Circuito comutador com duas lâmpadas

Publicado em: 25/08/2011 |Comentário: 0 | Acessos: 268 |

Dando seguimento ao estudo do circuito de lanterna, vamos nesta mini-aula complicar um pouco as coisas, estudando um circuito em que em vez de uma lâmpada, terá duas lâmpadas que poderá ligar alternadamente com um comutador. Qual a diferença entre um comutador e um interruptor?

Um circuito deste tipo, chama-se circuito comutador. Dá-se esta designação já que é possível comutar entre uma coisa e outra. Neste caso, podemos comutar entre ligar a lâmpada vermelha ou a lâmpada verde.

Num circuito em que existe um interruptor (e não um comutador), como é o exemplo do circuito de lanterna estudado na última aula, interrompe-se, ou não se interrompe, a corrente que vai para determinado dispositivo, naquele caso, uma lâmpada (a lâmpada apaga quando se interrompe a corrente e a lâmpada acende quando não se interrompe e se deixa circular a corrente).

As aplicações para um circuito comutador são várias, como por exemplo, assinalar se um aparelho se encontra desligado (luz vermelha) ou ligado (luz verde).

Esquema do circuito de uma lanterna com interruptor abertoEsquema 1- Circuito de LanternaEsquema de um circuito comutador com duas lâmpadas

Esquema 2 – Circuito comutador

(Poderá consultar a aula sobre Simbologia electrónica, afim de ser auxiliado no significado de cada símbolo dos esquemas)

Comparando os dois circuitos, o circuito de lanterna do esquema 1 e o circuito que estamos a estudar, o circuito comutador do esquema 2, constatamos duas diferenças:

  • No circuito de lanterna temos uma lâmpada e no circuito comutador, temos duas.
  • No circuito de lanterna temos um interruptor, enquanto no circuito comutador existe um comutador. São semelhantes, mas diferem, na medida em que um comutador permite comutar (ou trocar) a passagem de corrente de um circuito para outro, ou neste caso, da lâmpada vermelha para a lâmpada verde, e vice-versa, mas nunca para as duas ao mesmo tempo.

Há que relembrar que, tal como no circuito de lanterna, que a tensão da lâmpada vermelha e da verde, terá que ser sempre igual ou superior à tensão da pilha, para as proteger de sobrecarga e de ficarem inutilizadas (fundidas).

Tal como se estudou o interruptor, nas aulas de simbologia electrónica e do circuito de lanterna e foi possível saber mais sobre a sua função e simbologia, verifiquemos agora a símbologia do comutador, que se assemelha bastante à do interruptor:

Esquema 3:
Símbolo do comutador, nas duas posições que pode tomar – passando a corrente de A para B (na primeira imagem) e passando a corrente de A para C (na segunda imagem)
Circuito comutador na Posição B

Como se pode verificar no esquema 3, nas duas imagens, este comutador pode assumir duas posições. No terminal A é feita a entrada de corrente, sendo os terminais B e C os terminais de saída da corrente.

No primeiro esquema a corrente passa de A para B (ficando C sem corrente), enquanto que no segundo esquema a corrente passa de A para C (ficando B sem corrente).Circuito-Comutador-com-duas-lampadas-comutador-posicao-C

O circuito comutador, apresentado nesta aula, tem o inconveniente de estar sempre ligado, estando sempre alguma das lâmpadas acesas. Por essa razão, não será complicado, conciliar o circuito de lanterna e este circuito comutador, para podermos desligar o circuito, algo que será estudado numa próxima aula.

 

Esta e outras aulas disponíveis no nosso site Tecnologia do Globo

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 0 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/ciencia-artigos/circuito-comutador-com-duas-lampadas-5161427.html

    Palavras-chave do artigo:

    circuito

    ,

    circuito comutador

    ,

    comutador

    Comentar sobre o artigo

    Ricardo Miguel

    Nesta aula, vamos estudar o que é um circuito aberto e o que é um circuito fechado, eléctrica ou electronicamente falando.

    Por: Ricardo Miguell Educação> Ciêncial 26/08/2011 lAcessos: 2,205

    Principais topologias com a sua descrição, anel, estrela e barramento

    Por: Bruno Celio Simomural Tecnologia> TIl 24/06/2009 lAcessos: 7,925 lComentário: 4

    Por um longo tempo, as ciências formaram uma grande unidade conhecida como filosofia Natural. Praticamente qualquer atividade desenvolvida no mundo atual envolve uma inter-relação entre as várias ciências e foi pensando nisso que o presente trabalho foi proposto para alguns alunos do 1° ano do ensino médio inovador, visando uma relação entre a física e a Biologia "Biofísica" .

    Por: anacleil Educação> Ciêncial 17/11/2014 lAcessos: 12

    Cientistas não encontraram registros escritos, mas desenhos em grutas, desenhos em objetos, construções, pinturas e outros. Surgimento da civilização no mundo e que os filósofos também ajudaram no conhecimento científico.

    Por: ANA MARIA LIBARDIl Educação> Ciêncial 16/11/2014

    Novos conceitos e procedimentos na área de Ciência explicações, mudanças, identificação do Universo. Primeiros aperfeiçoamentos de novas técnicas,contribuições e avanços.

    Por: ANA MARIA LIBARDIl Educação> Ciêncial 16/11/2014
    JORGE FLOQUET

    Necessariamente faço aqui a observação de que não estou fazendo nenhuma apologia ao tema referenciado, uma vez que nem se quer faço uso de quaisquer tipos de drogas lícitas (ex.: não bebo e nem fumo cigarro de qualquer espécie). Todavia, fico abismado como o governo federal e suas agências reguladoras tomam decisões somente quando uma rede de TV aberta se pronuncia, insistentemente, sobre um determinado assunto. Isso é ser governo ou ser governado?

    Por: JORGE FLOQUETl Educação> Ciêncial 13/11/2014
    Marcos Eleveen

    Em tempos de internet em todos os lugares e ao alcance de pessoas de todas as idades, a tecnologia fica cada dia mais acessível. Já postamos diversos projetos que ensinam programação à crianças, não que todos seremos programadores, mas se familiarizar com a linguagem das máquinas será tão importante quanto foi aprender inglês a 20 anos.

    Por: Marcos Eleveenl Educação> Ciêncial 10/11/2014

    Veja formas de elevar ao quadrado sistemas de equação.métodos Bascara e métodos desconhecidos...

    Por: Edvaldo morais dos santosl Educação> Ciêncial 06/11/2014 lAcessos: 14
    Luana Souza

    O presente artigo vislumbra apresentar discussões e esclarecimentos sobre a teoria das representações sociais, sua relevância enquanto instrumento de pesquisa, principalmente, no campo educacional. Para tanto, fundamenta-se teoricamente sob a égide de MOSCOVICI (2013), SOUSA et all (2012), GUARESCHI (1996), apresentando breve conceituação e argumentos que tornam relevantes sua compreensão em contexto educacional.

    Por: Luana Souzal Educação> Ciêncial 18/10/2014 lAcessos: 15

    Vejamos casos de proporções em equações: (2,1) 2x+3y=7 3x+2y=8 Somasse as igualdades.7+8=15 Em seguida divide-se com a soma da equação . 15:5:2=6 será o cruzamento do 2. 15:5:3=9 será o cruzamento do 3.

    Por: Edvaldo morais dos santosl Educação> Ciêncial 09/10/2014 lAcessos: 27
    Ricardo Miguel

    Apesar da Internet e de muita informação, existem vários mitos e dúvidas sobre as mulheres, sobre a sexualidade e sobre o seu corpo. Descubra 10 verdades e mentiras sobre as mulheres.

    Por: Ricardo Miguell Lar e Família> Mulherl 21/04/2014 lAcessos: 50
    Ricardo Miguel

    Ninguém gosta de limpezas, muito menos quando chega a hora de limpar os seus sanitários. Neste artigo ensinamos as 5 dicas principais para limpar corretamente os seus sanitários.

    Por: Ricardo Miguell Casa & Jardiml 09/04/2014 lAcessos: 12
    Ricardo Miguel

    Já conhece a stevia? Porque este novo açúcar não é prejudicial para a saúde? Conheça todos os benefícios e as diferenças que existem em relação ao açúcar convencional.

    Por: Ricardo Miguell Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 02/04/2014 lAcessos: 52
    Ricardo Miguel

    Como surgiu a anestesia? Que tipos de anestesia existem? Para que serve e como é aplicada? Conheça a história e várias curiosidades sobre a anestesia.

    Por: Ricardo Miguell Ciências> Químical 31/03/2014 lAcessos: 36
    Ricardo Miguel

    Guia super completo com muitas dicas de como cuidar do seu bebé recem-nascido. Saiba com o alimentar, como cuidar dele, como reagir perante várias situações e muito mais.

    Por: Ricardo Miguell Lar e Família> Bebêsl 31/03/2014 lAcessos: 54
    Ricardo Miguel

    Conheça estas 8 dicas muito simples mas excelentes e bastante eficazes para perder peso e não engordar. Emagreça sem esforço e sem sofrimento, mudando pequenos hábitos do dia-a-dia.

    Por: Ricardo Miguell Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 27/03/2014 lAcessos: 34
    Ricardo Miguel

    Sabia que com algumas dicas simples pode manter a sua casa sempre arrumada e organizada? Conheça várias dicas que vão ajudar a poupar tempo e trabalho.

    Por: Ricardo Miguell Casa & Jardim> Decoraçãol 24/03/2014 lAcessos: 41
    Ricardo Miguel

    Saiba o que é a massagem shiatsu, em que consiste, como é realizada e conheça os vários benefícios que pode trazer para a saúde.

    Por: Ricardo Miguell Saúde e Bem Estar> Medicina Alternatival 14/03/2014 lAcessos: 31
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast