As Faces Da Globalização

Publicado em: 22/04/2008 |Comentário: 4 | Acessos: 10,014 |

As Faces da Globalização

O que é Globalização? Quais são os aspectos gerais desse fundamental tema da ciência geográfica? O referido fenômeno é uma etapa avançada do sistema socioeconômico capitalista ou um processo de integração mundial essencialmente econômico. Os “mundos” relativamente isolados do passado deram lugar a um mundo em rede (sistêmico), ou seja, um planeta com relevantes conexões entre nações.

Existem duas perspectivas divergentes no estudo da mundialização. A primeira se refere ao “encolhimento do mundo”. A segunda refere-se à percepção que o mesmo é amplo ou gigantesco. Isso está relacionado ao significativo desenvolvimento ou incremento tecnológico que “encurtou as distâncias”, a intensa fluidez do espaço global (circulação de capitais, pessoas, informações, matéria-prima e mercadorias), ao surgimento de redes complexas de comunicação / transporte no planeta e a rapidez que as informações chegam até as unidades domiciliares de uma parcela da população, isso releva a complexidade do mundo contemporâneo, ao contrário do planeta antes da globalização, onde as informações vagarosamente chegavam as localidades e muitas não chegavam até alguns lugares, devido a diversos fatores de ordem histórica e geográfica.


Com relação ao que foi mencionado acima, pode-se constatar que a mundialização tornou homogêneo o espaço mundial? Certamente não, esse fenômeno acirrou as desigualdades sociais e regionais, ou seja, tornou heterogêneo o espaço global. A integração é relativa, porque existem áreas que estão praticamente fechadas ou estabelecem relações inexpressivas com o mundo, por exemplo, o continente africano e a Amazônia do Brasil. Esses espaços estão à margem dos grandes fluxos de pessoas e capitais.

O fenômeno dinamizou a economia de determinadas regiões, enquanto outras permaneceram economicamente estagnadas ou tiveram suas situações agravadas pelo processo, com isso, as possibilidades de inserção e ascensão no âmbito profissional são maiores para os cidadãos que vivem em cidades onde o capital está fortemente instalado e são menores para aqueles que vivem em “municípios rurais” insignificantes dentro de uma lógica própria do capital (nacional e multinacional). Isso não quer dizer que a oferta de emprego nas Metrópoles ou mesmo nas cidades de porte médio é excelente, nessas também há desemprego e subemprego.

Portanto, a globalização é um fenômeno geográfico abrangente com conseqüências e contradições. Essa organizou o mundo em rede trazendo facilidades / vantagens para os negócios mundiais, preferencialmente para os mega-empresários (proprietários de empresas transnacionais) ou agentes econômicos e ao mesmo tempo aprofundou as disparidades sociais e regionais.

Avaliar artigo
5
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 18 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/ciencia-artigos/as-faces-da-globalizacao-393645.html

    Palavras-chave do artigo:

    globalizacao espaco sociedade

    Comentar sobre o artigo

    A religião durante séculos demonstrou ter um papel determinante na vida do ser humano, sendo atribuído um dos pilares que sustentou as civilizações no decorrer do tempo e na transformação do espaço geográfico, sendo o que indica uma ética na qual o individuo escolheria com maior ou menor nível de autoconsciência, a abertura de sua "salvação" perante as crenças "irracionais" corretamente a esfera da religião, se considera que as religiões universais tendo um papel importante na civilização.

    Por: Fábiol Religião & Esoterismo> Religiãol 01/07/2010 lAcessos: 1,188

    O presente artigo almeja a análise da ruptura do paradigma do desenvolvimento sustentável proposto na Conferência do Rio 92, em face de uma perspectiva problemática dos efeitos da globalização no cenário da cooperação internacional. Tais efeitos correspondem às dificuldades que a globalização representa para a imposição do desenvolvimento sustentável, visto que aquela é produtora de mudanças nos padrões de produção e consumo. Após tal análise, aspira-se construir estratégias e medidas que possib

    Por: thalissa fernandal Educação> Ensino Superiorl 28/07/2011 lAcessos: 968

    As novas diretrizes da educação de jovens e adultos, em face de globalização e as exigências da escolaridade, o significado da intervenção dos compradores da mão-de-obra na oferta da educação aos trabalhadores. Pesquisa realizada de forma semi-intensiva, teoricamente fundamentada em Survey

    Por: Jorge Rocha Gonçalvesl Educação> Ensino Superiorl 14/04/2010 lAcessos: 1,391
    Valdec Romero Castelo Branco

    O trabalho procura destacar a atualidade do questionamento do padrão sistêmico de integração econômica difundido no pós-Segunda Guerra – a globalização. Discute-se os problemas do baixo dinamismo econômico no País na década de 1980 e 1990 e suas repercussões sobre os níveis de emprego. trata-se, também, do problema da educação como fator-chave na explicação da exclusão social no País. Na última parte analisa a questão demográfica e a sua inter-relação com a família.

    Por: Valdec Romero Castelo Brancol Educaçãol 20/07/2010 lAcessos: 3,502
    Vanessa Elenia de Brito Masullo

    Resumo: Pretende-se com esse trabalho realizar uma reflexão à luz de novos ideários, que surgiram desde a década de 90, os quais puderam em primeira mão realizar um prognóstico sobre o arcabouço ideológico do neoliberalismo. E possibilitar uma reflexão no intuito de provocar uma real apropriação pelos cidadãos do controle do seu próprio país, despertando-os para a permissividade excessiva estatal, pois assim está fundamentado na Constituição que “todo poder emana do povo”.

    Por: Vanessa Elenia de Brito Masullol Direitol 25/11/2009 lAcessos: 1,176

    O presente texto não tem a pretensão de esgotar os conhecimentos sobre a relação Estado-Sociedade, bem pelo contrario, tal tema é bastante amplo e complexo, sendo impossível conceituar o mesmo em poucas palavras, ate mesmo por que se trata de pontos de vistas distintos sobre o mesmo assunto

    Por: Robson Stigarl Educação> Ensino Superiorl 22/03/2010 lAcessos: 3,820

    Agregado aO contexto Do capitalismo no seu processo de expansão avassalador mais recente, tem trazido uma carta na manga que é Globalização um fenômeno que busca formas ou técnicas para deixar o mundo cada vez mais global. Sofrer a influência da nova ordem mundial e dos efeitos globalização não é um mérito somente das transnacionais, multinacionais ou mesmo dos detentores do capital mundial, a globalização está no dia – a – dia das populações do mundo inteiro.

    Por: SERGIO DARIO BALDIl Educaçãol 01/11/2009 lAcessos: 14,295 lComentário: 2

    O artigo pretende discutir a reestruturação do Sistema Capitalista pós- quebra dos acordos de Bretton Woods, suas relações com a reforma neoliberal iniciada nos anos 1980 e implementada no Brasil a partir da década de 1990. Aborda as reações da sociedade civil, pelo efetivo atendimento de demandas universais listadas na Constituição de 1988 no Brasil, e pela regulamentação legal de novos anseios sociais.

    Por: João Carlos Peixel Notícias & Sociedade> Polítical 02/08/2011 lAcessos: 764
    Elizeu Vieira Moreira

    Reflete sobre o fazer pedagógico, o método e a metodologia circunscritos no conjunto das demais questões sociais que fazem parte do contexto sócio-cultural-econômico propugnado pelo capitalismo globalitarizado e neoliberalizado. Analisa os efeitos que o modelo racionalista de qualidade (e eficiência) da educação propugnado pelo Banco Mundial (apoiado pela UNICEF, UNESCO, PNUD) teve sobre o fazer pedagógico, o método e a metodologia...

    Por: Elizeu Vieira Moreiral Educação> Ciêncial 02/07/2011 lAcessos: 713

    Por um longo tempo, as ciências formaram uma grande unidade conhecida como filosofia Natural. Praticamente qualquer atividade desenvolvida no mundo atual envolve uma inter-relação entre as várias ciências e foi pensando nisso que o presente trabalho foi proposto para alguns alunos do 1° ano do ensino médio inovador, visando uma relação entre a física e a Biologia "Biofísica" .

    Por: anacleil Educação> Ciêncial 17/11/2014 lAcessos: 12

    Cientistas não encontraram registros escritos, mas desenhos em grutas, desenhos em objetos, construções, pinturas e outros. Surgimento da civilização no mundo e que os filósofos também ajudaram no conhecimento científico.

    Por: ANA MARIA LIBARDIl Educação> Ciêncial 16/11/2014

    Novos conceitos e procedimentos na área de Ciência explicações, mudanças, identificação do Universo. Primeiros aperfeiçoamentos de novas técnicas,contribuições e avanços.

    Por: ANA MARIA LIBARDIl Educação> Ciêncial 16/11/2014
    JORGE FLOQUET

    Necessariamente faço aqui a observação de que não estou fazendo nenhuma apologia ao tema referenciado, uma vez que nem se quer faço uso de quaisquer tipos de drogas lícitas (ex.: não bebo e nem fumo cigarro de qualquer espécie). Todavia, fico abismado como o governo federal e suas agências reguladoras tomam decisões somente quando uma rede de TV aberta se pronuncia, insistentemente, sobre um determinado assunto. Isso é ser governo ou ser governado?

    Por: JORGE FLOQUETl Educação> Ciêncial 13/11/2014
    Marcos Eleveen

    Em tempos de internet em todos os lugares e ao alcance de pessoas de todas as idades, a tecnologia fica cada dia mais acessível. Já postamos diversos projetos que ensinam programação à crianças, não que todos seremos programadores, mas se familiarizar com a linguagem das máquinas será tão importante quanto foi aprender inglês a 20 anos.

    Por: Marcos Eleveenl Educação> Ciêncial 10/11/2014

    Veja formas de elevar ao quadrado sistemas de equação.métodos Bascara e métodos desconhecidos...

    Por: Edvaldo morais dos santosl Educação> Ciêncial 06/11/2014 lAcessos: 14
    Luana Souza

    O presente artigo vislumbra apresentar discussões e esclarecimentos sobre a teoria das representações sociais, sua relevância enquanto instrumento de pesquisa, principalmente, no campo educacional. Para tanto, fundamenta-se teoricamente sob a égide de MOSCOVICI (2013), SOUSA et all (2012), GUARESCHI (1996), apresentando breve conceituação e argumentos que tornam relevantes sua compreensão em contexto educacional.

    Por: Luana Souzal Educação> Ciêncial 18/10/2014 lAcessos: 16

    Vejamos casos de proporções em equações: (2,1) 2x+3y=7 3x+2y=8 Somasse as igualdades.7+8=15 Em seguida divide-se com a soma da equação . 15:5:2=6 será o cruzamento do 2. 15:5:3=9 será o cruzamento do 3.

    Por: Edvaldo morais dos santosl Educação> Ciêncial 09/10/2014 lAcessos: 27

    A Geografia ajuda-nos a compreender esse mundo complexo onde nascemos e crescemos, isto é, o espaço construído e constantemente transformado pela sociedade, além disto, nos auxilia a entender o modo como os fenômenos sociais ou geográficos refletem em nossas vidas. Nós somos parte deste mundo e estamos sempre interagindo com o mesmo.

    Por: MÁRCIO ANDRADE LYRIO BALDESl Educação> Ciêncial 10/04/2009 lAcessos: 6,174

    A desigualdade social é grande em nosso país e para mudar essa realidade é preciso haver investimentos em várias áreas, inclusive na educação pública.

    Por: MÁRCIO ANDRADE LYRIO BALDESl Ciênciasl 04/04/2009 lAcessos: 710

    Comments on this article

    -5
    juliana 03/11/2009
    ola juliana!em todos esses anos essa época foi muito umteressate....bjs para todos....
    -2
    julianna 03/11/2009
    todos isso que nos já vimos é muito importate tem varios coisas importates nesse texto.....
    -2
    walace 22/07/2009
    muito bom seu site obrigadão!
    -2
    erinaldo 28/03/2009
    obrigado o seu site e oltimo.
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast