Quero Abrir Meu Próprio Negócio!

Publicado em: 29/12/2009 |Comentário: 0 | Acessos: 1,606 |

Hoje respondo a um leitor de Santa Catarina. Nesta mensagem não conta detalhes sobre formação acadêmica ou experiência profissional, entretanto é o tipo de pergunta que merece uma atenção especial, pois não é todos os dias que alguém nos procura, humildemente, para compartilhar seus sonhos. Pergunta enviada em 03/02/2009.

"Estou com idéia de abrir um negócio, não sei exatamente o que ainda. Você tem alguma sugestão para me dar? Pensei em algum tipo de comércio".

Olá, Leitor! Parabéns pela iniciativa. Fico feliz em poder contribuir de alguma forma. Vou tentar ser objetiva e colaboradora, OK?

Mesmo sem possuir mais informações a respeito de sua profissão e formação, é importante ressaltar a qualidade do momento.


Todos temos sonhos, alguns em maior intensidade e outros nem tanto.

Mas é por meio de sua vontade e empenho que conseguirá realizá-los. Criei uma frase, brinco e a uso com freqüência: "Sonho acordada, sonho concreto e sonho com creme". O importante é sonhar e mover o mundo para que tal sonho se concretize. Mas vamos à resposta:

Um comércio, uma empresa de consultoria ou uma fabriqueta de fundo de quintal, não importa. Se quiser mesmo assumir as rédeas de sua vida no sentido de empreender um negócio só seu, deve antes de tudo sonhar e desejar. Precisa levar tudo muito a sério. Portanto se informe (procure o Sebrae), invista tempo, dinheiro e muito amor. Não é nada fácil qualquer começo, porém é preciso determinação.

Se hoje trabalha numa empresa, seja antes um intraempreendedor. Este é um ótimo exercício. Como? Colocando-se no lugar de seus superiores. Assim irá compreender melhor como funciona a dinâmica dos negócios.
Pessoas acostumadas com estabilidade (carteira assinada e benefícios) estranham a idéia de se aventurar. Afinal, terá que gerir muito bem seus recursos financeiros também. Faça o que mais gosta e será feliz. Eu garanto!

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 0 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/carreira-artigos/quero-abrir-meu-proprio-negocio-1641261.html

    Palavras-chave do artigo:

    negocio

    ,

    empreender

    ,

    empreendedor

    Comentar sobre o artigo

    Este artigo tem por objetivo auxiliar a todo o empreendedor a tomar cuidado na abertura de sua empresa, pois o mesmo deve estar com seu plano de negócio muito bem fundamentado, com seu sumário executivo bem definido apontando todas as variáveis do negócio em questão, tendo a real noção de que não é apenas uma ideia brilhante que por si só se transformará em um empreendimento extraordinário e sim uma boa idéia aliada a muito trabalho e dedicação.

    Por: Herbiti Cavallil Negócios> Administraçãol 17/06/2011 lAcessos: 187
    Ítalo Santos

    Ter um novo negócio é o sonho de muitos brasileiros, a cada dia que passa mais e mais empresas são lançadas e criadas, cerca de metade das empresas que surgem fecham as portas antes do primeiro ano por falta de planejamento do novo negócio, para que a sua empresa tenha a estimativa de vida máxima possível sempre planeje.

    Por: Ítalo Santosl Negócios> Administraçãol 16/12/2011 lAcessos: 527

    Pesquisar e avaliar fatores como localização, produtos, gastos imediatos e o valor necessário para iniciar o seu negócio. Claro que o investimento pode variar conforme o negócio.

    Por: ClaudioRjl Negócios> Pequenas Empresasl 29/12/2010 lAcessos: 119

    O presente artigo tem como objetivo apresentar, evidenciar e explicar o empreendedorismo e o perfil empreendedor. Primeiramente são expostos conceitos sobre o tema, sendo feita um apanhado de conceitos de vários autores, a fim de trazer uma definição sólida sobre o tema. Posteriormente é apresentado o perfil empreendedor, em sua forma literal. Com base no referencial teórico, várias ponderações são feitas, como uma comparação ao “empreendedor ideal” e o “empreendedor real”, e o desacoplamento do conceito empreendedorismo e lucro, o artigo é encerrado com um estudo de caso.

    Por: MARCOS PAULO DINIZl Negóciosl 27/11/2009 lAcessos: 1,568

    Este estudo se caracteriza como um ensaio teórico, de natureza exploratória e visa resgatar elementos que situem o tema no sentido conceitual, evolutivo e sustentação. O empreendedorismo tem origem francesa e caracteriza aquele que assume riscos e começa algo novo, surgiu a partir das relações entre capitalistas e comerciantes. Assumir riscos é a característica atribuída ao profissional que busca diferenciar a forma de administrar o seu negócio, procurando ser inovador e criativo. O espírito emp

    Por: Márcia Bonifáciol Negócios> Administraçãol 02/08/2010 lAcessos: 4,037
    Elisângela da Silva Pereira

    O artigo contém 10 importantes dicas para alguém que deseja começar um negócio.

    Por: Elisângela da Silva Pereiral Negócios> Pequenas Empresasl 19/05/2014 lAcessos: 31
    Lisandro Zanotto

    Características básicas para se tornar um excelente empreendedor: capacidade de firmar parcerias como estratégia de ação e facilidade de comunicação e interação com pessoas, além de criatividade. Confira!

    Por: Lisandro Zanottol Carreira> Gestão de Carreiral 15/04/2011 lAcessos: 89
    Flavio Andrade

    Para saber um pouco mais sobre o termo empreendedor deve-se observar certas palavras e seus respectivos significados importantes para obter uma melhor compreensão do assunto. A palavra Empreender, na língua portuguesa é verbo transitivo direto e significa, segundo o Minidicionário Aurélio, pôr algo em execução, e a palavra empreendimento, um ato de empreender ou que se empreendeu.

    Por: Flavio Andradel Negócios> Administraçãol 30/01/2010 lAcessos: 471

    Neste ensaio vamos procurar trazer ao candidato a empreendedor vários aspectos que influenciarão significativamente sobre o futuro do negócio, sendo eles: o cenário econômico, o empreendedor e a burocracia, a necessidade de crédito, analise mercadológica, cadeia de suprimentos e modais de transporte, valor presente liquido do projeto, taxa interna de retorno do projeto, administração do capital de giro e o cliente e ações de marketing.

    Por: Adilson Kochl Negócios> Ger. de Projetosl 09/12/2008 lAcessos: 1,199 lComentário: 1

    Conseguir um emprego requer mais do que ser um profissional dedicado e cheio de garra para vencer. O mercado é competitivo e profissionais qualificados serão sempre um diferencial aos olhos de empregadores.

    Por: Josyl Carreiral 25/09/2014
    Zilda Ap. S. Guerrero

    Saber se escolhemos ou não a opção adequada ao nosso perfil, nossos desejos de consumo, nossos ideais, princípios morais, religiosos, nossas qualidades, aptidões, entre outros fatores que nos inspiram a indicar com "xis" na área, carreira e vaga na inscrição para o vestibular, é realmente muitas vezes, uma decisão muito difícil, principalmente quando pinta um ponto de interrogação em nossa mente: Ser ou Não Ser???

    Por: Zilda Ap. S. Guerrerol Carreiral 03/09/2014
    Gustavo Rocha

    Sabe, eu já fui um carro novo, hoje sou um carro considerado velho. Há 40 anos atrás, eu era um sucesso. Arredondado, com prateado no meio e nos acessórios, todos queriam andar comigo. Era potente, podia ter 1500 cilindradas e fazia um barulho que todos sabiam quem eu era e onde estava passando. Era o desejo dos homens e mulheres e bastava me ter, que o sucesso era garantido. Eu era um Fusca, 1500, do ano de 1974. Os anos passaram e com eles vieram todas as emoções, corridas, fizeram até u

    Por: Gustavo Rochal Carreiral 18/08/2014
    Gustavo Rocha

    Uma etapa difícil da carreira: Formado em direito, passado na OAB, e agora? Passa zilhões de coisas pela cabeça, dificuldades financeiras e de todas as ordens, e ainda a dúvida: Como agir, como proceder. Em Agosto, na semana do Advogado, traremos um manual enxuto sobre vários temas voltados para advogados em início de carreira. Hoje, faremos a reflexão do livro do fundador do Twitter, e mais algumas reflexões minhas: O americano Christopher Stone, o Biz, de 40 anos, tem uma daquelas trajetór

    Por: Gustavo Rochal Carreiral 23/07/2014

    Dados das Nações Unidas indicam que 80% dos participantes de militância ecológica são mulheres, o que talvez se deva ao movimento feminista, que desde a década de 70 defende a ideia de que o meio ambiente natural é feminino e, por este motivo, a proteção da natureza estaria ligada à emancipação da mulher e sua maior influência no desenvolvimento local e global.

    Por: Central Pressl Carreiral 14/07/2014 lAcessos: 17
    Gustavo Rocha

    14 de Julho de 1789, data da queda da Bastilha. Naquele ano uma prisão foi derrubada por ideais de liberdade, igualdade e fraternidade. Hoje, séculos depois, convido você a fazer uma mudança e lutar por estes 3 ideais. Qual a mudança? A queda da sua bastilha. Todos temos situações, convenções, pré-conceitos que nos tornam menos preparados para o mercado. Esta é a nossa bastilha, a nossa prisão. Vivemos como se tudo sempre for ser o mesmo, como se nada fosse mudar, como se sucesso fosse eter

    Por: Gustavo Rochal Carreiral 14/07/2014

    Saber lidar com conflitos é fundamental para o sucesso, tanto empresarial, quanto pessoal e profissional. O teste é útil para sua autoavaliação.

    Por: Ernesto Bergl Carreiral 07/07/2014 lAcessos: 27
    Gustavo Rocha

    "Seja quente ou seja frio, não seja morno que eu te vomito", texto Bíblico do Apocalipse, Capítulo III, Versículo 16. "Assim, porque és morno, e não és frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca". Uma verdade existencial. Seja A ou B, seja bom ou mal, seja algo, pelo amor de Deus, seja! Quantas pessoas em cima do muro, pessoas preocupadas com salários e horário ao invés de resultados, pessoas que não fazem parte dos 5%. Como assim 5%? Diz a sabedoria popular que apenas 5% das pessoas apre

    Por: Gustavo Rochal Carreiral 03/07/2014 lAcessos: 11

    Nos últimos dias muitas pessoas me pediram dicas de como escrever artigos, publicar e ter visibilidade na web. Bem, escrevo profissionalmente desde 2001 e confesso que foi uma enorme alegria quando comecei a ver meus escritos publicados, primeiramente em site e depois em jornais e revistas.

    Por: Débora Martinsl Carreiral 29/12/2009 lAcessos: 336 lComentário: 4

    Praticar o bem é maravilhoso, você não acha? No entanto, no dia-a-dia as pessoas têm a bendita mania de esperar algo em troca, e é aí que o “leite azeda”, ou seja, esquecem que se colocar no lugar do outro é uma atitude que requer desprendimento.

    Por: Débora Martinsl Carreira> Gestão de Carreiral 29/12/2009 lAcessos: 234

    Hoje respondo o e-mail da Viviane Fernandes, aluna de administração da UNIBAN - Débora, em sua palestra você fala sobre quatro sentimentos, poderia dizer mais sobre este trecho?

    Por: Débora Martinsl Carreira> Gestão de Carreiral 29/12/2009 lAcessos: 130

    Mc Creu está certíssimo, afinal é preciso ter disposição e muita habilidade mesmo, principalmente para encarar seus colegas de trabalho no dia seguinte.

    Por: Débora Martinsl Carreira> Recursos Humanosl 29/12/2009 lAcessos: 306
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast