Flores Para Jardim: Primavera O Ano Todo

27/11/2009 • Por • 7,013 Acessos

As flores que colorem a primavera e chamam atenção para os jardins são muitas vezes esquecidas pelas pessoas que consideram seu cultivo trabalhoso e até inútil. Mas a maioria se encanta com sua beleza e perfume. Usadas na ornamentação são capazes de mudar a cara do lugar, sendo singelas como um simples e solitário botão de rosa ou exuberantes como um buquê colorido de flores do campo. Nas casas são símbolos de alegria e comemoração. Uma festa, um casamento e até mesmo um funeral têm as flores presentes. Dadas como presentes representam sentimentos de alegria, amizade e amor.

Jardim de Tulipas

As flores já não são somente símbolos de datas especiais, mas estão presentes no ano todo como ornamentos na decoração de ambientes. Fáceis de encontrar variam de preço de acordo com a raridade da espécie e delicadeza que exigem no cultivo.

A jardinagem é um dos hobbies que mais cresce na atualidade. No Brasil encontra-se grande variedade de flores nativas tropicais como as helicônias, bromélias e orquídeas já tão procuradas como as importadas rosas dálias, crisântemos e tulipas. O melhor é que em nosso país há flores que desabrocham em várias épocas do ano, inclusive no inverno. É possível planejar um jardim onde se tenha flores todos os dias, apenas atentando para a época certa de cada espécie e seu correto cultivo.

As pessoas quando constroem um jardim, querem que ele esteja sempre viçoso e florido, mas muitas vezes se esquecem dos detalhes. Devem-se mesclar plantas das quatro estações para que sempre haja um ciclo sendo renovado. Muitas plantas têm características que interferem na vida de outras, é preciso pesquisa antes de começar a plantar.

Algumas espécies mais resistentes produzem flores o ano todo, como: a lanterninha-chinesa, a alamanda, o antúrio, o camarão-vermelho, a primavera, a caliandra ou esponjinha, a bananinha-de-jardim, a boa-noite, o brinco-de-princesa, a boca-de-leão, a gazânia e a grevílea, entre outras.

Se seu jardim pretende ser rasteiro, de forração, procure flores menores, como: antúrio, kalanchoe, azaléia, violeta e maria - sem-vergonha. Geralmente são flores mais delicadas que necessitam de sombra e um terreno bem adubado (ou estercado). Vale aí localizar o local onde o sol da manhã seja mais freqüente e tenha sombra á tarde. Elas resistiram melhor.

Caso o jardim esteja numa fazenda ou sítio recomenda-se dar preferência às seguintes espécies: a bromélia imperial (que resiste bem ao sol), a zinia e a sempre-viva também são uma boa opção. O hibisco que é um tipo de arbusto resistente e produz flores o ano todo e também vai atrair muitos beija-flores. Nesse tipo de jardim mais arbustivo e resistente um acabamento em pedriscos e cactos fica muito chamativo e durável.

A poda para que na primavera as plantas estejam mais fortes e produzam mais flores deve ser feita no período entre o outono e o inverno. O tipo de poda depende da finalidade do jardim. Se preferir arbustos mais cheios deve podar os ramos laterais, se preferir pequenas árvores deve podar a parte superior. A primavera, por exemplo, por ser uma trepadeira deve ser conduzida pelo suporte apenas eliminando os ramos mais afastados.

Quanto à freqüência com que as flores devem ser regadas depende da umidade do local onde se encontram das chuvas e exposição ao sol. Existem sistemas programados para regar jardins que podem ser adquiridos em casas especializadas em flora. Alguns são simples de montar, apenas com canos e até barbantes que ficam pingando água sobre as plantas. Outros são verdadeiros irrigadores de tecnologia sofisticados, mais usados para cultivadores profissionais.

Muitas pessoas conseguem ter harmonia entre seu estado natural e as plantas e até conversam com elas. O estilo do jardim também varia de acordo com o estilo de cada um. Os mais exóticos procuram flores mais raras e de coloração chamativa, outros preferem flores delicadas e clássicas e existem aqueles que se satisfaz com os jardins de inverno em interiores, muito menos trabalhosos.

As flores podem estar em sua casa para agradar o visual, o olfato, o tato com suas várias texturas e até o paladar, pois muitas são comestíveis. O fato é que não há quem não goste de belas flores e um ambiente acolhedor.

Perfil do Autor

Liz Gusmão

Dona dos blogs Flores On Line e Dicas de Presentes e ambientalista de carteirinha.