As Consequencias Da Discriminação E Do Preconceito No Ambiente Escolar E Na Sociedade

Publicado em: 29/10/2008 |Comentário: 10 | Acessos: 39,864 |

AS CONSEQUENCIAS DA DISCRIMINAÇÃO E DO PRECONCEITO NO AMBIENTE ESCOLAR E NA SOCIEDADE.


O preconceito nem sempre vem acompanhado de uma agressão, em sua maioria são as maneiras sutis, que comprovam a sua existência no subconsciente do individuo, o que gera a ilusão de um convívio harmônico com as diferenças.


 


“o preconceito prepara a ação de exclusão do mais frágil, por aqueles que não podem viver a sua fragilidade, em uma cultura que privilegia a força.”Crochík ( 1995)




Dentre as várias conseqüências vistas em vítimas de atos discriminatórios estão à depressão, baixa autoestima, agressividade, desvios comportamentais, formação debilitada da identidade, além de dificuldades na aprendizagem. O desconhecimento das conseqüências do preconceito gera passividade em relação ao tema.




A escola sendo um ambiente social interativo, necessita de atitudes que visem à formação de cidadãos com valores, de forma a respeitarem as pessoas e suas diferenças.


“o preconceito está pautado em um forte componente emocional que faz com que os sujeitos se distanciem da razão. O afeto que se liga ao preconceito é uma fé irracional, algo vivido como crença, com poucas possibilidades de modificação. O preconceito difere do juízo provisório, já que este último é passível de reformulação quando os fatos objetivos demonstram sua incoerência, enquanto os preconceitos permanecem inalterados, mesmo após comprovações contrárias.” Heler ( 1988)


O preconceito afeta a própria consciência da vitima, uma vez que se vê refletido na imagem  preconceituosa apresentada.


Nesse momento, o preconceito cumpre o seu papel, mobilizando nas suas vítimas sentimentos de fracasso e impotência, impedindo-as de desenvolver autoconfiança e auto-estima” (Ferreira, 2000).



Dentre as inúmeras as conseqüências advindas do preconceito para os alunos, estão a dificuldade de se relacionar, atitudes de competição, agressão e violência no cotidiano escolar, comprometimento do senso crítico e ético, sentimento de inferioridade e superioridade, inadequação social, potencial comprometido e fracasso escolar.


O preconceito tem o poder de atingir as mais diversas classes e camadas e diante do seu efeito bumerangue as conseqüências são absorvidas por toda a sociedade, uma vez que, a existência de racismo, precon­ceito e discriminação cultural na sociedade e no cotidia­no escolar prejudica, direta ou indiretamente,  todos os indivíduos. Os preconceitos de gênero, etnia, a extensão social e cultural no cotidiano escolar, deixam cicatrizes para todos que interagem nesse cotidiano.


 


“a posição de cada indivíduo estaria definida conforme o espaço a ele destinado em um determinado ambiente sociocultural (...). Muito da sua dificuldade de inserção social e de expansão de seus horizontes de realização decorre do seu enquadramento num espaço ínfimo para ele reservado e por ele ocupado no cenário social” (CMARQUES, 2001, p. 34).




Alunos que se formam em um ambiente escolar preconceituoso propagam o preconceito em suas famílias, em seu circulo de amizades, em seu trabalho, enfim perpetuam o preconceito em suas vidas.



A formação de indivíduos preconceituosos, a perpetuação de ideologias racistas, a permanência das desigualdades sociais e culturais, a violência no espaço escolar e ainda potenciais subaproveitados, são algumas das conseqüências que a sociedade suporta, ao permitir através de ação ou omissão o preconceito no ambiente escolar. 


Portanto a instituição escolar, os professores e a sociedade – uma vez que  são extremamente afetados – devem reavaliar os impactos futuros e preparam-se para a educação sem fronteiras.


Avaliar artigo
5
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 16 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/ciencia-artigos/as-consequencias-da-discriminacao-e-do-preconceito-no-ambiente-escolar-e-na-sociedade-620901.html

    Palavras-chave do artigo:

    educacao

    ,

    preconceito

    ,

    ambiente escolar

    Comentar sobre o artigo

    A educação é um processo do desenvolvimento humano e de suas habilidades intelectuais, morais, físicas. E ocorre em todos os lugares, porém os formadores educativos mais comuns são a família e a escola, sendo que o ambiente escolar assume maior parte dessa parcela.

    Por: Lecy Aparecida Martinsl Educaçãol 28/07/2014 lAcessos: 25
    kelvia Fabiana Tavares Leite

    Este trabalho vem mostrar que o objetivo de educar se baseado em valores significa levar o aluno a refletir sobre sua própria conduta e a dos outros. Valores estes que precisam ser estimulados tais como: diálogo, justiça, respeito mútuo, amizade, solidariedade, tolerância; que os fará agir em prol do outro e em prol do bem comum. Neste Trabalho busca-se desenvolver competências nas crianças, mostrando-lhes como é possível serem verdadeiros amigos, como aceitar e respeitar as diferenças do outro.

    Por: kelvia Fabiana Tavares Leitel Educação> Educação Infantill 02/11/2009 lAcessos: 13,508 lComentário: 4

    Neste caso, do presente trabalho, trataremos mais significativamente do contexto da cultura africana e afro-brasileira durante a realização de uma intervenção pedagógica que realizou-se nos meses de setembro, outubro e novembro de 2012 visando desenvolver o conhecimento do aluno, família e comunidade a respeito da diversidade, cultura africana e afro-brasileira, sua historicidade e a influência em nossa sociedade. Mas a sua personalidade, maneira de ser e de comportamento e principalmente crença

    Por: JOANA PESSOA CARVALHOl Educação> Ensino Superiorl 28/05/2013 lAcessos: 140
    MARIA DAS GRAÇAS TELES MARTINS

    Este texto, originário de uma entrevista com alunos, tem como foco o desenvolvimento da temática da agressão entre alunos no ambiente escolar e virtual -o bullying e cyberbullying. O fenômeno Cyberbullying vem se tornando mais constante e presente fora do ambiente escolar acarretando diversas conseqüências físicas e psíquicas, o que é, sem dúvida, prejudicial para a vida de crianças, adolescentes e jovens.

    Por: MARIA DAS GRAÇAS TELES MARTINSl Educação> Educação Infantill 25/03/2012 lAcessos: 416
    Joice Lima Santana

    A temática cyberbullying agressão escolar deve ser debatida nas escolas, sendo um assunto muito importante, que surge da influência das relações de poder que estão presentes entre adolescentes, jovens escolares, sobre seus colegas e, até mesmo, educadores.

    Por: Joice Lima Santanal Educaçãol 24/11/2012 lAcessos: 84

    Instituições escolares e educadores de todos os níveis educacionais discutem o processo de Inclusão escolar. Preocupações voltadas para aspectos materiais, são relatadas a todo momento, mas nem só desses aspectos o processo se fará. É necessário que se faça um preparo para aceitação da inclusão escolar desde a Educação Infantil, quando a criança ainda não sabe discriminar seus colegas e pode ser facilmente incentivada a se manter afastada de todos que transcendem a sua cultura.

    Por: Angela Adriana de Almeida Limal Relacionamentos> Relações Amorosasl 20/07/2008 lAcessos: 14,277 lComentário: 9

    Este trabalho científico contempla de maneira sucinta a Educação Inclusiva e a importância do psicopedagogo na área social e educacional, em especial a inclusão das crianças e adolescentes no âmbito da educação do Ensino Infantil ao Ensino Superior como também as questões de fazer valer à integração das leis na educação e da concepção da Psicopedagogia na formação das pessoas com necessidades especiais no âmbito escolar e social, utilizando a Prática pedagógica, da afetividade, da dedicação e do

    Por: Maria Ivanilda Campos Pinheirol Educação> Educação Infantill 02/12/2011 lAcessos: 2,164
    marlucia pontes gomes de jesus

    O artigo apresenta as opiniões de várias personalidades sobre o Parecer CNE/CEB nº. 15/ 2010 que dá "orientações para que a Secretaria de Educação do Distrito Federal se abstenha de utilizar material que não se coadune com as políticas públicas para uma educação antirracista", para, em seguida, apresentar os fundamentos em que o Conselho Nacional de Educação se baseou na elaboração do documento. Critica veementemente as pessoas e grupos que expressaram opiniõs sem conhecer o teor do documento.

    Por: marlucia pontes gomes de jesusl Educaçãol 25/03/2011 lAcessos: 1,592
    Dalila Costa Santos

    Este artigo faz uma abordagem sobre os desafios da inclusão escolar na contemporaneidade, por se tratar de um tema cada vez mais discutido na atualidade, tendo em vista sua grande relevância, já que tem como finalidade a garantia de uma educação igualitária, uma educação inclusiva de fato. A escolha do tema deu-se devido a educação inclusiva ter como desígnio a promoção de práticas pedagógicas que considerem a individualidade dos alunos e seu modo característico de lidar com a aprendizagem.

    Por: Dalila Costa Santosl Educação> Ciêncial 03/06/2014 lAcessos: 91
    Paulo Azze

    Explicações sobre a corrente elétrica alternada (CA), seus os componentes (ativos e reativos) e o seu cálculo de forma simplificada.

    Por: Paulo Azzel Educação> Ciêncial 15/09/2014
    Paulo Azze

    Aborda aspectos relacionados ao comprimento das resistências de chuveiros, atendendo uma dúvida de amigo sobre questões do ENAD.

    Por: Paulo Azzel Educação> Ciêncial 15/09/2014
    Ademar dos Santos Lima

    Este trabalho teve como objetivo o estudo e esclarecimento sobre o dilema da teoria social, por meio de pesquisas bibliográficas e documental, com base nos artigos científicos de Dalbosco (2010), Carvalho (2013), Lília (2009), Morigi (2004), Netto (2012 e Maia in Connell (2009).

    Por: Ademar dos Santos Limal Educação> Ciêncial 04/09/2014 lAcessos: 22
    Ademar dos Santos Lima

    Resumo O presente artigo teve como finalidade, efetuar uma análise acerca da Teoria das Representações Sociais (TRS) e possível aplicação desta no âmbito de pesquisas em educação. Tratou-se, portanto, de um texto especificamente teórico e de pesquisa qualitativa, o qual teve como embasamento teórico os textos em teoria das representações sociais de Prado e Azevedo (2011), Rateau et al (2012), Mazzotti (1994) e, a técnica de investigação empregada foi bibliográfica e documental. Palav

    Por: Ademar dos Santos Limal Educação> Ciêncial 04/09/2014
    Luddy Travassos

    Os indivíduos que sofreram lesão no Sistema Nervoso Central, que comprometeram os neurônios motores, na coordenação dos impulsos, demasias dos reflexos, espasmos, alterações da fala e conduções, também podem ser apercebidas pelos familiares do paciente através de alterações comportamentais cotidianas desde a sudorese, anestesia labial, tremor de mãos e pés, e qualquer anomalia derivada de distúrbios de estresses ou demais descargas de tensão.

    Por: Luddy Travassosl Educação> Ciêncial 31/08/2014

    Sugestões com técnicas de estudo e leitura. Texto destinado a estudantes do ensino médio. pode ser aproveitado por todo leitor

    Por: NERI P. CARNEIROl Educação> Ciêncial 10/08/2014

    Ensinar as crianças a ler, a escrever e a se expressar de maneira competente na língua portuguesa é o grande desafio dos professores das quatro primeiras séries do Ensino Fundamental. Existem mudanças importantes sendo realizadas: vários Estados estão remodelando seus currículos e investe-se mais na atualização dos professores.

    Por: Lecy Aparecida Martinsl Educação> Ciêncial 28/07/2014 lAcessos: 30
    Milene Macedo

    O mundo e os seres vivos não são constituídos por substâncias puras, no dia a dia a maioria dos sólidos, líquidos e gases aos quais se conhece são formados por misturas. Essas são constituídas por duas ou mais substâncias, e estão presentes no cotidiano de um laboratório e de indústrias. As misturas podem ser classificadas de diversas maneiras, por exemplo, como heterogêneas ou homogêneas. Muitas vezes os componentes de uma mistura são aplicáveis apenas quando separados.

    Por: Milene Macedol Educação> Ciêncial 15/07/2014 lAcessos: 45

    Estamos chegando aos nossos limites! Estamos a cada dia, mais e mais, cansados de tanta corrupção, de tanta falta de respeito e, portanto, de tanto descaso para com os valores éticos. O consumidor tem os olhos atentos e a tendência é que fiquem mais atentos ainda às empresas destituídas de ética.

    Por: Degmar Augusta da Silval Negócios> Gestãol 25/01/2009 lAcessos: 4,331 lComentário: 1

    Mas a questão aqui tratada não é sobre o que comprar ou não comprar para o natal...aqui queremos relembrar que o significado do natal é muito maior que presentes e se tivermos que presentear alguém, esse alguém é Jesus, entretanto podemos presentear Jesus e nossos irmãos ao mesmo tempo...podemos através de gestos ou atitudes alegrar corações, abrir sorrisos em rostos tristes, amparar os desamparados e devolver esperança aos que já não as tem.

    Por: Degmar Augusta da Silval Notícias & Sociedade> Cotidianol 17/12/2008 lAcessos: 405

    Embora nas últimas décadas os problemas ambientais tenham ganhando importância e grande espaço nas discussões políticas, necessário esclarecer que as primeiras preocupações com a qualidade do ar datam de longe, já na era pré-cristã, sendo tal fato devido ao uso do carvão como combustível, uma vez que as cidades dessa época apresentavam problemas relacionados à baixa qualidade do ar. Face do agravamento da situação nas cidades da era pré-cristã, no final do séc. XIII foram baixados os primeiros atos de controle de emissão de fumaça.

    Por: Degmar Augusta da Silval Notícias & Sociedade> Meio Ambientel 05/12/2008 lAcessos: 13,758

    É bom ressaltar, que tais atitudes não devem se ater à épocas natalinas...onde todo cidadão enche o peito para dizer: eu ajudei a creche tal...eu comprei fraudas pro asilo fulano de tal...nós da empresa X promovemos uma arrecadação de alimentos. Que fique bem claro: Ser socialmente responsável não é nenhum favor prestado pela empresa e sim o complemento de um ciclo, uma vez que a empresa extrai da sociedade e do meio ambiente, recursos para sua produção.

    Por: Degmar Augusta da Silval Notícias & Sociedade> Meio Ambientel 21/11/2008 lAcessos: 242

    Poucas são as pessoas que passam por nossas vidas e nos amam pelo que somos e não pelo que temos, e raras são as que nos acompanham nos piores momentos... por serem tão raras deveríamos dar mais valor as que estão ou estiveram ao nosso lado, pois um dia elas nos farão falta...

    Por: Degmar Augusta da Silval Relacionamentos> Relações Amorosasl 24/10/2008 lAcessos: 265

    Uma educação sem fronteiras e que trabalhe no sentido de mitigar as diferenças existentes, não é tarefa fácil, requer preparo por parte do professor, uma vez que para lidar com as adversidades é necessário compreender como elas se manifestam e em que contexto. Entretanto o professor que acolhe seus alunos, sendo um professor reflexivo que percebe e respeita as diferenças de cada um, constrói um ambiente de igualdade, sem fronteiras e propicia uma segurança que refletirá em um melhor e maior aprendizado.

    Por: Degmar Augusta da Silval Educação> Ciêncial 23/10/2008 lAcessos: 10,735

    A proposta de uma educação voltada para a diversidade coloca aos educadores o grande desafio de estarem atentos às diferenças econômicas, sociais e raciais e ainda e buscarem o domínio de um saber crítico que permita interpretá-las.

    Por: Degmar Augusta da Silval Educação> Ciêncial 23/10/2008 lAcessos: 3,634

    A área educacional não se isola neste contexto e as diferenças transformadas em preconceito acarretam serios problemos ao educando. Há que se levar em consideração que o educando ao se sentir discriminado - seja por ser gordinho, negro, magro, pobre, enfim qualquer que seja a forma de discriminação – não obterá grandes resultados em sua formação educacional. O pre conceito é uma violencia praticada por ação ou omissão!

    Por: Degmar Augusta da Silval Educação> Ciêncial 23/10/2008 lAcessos: 1,230

    Comments on this article

    0
    alexia 09/11/2011
    parabens pelo seu trabalho gostei muito ;amei seu artigo estava precisando no trabalho
    0
    mih vandi 08/07/2011
    o trabalho feito nas escolas vem sendo muito importante para acabar com o preconceito
    e o bullying entan para acabar com isso n pratique
    1
    waldemar 17/05/2011
    necessito de apoio pra desenvolver um tema sobre a descriminação
    0
    bruna 10/04/2011
    ameiiiiiiiiiiiiiiiiiii seu trabalho
    0
    Daniel Caraúna 31/05/2010
    Prezada Dra.

    Parabenizo pelo artigo publicado e ensejo no envio, se possível, dos dados bibliográficos.

    Grato

    Dr. Daniel Caraúna
    0
    Sarah Torquato 02/03/2010
    Esse texto é o melhor de todos que eu pesquizei
    pois a Historia do que se trata é perfeitamente completa é bem resumida.
    PARABÉNS.
    0
    Joelma 26/02/2010
    Amei o seu artigo, me ajudou num trabalho que estava fazendo.
    1
    Emilly 29/11/2009
    Muuito bom o seu artigo sobre a discriminação na escola!
    Paraabéns :)
    3
    Ariane Jéssica 05/08/2009
    o preconceito é a covardia de não se por
    no lugar do outro e uma das maiores covardias do ser humano.;!...
    4
    alyne ramos 11/03/2009
    esse artigo é um artigo que me ajudou muito,ele é bem compreensivel
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast