Como fazer produtos de limpeza com produtos caseiros

Publicado em: 01/02/2012 |Comentário: 0 | Acessos: 450 |

Álcool, água, sabão caseiro e folhas de eucalipto, com estes quatro ingredientes, é possível fazer um produto de limpeza menos tóxico e até mais eficiente que os industrializados. Para ajudar a minimizar o impacto negativo causado pelo uso de produtos industrializados, ensinamos como fazer o seu próprio produto de limpeza, é que para além da questão do ambiente, vai com certeza poupar e reduzir a fatura mensal de despesas com compras no supermercado.

Então aqui vão algumas receitas que facilmente pode fazer em casa:

 

Sabão líquido para louça

Junte dois litros de água, um sabão caseiro ralado, uma colher de óleo de rícino, uma colher de açúcar.

Ferver todos os ingredientes até dissolver e engarrafar.

Sabão de Ervas

Junte cinco quilogramas de gordura, dois quilogramas e meio de sebo derretido, dois quilogramas e meio de óleo de cozinha (usado), banha ou gordura de galinha derretida, um quilograma de soda, quatro litros de álcool, quatro litros de água ou sumo de ervas.

Triturar as ervas e coar. Aquecer o sebo juntamente com o óleo. Misturar, fora do lume, o álcool no sebo quente. Misturar a soda com água ou sumo de ervas num recipiente não corrosivo. Acrescentar o sebo com o óleo nesta mesma mistura. Misturar bem até espumar. Colocar nas formas. Deixar esfriar e estará pronto para cortar.

Artigo que poderá ser útil:

Detergente ecológico

Um pedaço de sabão de côco neutro, dois limões, quatro colheres de sopa de amoníaco (que é biodegradável). Derreta o sabão de côco, picado ou ralado, em um litro de água. Depois, acrescente cinco litros de água fria. De seguida, esprema os limões e no final despeje o amoníaco e misture bem. Guarde o produto resultante em garrafas e utilize-o no lugar dos produtos comerciais. Pode obter até seis litros de um detergente!

Amaciador da roupa

Cinco litros de água, quatro colheres de glicerina, um sabonete ralado, duas colheres de sopa de leite de rosas. Ferver um litro de água com o sabonete ralado até se dissolver. Acrescentar mais quatro litros de água fria, quatro colheres de glicerina e as duas colheres de leite de rosas. Mexer bem até misturar e depois engarrafar.

Desodorizante de ambiente

Pode ser substituído por uma solução de ervas com vinagre ou sumo de limão.

Os Produtos de limpeza caseiros são também uma alternativa para quem é alérgico.

produtos-limpeza-caseiros

Produto de limpeza multiusos

Meia chávena de bicarbonato de sódio, um quarto de chávena de água morna, um quarto de chávena de sumo de limão (ou meia chávena de sumo de limão engarrafado), 1 chávena de sabão líquido.

Lave um recipiente que possa ser espremido, e coloque o bicarbonato de sódio e a água. Agite um pouco e deixe repousar cinco minutos para dissolver um pouco o bicarbonato de sódio. Acrescente o sumo de limão e o sabão líquido, mexendo para dissolver completamente. Use no balcão da cozinha, no lava-louças, no microondas, e para limpar o fogão e o forno. Limpe com uma esponja molhada ou use uma escova de dentes velha para limpar as zonas mais pequenas.

Solução para limpar o chão

Um quarto de chávena de vinagre branco, quatro litros e meio de água morna, uma colher de chá de sumo de limão, apenas para dar cheiro. Misture todos os ingredientes num balde grande e use para limpar o chão. Quando terminar, esprema a esfregona e polvilhe-a com bicarbonato de sódio. Deixe agir durante cinco minutos e depois lave com água morna. A sua esfregona secará sem cheiros nem bolor.

Produto de limpeza para casa de banho

Uma chávena de bicarbonato de sódio, sumo de um limão (ou uma chávena de sumo de limão engarrafado), uma chávena de sabão líquido.

Misture os ingredientes; ponha-os num frasco borrifador, e use no lavatório, bidé, sanitário e banheira. Se ficar muito grosso para o trabalho que quer fazer, acrescente água até ficar com a consistência desejada. Para limpar o interior do sanitário borrife-a com bicarbonato de sódio e deixe agir durante dez minutos. Depois, junte o produto de limpeza e esfregue normalmente. Para as nódoas de metal mais teimosas, corte um limão ao meio, polvilhe com sal grosso, e use-o como esfregão. Passe todas as superfícies muito bem com água morna.

Artigo que poderá ser útil

Produto para limpar janelas

Um quarto de chávena de vinagre ou uma colher de sopa de sumo de limão, duas chávenas de água.

Ponha num frasco borrifador e borrife os vidros e espelhos. Recicle folhas de jornais velhos para limpar os vidros.

Detergente para pavimentos em cerâmica

Misture no balde de limpeza, aproximadamente três litros e meio de água com três quartos de chávena de vinagre branco e meia chávena de amoníaco. Lave o piso como de costume.

Lembre-se de ter bastante cuidado ao armazenar os seus produtos de limpeza, guarde-os em locais altos, fora do alcance das crianças, e em embalagens que não causem confusão com bebidas.

 

Nota: As receitas feitas com limão estragam-se se as guardar mais de uma semana. As receitas sem sumo de limão podem ser guardadas indefinidamente, mas pode acontecer a separação ou criar depósito.

Sabe mais alguma receita? Partilhe-a com os outros leitores!

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 1 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/casa-e-jardim-artigos/como-fazer-produtos-de-limpeza-com-produtos-caseiros-5621948.html

    Palavras-chave do artigo:

    produtos

    ,

    produtos de limpeza

    ,

    produtos limpeza caseiros

    Comentar sobre o artigo

    Ricardo Miguel

    Ninguém gosta de limpezas, muito menos quando chega a hora de limpar os seus sanitários. Neste artigo ensinamos as 5 dicas principais para limpar corretamente os seus sanitários.

    Por: Ricardo Miguell Casa & Jardiml 09/04/2014 lAcessos: 15

    Uma boa limpeza em casa ou na empresa, além de causar uma boa impressão, também previne doenças respiratórias com a limpeza de carpetes e estofados.

    Por: Felipe Ferreiral Lar e Famílial 23/04/2010 lAcessos: 7,765 lComentário: 1

    A limpeza de tapetes é muito importante para a organização e a saúde. Saiba como manter os seus tapetes limpos, cuidados e sempre novos. Saiba limpar tapetes de vários estilos.

    Por: Flaviana Silvanal Lar e Famílial 01/02/2010 lAcessos: 783 lComentário: 1
    Ricardo Miguel

    Infelizmente, alguns objetos e divisões da nossa casa tendem a ganhar cheiros pouco desejáveis que nem sempre são fáceis de eliminar. Porém, a verdade é que existem diversas soluções caseiras bastante práticas e simples que permitem a qualquer pessoa acabar com os terríveis maus cheiros em casa.

    Por: Ricardo Miguell Casa & Jardiml 14/03/2012 lAcessos: 132

    O Aloe é uma planta histórica e é conhecida por suas características medicinais. Ela é conhecida no Brasil como Babosa, possui mais de 380 espécies no mundo, sendo uma planta xerófita que se adaptou muito bem ao clima do Brasil. Suas folhas são carnudas e suculentas, onde é armazenado um suco viscoso, amarelo e amargo. Ela é composta por vitaminas, polissacarídeos, antraquinonas, aloe emodina, lignina, acemannam, entre outros. E sua ação é antioxidante, cicatrizante, antibactericida, antiviral,

    Por: Silvial Saúde e Bem Estarl 18/11/2011 lAcessos: 1,080
    Ricardo Miguel

    Aprenda a criar os seus próprios detergentes e tira-gorduras com ingredientes naturais, menos poluentes e amigos do ambiente e também mais económicos e igualmente eficazes.

    Por: Ricardo Miguell Casa & Jardiml 07/06/2013 lAcessos: 36
    Ricardo Miguel

    Quais as vantagens de utilizar água oxigenada? Sabia que este produto pode ser usado contra germes e bactérias, pode servir para limpar a sua casa ou até desentupir o nariz?

    Por: Ricardo Miguell Saúde e Bem Estar> Medicina Alternatival 30/11/2012 lAcessos: 201

    Se você gosta e tem estofados em casa ou no escritório, saiba os cuidados que se deve ter com a limpeza dos estofados para prevenir doenças.

    Por: Felipe Ferreiral Lar e Famílial 14/04/2010 lAcessos: 1,870

    Os banheiros com divisórias em vidro apresentam um visual lindo e também cuidados para que se mantenham limpos e brilhantes.

    Por: Bruno Souzal Casa & Jardim> Decoraçãol 11/11/2013 lAcessos: 36

    O ar condicionado tem vantagens em climas húmidos. Mas noutros climas há muitas situações em que os ventiladores (de teto) proporcionam bons níveis de conforto a baixo preço.

    Por: Eduardo Reisinhol Casa & Jardiml 28/11/2014

    Apesar de pequenas e aparentemente inofensivas, as formigas representam um grande risco à saúde. Aprenda dicas práticas para combater essa verdadeira praga em sua casa!

    Por: jukeboxl Casa & Jardiml 25/11/2014

    Para quem procura realizar uma grande reforma em sua residência ou em seu apartamento, talvez nada seja mais importante do que a instalação das redes de proteção.

    Por: Fernando Navarrol Casa & Jardiml 21/11/2014

    Escolher uma empresa idônea irá garantir a segurança da sua família e amigos por essa razão é tão importante não fazer a instalação você mesmo.

    Por: Fernando Navarrol Casa & Jardiml 17/11/2014

    Quando estamos nos mudando para um novo endereço, sabemos que muita coisa vai mudar. Serão novos vizinhos, um novo ambiente, cômodos diferentes, uma outra forma de organizar os móveis... Mas apesar de sabermos dessa mudança toda, alguma coisa nós queremos que permaneça igual, pelo menos na maior parte das vezes: nossos objetos pessoais.

    Por: 3xcelerl Casa & Jardiml 15/11/2014

    Como realizar a adequação das novas tomadas de acordo com as novas normas brasileiras.

    Por: Fabianol Casa & Jardiml 05/11/2014

    O choque elétrico pode provocar diversos efeitos que se manifesta no sistema nervoso central (SNC) do corpo humano provocado pela circulação da corrente elétrica podendo até mesmo matar ou deixar diversas sequelas.

    Por: Fabianol Casa & Jardiml 05/11/2014

    Para quem deseja fazer uma boa reforma, talvez algumas dicas sejam realmente importantes e devem ser consideradas, pois o resultado irá depender em muito do que será feito e do que será escolhido, levando a uma reforma, seja para uma casa ou para um apartamento, realmente muito bonita.

    Por: 3xcelerl Casa & Jardiml 23/09/2014
    Ricardo Miguel

    Apesar da Internet e de muita informação, existem vários mitos e dúvidas sobre as mulheres, sobre a sexualidade e sobre o seu corpo. Descubra 10 verdades e mentiras sobre as mulheres.

    Por: Ricardo Miguell Lar e Família> Mulherl 21/04/2014 lAcessos: 52
    Ricardo Miguel

    Ninguém gosta de limpezas, muito menos quando chega a hora de limpar os seus sanitários. Neste artigo ensinamos as 5 dicas principais para limpar corretamente os seus sanitários.

    Por: Ricardo Miguell Casa & Jardiml 09/04/2014 lAcessos: 15
    Ricardo Miguel

    Já conhece a stevia? Porque este novo açúcar não é prejudicial para a saúde? Conheça todos os benefícios e as diferenças que existem em relação ao açúcar convencional.

    Por: Ricardo Miguell Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 02/04/2014 lAcessos: 56
    Ricardo Miguel

    Como surgiu a anestesia? Que tipos de anestesia existem? Para que serve e como é aplicada? Conheça a história e várias curiosidades sobre a anestesia.

    Por: Ricardo Miguell Ciências> Químical 31/03/2014 lAcessos: 40
    Ricardo Miguel

    Guia super completo com muitas dicas de como cuidar do seu bebé recem-nascido. Saiba com o alimentar, como cuidar dele, como reagir perante várias situações e muito mais.

    Por: Ricardo Miguell Lar e Família> Bebêsl 31/03/2014 lAcessos: 62
    Ricardo Miguel

    Conheça estas 8 dicas muito simples mas excelentes e bastante eficazes para perder peso e não engordar. Emagreça sem esforço e sem sofrimento, mudando pequenos hábitos do dia-a-dia.

    Por: Ricardo Miguell Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 27/03/2014 lAcessos: 37
    Ricardo Miguel

    Sabia que com algumas dicas simples pode manter a sua casa sempre arrumada e organizada? Conheça várias dicas que vão ajudar a poupar tempo e trabalho.

    Por: Ricardo Miguell Casa & Jardim> Decoraçãol 24/03/2014 lAcessos: 42
    Ricardo Miguel

    Saiba o que é a massagem shiatsu, em que consiste, como é realizada e conheça os vários benefícios que pode trazer para a saúde.

    Por: Ricardo Miguell Saúde e Bem Estar> Medicina Alternatival 14/03/2014 lAcessos: 32
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast