Ciência

Ciência

Ciência é o conjunto de estudos de nossa natureza. Nestes artigos sobre ciência nosso autores abordam assuntos como educação, ensino de ciências, evolução, natureza, e muito mais

Clique aqui
Para contribuir escrevendo artigos sobre Ciência!

Escolha do Editor

Primeiras noções do que é a corrente eléctrica num circuito

Primeiras noções do que é a corrente eléctrica num circuito

A corrente eléctrica, tal como o nome indica, é um movimento de cargas eléctricas. Muitos são os fenómenos que acontecem na corrente...

Ler Artigo
Matemática e Informática

Matemática e Informática

A forma tradicional de apresentar conteúdos em sala de aula sempre apresentou dificuldades no quesito dinamismo. Nesse sentido, a informática educacional cumpre um papel fundamental nas...

Ler Artigo

O projeto-atividade tem como objetivo levar o conhecimento de estruturas microscópicas ao público alvo, sob uma perspectiva de ensino em ambientes informais, levando à exposição de uma célula "gigante" em praça pública. São apresentados conceitos sobre o ensino no ambiente informal e toda a estrutura necessária para a realização do projeto-atividade, respectivamente, bem como sua aplicação, dificuldades e resultados.

Por: BRUNA LARISSA DA COSTA LEALl Educação> Ciência l 19/02/2014 lAcessos: 19
Marcelo Capistrano

O objetivo deste trabalho científico é apresentar o Digicoaching como um novo processo de desenvolvimento humano e abordar o contexto histórico dos meios de comunicação até os dias atuais, mapeando o presente cenário digital, no que se refere ao macroambiente, tendências, eu digital e networking, para assim, trazer a análise dos resultados obtidos com a aplicação desse processo nos objetos de pesquisa (clientes Pesolíquido), a fim de embasar o Digicoaching como teoria e prática científica

Por: Marcelo Capistranol Educação> Ciência l 13/02/2014
Elizeu Vieira Moreira

No século 20, que pode ser considerado como o século das preocupações com as questões sociais advindas da necessidade de se manter certo consenso em relação à sociedade capitalista, burguesa, surge a Constituição de 1934..., a mais avançada de todas as constituições brasileiras, dentro da perspectiva da democratização da oferta da educação pública, o que fica claro pela quantidade de títulos de fundamental importância que não estavam contemplados nas Cartas anteriores.

Por: Elizeu Vieira Moreiral Educação> Ciência l 22/01/2014 lAcessos: 63
Elizeu Vieira Moreira

Diferentemente da Constituição dos Estados Unidos da América, de 17 de setembro de 1787, que tem apenas 10 artigos e 10 emendas, formando a Carta de Direitos, o Brasil, com a Carta Magna de 1988, completou oito constituições. Três delas foram outorgadas (impostas pelo Executivo: 1824, 1937 e 1969). As de 1891, 1934, 1946 e 1988 foram promulgadas (votadas no Congresso Nacional).

Por: Elizeu Vieira Moreiral Educação> Ciência l 15/01/2014 lAcessos: 25

RESUMO Em decorrência da escassez do solo urbano se viu a necessidade de procurar novos métodos de moradia, surgindo empreendimentos em forma de condomínios verticalmente construídos. Esse tipo de organização se destina aos moradores da classe média alta que procuram conforto, segurança e melhores condições de vida nas proximidades do centro da cidade. Todavia, essas organizações não visam o lucro e sim evitar que o déficit estacione. Com isso, fica evidente a importância da contabilidade em con

Por: ROMÁRIO LÁZARO LOPESl Educação> Ciência l 03/01/2014 lAcessos: 52
Marco Bueno

Paulo Freire em sua obra Política e Educação faz uma reflexão político-pedagógica baseada em palavras verdadeiras. Para ele, palavra verdadeira é aquela que pode transformar o mundo; que denuncia as injustiças; que não exige neutralidade da ciência; que não reduz homens e mulheres a meros objetos e, sobretudo, demonstra o comprometimento que se faz necessário para a humanização, libertação e autonomia do indivíduo - através de um processo político-ético-pedagógico eficiente.

Por: Marco Buenol Educação> Ciência l 28/12/2013 lAcessos: 26

Nesta pesquisa realizada com os pequenos produtores que participam da feira do pequeno produtor nas quartas feiras, constatamos que uma das maiores dificuldades é a questão do transporte de sua produção. Onde muita produção acaba ficando para traz, porque não tem condições de transportar, pois o frete as vezes acaba tirando o lucro.

Por: CLAUDIO ADÃO TEODOROl Educação> Ciência l 18/12/2013 lAcessos: 14

O conhecimento científico foi uma revolução científica no século XVII, buscou seu próprio método. O conhecimento científico tenta através de estudos explicarem análises, experimentação, observação e responder cientificamente um determinado assunto. Diferente do senso comum, que é trazido de gerações e gerações é uma forma de pensar, sentir e agir, sendo que é conhecimento baseados em opiniões em hábitos, preconceitos, tradições cristalizadas e em observações ingênuas da realidade.

Por: ANA MARIA LIBARDIl Educação> Ciência l 16/12/2013 lAcessos: 21

Historicamente, temos três concepções de ciências, a racionalista, a empirista e construtivista. A concepção racionalista desde os gregos ao fim do século XVII, é definida como um conhecimento racional dedutivo, tem semelhança com a matemática, a empirista desde Aristóteles e medicina grega até o fim do século XIX e sua definição é de interpretar os fatos, baseados na observação, a construtivista iniciou no século XX, é investigativa e reelaboradora de conceitos.

Por: ANA MARIA LIBARDIl Educação> Ciência l 08/12/2013 lAcessos: 29
DENIS WILLIAM DE MOURA

Nesse breve artigo esboço uma crítica sobre as misturas entre ciência e religião que são realizadas na sociedade. Tais misturas realizam o fracasso de ambas.

Por: DENIS WILLIAM DE MOURAl Educação> Ciência l 08/12/2013 lAcessos: 42
SONIA OLIVEIRA SILVA

A escola não deveria viver sem a família e nem a família deveria viver sem a escola. Uma depende da outra na tentativa de alcançar o maior objetivo, qual seja, o melhor futuro para o filho e educando e, automaticamente, para toda a sociedade

Por: SONIA OLIVEIRA SILVAl Educação> Ciência l 09/07/2008 lAcessos: 628,412 lComentário: 46
SONIA OLIVEIRA SILVA

O papel fundamental da educação no desenvolvimento das pessoas e das sociedades amplia-se ainda mais no despertar do novo milênio e aponta para a necessidade de se construir uma escola voltada para a formação de cidadãos (PCNs, 1998

Por: SONIA OLIVEIRA SILVAl Educação> Ciência l 11/07/2008 lAcessos: 399,382 lComentário: 13
SONIA OLIVEIRA SILVA

O professor (dirijo-me de forma genérica, pensando em professor ou professora) que trabalha direto com crianças precisa ter uma competência polivalente. Isso significa dizer que deverá trabalhar com conteúdos de naturezas diversas, que abrangem desde cuidados básicos essenciais até conhecimentos específicos provenientes das diversas áreas do conhecimento.

Por: SONIA OLIVEIRA SILVAl Educação> Ciência l 11/07/2008 lAcessos: 354,125 lComentário: 17
SONIA OLIVEIRA SILVA

A participação dos pais na educação dos filhos deve ser constante e consciente. A vida familiar e escolar se completa.

Por: SONIA OLIVEIRA SILVAl Educação> Ciência l 11/07/2008 lAcessos: 340,196 lComentário: 29
Mathias Gonzalez

Desde que foram iniciadas pesquisas científicas sobre a maconha, especialistas de vários países relutavam em condená-la, por acharem que ela representava um risco menor para a saúde que o fumo ou a bebida. Mas, o que dizem atualmente os relatórios científicos em todos os países que se dedicaram em analisar os efeitos verdadeiros da maconha?

Por: Mathias Gonzalezl Educação> Ciência l 26/10/2008 lAcessos: 217,813 lComentário: 244
SONIA OLIVEIRA SILVA

PEQUENO HISTÓRICO SOBRE A EDUCAÇÃO DE ANTIGAMENTE Por: Sonia das Graças Oliveira Silva Sabe-se que antigamente, as crianças acompanhavam os adultos em todas as suas atividades. Os pais comandavam sua educação e exerciam ao máximo sua autoridade sobre os filhos, reprimindo quase todos os seus desejos. Era comum ver crianças aprendendo o trabalho dos pais; estudar não era o mais importante.

Por: SONIA OLIVEIRA SILVAl Educação> Ciência l 23/06/2008 lAcessos: 132,103 lComentário: 10

Paradigma pode ser entendido por um exemplo, um modelo, uma referencia, uma diretriz, um parâmetro, um rumo, uma estrutura, ou ate mesmo ideal. Algo digno de ser seguido. Podemos dizer que um paradigma é a percepção geral e comum - não necessariamente a melhor - de se ver determinada coisa, seja um objeto, seja um fenômeno, seja um conjunto de idéias.

Por: Robson Stigarl Educação> Ciência l 01/01/2009 lAcessos: 110,889 lComentário: 8
SONIA OLIVEIRA SILVA

O tema “Televisão e Criança” tem sido objeto de controvérsias e carência de solução, e através de reflexão e pesquisa, tento mostrar o quanto a criança, pequeno telespectador, está inserida no ambiente televisivo. Analisando se existe saída para pais e educadores diante de tanta informação boa e má, concluí que não há mal intrínseco à TV, mas sim no uso que se faz dela. O desafio é fazer a criança descobrir outros prazeres, além da televisão.

Por: SONIA OLIVEIRA SILVAl Educação> Ciência l 09/07/2008 lAcessos: 101,232 lComentário: 15
SONIA OLIVEIRA SILVA

A criança é considerada um ser competente, tem suas necessidades, seu modo de pensar, de fazer as coisas, modos que lhe são próprios. No entanto, as idéias de infância variam ainda conforme a colocação da criança na família, na classe social, enfim, na sociedade em geral.

Por: SONIA OLIVEIRA SILVAl Educação> Ciência l 09/07/2008 lAcessos: 94,741 lComentário: 15
SONIA OLIVEIRA SILVA

O que Sassaki imaginou para um futuro breve é que todas as pessoas acreditassem no paradigma da inclusão social como o caminho ideal para se construir uma sociedade para todos, e que todos por ela lutassem para que, juntos na diversidade humana, todos pudessem cumprir seus deveres de cidadania e gozar dos direitos civis, políticos, econômicos, sociais, culturais e de desenvolvimento.

Por: SONIA OLIVEIRA SILVAl Educação> Ciência l 09/07/2008 lAcessos: 84,850 lComentário: 1

A Educação Infantil é o ápice do desenvolvimento da linguagem nos primeiros anos de vida da maioria das crianças que freqüentam creches ou escolas. Nestes ambientes elas se comunicam livremente demonstrando - dentre outros fatores - suas dificuldades em ouvir ou se expressar oralmente, fato que indica a eminente necessidade de um fonoaudiólogo em parceria com a Equipe Pedagógica.

Por: Angela Adriana de Almeida Limal Educação> Ciência l 18/10/2008 lAcessos: 1,909 lComentário: 8

Enquanto as penosas transições do século XX para o XXI se anunciam ao tinido sinistro das armas, as forças espirituais se reúnem para as grandes reconstruções do porvir.Aproxima-se o momento em que se efetuará a aferição de todos os valores terrestres para o ressurgimento das energias criadoras de um mundo novo, e natural é que recordemos o ascendente místico de todas as civilizações que surgiram e desapareceram, evocando os grandes períodos evolutivos da humanidade, com as suas misérias e com seus esplendores, para afirmar as realidades espirituais acima de todos os fenômenos transitórios da matéria.

Por: Antonio Paiva Rodriguesl Educação> Ciência l 30/06/2008 lAcessos: 422
carlos andre cursino roriz

Pesquisas e estudos científicos realizados sobre os efeitos do uso da ayahuasca., embora tenham o cunho maior de fiscalização, não deixa de caracterizar-se como uma forma indireta de contribuição da ciência para o autodesenvolvimento humano.

Por: carlos andre cursino rorizl Educação> Ciência l 25/03/2008 lAcessos: 2,995 lComentário: 4

O Pastor Aírton Evangelista da Costa, da Assembléia de Deus Palavra da Verdade, em suas colocações no caderno Espiritualidade, de 23 de dezembro de 2007, do jornal O Povo - questiona a figura bíblica de Lázaro, fazendo um contraponto com os ensinamentos de Allan Kardec, codificador da Doutrina Espírita. Primeiramente queríamos afirmar que a Bíblia apesar de ser um grande livro, com excelentes ensinamentos, não pode ser considerada a palavra de Deus. Muitos acontecimentos se perderam no tempo e no espaço, passaram de pai para filho, é cópia de cópia, e mesmo assim o Pai todo Poderoso não desceu de

Por: Antonio Paiva Rodriguesl Educação> Ciência l 25/06/2008 lAcessos: 3,069 lComentário: 7

A palavra materialismo sempre esteve em voga. Vem da junção da palavra material, acrescida do sufixo ismo. Tem uma vasta sinonímia essa palavra, e os materialistas estão sempre atrelados aos ditames religiosos. Pessoas muito apegadas às coisas do orbe em que vivemos são consideradas materialistas. Existem outros significados representando a vida voltada unicamente para os gozos e bens materiais.

Por: Antonio Paiva Rodriguesl Educação> Ciência l 15/06/2008 lAcessos: 17,906

Na expressão mais simples, o ato de levitar é erguer-se acima do solo, aparentemente por meios sobrenaturais. A Doutrina Espírita ensina aos seus adeptos que o sobrenatural não existe e o que acontece na Terra tudo é natural. A levitação no ar, postergando a lei da gravitação, afirmada pela ciência moderna é unicamente explicável pela teoria da atração e da repulsão universal. Vôo lento do corpo, sem esforço de quem executa, ou melhor, de quem o sofre. É um erguimento espontâneo dum corpo no espaço. É o fenômeno em que, graça a ação dos Espíritos , que se valem dos

Por: Antonio Paiva Rodriguesl Educação> Ciência l 22/06/2008 lAcessos: 7,561 lComentário: 5

A GLOBALIZAÇÃO É UM FENÔMENO GEOGRÁFICO CONTEMPORÂNEO QUE PROVOCOU IMPACTOS.

Por: MÁRCIO ANDRADE LYRIO BALDESl Educação> Ciência l 22/04/2008 lAcessos: 9,731 lComentário: 4
Wyllamy Bomfim Andrade Santos

O presente artigo visa uma abordagem analítica a respeito do pensamento de Max Weber sob o prisma da Sociologia e Ciência, ministrando e enquadrando os conceitos pertinentes durante toda explanação. Suas concepeções teóricas bem como seu engajamento sociológico abrem um leque de possibilidades para observar na sociedade o real papel de funções/sentidos que, de certa forma, norteiam o panorama metodológico weberiano.

Por: Wyllamy Bomfim Andrade Santosl Educação> Ciência l 17/06/2011 lAcessos: 685

A escola sendo um ambiente social interativo, necessita de atitudes que visem à formação de cidadãos com valores, de forma a respeitarem as pessoas e suas diferenças.

Por: Degmar Augusta da Silval Educação> Ciência l 29/10/2008 lAcessos: 38,968 lComentário: 10

A revista “Isto È”, de 20 de fevereiro de 2008 - nº. 1998 traz um assunto deveras impressionante: “A Autópsia de Cristo”. “Estudo inédito do legista americano Frederick Zugibe revela cientificamente o que ocorreu com o corpo de Jesus durante os momentos do calvário.” Matéria escrita pela colunista Natália Rangel.

Por: Antonio Paiva Rodriguesl Educação> Ciência l 15/06/2008 lAcessos: 1,475
Categorias de Artigos
Recursos
Quantcast