A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DE HISTÓRIA

02/05/2010 • Por • 5,755 Acessos

A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DE HISTÓRIA

 

Embora o cenário e os atores sejam outros o homem permanece essencialmente o mesmo, os mecanismos que se imbricaram e levaram a um fato histórico que abruptamente ou paulatinamente por sua vez levou a grandes transformações nas sociedades humanas ainda se repetem.
Identificar esses mecanismos e suas correlações no passado se faz necessário par podermos identificá-los agora e projetar os resultados futuros mais plausíveis, somos antes de qualquer coisa o resultado destas transformações, destes acontecimentos gerados por tais mecanismos precisamos saber a origem da nossa formação para projetar onde e como chegar a fim de manter a nossa sobrevivência.
Ensinado a História de forma a relacionar os fatos passados e suas influências no presente e por conseguinte no futuro é o único caminho para que não se repitam os acontecimentos que no passado levaram a situações de crise e que podem estar se repetindo hoje.
Desmistificar heróis e vitórias mostrando que cada indivíduo com sua própria historicidade é quem faz a História desta forma ele poderá entender como se dão os fatos mais do que apenas ouvir falar e repetir o que ouviu falar deles e por tanto ser capaz de atuar diretamente na sua realidade para conduzir as situações ao invés de se conduzido por elas.
Assim o ensino de História deixa o campo das suposição e da teoria uma vez que o aluno tornar-se capaz de apreender a informação e usá-la de forma prática em seu proveito ao logo da sua vida , tendo adquirido a capacidade de ponderar, concluir e expressar esta conclusão será um ser pensante capaz de garantir sua liberdade de ação e pensamento contra a manipulação de qualquer tipo.

 

Perfil do Autor

ANA GLEICE ROCHA LOPES

PÓS-GRADUANDA EM GESTÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS COM FOCO EM GÊNERO E RAÇA PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE. PÓS-GRADUADA EM ENSINO DE...