Como fazer produtos de limpeza com produtos caseiros

01/02/2012 • Por • 482 Acessos

Álcool, água, sabão caseiro e folhas de eucalipto, com estes quatro ingredientes, é possível fazer um produto de limpeza menos tóxico e até mais eficiente que os industrializados. Para ajudar a minimizar o impacto negativo causado pelo uso de produtos industrializados, ensinamos como fazer o seu próprio produto de limpeza, é que para além da questão do ambiente, vai com certeza poupar e reduzir a fatura mensal de despesas com compras no supermercado.

Então aqui vão algumas receitas que facilmente pode fazer em casa:

 

Sabão líquido para louça

Junte dois litros de água, um sabão caseiro ralado, uma colher de óleo de rícino, uma colher de açúcar.

Ferver todos os ingredientes até dissolver e engarrafar.

Sabão de Ervas

Junte cinco quilogramas de gordura, dois quilogramas e meio de sebo derretido, dois quilogramas e meio de óleo de cozinha (usado), banha ou gordura de galinha derretida, um quilograma de soda, quatro litros de álcool, quatro litros de água ou sumo de ervas.

Triturar as ervas e coar. Aquecer o sebo juntamente com o óleo. Misturar, fora do lume, o álcool no sebo quente. Misturar a soda com água ou sumo de ervas num recipiente não corrosivo. Acrescentar o sebo com o óleo nesta mesma mistura. Misturar bem até espumar. Colocar nas formas. Deixar esfriar e estará pronto para cortar.

Artigo que poderá ser útil:

Detergente ecológico

Um pedaço de sabão de côco neutro, dois limões, quatro colheres de sopa de amoníaco (que é biodegradável). Derreta o sabão de côco, picado ou ralado, em um litro de água. Depois, acrescente cinco litros de água fria. De seguida, esprema os limões e no final despeje o amoníaco e misture bem. Guarde o produto resultante em garrafas e utilize-o no lugar dos produtos comerciais. Pode obter até seis litros de um detergente!

Amaciador da roupa

Cinco litros de água, quatro colheres de glicerina, um sabonete ralado, duas colheres de sopa de leite de rosas. Ferver um litro de água com o sabonete ralado até se dissolver. Acrescentar mais quatro litros de água fria, quatro colheres de glicerina e as duas colheres de leite de rosas. Mexer bem até misturar e depois engarrafar.

Desodorizante de ambiente

Pode ser substituído por uma solução de ervas com vinagre ou sumo de limão.

Os Produtos de limpeza caseiros são também uma alternativa para quem é alérgico.

produtos-limpeza-caseiros

Produto de limpeza multiusos

Meia chávena de bicarbonato de sódio, um quarto de chávena de água morna, um quarto de chávena de sumo de limão (ou meia chávena de sumo de limão engarrafado), 1 chávena de sabão líquido.

Lave um recipiente que possa ser espremido, e coloque o bicarbonato de sódio e a água. Agite um pouco e deixe repousar cinco minutos para dissolver um pouco o bicarbonato de sódio. Acrescente o sumo de limão e o sabão líquido, mexendo para dissolver completamente. Use no balcão da cozinha, no lava-louças, no microondas, e para limpar o fogão e o forno. Limpe com uma esponja molhada ou use uma escova de dentes velha para limpar as zonas mais pequenas.

Solução para limpar o chão

Um quarto de chávena de vinagre branco, quatro litros e meio de água morna, uma colher de chá de sumo de limão, apenas para dar cheiro. Misture todos os ingredientes num balde grande e use para limpar o chão. Quando terminar, esprema a esfregona e polvilhe-a com bicarbonato de sódio. Deixe agir durante cinco minutos e depois lave com água morna. A sua esfregona secará sem cheiros nem bolor.

Produto de limpeza para casa de banho

Uma chávena de bicarbonato de sódio, sumo de um limão (ou uma chávena de sumo de limão engarrafado), uma chávena de sabão líquido.

Misture os ingredientes; ponha-os num frasco borrifador, e use no lavatório, bidé, sanitário e banheira. Se ficar muito grosso para o trabalho que quer fazer, acrescente água até ficar com a consistência desejada. Para limpar o interior do sanitário borrife-a com bicarbonato de sódio e deixe agir durante dez minutos. Depois, junte o produto de limpeza e esfregue normalmente. Para as nódoas de metal mais teimosas, corte um limão ao meio, polvilhe com sal grosso, e use-o como esfregão. Passe todas as superfícies muito bem com água morna.

Artigo que poderá ser útil

Produto para limpar janelas

Um quarto de chávena de vinagre ou uma colher de sopa de sumo de limão, duas chávenas de água.

Ponha num frasco borrifador e borrife os vidros e espelhos. Recicle folhas de jornais velhos para limpar os vidros.

Detergente para pavimentos em cerâmica

Misture no balde de limpeza, aproximadamente três litros e meio de água com três quartos de chávena de vinagre branco e meia chávena de amoníaco. Lave o piso como de costume.

Lembre-se de ter bastante cuidado ao armazenar os seus produtos de limpeza, guarde-os em locais altos, fora do alcance das crianças, e em embalagens que não causem confusão com bebidas.

 

Nota: As receitas feitas com limão estragam-se se as guardar mais de uma semana. As receitas sem sumo de limão podem ser guardadas indefinidamente, mas pode acontecer a separação ou criar depósito.

Sabe mais alguma receita? Partilhe-a com os outros leitores!

Perfil do Autor

Ricardo Miguel

Chamo-me Ricardo Miguel e adoro a internet, aprender e partilhar conhecimento. Moro em Lisboa, Portugal e nasci em 1976. Quem quiser me...