A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DE HISTÓRIA

Publicado em: 02/05/2010 |Comentário: 1 | Acessos: 5,686 |

A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DE HISTÓRIA

 

Embora o cenário e os atores sejam outros o homem permanece essencialmente o mesmo, os mecanismos que se imbricaram e levaram a um fato histórico que abruptamente ou paulatinamente por sua vez levou a grandes transformações nas sociedades humanas ainda se repetem.
Identificar esses mecanismos e suas correlações no passado se faz necessário par podermos identificá-los agora e projetar os resultados futuros mais plausíveis, somos antes de qualquer coisa o resultado destas transformações, destes acontecimentos gerados por tais mecanismos precisamos saber a origem da nossa formação para projetar onde e como chegar a fim de manter a nossa sobrevivência.
Ensinado a História de forma a relacionar os fatos passados e suas influências no presente e por conseguinte no futuro é o único caminho para que não se repitam os acontecimentos que no passado levaram a situações de crise e que podem estar se repetindo hoje.
Desmistificar heróis e vitórias mostrando que cada indivíduo com sua própria historicidade é quem faz a História desta forma ele poderá entender como se dão os fatos mais do que apenas ouvir falar e repetir o que ouviu falar deles e por tanto ser capaz de atuar diretamente na sua realidade para conduzir as situações ao invés de se conduzido por elas.
Assim o ensino de História deixa o campo das suposição e da teoria uma vez que o aluno tornar-se capaz de apreender a informação e usá-la de forma prática em seu proveito ao logo da sua vida , tendo adquirido a capacidade de ponderar, concluir e expressar esta conclusão será um ser pensante capaz de garantir sua liberdade de ação e pensamento contra a manipulação de qualquer tipo.

 

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 6 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/ciencia-artigos/a-importancia-do-ensino-de-historia-2281354.html

    Palavras-chave do artigo:

    ensino historia conhecimento

    Comentar sobre o artigo

    O presente estudo propõem uma reflexão sobre as limitações e possibilidades do ensino de Geografia na Educação Infantil. São objetivos da pesquisa através de leituras, caracterizar as etapas da criança segundo teorias do desenvolvimento de Vygotsky e Piaget; especificar os conceitos importantes para auxiliar obter noções espaciais; analisar a importância da orientação espacial e temporal; pesquisar estratégias para trabalhar o ensino de Geografia na Educação Infantil.

    Por: maristela brum peroniol Educação> Educação Infantill 28/03/2011 lAcessos: 10,159 lComentário: 1
    MARCOS ANTONIO DOS SANTOS LIMA

    O trabalho que aqui venho apresentar é parte de minhas investigações a respeito da importância da Informática no Ensino de História. Na pesquisa, que teve como um dos seus frutos meu estudo a respeito do Uso da Informática no Ensino de História, pude abordar e desvendar alguns caminhos apontados pelo referencial bibliográfico sobre a temática que abrangia. O mundo contemporâneo passa por um processo de grandes transformações provocadas pela informática e pela revolução nas telecomunicações.

    Por: MARCOS ANTONIO DOS SANTOS LIMAl Educação> Ensino Superiorl 08/12/2010 lAcessos: 2,228
    Wilian Junior

    O presente texto que insere-se no campo da reflexão sobre o ensino de História na Educação de Jovens e Adultos (EJA), tem por finalidade analisar e discutir quatro aspectos básicos para a compreensão da disciplina na EJA: a)- Ensino de História como objeto de pesquisa; b) - Aspectos históricos da EJA; c) - O papel do professor; d) - O ensino de História na EJA.

    Por: Wilian Juniorl Educação> Ensino Superiorl 21/01/2011 lAcessos: 1,928
    Rosilene Coimbra Costa Pinto

    É notória a crise pela qual a educação vem passando nos dias atuais: professores descontentes, alunos desmotivados, pais preocupados. No entanto, acredita-se que para uma possível melhora deste quadro se faz necessário, além da formação contínua dos professores, a introdução da ludicidade como subsídio no processo de construção do conhecimento cognitivo, físico, social e psicomotor, desenvolvendo nos educandos o prazer ao construir o próprio aprendizado de forma mais atraente e estimuladora.

    Por: Rosilene Coimbra Costa Pintol Educação> Educação Infantill 02/03/2012 lAcessos: 4,848
    Wilian Junior

    Este estudo tem por finalidade tecer algumas considerações sobre a Educação e o ensino de História na Educação de Jovens e Adultos (EJA).

    Por: Wilian Juniorl Educação> Ensino Superiorl 21/01/2011 lAcessos: 2,703

    Nesta pesquisa nos propomos investigar acerca do uso de Recursos e Material Didático como ferramentas na construção de conceitos matemáticos nos anos iniciais do ensino fundamental. Com o objetivo de destacar importância da utilização dos Recursos e Materiais Didáticos para a aprendizagem matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental, realizamos uma pesquisa bibliográfica, com aporte teórico de vários autores, como, Piaget (1986, 2001), Piletti (1986) e Brasil (1998), dentre outros. No deco

    Por: Rosirene Abadia de S. Macedol Educaçãol 26/11/2014
    Wilian Junior

    O presente artigo tem por finalidade discutir as relações entre o ensino de Geografia e História. A quem acredite que são duas disciplinas desvalorizadas nas escolas, porém, temos certeza da extrema importância de cada uma delas, quando devidamente trabalhadas podem contribuir para a formação e compreensão dos seres humanos: seu espaço, suas sociedades construídas historicamente e as dinâmicas envolvidas nos processos temporais.

    Por: Wilian Juniorl Educação> Ensino Superiorl 21/01/2011 lAcessos: 2,002

    O presente artigo trata de aspectos da história e da cultura indígena e da forma como estes assuntos estão sendo abordados nas escolas, bem como a imagem do índio nos livros didáticos. A Lei n° 11.645/08 que torna obrigatório o ensino da história e da cultura indígena é uma iniciativa rica que vai gerar novas abordagens sobre o tema. Através desta perspectiva, comparou-se como o tema é discutido no material didático, apontando as deficiências e visões equivocadas e assim trazendo sugestões.

    Por: Ana Paula Delgadol Educação> Ensino Superiorl 11/04/2011 lAcessos: 3,897
    Nila Michele Bastos Santos

    Por muito tempo o ensino da história tem sido conduzido pelos ideais positivistas em contramão de suas pesquisas que abrem espaços para uma multiplicidade de experiências introduzidas pela escola dos Annales, os saberes produzidos na academia não são transpostos com os mesmos valores para o ensino fundamental e médio. É necessário criar metodologias que aproximem o saber academico do saber escolar.

    Por: Nila Michele Bastos Santosl Educação> Ensino Superiorl 08/04/2010 lAcessos: 1,308
    Artur Livônio

    Detalhamento dos vários períodos históricos educacionais, evidenciando suas características e influências. Como a época em que os Jesuítas chegaram no Brasil e o que vieram fazer aqui, até os dias atuais. Com ênfase nas tantas críticas que o escritor, Dermeval Saviani, fez sobre cada período pedagógico da história educacional brasileira.

    Por: Artur Livôniol Educação> Ciêncial 24/03/2015 lAcessos: 19
    Fernando Corrêa manarim

    Analisando a Lenda de Sessa fica claro que o xadrez foi criado principalmente como instrumento para auxiliar os praticantes a encontrar respostas para seus dilemas existenciais, dúvidas, angústias, confirmações, etc. Enfim que a competição é apenas um reflexo do que ocorre em nossas vidas, sempre muito competitiva e de difícil conquistas.

    Por: Fernando Corrêa manariml Educação> Ciêncial 19/03/2015
    Benedicto Ismael Camargo Dutra

    Ultimamente, o uso cada vez mais intenso do cérebro frontal, e o seu correspondente fortalecimento, tem levado à desativação progressiva da parte emocional do cérebro que é receptora dos lampejos intuitivos captados pelo cerebelo.

    Por: Benedicto Ismael Camargo Dutral Educação> Ciêncial 13/03/2015

    Este artigo aborda uma pesquisa internacional, realizada por especialistas, sobre os aspectos cognitivos de pessoas que integram a terceira ou melhor idade, com seu comportamento típico e todas as dificuldades de aprendizado da Matemática. O estudo retrata também problemas enfrentados, por todos eles no cotidiano, junto das empresas e demais entidades, que não vêm se preparando adequadamente para receber nos próximos anos, cerca de 64 milhões de idosos que entrarão nesta faixa de idade

    Por: Luiz Carlos Vivanl Educação> Ciêncial 05/03/2015 lAcessos: 14
    Carlos Meine Morais

    existem pequena praticas que podem fazer diferença para toda a vida, quando adquiridas quando criança simplificam muitos processos e nunca são abandonadas. o que não impede de adquirirmos novos habitos, mesmo não sendo mais criança..

    Por: Carlos Meine Moraisl Educação> Ciêncial 05/03/2015 lAcessos: 11
    Marcos Eli da Silva

    Nos dias atuas as redes de saneamento em perímetros urbanos por serem subterrâneas, e pouco visíveis aos olhos da população, são colocadas em segundo plano. Existem inúmeros cronogramas para pavimentação de ruas e avenidas, sem nenhuma rede de saneamento, muito menos de águas pluviais. Entretanto obras de saneamento com o tempo tornam-se indispensáveis para a população e vão gerar custos adicionais, ao serem realizadas melhoram o espaço urbano e a qualidade de vida das populações.

    Por: Marcos Eli da Silval Educação> Ciêncial 13/01/2015 lAcessos: 18
    Marcos Eli da Silva

    RESUMO A degradação do meio ambiente é um fator que contribui para as alterações nos ecossistemas e ameaça a vida de espécies da fauna a e flora no planeta. Normalmente associa-se esse problema à ação do homem sobre a natureza. Para corrigir os estragos causados pela ação humana, os órgãos públicos costumam gastar centenas de bilhões de reais todo ano para recuperar áreas degradas por empreendimentos relacionados á mineração.

    Por: Marcos Eli da Silval Educação> Ciêncial 12/01/2015 lAcessos: 15

    O presente texto fala sobre as diferentes classes de escolarização, assim como as dificuldades de ensinos, de aprendizados e as mudanças ao longo do tempo que a educação no país está sofrendo; também fala sobre as reformulações necessárias para melhorias no campo da educação, e desvalorização financeira e social do magistério.

    Por: Reginaldo Posol Educação> Ciêncial 16/12/2014 lAcessos: 20
    ANA GLEICE ROCHA LOPES

    UMA DAS PIORES CONSEQUENCIAS DA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL PODE SER CONHECIDA COMO HOLOCAUSTO. A MORTE DE MILHARES DE JUDEUS CULMINOU EM UM ATO DESUMANO E IMPACTANTE DA SEGUNDA GRANDE GUERRA.

    Por: ANA GLEICE ROCHA LOPESl Educação> Ciêncial 04/05/2010 lAcessos: 4,851 lComentário: 3
    ANA GLEICE ROCHA LOPES

    Muitas transformações ocorreram com as Grandes Navegações. A integração comercial, a descoberta de novos territórios, a utilização de novas mercadorias, foram algumas características desse período histórico.

    Por: ANA GLEICE ROCHA LOPESl Educação> Ciêncial 04/05/2010 lAcessos: 3,648
    ANA GLEICE ROCHA LOPES

    É importante refletir sobre a prática e a didática do Ensino de História, procurando enfatizar que cada disciplina científica possui estratégias diversificadas, estas voltadas a um conhecimento expresivo e construtor.

    Por: ANA GLEICE ROCHA LOPESl Educação> Ciêncial 04/05/2010 lAcessos: 1,298
    ANA GLEICE ROCHA LOPES

    A GLOBALIZAÇÃO COMO FERRAMENTA DE TRANSFORMAÇÃO DA ESTRUTURA SOCIAL.

    Por: ANA GLEICE ROCHA LOPESl Educação> Ensino Superiorl 02/05/2010 lAcessos: 340

    Comments on this article

    2
    Adriano Santos 09/11/2011
    Atualmente devido a uma infinidade de cursos,història tem sido relegado a segundo plano como sempre ocorreu desde a època da ditadura.Mas paralelo a isso tudo os cursos de licenciatura em història continua atraindo para suas fileiras os intelectuais do sèculo 21 mais antenados com as transformações do seu tempo.Esses discentes estão àvidos de conhecimento e àvidos de promeover mudanças na sociedade de forma ordeira,pacìfica pelo meio mais revolucionàrio que existe que è o pensamento crìtico que ultrapassa todas as fronteiras,vence tudo que è sutil e penetra tudo aquilo que è solido e formal.

    professor de història

    SEJA BEM-VINDO!!
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast