A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DE HISTÓRIA

Publicado em: 02/05/2010 |Comentário: 1 | Acessos: 5,532 |

A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DE HISTÓRIA

 

Embora o cenário e os atores sejam outros o homem permanece essencialmente o mesmo, os mecanismos que se imbricaram e levaram a um fato histórico que abruptamente ou paulatinamente por sua vez levou a grandes transformações nas sociedades humanas ainda se repetem.
Identificar esses mecanismos e suas correlações no passado se faz necessário par podermos identificá-los agora e projetar os resultados futuros mais plausíveis, somos antes de qualquer coisa o resultado destas transformações, destes acontecimentos gerados por tais mecanismos precisamos saber a origem da nossa formação para projetar onde e como chegar a fim de manter a nossa sobrevivência.
Ensinado a História de forma a relacionar os fatos passados e suas influências no presente e por conseguinte no futuro é o único caminho para que não se repitam os acontecimentos que no passado levaram a situações de crise e que podem estar se repetindo hoje.
Desmistificar heróis e vitórias mostrando que cada indivíduo com sua própria historicidade é quem faz a História desta forma ele poderá entender como se dão os fatos mais do que apenas ouvir falar e repetir o que ouviu falar deles e por tanto ser capaz de atuar diretamente na sua realidade para conduzir as situações ao invés de se conduzido por elas.
Assim o ensino de História deixa o campo das suposição e da teoria uma vez que o aluno tornar-se capaz de apreender a informação e usá-la de forma prática em seu proveito ao logo da sua vida , tendo adquirido a capacidade de ponderar, concluir e expressar esta conclusão será um ser pensante capaz de garantir sua liberdade de ação e pensamento contra a manipulação de qualquer tipo.

 

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 6 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/ciencia-artigos/a-importancia-do-ensino-de-historia-2281354.html

    Palavras-chave do artigo:

    ensino historia conhecimento

    Comentar sobre o artigo

    O presente estudo propõem uma reflexão sobre as limitações e possibilidades do ensino de Geografia na Educação Infantil. São objetivos da pesquisa através de leituras, caracterizar as etapas da criança segundo teorias do desenvolvimento de Vygotsky e Piaget; especificar os conceitos importantes para auxiliar obter noções espaciais; analisar a importância da orientação espacial e temporal; pesquisar estratégias para trabalhar o ensino de Geografia na Educação Infantil.

    Por: maristela brum peroniol Educação> Educação Infantill 28/03/2011 lAcessos: 9,455 lComentário: 1
    MARCOS ANTONIO DOS SANTOS LIMA

    O trabalho que aqui venho apresentar é parte de minhas investigações a respeito da importância da Informática no Ensino de História. Na pesquisa, que teve como um dos seus frutos meu estudo a respeito do Uso da Informática no Ensino de História, pude abordar e desvendar alguns caminhos apontados pelo referencial bibliográfico sobre a temática que abrangia. O mundo contemporâneo passa por um processo de grandes transformações provocadas pela informática e pela revolução nas telecomunicações.

    Por: MARCOS ANTONIO DOS SANTOS LIMAl Educação> Ensino Superiorl 08/12/2010 lAcessos: 2,121
    Wilian Junior

    O presente texto que insere-se no campo da reflexão sobre o ensino de História na Educação de Jovens e Adultos (EJA), tem por finalidade analisar e discutir quatro aspectos básicos para a compreensão da disciplina na EJA: a)- Ensino de História como objeto de pesquisa; b) - Aspectos históricos da EJA; c) - O papel do professor; d) - O ensino de História na EJA.

    Por: Wilian Juniorl Educação> Ensino Superiorl 21/01/2011 lAcessos: 1,877
    Rosilene Coimbra Costa Pinto

    É notória a crise pela qual a educação vem passando nos dias atuais: professores descontentes, alunos desmotivados, pais preocupados. No entanto, acredita-se que para uma possível melhora deste quadro se faz necessário, além da formação contínua dos professores, a introdução da ludicidade como subsídio no processo de construção do conhecimento cognitivo, físico, social e psicomotor, desenvolvendo nos educandos o prazer ao construir o próprio aprendizado de forma mais atraente e estimuladora.

    Por: Rosilene Coimbra Costa Pintol Educação> Educação Infantill 02/03/2012 lAcessos: 4,463
    Wilian Junior

    Este estudo tem por finalidade tecer algumas considerações sobre a Educação e o ensino de História na Educação de Jovens e Adultos (EJA).

    Por: Wilian Juniorl Educação> Ensino Superiorl 21/01/2011 lAcessos: 2,584
    Wilian Junior

    O presente artigo tem por finalidade discutir as relações entre o ensino de Geografia e História. A quem acredite que são duas disciplinas desvalorizadas nas escolas, porém, temos certeza da extrema importância de cada uma delas, quando devidamente trabalhadas podem contribuir para a formação e compreensão dos seres humanos: seu espaço, suas sociedades construídas historicamente e as dinâmicas envolvidas nos processos temporais.

    Por: Wilian Juniorl Educação> Ensino Superiorl 21/01/2011 lAcessos: 1,901

    O presente artigo trata de aspectos da história e da cultura indígena e da forma como estes assuntos estão sendo abordados nas escolas, bem como a imagem do índio nos livros didáticos. A Lei n° 11.645/08 que torna obrigatório o ensino da história e da cultura indígena é uma iniciativa rica que vai gerar novas abordagens sobre o tema. Através desta perspectiva, comparou-se como o tema é discutido no material didático, apontando as deficiências e visões equivocadas e assim trazendo sugestões.

    Por: Ana Paula Delgadol Educação> Ensino Superiorl 11/04/2011 lAcessos: 3,439

    O artigo que apresentamos abordará a prática docente no ensino da pré-história em nível escolar fundamental. O objetivo de nosso artigo é mostrar como os professores podem trabalhar o conteúdo pré-história na sala de aula. Temos como base de nosso referencial teórico artigos que pesquisamos na rede mundial de computadores, onde os mesmo darão suporte e contribuem bastante com as hipóteses levantadas. Em nossa pesquisa à elaboração de nosso paper utilizamos a revisão de bibliografia, pois esta es

    Por: daniel Rodrigues de limal Educação> Ciêncial 13/07/2014 lAcessos: 70
    Nila Michele Bastos Santos

    Por muito tempo o ensino da história tem sido conduzido pelos ideais positivistas em contramão de suas pesquisas que abrem espaços para uma multiplicidade de experiências introduzidas pela escola dos Annales, os saberes produzidos na academia não são transpostos com os mesmos valores para o ensino fundamental e médio. É necessário criar metodologias que aproximem o saber academico do saber escolar.

    Por: Nila Michele Bastos Santosl Educação> Ensino Superiorl 08/04/2010 lAcessos: 1,284
    Luana Souza

    O presente artigo vislumbra apresentar discussões e esclarecimentos sobre a teoria das representações sociais, sua relevância enquanto instrumento de pesquisa, principalmente, no campo educacional. Para tanto, fundamenta-se teoricamente sob a égide de MOSCOVICI (2013), SOUSA et all (2012), GUARESCHI (1996), apresentando breve conceituação e argumentos que tornam relevantes sua compreensão em contexto educacional.

    Por: Luana Souzal Educação> Ciêncial 18/10/2014

    Vejamos casos de proporções em equações: (2,1) 2x+3y=7 3x+2y=8 Somasse as igualdades.7+8=15 Em seguida divide-se com a soma da equação . 15:5:2=6 será o cruzamento do 2. 15:5:3=9 será o cruzamento do 3.

    Por: Edvaldo morais dos santosl Educação> Ciêncial 09/10/2014 lAcessos: 21

    A presente investigação teve como finalidade, realizar uma análise acerca da Teoria das Representações Sociais (TRS) e sua possível aplicação no âmbito de pesquisas em educação. Tratou-se, assim, de um texto especificamente teórico e de pesquisa qualitativa, o qual teve como embasamento teórico os textos em teoria das representações sociais de Prado e Azevedo (2011), Rateau et al (2012), Mazzotti (1994) e, a técnica de investigação empregada foi bibliográfica e documental.

    Por: Carla Anne Marques Fariasl Educação> Ciêncial 28/09/2014 lAcessos: 18

    Este trabalho teve como proposta de estudo os Hidrocarbonetos, através deles a matéria-prima do plástico a nafta que é um subproduto do petróleo. Para compreender de que são feitas as sacolas plásticas e se elas podem ser substituídas por outro material biodegradável, que não polua tanto o meio ambiente e conhecer alternativas contra o uso excessivo de sacolas de plástico no Brasil e demais países, realizou-se várias pesquisas bibliográficas com a contribuição de autores.

    Por: Carmeli Caetanol Educação> Ciêncial 20/09/2014
    Paulo Azze

    Explicações sobre a corrente elétrica alternada (CA), seus os componentes (ativos e reativos) e o seu cálculo de forma simplificada.

    Por: Paulo Azzel Educação> Ciêncial 15/09/2014 lAcessos: 13
    Paulo Azze

    Aborda aspectos relacionados ao comprimento das resistências de chuveiros, atendendo uma dúvida de amigo sobre questões do ENAD.

    Por: Paulo Azzel Educação> Ciêncial 15/09/2014 lAcessos: 11
    Zilda Ap. S. Guerrero

    Atualmente a cidade de São Paulo passa por uma das piores crises de falta de água, todos os dias em diversos jornais do país, o mesmo jargão em torno da questão do consumo consciente da água é abordado de diversas chamadas à população. Sendo assim, urge a necessidade de orientar e conscientizar as crianças e a população em geral para o problema social que estamos enfrentando na cidade de São Paulo, e no mundo.

    Por: Zilda Ap. S. Guerrerol Educação> Ciêncial 10/09/2014
    Luddy Travassos

    Os indivíduos que sofreram lesão no Sistema Nervoso Central, que comprometeram os neurônios motores, na coordenação dos impulsos, demasias dos reflexos, espasmos, alterações da fala e conduções, também podem ser apercebidas pelos familiares do paciente através de alterações comportamentais cotidianas desde a sudorese, anestesia labial, tremor de mãos e pés, e qualquer anomalia derivada de distúrbios de estresses ou demais descargas de tensão.

    Por: Luddy Travassosl Educação> Ciêncial 31/08/2014 lAcessos: 11
    ANA GLEICE ROCHA LOPES

    UMA DAS PIORES CONSEQUENCIAS DA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL PODE SER CONHECIDA COMO HOLOCAUSTO. A MORTE DE MILHARES DE JUDEUS CULMINOU EM UM ATO DESUMANO E IMPACTANTE DA SEGUNDA GRANDE GUERRA.

    Por: ANA GLEICE ROCHA LOPESl Educação> Ciêncial 04/05/2010 lAcessos: 4,750 lComentário: 3
    ANA GLEICE ROCHA LOPES

    Muitas transformações ocorreram com as Grandes Navegações. A integração comercial, a descoberta de novos territórios, a utilização de novas mercadorias, foram algumas características desse período histórico.

    Por: ANA GLEICE ROCHA LOPESl Educação> Ciêncial 04/05/2010 lAcessos: 3,599
    ANA GLEICE ROCHA LOPES

    É importante refletir sobre a prática e a didática do Ensino de História, procurando enfatizar que cada disciplina científica possui estratégias diversificadas, estas voltadas a um conhecimento expresivo e construtor.

    Por: ANA GLEICE ROCHA LOPESl Educação> Ciêncial 04/05/2010 lAcessos: 1,282
    ANA GLEICE ROCHA LOPES

    A GLOBALIZAÇÃO COMO FERRAMENTA DE TRANSFORMAÇÃO DA ESTRUTURA SOCIAL.

    Por: ANA GLEICE ROCHA LOPESl Educação> Ensino Superiorl 02/05/2010 lAcessos: 329

    Comments on this article

    1
    Adriano Santos 09/11/2011
    Atualmente devido a uma infinidade de cursos,història tem sido relegado a segundo plano como sempre ocorreu desde a època da ditadura.Mas paralelo a isso tudo os cursos de licenciatura em història continua atraindo para suas fileiras os intelectuais do sèculo 21 mais antenados com as transformações do seu tempo.Esses discentes estão àvidos de conhecimento e àvidos de promeover mudanças na sociedade de forma ordeira,pacìfica pelo meio mais revolucionàrio que existe que è o pensamento crìtico que ultrapassa todas as fronteiras,vence tudo que è sutil e penetra tudo aquilo que è solido e formal.

    professor de història

    SEJA BEM-VINDO!!
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast