A manutenção do carro: Os aspectos que deve ter em conta

Publicado em: 18/06/2012 | Acessos: 62 |

A frequência da realização da manutenção do carro não influencia apenas em sua vida útil, mas também é determinante para a nossa segurança. Qualquer dispositivo mecânico que se submeta a um uso continuado acaba por consumir-se e um automóvel não é exceção. Como resultado, as peças começam a sofrer de desgaste e, ao deixar de existir uma engrenagem perfeita, podemos perder o controlo do volante com mais facilidade e provocar acidentes. Mesmo em carros novos, é preciso fazer a manutenção.

Este é o motivo que leva os fabricantes a assinalar no livrete que acompanha o veículo quando deve ser feita a revisão ou a substituição das suas diferentes peças. Em termos gerais, após os primeiros quatro anos de vida do automóvel, devemos extremar as precauções e submetê-lo a uma revisão básica anual. Se o levarmos a uma oficina especializada, o mecânico poderá dizer exatamente quais são as peças que sofreram maior desgaste e que necessitam de ser substituídas para manter um carro seguro.

Revisões continuadas: A chave da segurança  

Independentemente das revisões feitas por profissionais, cada condutor deve conhecer os rudimentos mecânicos do seu veículo. Mais que isso, é preciso estar atento a essas alterações, quase imperceptíveis, que se convertem nos primeiros sinais de alarme e que são indicativos de algo que não funciona adequadamente. Nestes casos, devemos prestar especial atenção à presença de ruídos anormais, dificuldades em segurar a direção e à resposta lenta dos travões.

Além disso, existem alguns aspectos que você mesmo pode examinar com regularidade:

  1. O nível do óleo e o estado dos filtros, uma vez que são os principais responsáveis por evitar o desgaste das peças do carro.
  2. O estado dos pneus, já que estes facilitam a aderência do carro à estrada. Quando os relevos dos pneus deixam de ser nítidos e perdem profundidade, então é porque está na hora de trocá-los.
  3. O nível do líquido dos travões e o estado das pastilhas. Normalmente os fabricantes recomendam que sejam mudados a cada dois anos, mas o melhor é estar sempre atento para descobrir qualquer ruído anormal no momento de travar ou variações na rapidez de resposta dos travões.  
  4. O funcionamento dos amortecedores, já que quando em mau estado podem aumentar consideravelmente a distância de travagem. Quando o carro "balouça" demasiado se passa sobre um buraco ou lomba, este é um sinal inequívoco de que os amortecedores apresentam desgaste.
  5. O estado do limpa-pára-brisas, muitas vezes esquecido quando se faz referência à manutenção de carros, é fundamental para garantir uma boa visibilidade na estrada. Um pára-brisas defeituoso pode causar um acidente em dias com chuva ou neve, por isso, recomenda-se tê-lo sempre em bom estado.  
Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 0 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/carros-artigos/a-manutencao-do-carro-os-aspectos-que-deve-ter-em-conta-5989310.html

    Palavras-chave do artigo:

    carros novos

    ,

    carro seguro

    Comentar sobre o artigo

    Deve mudar de carro ou adquirir o seu primeiro veículo? A emoção inicial de comprar um carro novo pode converter-se rapidamente em desilusão se não tomar uma boa decisão.

    Por: José Coutol Automóveis> Carrosl 30/08/2012 lAcessos: 43

    Seu carro já não atende suas necessidades? A família cresceu, você casou, terá filhos e seu carro já não suporta a estrutura familiar? Você precisa de mais conforto e espaço? Os motivos são muitos e podem variar caso a caso, mas em uma coisa quem busca trocar de carro tem em comum: investir num carro novo ou usado? Confira a seguir, algumas dicas para que você possa comprar carro, zero ou usado, com mais tranquilidade e segurança, afinal, trocar de carro é uma coisa séria.

    Por: Rodrigo Mota Nascimentol Automóveis> Carrosl 25/07/2013 lAcessos: 39

    Compradores sagazes utilizam também, agora, a Internet para aquirir automóveis recentes! Obter carros recentes pela internet poupa o seu precioso tempo, dinheiro e empenho de uma só vez. É bastante imediato aquirir automóveis novos pela web com um vendedor de carros autorizados, obterá ainda muitas vantagens.

    Por: Dimitri França Limal Automóveisl 16/04/2011 lAcessos: 54

    20% de todos os carros e caminhões já vão precisar sair de fábrica com os kits antifurto instalados; em agosto de 2013, serão 100%

    Por: revistacobertural Finanças> Segurol 16/07/2012 lAcessos: 36

    Muitas vezes menos é mais. Então, por que não decidir-se por um veículo pequeno? Conhece as vantagens dos carros pequenos quanto ao preço, estacionamento e potência.

    Por: José Coutol Automóveis> Carrosl 19/11/2012 lAcessos: 34

    Serviços para seu carro, saiba o que é necessário para se ter mais segurança em seu carro. Um dos serviços que não pode faltar para o seu carro novo ou carro usado é o Seguro de Carros.

    Por: Danilo Piresl Negóciosl 21/05/2010 lAcessos: 2,055

    Dicas para compra do seu primeiro carro. Neste artigo você encontra dicas para adquirir o seu primeiro carro.

    Por: rodrigo araujol Automóveis> Carrosl 30/07/2013 lAcessos: 66

    Compradores ardilosos servem-se da Web neste instante para adquirir novos carros! Ter veículos automotivos via web economiza o seu tempo, grana e empenho de uma só vez. É muito mais ligeiro e quando você tiver veículos automotivos novos online de um negociante de carros certificado, conseguirá ainda muitos outros recursos.

    Por: Dimitri França Limal Automóveis> Carrosl 25/02/2011 lAcessos: 55
    Roberta Clarissa Leite

    Formas de pagamento em parcelas fixas atraem brasileiros para compra de carros 0 km.

    Por: Roberta Clarissa Leitel Automóveis> Indústria automotival 07/04/2014

    Em harmonia com o fôlego extra, a sua pensão ficou mais firme e a direção, mais direta. Em curvas acentuadas, o conjunto inclinou pouco, qualidade que a sua antecessora já possuía, e a suspensão engoliu bem as imperfeições em terrenos irregulares.

    Por: Ricardo Fosquianil Automóveis> Carrosl 30/10/2014 lAcessos: 11
    Ricardo Fosquiani

    O mercado nacional de veículos tem melhorado muito e isto não é por acaso! Os carros importados estão cada vez mais presente em nossas ruas e estradas, sendo que para adquirir um destes veículos importados tem custado cada vez menos.

    Por: Ricardo Fosquianil Automóveis> Carrosl 28/10/2014

    Para quem mora em uma cidade grande como São Paulo, por exemplo, nada é mais essencial do que conseguir fazer um bom deslocamento entre as diversas regiões da cidade, especialmente pelo fato de que seu trânsito é caótico, seu sistema de transporte público deixa muito a desejar e seus táxis são muito caros.

    Por: 3xcelerl Automóveis> Carrosl 23/09/2014

    Com sistema novo de rastreador de veículo, você pode contar com os serviços de monitoramento 24 horas por dia, equipe especial para solucionar casos de roubo ou furto, rede de instalação e assistência técnica, monitoramento via internet e cobertura em todo território nacional.

    Por: Gssegl Automóveis> Carrosl 22/09/2014

    Para quem tem uma empresa, uma das coisas mais complicadas, normalmente é tentar garantir que seus funcionários consigam chegar à empresa no horário, ou então aos compromissos e reuniões externas, o que pode ser um verdadeiro problema para a imagem da empresa frente aos seus parceiros e clientes.

    Por: 3xcelerl Automóveis> Carrosl 19/09/2014
    Personal Car

    Com muitos atrativos a compra de um seminovo vem atraindo mais os consumidores nesse ano, mas vale lembrar que é preciso tomar alguns cuidados antes de comprar um usado e evitar que a conta acabe ficando alta demais. É preciso levar em consideração uma série de situações que podem ser a causa de um problema futuramente, veja algumas delas e como fugir do erro.

    Por: Personal Carl Automóveis> Carrosl 11/09/2014 lAcessos: 16

    O primeiro Gol quadrado do Brasil surgiu nos anos 80 do século 20, projeto desenvolvido de modo exclusivo em terras nacionais, uma estratégia da Volkswagen para se adaptar à demanda dos motoristas brasileiros.

    Por: Leolinol Automóveis> Carrosl 07/09/2014 lAcessos: 25

    Gol GTi e Ford Escort XR3, dois automóveis lendários que revolucionaram o país no final dos anos 80 do século XX. Naquela época eram poucos os jovens brasileiros que não desejavam ter pelo menos uma destas máquinas na garagem.

    Por: Leolinol Automóveis> Carrosl 07/09/2014 lAcessos: 19

    Para muitos, o carro do futuro chegou. Neste artigo vamos comentar os últimos avanços em matéria de conetividade e segurança para veículos.

    Por: José Coutol Automóveis> Indústria automotival 13/12/2012 lAcessos: 20

    Para que os carros de ocasião sejam um investimento fiável, deverá ter em conta diferentes aspectos como o modelo, o uso que se lhe deu e a manutenção à qual foi submetido

    Por: José Coutol Automóveis> Carrosl 28/11/2012 lAcessos: 35

    Muitos condutores não consideram a limpeza do parabrisa como algo essencial. No entanto, os prudentes sabem que é da máxima importância, tanto para a manutenção do parabrisa como para a segurança em geral. Conheça todos os segredos para fazer seu parabrisa brilhar como novo de cada vez que você subir para o seu carro.

    Por: José Coutol Automóveis> Carrosl 28/11/2012 lAcessos: 1,946

    O carro dos próximos anos irá conduzir-se sozinho, irá comunicar com outros automóveis e será capaz de prevenir acidentes e encontrar as rotas mais curtas e com menos tráfego para chegar ao destino final. Depois chegarão os carros que podem levitar ou inclusive voar.

    Por: José Coutol Automóveis> Carrosl 20/11/2012 lAcessos: 48

    Muitas vezes menos é mais. Então, por que não decidir-se por um veículo pequeno? Conhece as vantagens dos carros pequenos quanto ao preço, estacionamento e potência.

    Por: José Coutol Automóveis> Carrosl 19/11/2012 lAcessos: 34

    Normalmente, aparte da bateria e das bombas de ejeção, é difícil encontrar peças auto que se podem utilizar em carros de diferentes modelos e marcas. Isto deve-se ao facto de que cada empresa produtora de carros fabrica as suas próprias peças de reposição. Nos últimos anos cada vez mais condutores optam pelas peças auto de reposição para prolongar a vida útil dos seus carros.

    Por: José Coutol Automóveis> Carrosl 15/11/2012 lAcessos: 30

    O monovolume é um carro que goza de grande aceitação numa boa parte de condutores. Neste artigo, vamos revelar algumas das razões principais.

    Por: José Coutol Automóveis> Carrosl 25/10/2012 lAcessos: 35

    A compra de um carro novo é um passo importante que não deve ser dado de forma ligeira. Neste artigo vamos mostrar os principais aspectos que deverá ter em consideração.

    Por: José Coutol Automóveis> Carrosl 24/10/2012 lAcessos: 41
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast