A Chevrolet apresenta dois protótipos a pensar no público jovem

27/03/2012 • Por • 4,603 Acessos

Nos Estados Unidos da América são 80 milhões os compradores de carros com menos de 30 anos de idade, representando a elevada fasquia de 40% dos consumidores, e um poder de compra de 1 trilião de dólares (781 biliões de euros).

A Chevrolet há muito que percebeu que para que venda carro tem de ir ao encontro das exigências dos condutores. E assim sendo, foi saber o que querem os condutores mais jovens num carro novo. Com o feedback que recebeu, concluiu que teria de aliar a funcionalidade de um sedan ao design arrojado e desportivo de um coupé, em automóveis com preços acessíveis, que sejam também económicos no combustível.

Foi com estas conclusões em mente que desenvolveu e apresentou no Salão Automóvel de Detroit de 2012 dois protótipos de pequenos carros desportivos, o Code 130R e o Code 140S que têm em comum um motor turbo 1.4 com injecção directa e uma potência de 150 cv.

2012-chevrolet-code-130r-concept_1003765

 O Code 130R, mais tradicional e a exibir traços que caracterizam a marca e a sua herança, pintado de vermelho com jantes douradas, é um coupé de 4 lugares. Este protótipo é detentor da tecnologia eAssist  com travagem regenerativa, que converte a energia de travagem em energia para o motor, e promete um balanço louvável entre desempenho e economia de combustível.

chevrolet_tru_140s_hybrid_concept.jpg

O Code 140S é "exótico e acessível", segundo Frank Saucedo, director do Estúdio de Design Avançado da GM America. Este coupé de quatro lugares e três portas baseia-se na plataforma de dois extremamente bem sucedidos carros da Chevrolet, o Chevrolet Cruze e o eléctrico Chevrolet Volt. Em termos de design, pintado de branco mate e jantes cromadas, este protótipo é realmente o mais ousado dos protótipos da Chevrolet. Contando com tecnologias de carros mais caros, este protótipo pretende exibir exuberância e luxo, que não se irá reflectir no preço se chegar a ser produzido.