As Faces Da Globalização

Publicado em: 22/04/2008 |Comentário: 4 | Acessos: 9,919 |

As Faces da Globalização

O que é Globalização? Quais são os aspectos gerais desse fundamental tema da ciência geográfica? O referido fenômeno é uma etapa avançada do sistema socioeconômico capitalista ou um processo de integração mundial essencialmente econômico. Os “mundos” relativamente isolados do passado deram lugar a um mundo em rede (sistêmico), ou seja, um planeta com relevantes conexões entre nações.

Existem duas perspectivas divergentes no estudo da mundialização. A primeira se refere ao “encolhimento do mundo”. A segunda refere-se à percepção que o mesmo é amplo ou gigantesco. Isso está relacionado ao significativo desenvolvimento ou incremento tecnológico que “encurtou as distâncias”, a intensa fluidez do espaço global (circulação de capitais, pessoas, informações, matéria-prima e mercadorias), ao surgimento de redes complexas de comunicação / transporte no planeta e a rapidez que as informações chegam até as unidades domiciliares de uma parcela da população, isso releva a complexidade do mundo contemporâneo, ao contrário do planeta antes da globalização, onde as informações vagarosamente chegavam as localidades e muitas não chegavam até alguns lugares, devido a diversos fatores de ordem histórica e geográfica.


Com relação ao que foi mencionado acima, pode-se constatar que a mundialização tornou homogêneo o espaço mundial? Certamente não, esse fenômeno acirrou as desigualdades sociais e regionais, ou seja, tornou heterogêneo o espaço global. A integração é relativa, porque existem áreas que estão praticamente fechadas ou estabelecem relações inexpressivas com o mundo, por exemplo, o continente africano e a Amazônia do Brasil. Esses espaços estão à margem dos grandes fluxos de pessoas e capitais.

O fenômeno dinamizou a economia de determinadas regiões, enquanto outras permaneceram economicamente estagnadas ou tiveram suas situações agravadas pelo processo, com isso, as possibilidades de inserção e ascensão no âmbito profissional são maiores para os cidadãos que vivem em cidades onde o capital está fortemente instalado e são menores para aqueles que vivem em “municípios rurais” insignificantes dentro de uma lógica própria do capital (nacional e multinacional). Isso não quer dizer que a oferta de emprego nas Metrópoles ou mesmo nas cidades de porte médio é excelente, nessas também há desemprego e subemprego.

Portanto, a globalização é um fenômeno geográfico abrangente com conseqüências e contradições. Essa organizou o mundo em rede trazendo facilidades / vantagens para os negócios mundiais, preferencialmente para os mega-empresários (proprietários de empresas transnacionais) ou agentes econômicos e ao mesmo tempo aprofundou as disparidades sociais e regionais.

Avaliar artigo
5
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 18 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/ciencia-artigos/as-faces-da-globalizacao-393645.html

    Palavras-chave do artigo:

    globalizacao espaco sociedade

    Comentar sobre o artigo

    A religião durante séculos demonstrou ter um papel determinante na vida do ser humano, sendo atribuído um dos pilares que sustentou as civilizações no decorrer do tempo e na transformação do espaço geográfico, sendo o que indica uma ética na qual o individuo escolheria com maior ou menor nível de autoconsciência, a abertura de sua "salvação" perante as crenças "irracionais" corretamente a esfera da religião, se considera que as religiões universais tendo um papel importante na civilização.

    Por: Fábiol Religião & Esoterismo> Religiãol 01/07/2010 lAcessos: 1,157

    As novas diretrizes da educação de jovens e adultos, em face de globalização e as exigências da escolaridade, o significado da intervenção dos compradores da mão-de-obra na oferta da educação aos trabalhadores. Pesquisa realizada de forma semi-intensiva, teoricamente fundamentada em Survey

    Por: Jorge Rocha Gonçalvesl Educação> Ensino Superiorl 14/04/2010 lAcessos: 1,385

    O presente artigo almeja a análise da ruptura do paradigma do desenvolvimento sustentável proposto na Conferência do Rio 92, em face de uma perspectiva problemática dos efeitos da globalização no cenário da cooperação internacional. Tais efeitos correspondem às dificuldades que a globalização representa para a imposição do desenvolvimento sustentável, visto que aquela é produtora de mudanças nos padrões de produção e consumo. Após tal análise, aspira-se construir estratégias e medidas que possib

    Por: thalissa fernandal Educação> Ensino Superiorl 28/07/2011 lAcessos: 927
    Valdec Romero Castelo Branco

    O trabalho procura destacar a atualidade do questionamento do padrão sistêmico de integração econômica difundido no pós-Segunda Guerra – a globalização. Discute-se os problemas do baixo dinamismo econômico no País na década de 1980 e 1990 e suas repercussões sobre os níveis de emprego. trata-se, também, do problema da educação como fator-chave na explicação da exclusão social no País. Na última parte analisa a questão demográfica e a sua inter-relação com a família.

    Por: Valdec Romero Castelo Brancol Educaçãol 20/07/2010 lAcessos: 3,442
    Vanessa Elenia de Brito Masullo

    Resumo: Pretende-se com esse trabalho realizar uma reflexão à luz de novos ideários, que surgiram desde a década de 90, os quais puderam em primeira mão realizar um prognóstico sobre o arcabouço ideológico do neoliberalismo. E possibilitar uma reflexão no intuito de provocar uma real apropriação pelos cidadãos do controle do seu próprio país, despertando-os para a permissividade excessiva estatal, pois assim está fundamentado na Constituição que “todo poder emana do povo”.

    Por: Vanessa Elenia de Brito Masullol Direitol 25/11/2009 lAcessos: 1,166

    O presente texto não tem a pretensão de esgotar os conhecimentos sobre a relação Estado-Sociedade, bem pelo contrario, tal tema é bastante amplo e complexo, sendo impossível conceituar o mesmo em poucas palavras, ate mesmo por que se trata de pontos de vistas distintos sobre o mesmo assunto

    Por: Robson Stigarl Educação> Ensino Superiorl 22/03/2010 lAcessos: 3,682

    Agregado aO contexto Do capitalismo no seu processo de expansão avassalador mais recente, tem trazido uma carta na manga que é Globalização um fenômeno que busca formas ou técnicas para deixar o mundo cada vez mais global. Sofrer a influência da nova ordem mundial e dos efeitos globalização não é um mérito somente das transnacionais, multinacionais ou mesmo dos detentores do capital mundial, a globalização está no dia – a – dia das populações do mundo inteiro.

    Por: SERGIO DARIO BALDIl Educaçãol 01/11/2009 lAcessos: 13,952 lComentário: 2

    O artigo pretende discutir a reestruturação do Sistema Capitalista pós- quebra dos acordos de Bretton Woods, suas relações com a reforma neoliberal iniciada nos anos 1980 e implementada no Brasil a partir da década de 1990. Aborda as reações da sociedade civil, pelo efetivo atendimento de demandas universais listadas na Constituição de 1988 no Brasil, e pela regulamentação legal de novos anseios sociais.

    Por: João Carlos Peixel Notícias & Sociedade> Polítical 02/08/2011 lAcessos: 702
    Elizeu Vieira Moreira

    Reflete sobre o fazer pedagógico, o método e a metodologia circunscritos no conjunto das demais questões sociais que fazem parte do contexto sócio-cultural-econômico propugnado pelo capitalismo globalitarizado e neoliberalizado. Analisa os efeitos que o modelo racionalista de qualidade (e eficiência) da educação propugnado pelo Banco Mundial (apoiado pela UNICEF, UNESCO, PNUD) teve sobre o fazer pedagógico, o método e a metodologia...

    Por: Elizeu Vieira Moreiral Educação> Ciêncial 02/07/2011 lAcessos: 697
    Paulo Azze

    Explicações sobre a corrente elétrica alternada (CA), seus os componentes (ativos e reativos) e o seu cálculo de forma simplificada.

    Por: Paulo Azzel Educação> Ciêncial 15/09/2014
    Paulo Azze

    Aborda aspectos relacionados ao comprimento das resistências de chuveiros, atendendo uma dúvida de amigo sobre questões do ENAD.

    Por: Paulo Azzel Educação> Ciêncial 15/09/2014
    Ademar dos Santos Lima

    Este trabalho teve como objetivo o estudo e esclarecimento sobre o dilema da teoria social, por meio de pesquisas bibliográficas e documental, com base nos artigos científicos de Dalbosco (2010), Carvalho (2013), Lília (2009), Morigi (2004), Netto (2012 e Maia in Connell (2009).

    Por: Ademar dos Santos Limal Educação> Ciêncial 04/09/2014 lAcessos: 21
    Ademar dos Santos Lima

    Resumo O presente artigo teve como finalidade, efetuar uma análise acerca da Teoria das Representações Sociais (TRS) e possível aplicação desta no âmbito de pesquisas em educação. Tratou-se, portanto, de um texto especificamente teórico e de pesquisa qualitativa, o qual teve como embasamento teórico os textos em teoria das representações sociais de Prado e Azevedo (2011), Rateau et al (2012), Mazzotti (1994) e, a técnica de investigação empregada foi bibliográfica e documental. Palav

    Por: Ademar dos Santos Limal Educação> Ciêncial 04/09/2014
    Luddy Travassos

    Os indivíduos que sofreram lesão no Sistema Nervoso Central, que comprometeram os neurônios motores, na coordenação dos impulsos, demasias dos reflexos, espasmos, alterações da fala e conduções, também podem ser apercebidas pelos familiares do paciente através de alterações comportamentais cotidianas desde a sudorese, anestesia labial, tremor de mãos e pés, e qualquer anomalia derivada de distúrbios de estresses ou demais descargas de tensão.

    Por: Luddy Travassosl Educação> Ciêncial 31/08/2014

    Sugestões com técnicas de estudo e leitura. Texto destinado a estudantes do ensino médio. pode ser aproveitado por todo leitor

    Por: NERI P. CARNEIROl Educação> Ciêncial 10/08/2014

    Ensinar as crianças a ler, a escrever e a se expressar de maneira competente na língua portuguesa é o grande desafio dos professores das quatro primeiras séries do Ensino Fundamental. Existem mudanças importantes sendo realizadas: vários Estados estão remodelando seus currículos e investe-se mais na atualização dos professores.

    Por: Lecy Aparecida Martinsl Educação> Ciêncial 28/07/2014 lAcessos: 30
    Milene Macedo

    O mundo e os seres vivos não são constituídos por substâncias puras, no dia a dia a maioria dos sólidos, líquidos e gases aos quais se conhece são formados por misturas. Essas são constituídas por duas ou mais substâncias, e estão presentes no cotidiano de um laboratório e de indústrias. As misturas podem ser classificadas de diversas maneiras, por exemplo, como heterogêneas ou homogêneas. Muitas vezes os componentes de uma mistura são aplicáveis apenas quando separados.

    Por: Milene Macedol Educação> Ciêncial 15/07/2014 lAcessos: 41

    A Geografia ajuda-nos a compreender esse mundo complexo onde nascemos e crescemos, isto é, o espaço construído e constantemente transformado pela sociedade, além disto, nos auxilia a entender o modo como os fenômenos sociais ou geográficos refletem em nossas vidas. Nós somos parte deste mundo e estamos sempre interagindo com o mesmo.

    Por: MÁRCIO ANDRADE LYRIO BALDESl Educação> Ciêncial 10/04/2009 lAcessos: 6,149

    A desigualdade social é grande em nosso país e para mudar essa realidade é preciso haver investimentos em várias áreas, inclusive na educação pública.

    Por: MÁRCIO ANDRADE LYRIO BALDESl Ciênciasl 04/04/2009 lAcessos: 696

    Comments on this article

    -4
    juliana 03/11/2009
    ola juliana!em todos esses anos essa época foi muito umteressate....bjs para todos....
    -1
    julianna 03/11/2009
    todos isso que nos já vimos é muito importate tem varios coisas importates nesse texto.....
    -3
    walace 22/07/2009
    muito bom seu site obrigadão!
    -3
    erinaldo 28/03/2009
    obrigado o seu site e oltimo.
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast