O Profissional Do Futuro ! Você Esta Preparado ?

Publicado em: 03/09/2009 |Comentário: 2 | Acessos: 7,041 |

 

 Muito se discute sobre o perfil desejado do profissional, o que se espera dos profissionais atuais e futuros? Ele deve ter uma formação geral, tradicional ou uma formação específica? O que tem mais valor?

A resposta é simples .... ele tem que ser especialista na sua área de atuação, porém conhecer o todo.

Engana-se o Profissional recém formado em pensar “ufa! acabei os estudos, me formei, agora estou tranqüilo”. O Desenvolvimento intelectual não deve ser visto como uma obrigação, deve se tornar uma prática do cotidiano, como escovar os dentes. Da mesma forma que temos que nutrir todo o nosso organismo com alimentos saudáveis, devemos também alimentar o nosso cérebro e exercitá-lo.

Se pensarmos em linhas históricas, a filosofia, mãe de todas as ciências, primeiramente buscou o conhecimento, a reflexão e o pensar sobre o homem, o mundo e o universo.

Em seguida, ocorreu uma fragmentação do conhecimento, dividindo-o nas áreas: Humanas, Exatas, Biológicas, entre outras. Posteriormente o conhecimento dividiu-se em cursos e disciplinas, como é estruturado o ensino no Brasil hoje, entretanto, estamos caminhando agora para a interdisciplinaridade.

Tenho vivido no campo acadêmico, a busca das instituições em trabalhar projetos interdisciplinares, que visam relacionar as disciplinas e saberes. Nas aulas de Mestrado também se discute o tema de forma mais profunda, estudei a Teoria de Complexidade de Edgar Morin, que em linhas gerais, nos leva a refletir que a divisão do saber nos oferece uma visão incompleta da realidade, ou seja, percebemos o mundo sob um olhar parcelado, muitas vezes míope, este olhar está enraizado na nossa própria formação.

Precisamos ampliar nossos horizontes, repensar nossa formação, e estar sempre abertos para “beber do conhecimento de todas as ciências”.

O mundo muda muito rápido e o profissional também deve mudar, ter flexibilidade. A título de exemplo, hoje com advento dos cursos de Tecnologia, podemos ter uma formação superior de forma rápida e prática em determinas áreas do saber.

 Em alguns casos até conseguem convergir duas áreas que eram distintas, exemplificando, o Curso de Tecnologia em Agronegócio da Fatec de Mogi, que é  um curso superior gratuito que oferece uma formação mesclada de Administração de Empresa com Agronomia, esta é uma tendência crescente. Isso facilita o egresso no mercado de trabalho, mas não significada que devemos parar.

Existe hoje no mercado educacional uma infinidade de cursos de especializações, que atendem diversas demandas, tais como Administração Hospitalar, Vendas, Consultoria Empresarial entre outros. A Especialização oferece um diferencial competitivo no mercado de trabalho e amplia nossa visão do mundo.

O Profissional do futuro tem sólida formação e especializações também.

O Estudar deve ser constante, seja qual a forma, através de um livro ou até mesmo pela Internet, outro exemplo é o SEBRAE (educacao.sebrae.com.br),  que oferece diversos cursos gratuitos e de excelente qualidade aos interessando, emitindo inclusive um certificado.

Acredito na famosa frase do grande pensador Confúcio “O necessário para aprender é uma mente humilde”. Hoje só fica parado no tempo quem quiser!

Como sempre digo, atitude é que faz a diferença. Se você quer se destacar pense qual é o seu diferencial? O que você pode fazer hoje pode mudar o amanhã. Sem sombra de dúvida a atualização e a ampliação de conhecimentos é um caminho que todos devem seguir.

 

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 0 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/carreira-artigos/o-profissional-do-futuro-voce-esta-preparado-1189983.html

    Palavras-chave do artigo:

    perfil profissional

    ,

    trabalho

    ,

    interdisciplinaridade

    Comentar sobre o artigo

    Pretendeu-se com este estudo, focalizar a Interdisciplinaridade da Educação Ambiental desenvolvida na E.E.E.F e M. Eneida de Moraes, com a finalidade de tornar evidentes as vantagens de trabalhos interdisciplinares desenvolvidos pelos educadores junto aos educandos com qualidade e com a finalidade de perceber como os educadores trabalham a interdisciplinaridade da E.A na sala de aula, principalmente do Ensino Fundamental, onde a criança começa a ter responsabilidade de cidadão brasileiro.

    Por: Cristina Ferreiral Ciências> Biologial 13/07/2008 lAcessos: 25,489 lComentário: 21
    Tania Maria da Silva Nogueira

    Transformar a escola num lugar onde se desenvolvam novas experiências e competências é um desafio para todos os envolvidos no processo educativo, os profissionais da educação devem exercer o papel de semeadores e percussores dos novos paradigmas para uma educação de qualidade buscando redescobrir seus fundamentos humanizadores, conscientes de que necessitamos fazer uma revisão nas concepções existentes e conseqüentemente almejar a busca de novas maneiras de pensar e de agir respeitando a plurali

    Por: Tania Maria da Silva Nogueiral Educaçãol 26/02/2012 lAcessos: 742
    Rita de Cássia Santos Almeida

    Este artigo se refere a um trabalho desenvolvido com alunas do Curso de Pedagogia, cujo objetivo foi relacionar as disciplinas de Literatura e Tópicos Temáticos de Interdisciplinaridade. A importância dessa temática vincula-se à valorização acadêmica voltada para a visão desfragmentada do conhecimento, uma vez que, sendo futuras educadoras as alunas precisam modificar a forma de ver e lidar com os conteúdos escolares. Portanto, por meio da prática buscou-se compreender a teoria de Fazenda (2005)

    Por: Rita de Cássia Santos Almeidal Educação> Ensino Superiorl 22/10/2012 lAcessos: 91
    Cruvinel,Aila R.

    O envelhecimento da população brasileira e a mudança na sua estrutura etária requerem das políticas públicas e dos profissionais de saúde atitudes definidas na abordagem de atenção à saúde com ênfase no trabalho interdisciplinar. Este texto objetiva ressaltar a importância da metodologia problematizadora no contexto da interdisciplinaridade, em que as ações compartilhadas dos diferentes saberes interagem nas disciplinas, convergindo para o processo interativo rumo à visão integral do indivíduo.

    Por: Cruvinel,Aila R.l Saúde e Bem Estar> Odontologial 13/11/2010 lAcessos: 172

    Este estudo focaliza a formação do professor na educação infantil, visando analisar como ocorre esta formação num contexto escolar. A pesquisa teve como objetivo investigar quais estratégias didáticas são necessárias para que um professor seja bem sucedido na educação infantil.

    Por: Rosimar Nádila O. Saraival Educação> Educação Infantill 19/10/2010 lAcessos: 7,197
    Sergio Sebold

    O presente trabalho propõe um ponto de união entre as duas vertentes: tecnicismo e humanismo na educação para se chegar ao cidadão integral. Neste estudo procura-se dar alguns esboços, para tentar juntar este binômio, usando como pano de fundo os temas transversais. A proposta desenvolvida procura dar os passos iniciais para uma discussão ampla sobre o tema.

    Por: Sergio Seboldl Carreira> Recursos Humanosl 13/01/2011 lAcessos: 1,310
    Laine Reis Araújo

    Vivenciamos momentos de grandes transformações no cenário mundial. Cenário de transformações políticas, econômicas e sociais acontecimentos que diz respeito às diversas áreas do governo e também ao conjunto da sociedade brasileira. As Procuradorias Gerais Estaduais atuam buscando a defesa do interesse público impõe a verificação da eficiência do serviço ou a utilidade do ato administrativo, ainda que legítimo, exigindo a sua modificação ou supressão, em virtude de ser ineficiente inútil.

    Por: Laine Reis Araújol Direito> Doutrinal 17/07/2013 lAcessos: 45
    Antonio Cunha

    O presente trabalho tem como objetivo, rever as referências teóricas sobre o tema “emancipação” associadas à análise das políticas públicas educacionais adotadas pelo Governo Brasileiro, focando Curitiba-Pr, considerando a desigualdade e a diferença social da clientela das escolas públicas estaduais e federais, diante das demandas sociais e de mercado de trabalho, numa perspectiva de emancipação e esforços públicos.

    Por: Antonio Cunhal Educaçãol 10/08/2009 lAcessos: 4,800
    GUTEMBERG MARTINS DE SALES

    O interesse em pesquisar a forma como a intervenção psicopedagógica pode contribuir para a prevenção do fracasso escolar na alfabetização é devido à desatenção que tem sofrido o ensino da leitura e da escrita, e o baixo rendimento escolar, nas primeiras séries do Ensino Fundamental; e também, devido à importância do trabalho psicopedagógico preventivo que se baseia principalmente na observação e análise profunda de uma situação concreta, no sentido de detectar possíveis perturbações no processo.

    Por: GUTEMBERG MARTINS DE SALESl Educação> Educação Infantill 28/12/2012 lAcessos: 242
    Zilda Ap. S. Guerrero

    Saber se escolhemos ou não a opção adequada ao nosso perfil, nossos desejos de consumo, nossos ideais, princípios morais, religiosos, nossas qualidades, aptidões, entre outros fatores que nos inspiram a indicar com "xis" na área, carreira e vaga na inscrição para o vestibular, é realmente muitas vezes, uma decisão muito difícil, principalmente quando pinta um ponto de interrogação em nossa mente: Ser ou Não Ser???

    Por: Zilda Ap. S. Guerrerol Carreiral 03/09/2014
    Gustavo Rocha

    Sabe, eu já fui um carro novo, hoje sou um carro considerado velho. Há 40 anos atrás, eu era um sucesso. Arredondado, com prateado no meio e nos acessórios, todos queriam andar comigo. Era potente, podia ter 1500 cilindradas e fazia um barulho que todos sabiam quem eu era e onde estava passando. Era o desejo dos homens e mulheres e bastava me ter, que o sucesso era garantido. Eu era um Fusca, 1500, do ano de 1974. Os anos passaram e com eles vieram todas as emoções, corridas, fizeram até u

    Por: Gustavo Rochal Carreiral 18/08/2014
    Gustavo Rocha

    Uma etapa difícil da carreira: Formado em direito, passado na OAB, e agora? Passa zilhões de coisas pela cabeça, dificuldades financeiras e de todas as ordens, e ainda a dúvida: Como agir, como proceder. Em Agosto, na semana do Advogado, traremos um manual enxuto sobre vários temas voltados para advogados em início de carreira. Hoje, faremos a reflexão do livro do fundador do Twitter, e mais algumas reflexões minhas: O americano Christopher Stone, o Biz, de 40 anos, tem uma daquelas trajetór

    Por: Gustavo Rochal Carreiral 23/07/2014

    Dados das Nações Unidas indicam que 80% dos participantes de militância ecológica são mulheres, o que talvez se deva ao movimento feminista, que desde a década de 70 defende a ideia de que o meio ambiente natural é feminino e, por este motivo, a proteção da natureza estaria ligada à emancipação da mulher e sua maior influência no desenvolvimento local e global.

    Por: Central Pressl Carreiral 14/07/2014 lAcessos: 13
    Gustavo Rocha

    14 de Julho de 1789, data da queda da Bastilha. Naquele ano uma prisão foi derrubada por ideais de liberdade, igualdade e fraternidade. Hoje, séculos depois, convido você a fazer uma mudança e lutar por estes 3 ideais. Qual a mudança? A queda da sua bastilha. Todos temos situações, convenções, pré-conceitos que nos tornam menos preparados para o mercado. Esta é a nossa bastilha, a nossa prisão. Vivemos como se tudo sempre for ser o mesmo, como se nada fosse mudar, como se sucesso fosse eter

    Por: Gustavo Rochal Carreiral 14/07/2014

    Saber lidar com conflitos é fundamental para o sucesso, tanto empresarial, quanto pessoal e profissional. O teste é útil para sua autoavaliação.

    Por: Ernesto Bergl Carreiral 07/07/2014 lAcessos: 17
    Gustavo Rocha

    "Seja quente ou seja frio, não seja morno que eu te vomito", texto Bíblico do Apocalipse, Capítulo III, Versículo 16. "Assim, porque és morno, e não és frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca". Uma verdade existencial. Seja A ou B, seja bom ou mal, seja algo, pelo amor de Deus, seja! Quantas pessoas em cima do muro, pessoas preocupadas com salários e horário ao invés de resultados, pessoas que não fazem parte dos 5%. Como assim 5%? Diz a sabedoria popular que apenas 5% das pessoas apre

    Por: Gustavo Rochal Carreiral 03/07/2014
    Gustavo Rocha

    Pessoas, o bem maior de qualquer organização. Pessoas, para alguns, o mal necessário de qualquer organização. Pessoas, seres com sentimentos, razão e objetivos, todos juntos e misturados num mesmo ambiente, num mesmo convívio. Imagine juntar diversas pessoas diferentes, com criações diferentes, com valores diferentes, com verdades diferentes, com sentimentos diferentes e teoricamente – e bem teoricamente – com objetivos comuns e querer que desta salada de frutas saia um caldo doce. Parece im

    Por: Gustavo Rochal Carreiral 26/06/2014

    O processo de comunicação: Emissor, Canal, Mensagem, Receptor e Feedback é ponto de partida da comunicação. É importante também escolher um código apropriado para comunicação. Mas lembre-se, isso representa apenas a ponta do iceberg, ou seja, o poder das pessoas influentes, das pessoas de sucesso está muito além do que é descrito no processo básico.

    Por: Douglas de Matteul Negócios> Administraçãol 28/07/2014 lAcessos: 20

    Excelência Profissional: Educação como solução. Os cursos de tecnologia têm características singulares, são alicerçados na prática profissional e nas demandas de mercado. O que permite o ingresso do estudante no mercado de trabalho de modo rápido e atualizado. Apesar de ser um curso e rápido não deixa a desejar no que se refere à formação tradicionais.

    Por: Douglas de Matteul Carreira> Gestão de Carreiral 22/07/2010 lAcessos: 679 lComentário: 2

    Sucesso profissional é o que muitas pessoas desejam. Porém o sucesso profissional não é apenas ocupar um bom cargo e ter um alto salário, vai muito além disso. Algumas pessoas tem como sinônimo de sucesso profissional ser o seu próprio "patrão", proprietário, empreendedor. Neste sentido pense, você nasceu para ser "patrão" ou empregado? Será que já nascemos com um futuro pré-determinado?

    Por: Douglas de Matteul Negóciosl 23/10/2009 lAcessos: 1,185

    Estamos na era da informação, computadores para todos os lados, eles chegaram gradativamente e hoje fazem parte do nosso cotidiano. Apresar de chegarem hasteando uma a bandeira da facilidade e redução de nosso trabalho, entretanto a realidade é um pouco diferente, hoje os computadores nos ajudam efetivamente gerir as informações, com mais agilidade e precisão entretanto...

    Por: Douglas de Matteul Psicologia&Auto-Ajuda> Auto-Ajudal 03/09/2009 lAcessos: 2,106

    No intervalo de uma aula de Gestão de Pessoas, um aluno me questionou o que faço para ser promovido na empresa? Evidentemente que todos nós buscamos uma fórmula mágica para uma rápida progressão profissional e financeira. Infelizmente não possuo uma poção mágica, mas existem algumas estratégias que podem contribuir significativamente para você se destacar, de forma bem simples...

    Por: Douglas de Matteul Marketing e Publicidade> Marketing Pessoall 03/09/2009 lAcessos: 3,546 lComentário: 1

    Todos nós buscamos algo em comum, Todos nós queremos ser FELIZES! Mas a Felicidade não bate a porta de todos, algumas pessoas têm tudo na vida e não são felizes, já outras batalham o pão de cada dia e conseguem alcançar a felicidade.

    Por: Douglas de Matteul Negócios> Administraçãol 17/08/2008 lAcessos: 13,575 lComentário: 3

    O desemprego é o fantasma que assombra a população brasileira em geral, principalmente os jovens. Porém ao abrir qualquer jornal inúmeras vagas estão estampadas, as empresas estão procurando profissionais. O que acontece de errado?

    Por: Douglas de Matteul Carreira> Gestão de Carreiral 17/08/2008 lAcessos: 1,925

    Vender ... Vender e vender mais .... Esta é a frase que passa na cabeça de milhões de vendedores e empresários em geral... Como vender mais? Como alcançar resultados melhores com tanta concorrência? São questões que perturbam esses profissionais.

    Por: Douglas de Matteul Negócios> Vendasl 17/08/2008 lAcessos: 30,308 lComentário: 18

    Comments on this article

    0
    ariane 18/11/2009
    voce esta de parabens ,adorei tudooo oq vc escreveuu ;D boa sorte vc tem um suer futuro
    1
    VANESSA 13/10/2009
    materia para pro inter
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast