abastecidos. Na chegada dos pintos, além de efetuar-se a contagem dos pintos existentes nas caixas, deve-se separar aqueles que apresentam pernas retorcidas, cabeças e olhos defeituosos, bicos cruzados e aspecto de inviabilidade de sobrevivência (refugo). O total de pintos com problemas deve ser anotado. Alojar somente aves de mesma idade em cada aviário. Manter a densidade de 12 frangos/m2, com produção de 25 a 30 kg de carne/m2; porém, considerar que a densidade pode ser variada com a época do ano, com o peso e idade das aves ao abate.  (CRIAÇÃO DE ANIMAIS, acesso em: 20 mar 2011).

As exigências de temperatura para que as aves encontrem conforto ambiental para seu crescimento adequado são os seguintes: 32°C = 1°dia 30°C = 2° ao 7° dia 29°C = 2ª semana 27°C = 3ª semana 24°C = 4ª semana A abertura do círculo de proteção é feita gradativamente, a partir do 3º dia, podendo ser aberto diariamente conforme o comportamento e crescimento das aves (CRIAÇÃO DE ANIMAIS, acesso em: 20 mar 2011).

O desenvolvimento da parceria, conhecida como integração é o pagamento pela engorda da fase de pintainho ao frango adulto, este ciclo dura, em média, 45 dias. Os itens analisados para a remuneração do produtor, são: o índice de mortalidade, a taxa de conversão, a ocorrência de doenças e a inspeção após o abate. Assim, a remuneração para o produtor, nesta parceria, depende do bom manejo do aviário (CARNEIRO, et. al. 2004).

BEBEDOUROS
Na fase inicial é essencial garantir que os bebedouros estejam bem distribuídos nos círculos de proteção ou na área para alojamento das aves, sempre objetivando que qualquer que seja o lugar onde o pinto se encontre haja um bebedouro próximo. Da mesma forma, à medida que os círculos de proteção são abertos os bebedouros também devem ser movimentados, buscando sempre obter uma distribuição uniforme por todo o galpão.

A limpeza deve ser feita diariamente para evitar o acúmulo de ração, pó e excreções das aves no fundo dos bebedouros, garantindo a qualidade da água. A regulagem da altura do bebedouro deve garantir que o pinto possa beber confortavelmente e evitar o desperdício de água, empastamento e apodrecimento da cama. De 15 a 20 dias de idade a base superior do bebedouro deve estar à altura de 5 cm do dorso da ave, sendo regulado de acordo com o desenvolvimento (CRIAÇÃO DE ANIMAIS, acesso em: 20 mar 2011).

O principal objetivo é reduzir ao mínimo a flutuação de temperatura durante as 24 horas do dia, principalmente durante a noite. O bom controle da temperatura irá propiciar melhor conversão alimentar e maior taxa de crescimento.O telhado deverá ter cobertura refletiva, para ajudar a reduzir a condução de calor solar,além de conter material isolante.O sistema de aquecimento deverá ter alta capacidade de aquecimento, de acordo com o clima da região. O sistema de ventilação deverá ser projetado para fornecer grande volume de oxigênio e manter condições ótimas de temperatura para as aves. A iluminação deverá promover uma distribuição de luz uniforme no nível do piso (GRANJA PLANALTO, acesso em: 23 mar 2011)

COMEDOUROS
O comedouro tipo bandeja é utilizado nos primeiros dias de idade, na proporção de 6 para 500 pintos, ou seja, 80 pintos por comedouro. Os pintos ao entrarem no comedouro para se alimentarem sujam a ração, sendo necessário peneirá-la duas vezes por dia, retirando-se as fezes e partículas de cama. Deve-se mexer a ração de 5 a 6 vezes por dia, principalmente nos primeiros dias de criação, para estimular o consumo. Para tanto o fornecimento da ração diária deve ser feita em maior número de vezes e em quantidades menores. Para evitar a fermentação das placas formadas pela umidade devem-se trocar ou lavar as bandejas diariamente, devolvendo-as limpas e secas. Os comedouros automáticos são de uso mais prático por facilitar o manejo de arraçoamento. Os pratos com grades permitem a alimentação dos pintos desde o primeiro dia de criação. A quantidade de aves por prato alimentador e a capacidade do silo varia de acordo com cada fabricante. Os cuidados com o ajuste da altura devem ser tomados durante toda a criação (CRIAÇÃO DE ANIMAIS, acesso em: 20 mar 2011).

UTILIZAÇÃO DE CORTINAS: As cortinas devem ficar fechadas nos primeiros dias de idade para manter a temperatura, abrindo-as nos dias mais quentes. Nunca abrí-las de uma só vez para evitar mudanças bruscas de temperatura e a excessiva incidência de sol no interior do galpão. Se o aviário estiver abafado ou com cheiro de amônia, principalmente de manhã, as cortinas devem ser abertas preferencialmente do lado que não recebem vento para que se realize a troca de ar, sem prejudicar os pintos. (CRIAÇÃO DE ANIMAIS, acesso em: 20 mar 2011).

Principais requisitos para a instalação de cortinas:

  • A parte superior da cortina deve se sobrepor a uma superfície sólida para evitar entradas dear indesejáveis; a superposição mínima deve ser de 15 cm (6 pol.).
  • Uma mini-cortina instalada a 25 cm (10 pol.) do lado externo do galpão a uma altura uniforme ajudará a evitar entradas de ar indesejáveis na parte superior da cortina.
  • Todos os buracos e rasgos nas cortinas laterais e/ou das entradas de ar devem ser consertados.
  • As cortinas são mais eficientes se operadas automaticamente, sendo que os critérios para abertura e fechamento devem ser a temperatura e a velocidade do vento.
  • A altura ideal da mini-parede é de 0,50 m (1,6 pés).
  • O beiral do telhado deve ser de 1,25 m (4,1 pés) (GRANJA PLANALTO acesso em 23 mar 2011).

CAMA
A cama deve ser homogeneamente distribuída com uma profundidade de 8-10 cm. Distribuição irregular da cama causará problemas com disponibilidade de água e ração. O trabalho de revolvimento da cama deve ser constante, durante todo o período de criação, no sentido de evitar que a mesma se torne úmida, propiciando a formação de placas. Eventuais vazamentos dos bebedouros podem ocorrer por má regulagem dos mesmos, portanto devem ser monitorados constantemente (CRIAÇÃO DE ANIMAIS, acesso em: 20 mar 2011).

Santos et al. (2000), citado por revistas ufg, ao avaliarem quatro tipos de cama (cepilho de madeira, casca de arroz, casca de café e sabugo de milho triturado) no desempenho de frangos de corte, também não observaram efeito significativo no ganho de peso, consumo de ração e conversão alimentar.

JEJUM PRÉ-ABATE


O jejum pré-abate compreende o período antes da apanha, em que as aves não devem ter acesso à ração. Essa prática é necessária para reduzir o conteúdo gastrointestinal das aves, diminuindo a possibilidade de contaminação da carcaça na evisceração decorrente do rompimento do inglúvio e ou intestino. Após o carregamento a digestão torna-se mais lenta ou até paralisada, sendo que um período de jejum de 8 a 12 horas, incluindo o tempo de espera na granja, o transporte e a espera na plataforma é considerado suficiente para que ocorra esvaziamento do trato digestivo das aves. Essa fase de jejum é fundamental para que não se tenha perdas excessivas de peso ou, em contrapartida, altas contaminações no abatedouro, o que seria extremamente danoso (CRIAÇÃO DE ANIMAIS, acesso em: 20 mar 2011).

PREPARAÇÃO DO AVIÁRIO E APANHA

A divisão das aves em grupos, além de auxiliar na apanha, reduz o impacto da movimentação das demais aves. Se a apanha for parcial ou total durante a noite deve- se usar luz azul, pois ao ter a capacidade visual anulada pela luz azul as aves não se agitam com o movimento do apanhador e ficam imóveis, facilitando a apanha. Os obstáculos físicos, tais como os comedouros e bebedouros devem ser colocados fora da área de movimento das aves e dos carregadores para evitar golpes no peito e nas pernas das aves e acidentes com o pessoal da apanha. Independente do horário ou temperatura, alguns conceitos são básicos: proporcionar o mínimo de estresse possível às aves. O seu aumento é diretamente proporcional à perda de peso e ao número de contusões; cercar um número de aves por vez, 200 a 250 aves (diurno); levar as caixas até os frangos, nunca levar os frangos até as caixas. A apanha manual das aves é um método utilizado universalmente. Apesar de existirem no mercado algumas alternativas automáticas, a previsão é de que esse método continuará a ser usado no futuro (GRANJA PLANALTO acesso em 23 mar 2011).

CARREGAMENTO E TRANSPORTE

O número de aves colocadas em cada caixa transportadora deve receber atenção especial. A decisão para essa variável deve considerar o sexo e o peso das aves, além de fatores como clima e distância do aviário ao abatedouro. O número de fraturas ósseas é reduzido quando as aves podem mover-se no interior das caixas transportadoras. A disponibilidade de oxigênio também é um fator decisivo no transporte dos frangos, uma vez que quantidades reduzidas de oxigênio podem resultar em asfixia das aves ou gerar coloração anormal na ave. Para que a circulação do ar seja facilitada é necessário que haja espaços entre as fileiras das caixas no veículo transportador e as caixas devem estar limpas, uma vez que excretas e penas dificultam a passagem do ar. No processo de carregamento é desejável que o caminhão possa entrar no aviário e chegar perto de onde está sendo feita a apanha (CARNEIRO, et. al. 2004).

A maneira de transportar as caixas nos caminhões é bastante variada. Normalmente usa-se o sistema de canos laterais e de cobertura: tela, ou simples amarrações que deverão dar garantias para que as caixas tenham um mínimo de movimento, sem risco de acidentes, já que no momento que uma caixa se solta, outras sofrerão o mesmo processo. Os motoristas que transportam aves devem ser bem treinados e ter noção exata da carga que estão transportando, ter idéia do número de aves que morrem normalmente no carregamento e transporte, além do conhecimento das lesões que podem ocorrer. O transporte das aves no período noturno é vantajoso por evitar temperaturas elevadas, favorecendo o bem estar das aves, o que reduz as perdas por mortalidade e resulta em carne de melhor qualidade (CRIAÇÃO DE ANIMAIS, acesso em: 20 mar 2011).

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 3 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/carreira-artigos/manejo-de-frango-de-corte-4595524.html

    Palavras-chave do artigo:

    manejo

    ,

    frango

    ,

    criacao

    Comentar sobre o artigo

    Aves criadas em aviários com cortina amarela e programa de luz quase contínuo apresentaram melhor peso vivo e conversão alimentar. O programa de luz quase contínuo propiciou aumento na mortalidade e no consumo da carne de frango.

    Por: wyaral Educação> Ensino Superiorl 19/06/2011 lAcessos: 448

    Os frangos de corte são produtos da genética, nutrição e ambiente. Do ponto de vista genético, na interação com a carga de genes, encontra-se uma série de fatores ambientais, entre eles a luz é um dos mais importantes.

    Por: Beatriz Chamãol Saúde e Bem Estar> Medicinal 28/06/2011 lAcessos: 355

    As codornas devem, preferentemente ser criadas em baterias gaiolas, por ocuparem menor espaço, além de facilitar o manejo da ave. Estas baterias e gaiolas de criação podem ser de construção caseira, empregando-se tábuas e tela de arame, ou, ainda, adquiridas no comércio. Devem ficar ao abrigo, em cômodo vedado e ventilado.

    Por: Rafael S. Costal Notícias & Sociedade> Cotidianol 04/06/2010 lAcessos: 2,893 lComentário: 4

    "O estresse térmico ocasionado por alterações da temperatura ambiente define o estado no qual o organismo responde com uma série de reações não especificas de adaptação, à atuação de agentes de qualquer natureza. Tais adaptações levam os animais a uma série de alterações metabólicas podendo gerar grandes transtornos à homeostase" (LIMA, 2011).

    Por: Veterinárial Saúde e Bem Estar> Medicina Alternatival 29/06/2011 lAcessos: 411
    Roger S Souza

    É o conjunto de conhecimentos empregados no planejamento e gerenciamento das várias atividades de um propriedade rural, do cultivo do campo ou da criação de rebanhos à administração do negócio em si.

    Por: Roger S Souzal Educação> Ensino Superiorl 23/07/2013 lAcessos: 20
    Welinton dos Santos

    Por este e outros motivos o cenário econômico brasileiro que está na rota dos investimentos internacionais.

    Por: Welinton dos Santosl Negócios> Gestãol 11/08/2010 lAcessos: 485
    Witer Brasil

    Para lançar no mercado um produto ou serviço, o Marketing aplica muitas técnicas fundamentadas em princípios científicos motivando consumidores a comprarem e deixá-los emocionados e encantados com o produto comprado. Até ai está muito bem, as pessoas ficam felizes, consomem mais, as empresas faturam, geram empregos e o governo recebe impostos que são aplicados em obras e serviços, também em beneficio das pessoas.

    Por: Witer Brasill Marketing e Publicidade> Marketing Internacionall 03/04/2010 lAcessos: 856

    Conseguir um emprego requer mais do que ser um profissional dedicado e cheio de garra para vencer. O mercado é competitivo e profissionais qualificados serão sempre um diferencial aos olhos de empregadores.

    Por: Josyl Carreiral 25/09/2014
    Zilda Ap. S. Guerrero

    Saber se escolhemos ou não a opção adequada ao nosso perfil, nossos desejos de consumo, nossos ideais, princípios morais, religiosos, nossas qualidades, aptidões, entre outros fatores que nos inspiram a indicar com "xis" na área, carreira e vaga na inscrição para o vestibular, é realmente muitas vezes, uma decisão muito difícil, principalmente quando pinta um ponto de interrogação em nossa mente: Ser ou Não Ser???

    Por: Zilda Ap. S. Guerrerol Carreiral 03/09/2014
    Gustavo Rocha

    Sabe, eu já fui um carro novo, hoje sou um carro considerado velho. Há 40 anos atrás, eu era um sucesso. Arredondado, com prateado no meio e nos acessórios, todos queriam andar comigo. Era potente, podia ter 1500 cilindradas e fazia um barulho que todos sabiam quem eu era e onde estava passando. Era o desejo dos homens e mulheres e bastava me ter, que o sucesso era garantido. Eu era um Fusca, 1500, do ano de 1974. Os anos passaram e com eles vieram todas as emoções, corridas, fizeram até u

    Por: Gustavo Rochal Carreiral 18/08/2014
    Gustavo Rocha

    Uma etapa difícil da carreira: Formado em direito, passado na OAB, e agora? Passa zilhões de coisas pela cabeça, dificuldades financeiras e de todas as ordens, e ainda a dúvida: Como agir, como proceder. Em Agosto, na semana do Advogado, traremos um manual enxuto sobre vários temas voltados para advogados em início de carreira. Hoje, faremos a reflexão do livro do fundador do Twitter, e mais algumas reflexões minhas: O americano Christopher Stone, o Biz, de 40 anos, tem uma daquelas trajetór

    Por: Gustavo Rochal Carreiral 23/07/2014

    Dados das Nações Unidas indicam que 80% dos participantes de militância ecológica são mulheres, o que talvez se deva ao movimento feminista, que desde a década de 70 defende a ideia de que o meio ambiente natural é feminino e, por este motivo, a proteção da natureza estaria ligada à emancipação da mulher e sua maior influência no desenvolvimento local e global.

    Por: Central Pressl Carreiral 14/07/2014 lAcessos: 17
    Gustavo Rocha

    14 de Julho de 1789, data da queda da Bastilha. Naquele ano uma prisão foi derrubada por ideais de liberdade, igualdade e fraternidade. Hoje, séculos depois, convido você a fazer uma mudança e lutar por estes 3 ideais. Qual a mudança? A queda da sua bastilha. Todos temos situações, convenções, pré-conceitos que nos tornam menos preparados para o mercado. Esta é a nossa bastilha, a nossa prisão. Vivemos como se tudo sempre for ser o mesmo, como se nada fosse mudar, como se sucesso fosse eter

    Por: Gustavo Rochal Carreiral 14/07/2014

    Saber lidar com conflitos é fundamental para o sucesso, tanto empresarial, quanto pessoal e profissional. O teste é útil para sua autoavaliação.

    Por: Ernesto Bergl Carreiral 07/07/2014 lAcessos: 27
    Gustavo Rocha

    "Seja quente ou seja frio, não seja morno que eu te vomito", texto Bíblico do Apocalipse, Capítulo III, Versículo 16. "Assim, porque és morno, e não és frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca". Uma verdade existencial. Seja A ou B, seja bom ou mal, seja algo, pelo amor de Deus, seja! Quantas pessoas em cima do muro, pessoas preocupadas com salários e horário ao invés de resultados, pessoas que não fazem parte dos 5%. Como assim 5%? Diz a sabedoria popular que apenas 5% das pessoas apre

    Por: Gustavo Rochal Carreiral 03/07/2014 lAcessos: 11

    Aves criadas em aviários com cortina amarela e programa de luz quase contínuo apresentaram melhor peso vivo e conversão alimentar. O programa de luz quase contínuo propiciou aumento na mortalidade e no consumo da carne de frango.

    Por: wyaral Educação> Ensino Superiorl 19/06/2011 lAcessos: 448

    Breve Revisão de Literatura sobre os sistemas reprodutores de machos e fêmeas que são distintos e particularmente importante conhecermos.

    Por: wyaral Educaçãol 09/05/2011 lAcessos: 2,338

    Uma pequena revisão bibliográfica, para entendermos a anatomia das Aves, de aacordo com suas funcionalidades.

    Por: wyaral Educaçãol 06/05/2011 lAcessos: 1,187

    Uma pesquisa minuciosa da Avicultura brasileira, e sua importância para a economia do País

    Por: wyaral Educaçãol 06/05/2011 lAcessos: 1,426

    Comments on this article

    2
    marcus 19/07/2011
    nos primeiros 10 dias dos pintos,mais ou menos qual o peso ideal que eles deven ter?qual o nome da rasao que devo usar?
    4
    Jonathan Melara 14/07/2011
    Como posso faser um projeto para aves de corte e entregar 200 aves por semana ? Des de já agradeçoo , Muito obrigado
    3
    ana katarina 27/06/2011
    tenho 3 aviario de300 pintos mas tenho problemas com o peso as galinhas nao atinge o peso certo o estou fazendo de errado
    12
    ana katarina honorio 27/06/2011
    tenho um aviario de 300 pintos cada sao um total de 3 sendo 900 pintos mas tenho problemas com o peso dos pintos nao atinge o peso o que devo fazer?
    4
    Catia Augusta de Oliveira 22/05/2011
    muito bom esse site consigo tirar minhas duvidas... adorei
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast