21 de Abril Dia da Inconfidência Mineira/Tiradentes

Publicado em: 21/04/2010 |Comentário: 0 | Acessos: 1,521 |

A Inconfidência Mineira teve uma relação direta com as características da sociedade regional e com o agravamento de seus problemas, nos dois últimos decênios do século XVIII. A sociedade mineira entrou em uma fase de declínio, fase esta marcada pela queda contínua da produção de ouro e pelas medidas adotadas pela Coroa para garantir a arrecadação do quinto (imposto cobrado pela coroa por todo o ouro encontrado).

Examinando a historia dos inconfidentes podemos perceber que era um grupo constituído pela elite colonial onde podiam ser encontrados mineradores, fazendeiros, padres envolvidos em negócios, funcionários, advogados de prestígio e uma alta patente militar, o comandante dos Dragões, Francisco de Paula Freire de Andrade.

Joaquim José da Silva Xavier constituía, em parte, uma exceção, nascido em 1746 tornou-se órfão aos 11 anos de idade e desde cedo trabalho com seus irmãos nas terras herdadas pelos pais. Perderá suas propriedades por conta de dívidas e tentara sem êxito o comércio, em 75 entrou para carreira militar , no posto de alferes, grau inicial do quadro de oficiais. Nas horas vagas, exercia o oficio de dentista que aprenderá com seu tio e padrinho, motivo este que receberá o apelido um tanto quanto depreciativo de Tiradentes.


Os inconfidentes começaram a prepara um movimento de rebeldia nos últimos meses de 1778, movimento este incentivado pela expectativa do lançamento da derrama ( imposto a ser pago por cada habitante da capitania). Não chegaram a pôr em pratica seus planos pois, em Março de 1789 Visconde de Barbacena decretou a suspensão do imposto e seus conspiradores foram denunciados por Silvério dos Reis. Devedor da Coroa, Silvério estivera próximo dos inconfidentes , mas optou por delatar os mesmos livrando-se assim de suas dividas. Tiradentes foi preso na cidade do Rio de Janeiro e os demais em Minas Gerais.

A Coroa buscando mostrar sua força e desencorajar futuras rebeldias começou um grande processo de encenação, somente a leitura da sentença durou 18 horas. Tiradentes foi enforcado em um cenário típico das execuções no Antigo Regime.
Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, não foi um mártir da Inconfidência Mineira.
É versão comum na historiografia a ideia segundo a qual Tiradentes teria sido o principal líder do movimento, o que fez com que Dona Maria 1ª Rainha de Portugal, mantesse a pena de morte de Tiradentes ao invés de muda-la, o que aconteceu com os demais, mandando para as colônias portuguesas na África.

Porém, Tiradentes foi sim o único dos inconfidentes que assumiu a participação na conspiração. Ato de coragem, que fez com que acabasse encobrindo aspectos importantes, que afastam Joaquim José da Silva Xavier da figura de mártir construída no século 19, a partir da recuperação de seu exemplo pelos que defendiam a proclamação da República.

Existem indícios de que Tiradentes não ocupava senão um lugar secundário, nas articulações do movimento não sendo portando o cabeça do grupo.
Tiradentes tinha a intenção construir um Estado independente, que garantisse o controle do espaço político e social aos grupos sociais representados em sua liderança.

Tiradentes teve sua sentença publicamente executada em 21 de Abril de 1972, no Campo da Lampadosa.

Avaliar artigo
5
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 5 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/ciencia-artigos/21-de-abril-dia-da-inconfidencia-mineiratiradentes-2199692.html

    Palavras-chave do artigo:

    tiradentes

    ,

    joaquim jose

    ,

    quinto

    Comentar sobre o artigo

    Sergio Sebold

    O tema se refere a tentativa do governo ressucitar a cobraça da CPMF, com o eufemismo de CCS (contribuição Social a Saude) aumentando ainda mais a pesada carga tributaria que vem sofrendo o pais.

    Por: Sergio Seboldl Direito> Direito Tributáriol 18/06/2011 lAcessos: 71
    APARECIDA DE FÁTIMA GARCIA OLIVEIRA

    A importância das reflexões e ideias dos grandes pensadores. Os homens morrem, mas as ideias são eternas.

    Por: APARECIDA DE FÁTIMA GARCIA OLIVEIRAl Educaçãol 19/05/2009 lAcessos: 1,271 lComentário: 41
    Artur Livônio

    Detalhamento dos vários períodos históricos educacionais, evidenciando suas características e influências. Como a época em que os Jesuítas chegaram no Brasil e o que vieram fazer aqui, até os dias atuais. Com ênfase nas tantas críticas que o escritor, Dermeval Saviani, fez sobre cada período pedagógico da história educacional brasileira.

    Por: Artur Livôniol Educação> Ciêncial 24/03/2015 lAcessos: 17
    Fernando Corrêa manarim

    Analisando a Lenda de Sessa fica claro que o xadrez foi criado principalmente como instrumento para auxiliar os praticantes a encontrar respostas para seus dilemas existenciais, dúvidas, angústias, confirmações, etc. Enfim que a competição é apenas um reflexo do que ocorre em nossas vidas, sempre muito competitiva e de difícil conquistas.

    Por: Fernando Corrêa manariml Educação> Ciêncial 19/03/2015
    Benedicto Ismael Camargo Dutra

    Ultimamente, o uso cada vez mais intenso do cérebro frontal, e o seu correspondente fortalecimento, tem levado à desativação progressiva da parte emocional do cérebro que é receptora dos lampejos intuitivos captados pelo cerebelo.

    Por: Benedicto Ismael Camargo Dutral Educação> Ciêncial 13/03/2015

    Este artigo aborda uma pesquisa internacional, realizada por especialistas, sobre os aspectos cognitivos de pessoas que integram a terceira ou melhor idade, com seu comportamento típico e todas as dificuldades de aprendizado da Matemática. O estudo retrata também problemas enfrentados, por todos eles no cotidiano, junto das empresas e demais entidades, que não vêm se preparando adequadamente para receber nos próximos anos, cerca de 64 milhões de idosos que entrarão nesta faixa de idade

    Por: Luiz Carlos Vivanl Educação> Ciêncial 05/03/2015 lAcessos: 11
    Carlos Meine Morais

    existem pequena praticas que podem fazer diferença para toda a vida, quando adquiridas quando criança simplificam muitos processos e nunca são abandonadas. o que não impede de adquirirmos novos habitos, mesmo não sendo mais criança..

    Por: Carlos Meine Moraisl Educação> Ciêncial 05/03/2015 lAcessos: 11
    Marcos Eli da Silva

    Nos dias atuas as redes de saneamento em perímetros urbanos por serem subterrâneas, e pouco visíveis aos olhos da população, são colocadas em segundo plano. Existem inúmeros cronogramas para pavimentação de ruas e avenidas, sem nenhuma rede de saneamento, muito menos de águas pluviais. Entretanto obras de saneamento com o tempo tornam-se indispensáveis para a população e vão gerar custos adicionais, ao serem realizadas melhoram o espaço urbano e a qualidade de vida das populações.

    Por: Marcos Eli da Silval Educação> Ciêncial 13/01/2015 lAcessos: 18
    Marcos Eli da Silva

    RESUMO A degradação do meio ambiente é um fator que contribui para as alterações nos ecossistemas e ameaça a vida de espécies da fauna a e flora no planeta. Normalmente associa-se esse problema à ação do homem sobre a natureza. Para corrigir os estragos causados pela ação humana, os órgãos públicos costumam gastar centenas de bilhões de reais todo ano para recuperar áreas degradas por empreendimentos relacionados á mineração.

    Por: Marcos Eli da Silval Educação> Ciêncial 12/01/2015 lAcessos: 15

    O presente texto fala sobre as diferentes classes de escolarização, assim como as dificuldades de ensinos, de aprendizados e as mudanças ao longo do tempo que a educação no país está sofrendo; também fala sobre as reformulações necessárias para melhorias no campo da educação, e desvalorização financeira e social do magistério.

    Por: Reginaldo Posol Educação> Ciêncial 16/12/2014 lAcessos: 20
    Marcos de Lima Moreira

    No presente artigo a autora Marly de Almeida G. Viana, professora adjunta do Programa de Pós Graduação em Ciências Sociais da UFSCar e Professora do Curso de História do Centro Universitário Central Paulista- ASSER- São Carlos, aborda as questões sociais, politicas e econômicas na conjuntura das insurreições de Novembro de 1935 focando a Aliança Nacional Libertadora (ANL) e do Partido Comunista do Brasil (PCB).

    Por: Marcos de Lima Moreiral Educação> Ensino Superiorl 08/06/2011 lAcessos: 451
    Marcos de Lima Moreira

    O movimento cocalero, foi formado por camponeses quíchuas, que se deslocaram para Cochabamba a fim de encontrar uma alternativa de sobrevivência. O fim das utopias libertarias que por conseqüência resultou na nova política boliviana, fez crescer o desemprego, a recessão econômica e o setor mais organizado do país, o proletariado mineiro.

    Por: Marcos de Lima Moreiral Educação> Ensino Superiorl 08/06/2011 lAcessos: 234
    Marcos de Lima Moreira

    Em busca de um novo rumo, homens e mulheres chegavam à cidade em busca de uma vida melhor, com emprego e moradia. Vale ressaltar que grande parte dos atuais moradores de São Bernardo são migrantes, cerca de 73% desses são da categoria de trabalhadores metalúrgicos.

    Por: Marcos de Lima Moreiral Educação> Ensino Superiorl 08/05/2011 lAcessos: 141
    Marcos de Lima Moreira

    A palavra competência tornou-se de certa maneira estritamente para definições de habilidades profissionais, segundo afirmação de alguns estudiosos, ela seria pensada como um conjunto de habilidades e atitudes. Segundo a autora Maria Tereza Leme Fleury, a competência tanto na literatura acadêmica, como nos textos que fundamentam a pratica administrativa, a referencia que baliza o conceito de competência e a tarefa e o conjunto de tarefas pertinente a um cargo (Fleury, 2001).

    Por: Marcos de Lima Moreiral Educação> Ensino Superiorl 04/12/2010 lAcessos: 135
    Marcos de Lima Moreira

    Sergio Buarque de Holanda baseia sua obra Raízes do Brasil com uma forte hipótese, a de que os portugueses eram mais bem preparados para efetuar a conquista dos trópicos em beneficio da civilização.

    Por: Marcos de Lima Moreiral Educação> Ciêncial 19/10/2010 lAcessos: 229
    Marcos de Lima Moreira

    Santo padroeiro da Inglaterra, Portugal, Geórgia, Catalunha, Lituânia, da cidade de Moscou e extra oficialmente, da cidade do Rio de Janeiro. Venerado pelas igrejas Católica e Anglicana e também pela Umbanda. Nascido na antiga Capadócia, região do sudoeste da Anatólia, que faz parte da República da Turquia.

    Por: Marcos de Lima Moreiral Educação> Ciêncial 23/04/2010 lAcessos: 157
    Marcos de Lima Moreira

    Esta foi a frase dita por Juscelino Kubitschek quando pisou pela primeira vez na região em que, ano mais tarde, viria a ser a capital do país. O governo J.K foi embalado por altos índices de crescimento economico, revoluções culturais, cinema novo e a bossa nova, além do sonho realizado da construção de Brasília. Seu slogan " 50 anos em 5" repercutiu nas amplas camadas da população.

    Por: Marcos de Lima Moreiral Educação> Ciêncial 20/04/2010 lAcessos: 874 lComentário: 1
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast