A PRODUÇÃO DE MODELOS DE ESTUDO PARA AULAS DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA NO ENSINO DE PALEONTOLOGIA COMO FACILITADORES DE APRENDIZAGEM

13/11/2010 • Por • 512 Acessos

     INTRODUÇÃO: Os temas Geologia ou Paleontologia(estudo de fósseis vegetais e animais), fazem parte da grade curricular de Ciências e Biologia. Transmitir informação aos alunos apenas com contéúdo teórico, torna-se muitas vezes uma missão com baixo rendimento, uma vez que nem sempre ocorre a perfeita compreensão sobre o assunto por parte dos alunos. A geologia é a área da ciência que estuda a Terra, os materiais nela presentes, suas características e sua evolução ao longo dos 4,6bilhões de anos de existência, enquanto que a paleontologia estuda os restos de organismos que viveram no passado distante, conservados em argilitos (rochas formadas por argila dura, consolidada) ou outro tipo de rocha.

     Aprender Geociências, está atualmente além do simples conhecimento das estruturas do Sistema Terra, das formas do relevo e dos rios. É bem mais do que estudar Geologia e pesquisar jazidas minerais. É mais do que aprender a classificar rochas, minerais e fósseis, além de saber seus nomes e variedades. Envolve a capacidade de raciocinar sobre tudo que já aconteceu na Terra e o que virá como também suas implicações para as sociedades de hoje e as que ainda virão ( ROSA et al, 2009).

     O uso de modelos facilita a compreensão dos processos naturais que ocorreram na Terra no passado distante, leva o conhecimento do campo abstrato para o prático e permite melhor visualização e consequêntemente um melhor aprendizado. Os modelos são utilizados em vários campos da ciência, seja na medicina, enfermagem, educação física, odontologia. Seja qual for a ciência estudada, os modelos estão sempre presentes ilustrando as aulas e no caso da biologia não poderia ser diferente.

     O ensino de ciência e biologia enfrenta dificuldades e desafios que inclui o desenvolvimento de uma metodologia diferente para lidar com um conhecimento especializado e com a produção de conhecimentos que são necessários a sociedade (VIEIRA et al, 2009).

      Neste sentido, as aulas práticas aliadas a pesquisas podem favorecer o ensino e a formação de conhecimento.

OBJETIVOS:

     Obtenção de modelos físicos, imitando fósseis vegetais ou animais, facilitadores no processo de aprendizado dos assuntos relacionados a geologia, paleontologia e demais assuntos relacionados a história do planeta Terra e dos processos pelos quais o planeta passou no decorrer dos últimos 200 Ma ( milhões de anos passados).

MATERIAIS E MÉTODOS:

      A proposta deste trabalho foi a de produzir de forma artesanal, modelos fósseis que permitissem que conhecimentos relacionados a paleontologia chegassem aos alunos de forma facilitada e que a construção destes elementos de ensino, possibilitassem imitar a formação de um fóssil, seja ele vegetal ou animal, como aconteceu no passado a centenas de milhões de anos.

itens utilizados na produção dos modelos:

10 folhas Hibisco de tamanho aproximado de 6cm x 4 cm, Peixe com 350gr. aproximadamente, 10kg de areia média ou fina(comum), 3,5 kg de cimento portland (comum), água suficiente para obtenção de massa com consistência pastosa. Forma de madeira com medidas 15cmx25cmx12cm.

MÉTODO:

A construção dos modelos obedeceram a seguinte sequência:

a)Mistura da areia com cimento na proporção de 4 x 1(4 porções de areia para 1 de cimento)

b)Colocação de água até obtenção de massa com consistência pastosa

c)Colocação da massa na forma de madeira, até altura de 5cm.

d)Acomodação do material a ser fossilizado (peixe ou folhas) no centro da forma

e)Cobertura do material a ser fossilizado com mais 5cm de massa

f) Após 5 dias, retirado da forma e deixado a secar em sol pleno

g)Após 9 meses ou 270 dias corridos, com o auxilio de uma talhadeira, foi quebrado ao meio no sentido longitudinal. (O período necessário para abertura do modelo poderá ser maior dependendo do material a ser fossilizado ou da disponibilidade de sol pleno (secagem).

h)Retirado pequenos fragmentos com o uso de um pincel e passado duas demãos de verniz incolor.

i) Levado a sol pleno para secagem

j) Acondicionamento em caixa plastica ou de madeira para conservação dos modelos.

RESULTADOS E DISCUSSÃO:

     Um fóssil verdadeiro, leva muitas vezes milhões de anos para se formar e é claro que não é possível em período inferior a 1 ano confeccionar algo igual em todos os sentidos. No entanto a produção de modelos permite resultados razoáveis e facilita a compreensão, permitindo ainda que o material produzido seja conservado para aulas posteriores evitando assim o uso de fósseis verdadeiros que geralmente apresentam um custo elevado e por isso normalmente ficam  sempre guardados impedindo o contato direto por parte dos alunos. O processo de mineralização que ocorre nos fósseis verdadeiros, não acontece na produção do modelo, no entanto as peças do organismo fossilizado, ficam presas após a aplicação de verniz ou então com a ajuda de cola branca, caso se torne necessário. Durante a produção dos modelos, foi possível observar grande interesse e curiosidade por parte dos alunos em todos os momentos da produção dos modelos. O período de cura(endurecimento) e formação das peças foi acompanhado com ansiedade, permitindo em diversos momentos a introdução de novas informações relacionadas ao tempo em que naturalmente os fósseis se formam. Assim, mostrou-se viável a produção constante destes artefatos a serem utilizados em aula no ensino da paleontologia e diversos outros segmentos da ciência da natureza por um custo relativamente baixo.

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ROSA, T.P.; et al. Aprendendo Geologia na Escola: Propostas de Materiais Didáticos. 2009. Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul-UNIJUI.

VIEIRA, J.A.; et al. Ensino com pesquisas nas aulas de ciências e biologia: Algumas exigências. 2009. Universidade de Chapecó-UNOCHAPECÓ

Perfil do Autor

Carlos Humberto Biagolini

Autores: Carlos Humberto Biagolini - Mestrado em Análise Geoambiental - Universidade Guarulhos - UnG Carlos Humberto Biagolini Jr. Graduando...