Carro usado: como proceder após a compra?

25/07/2013 • Por • 4,603 Acessos

Sua grana estava curta para comprar um carro zero, no entanto após alguma procura você encontrou um carro usado em "perfeito" estado, tão conservado quanto um novo.Que felicidade, né? Você fez um test drive antes, sentiu o motor aparentemente funcionando bem, nenhum ruído característico de problema mecânico ou defeito, enfim, ao que parece, foi mesmo um ótimo negócio.

Agora é só pegar seu carro novo e desfilar com ele por aí, quem sabe até pegar a estrada, não é mesmo? Calma, amigo! Não é tão simples assim. Há mais segredos em um carro de segunda mão do que supõe nossa vã filosofia, diria o dramaturgo e escritor inglês Shakespeare se comprasse um carro usado.

Foto Ilustrativas: mostrando manutenção de carro usado

Foto Ilustrativas: mostrando manutenção de carro usado

Confira  dicas de como proceder após comprar um carro de segunda mão, para que este veículo que você adquiriu com tanto suor e esforço não te deixe na mão!

Troca de componentes do carro usado se faz necessária com o tempo

Lembre-se que por mais novo que o carro pareça, ele já foi usado e naturalmente alguns componentes sofrem desgastes, seja pelo uso inadequado ou até mesmo pelo período de tempo um tanto saturado. Sendo assim, pode ocorrer do seu carrinho recém comprado dar algum problema

O que fazer se der problema?

Se você comprou de uma concessionária, por exemplo, é provável que o vendedor tenha lhe dado alguma garantia. Se for o caso, comunique a loja e faça valer seus direitos. O Código de Defesa do Consumidor (Lei 8078/90) estabelece garantia mínima de 3 meses, a partir da efetivação da compra para os chamados vícios aparentes (defeitos de fácil percepção), sem limitação a uma determinada parte do veículo. Se os defeitos não forem de fácil percepção (os chamados defeitos ocultos ou maquiados), o consumidor tem até 90 dias para fazer a reclamação após notar o defeito.  No entanto cabe aqui uma dica: ao comprar um veículo usado, seja numa concessionária, seja numa feira de automóveis, não importa, leve um mecânico de sua confiança para avaliar o possante, mesmo que você entenda de carros. Assim, é bem mais fácil analisar o veículo e inferir possíveis problemáticas futuras.

Lista de itens que devemos trocar e não confiar

Uma das primeiras atitudes a se tomar quando se compra um carro usado é trocar o óleo. O dono anterior do veículo ou vendedor pode até te falar que já trocou há pouco tempo atrás, mas é sempre importante fazer tal procedimento para se certificar. Aliás, não troque só o óleo como também o filtro, caso contrário, de nada valerá executar o serviço citado. Mais que isso, dependendo da rodagem do carro, abrir o cárter e limpar é importante, pois é comum a formação de uma esfera de graxa no interior, o que amplia o desgaste do motor.

Óleo do Motor e filtro; Fundamental na lubrificação do motor, a falta do mesmo ou até escolha errada do tipo de óleo também poderá trazer danos irreparáveis no seu motor; e não vai pensando em colocar qualquer um, não pesquise qual é o óleo recomendado pelo fabricante do seu carro, se quiser saber mais sobre óleo de motor, temos um artigo incrível onde eu falo somente de óleo de motor, com a lista completa dos óleos recomendados pelas montadoras.

E pode ter certeza no que estou falando, não confie! Vale apena você gastar um pouquinho em uma  manutenção de pós compra, do que pensar que o carro está na garantia da loja, concessionaria ou agência de veículos. Se seguir estas dicas tenho certeza que você não terá problemas e vai sair muito mais barato do que correr atrás de garantia, é lógico, se aparecer um problema muito grande recomendo que recorra aos seus direitos.

Correia Dentada e VelaSabe aquela simples correia dentada? Ela pode te levar a gastar uma boa grana se não for trocada. A cada 50 000 quilômetros é indicada a troca da correia, caso contrário, ela simplesmente pode estourar e simplesmente fundir o motor! Assustador, não? Como este tópico pode passar desapercebido no ato da compra e você não terá ideia se a correia está ou não nova, na dúvida não abstenha-se, troque a correia para garantir o bom funcionamento e preservação de seu carro! Alguns carros não possui, a maioria sim, fundamental no sincronismo do motor a quebra da mesma pode ocasionar danos grave no motor por isso a sua importância da troca e não custa muito caro.

A vela por si só já tem o seu desgaste natural e uma simples substituição poderá resolver problemas que realmente incomoda qualquer dono de carro como; falhas no funcionamento do motor, dificuldade na hora de ligar o carro, perda de potência, desgaste excessivo de combustível, entre outros que se eu for escrever aqui haja palavras, por isso o grau da sua importância.

 Água e Temperatura; Outro, item indispensável no motor mais ignorados por muitos, a água responsável pelo resfriamento do motor e alguns necessitam até de aditivos para que o motor seja mantido na temperatura ideal, por isso, como no caso do óleo, não coloque qualquer aditivo, tente saber se o seu carro necessita e qual é o recomendado.

 Muita atenção com os fluídos de freio; Muitos condutores pecam neste item imprescindível para a segurança de si e de todos que utilizam o carro. Passando muitas vezes "batido", o fluído de freio tem prazo de validade e deve ser trocado assim que vence ou até mesmo um pouco antes, se possível. O prazo gira em torno de 2 anos. Ao trocar o fluido de freio, solicite ao seu mecânico uma checagem nas pastilhas de freio, bem como nos discos, ok? Lembre-se: segurança é fundamental, e não se pode brincar.

Enfim pode parecer muita coisa e você pode achar que vai gastar muito dinheiro, mas a verdade é que temos que pensar que este carro não pode te deixar na mão, só de pensar em guincho, problemas de ficar parado de noite, em lugar que você não conhece, se for mulher então nem se fala, cair na mão de pessoas que você não conhece e que só vai se aproveitar da situação, entre muitas outras possibilidades, meu intuito não é de te assustar mais sim, que você tenha uma  reflexão e se pergunte. Será que vale apena arriscar?

Muito provável que a sua resposta seja NÃO.

Bem pessoal espero ter ajudado! Gostou? Comente, Compartilhe, Curta no Facebook, não custa nada, mas é muito importante para o nosso trabalho.