Como Escolher Seu Primeiro Telescópio

Publicado em: 31/07/2009 | Acessos: 9,115 |

Dúvidas ao escolher o primeiro  telescópio

Cedo ou tarde, todo astrônomo amador iniciante enfrenta um momento de decisão: devo comprar um telescópio ? Como fazer ?Como tomar a decisão certa? Isto depende mais de você do que do telescópio. Se você mora em um apartamento no centro de uma cidade grande ou se você mora em uma fazenda em uma cidade da periferia, se você prefere observar estrelas e planetas, ou se você prefere observar galáxias, o dinheiro que você pode ou quer gastar, o peso que você pode levantar, a sua experiência em observar o céu, o tempo que você tem para gastar com este hobby, tudo isto conta.
Abertura: Característica mais importante de qualquer telescópio. A abertura é o diâmetro da lente principal ou do espelho principal (depende do tipo de telescópio), o qual é igual à largura do tubo do telescópio. É a abertura que determina o brilho e a definição de qualquer coisa que você observar. Geralmente, as pessoas pensam que a ampliação, ou poder de aumento, é o mais importante em um telescópio, o que está errado
Em todo caso, os menores aumentos são mais fáceis de usar e proporcionam as observações mais interessantes.

Assim, como a abertura do telescópio é tão importante, você pode pensar que a escolha de um telescópio é fácil; é só escolher o de maior abertura que puder comprar. Mas as coisas não são assim tão simples. Se um telescópio é tão grande que é difícil transportá-lo para um local adequado, e se é complicado e demorado para montá-lo, ele raramente será usado. Talvez, com um telescópio pequeno, você acabe observando mais coisas do que com um telescópio grande. Mesmo para telescópios de mesma abertura, alguns designs são mais portáteis, alguns proporcionam imagens mais definidas, e outros são mais econômicos.
Entenda Telescópios

O telescópio Refrator: utiliza o principio da refração luminosa. Este instrumento possui uma lente objetiva que capta a luz dos objetos e forma a imagem no foco. Logo atrás temos uma segunda lente chamada de ocular. A ocular funciona como uma lupa, aumentando a imagem formada pela objetiva.

As vantagens do Refrator são as seguintes:

Estabilidade da imagem: Em geral a imagem do refrator é mais estável, pois o seu tubo é fechado, não tendo diferença de ar dentro do tubo.

Estabilidade na distância focal: Devido ao fato de estar em um tubo fechado, não há muitas mudanças da qualidade da imagem no decorrer da observação e portanto a distância focal tende a ficar fixa. Isto é bom para medidas micrométricas e fotográficas durante a noite toda.

Redução dos efeitos de deformação: A flexão e expansão da objetiva é muito menor devido às diferenças de temperaturas durante a noite do que nos espelhos, portanto a qualidade da imagem tende a ser melhor.

Manutenção mínima: As objetivas são permanentes, desde que bem usadas. No caso dos espelhos, não, pois eles precisam de uma manutenção permanente. A aluminização tende a ficar desgastada com o passar do tempo e em grandes observatórios, a aluminização é feita anualmente. Então, num pequeno refrator, digamos, 60mm ou 70mm, a objetiva tende a ficar intacta e imóvel durante anos.

As desvantagens do Refrator são as seguintes:

Aberração: todos os telescópios refratores sofrem de um efeito chamado aberração cromática ("distorção ou desvio da cor")

Lentes: é difícil fazer uma lente de vidro sem imperfeições dentro da lente e com uma curvatura perfeita em ambos os lados da lente.

O telescópio Refletor: Ou simplesmente refletor, é aquele que usa espelhos para coletar e focalizar a luz incidente. É um telescópio que usa um espelho, ao invés de uma lente, para coletar e focalizar a luz incidente proveniente de objetos astronômicos. O termo "refletor" também é usado para o próprio espelho.

As vantagens do refletor são as seguintes:

Aberração: telescópios refletores não sofrem aberração cromática porque todos os comprimentos de onda serão refletidos pelo espelho do mesmo modo

Objetiva: o apoio para o espelho objetiva é colocado por toda parte do lado de trás dele de modo que este tipo de telescópio pode ser muito grande.

Preço: os telescópios refletores são mais baratos de fazer do que os refratores do mesmo tamanho

Luz: porque a luz é refletida pela objetiva, em vez de passar através dela, somente um lado da objetiva do telescópio refletor precisa ser perfeito.

As desvantagens do refletor são as seguintes:

Alinhamento: é fácil colocar a óptica fora de alinhamento

Limpeza: o tubo do telescópio refletor é aberto para o lado de fora e a óptica precisa de frequente limpeza

Difração: frequentemente um espelho secundário é usado para redirecionar a luz para um ponto de visão mais conveniente. O espelho secundário e o seu suporte podem produzir efeitos de difração: objetos brilhantes tem "pontas" (efeito "christmas star")

Montagens

Azimutal: Uma montagem azimutal de telescópio é um sistema mecânico em forma de "U" que permite o telescópio se mover tanto para cima e para baixo(altitude) como da direita para a esquerda (azimute). Mais simples e muito usada em construções de telescópios na versão conhecida como montagem Dobsoniana. Atualmente é o padrão adotado dos modernos telescópios computadorizados, pela simplicidade e não necessidade de posicionamento prévio. Ela proporciona um movimento de rotação da base com eixo perpendicular ao solo, e o movimento basculante do tubo do telescópio.

Equatorial:Uma montagem equatorial de telescópio é um sistema mecânico complexo que está alinhado paralelo ao eixo da Terra e é pivotado em um angulo reto a fim de seguir o movimento aparente de objetos celestes (causado pela rotação da Terra). A montagem equatorial permite movimentos paralelos e perpendiculares em relação ao equador celeste. As montagens equatoriais podem ser ajustadas com um motor elétrico (um "drive clock") que automaticamente girará o telescópio, compensando a rotação da terra (isto também pode ser feito a mão).

Diferença entre lunetas e telescópios:

Os telescópios refratores e lunetas são basicamente a mesma coisa e se distinguem mais por as lunetas não inverterem a imagem, possuir uma  montagem ou suporte da mesma tipo câmera,  costumam ter ocular com zoom ao invés de usar oculares móveis que são trocadas para se conseguir aumentos maiores sendo mais indicadas para observação terrestres por estes motivos. Já os telescópios  refratores possuem em sua maioria uma montagem mais sofisticada para se fazer o acompanhamento dos astros, pelo fato deles se deslocarem com grande rapidez pelo campo de observação e permitem a movimentação ou direcionamento  do mesmo através de mecanismo em sua montagem. Sempre tenha um bom binóculos para auxiliar suas observações

Site relacionado:  WWW.paraquedas.net

Site relacionado:  WWW.astrobrasil.com

Site relacionado:  WWW.arqueria.com.br

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 2 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/ciencia-artigos/como-escolher-seu-primeiro-telescopio-1084462.html

    Palavras-chave do artigo:

    telescopios

    ,

    telescopio

    ,

    astronomia

    Comentar sobre o artigo

    Astronomos amadores tem atualmente uma grande variedade de telescópios para escolher. Alguns são complexos, maravilhas computadorizadas, enquanto outros tem um apelo mais básico. Mas tenho todos esses modelos e recursos nada é mais versátil que um binóculo. Exatamente, quando se trata de viajar pelos universo dois olhos são melhor que um !

    Por: astroshopl Educação> Ciêncial 03/08/2012 lAcessos: 137
    William Pereira

    Analisando a vida do ser humano em sua trajetória de evolução em conhecimentos e desenvolvimento intelectual, podemos perceber que sempre houve avanços e retrocessos, como também períodos longos de estagnação em diversos períodos da sua história. Períodos o homem evolui consideravelmente, noutros existiram o lado negro da história com a peste negra, inquisição, cruzadas, as guerras mundial e outras mazelas.

    Por: William Pereiral Religião & Esoterismo> Religiãol 30/11/2009 lAcessos: 373 lComentário: 3

    Conheça tudo sobre binóculos e qual o modelo certo para cada ocasião.

    Por: Mauro Vallel Educação> Ciêncial 31/07/2009 lAcessos: 21,878 lComentário: 11

    O que poderíamos entender por céu de cosmos? Sabemos que existe o Projeto Cosmos, que é um conjunto de atividades que engloba de maneira efetiva o estudo de conceitos de Astronomias e outras ciências correlatas, nesse projeto o aluno tem a possibilidade de vivenciar inúmeros conteúdos de várias áreas, incluindo física, biologia, matemática, química, entre outras. Referido projeto compreende uma grande gama de atividades, incluindo sessões de cine-dome (planetário digital), palestras com oficinas

    Por: Antonio Paiva Rodriguesl Tecnologia> Tecnologiasl 31/03/2011 lAcessos: 110

    A colimação de binóculo é um procedimento muitas vezes simples e pode ser feito com apenas uma chave de fenda pequena.

    Por: astroshopl Educação> Ciêncial 03/08/2012 lAcessos: 279
    Prof. JV de Miranda Leão Neto

    É claro que uma foto por outro ângulo não apresentaria um cubo. Mas o fato de um único lado ter bilhões de anos-luz de tamanho faz dela um quadrado perene para muita gente que a visse...

    Por: Prof. JV de Miranda Leão Netol Ciênciasl 25/03/2011 lAcessos: 125

    O que se procura com esta matéria é tranqüilizar o homem, que pela sua ignorância e insignificância vive aflito com as coisas que atualmente acontecem. Uma das principais razões é a crença, pois procura acreditar na crendice e não se importa com os fatos reais, sendo levado pelos alertas dos profetas do apocalipse, e pela sua ignorância entende que é o único vivente neste grandioso universo que é o reino de DEUS;

    Por: Antonio Lourol Religião & Esoterismo> Evangelhol 06/03/2010 lAcessos: 352 lComentário: 1

    Desde o início da humanidade, o homem olha para o céu com um certo fascínio. O Sol e a Lua, sempre companheiros da nossa jornada da evolução. As estrelas, pérolas brilhantes, levaram nomes de deuses e entidades míticas. As estrelas também já definiram e ainda definem o seu passado e futuro, pelos signos do zodíaco, onde muitas pessoas ainda lêem o seu horóscopo todos os dias.

    Por: Ruben Zevallos Jr.l Educação> Ciêncial 11/03/2008 lAcessos: 3,137 lComentário: 4

    A Física Contemporânea Para ser mais didático, vou dividir esta aula em três módulos, porem, os assuntos estão interligados, tento porque compartilham um conteúdo comum, tanto porque ocorrem na mesma época. Primeira Parte - O nascimento de uma nova cosmologia. O Universo em expansão e em larga escala. Segunda Parte - O enigma da matéria e da energia escuras. Terceira Parte - A Mecânica Quântica.

    Por: Vinicius C. da Silval Ciênciasl 01/02/2010 lAcessos: 2,689

    O presente texto fala sobre as diferentes classes de escolarização, assim como as dificuldades de ensinos, de aprendizados e as mudanças ao longo do tempo que a educação no país está sofrendo; também fala sobre as reformulações necessárias para melhorias no campo da educação, e desvalorização financeira e social do magistério.

    Por: Reginaldo Posol Educação> Ciêncial 16/12/2014

    o presente trabalho relata sobre a falta de etica em laboratorios de hospitais publico

    Por: perolal Educação> Ciêncial 11/12/2014

    O projeto surgiu da necessidade de entendermos melhor sobre a cultura indígena Paresi. Em língua Portuguesa foram trabalhados durante o ano letivo os clássicos da literatura brasileira do autor José de Alencar. Os livros foram Iracema, O Guarani e Ubirajara Em geografia foram trabalhados os impacto que houve na cultura com a globalização . Envolvemos os alunos do 3º G para visitarmos a aldeia Paresi e pudemos constatar as mudanças que houve ao logo dos anos.

    Por: Sortineide Navarro Segural Educação> Ciêncial 05/12/2014

    Espera-se que este projeto possa contribuir para formação de cidadãos mais conscientes, e esperando que todos os segmentos sociais, governo, escola e comunidade possam empenhar na modificação de modelos sociais para que um homem novo possa emergir, mais autentico e integrado com os valores sociais.

    Por: SUELY CARDOSO FURLANl Educação> Ciêncial 03/12/2014 lAcessos: 12
    Andréia Camargo Fleck

    O artigo visa apresentar um breve relato sobre a realização da IV mostra de Ciência e Tecnologia realizada na Escola Estadual João Nepomuceno de Medeiros Mallet no município de nova xavantina – MT, onde foram oferecidos aos alunos palestras e oficinas com o Tema: Ser Humano, Ciência e Tecnologia para o desenvolvimento social, os trabalhos foram confeccionados pelos alunos de acordo com a oficina escolhida e apresentados numa exposição no dia 19 de novembro de 2014. Andreia Camargo Fleck

    Por: Andréia Camargo Fleckl Educação> Ciêncial 29/11/2014
    Teresa Coutinho

    A palavra tempo pode referir-se a um período do definido com maior ou menor precisão, desde pouco tempo, que significa de breve duração, até o tempo dos faraós, que foi há três mil anos; pode igualmente designar uma duração contínua indefinida, tal como está expresso nos dicionários, no âmbito de qual todos os acontecimentos tiveram lugar, estão a ter lugar e irão ter lugar.

    Por: Teresa Coutinhol Educação> Ciêncial 29/11/2014
    Eros Bazan

    Promover a interdisciplinaridade e a busca e troca de conhecimentos entre participantes da Feira no sentido de estimular o interesse pelo estudo das Ciências, da Cultura e das Artes; Incentivar a participação e a construção de em eventos de natureza cientifica; Motivar e envolver todos os alunos na realização de métodos experimentais e busca de respostas de todos os fenômenos naturais; Envolver os estudantes em atividades participativas, de natureza conceitual, reflexiva e prática.

    Por: Eros Bazanl Educação> Ciêncial 25/11/2014

    Por um longo tempo, as ciências formaram uma grande unidade conhecida como filosofia Natural. Praticamente qualquer atividade desenvolvida no mundo atual envolve uma inter-relação entre as várias ciências e foi pensando nisso que o presente trabalho foi proposto para alguns alunos do 1° ano do ensino médio inovador, visando uma relação entre a física e a Biologia "Biofísica" .

    Por: anacleil Educação> Ciêncial 17/11/2014 lAcessos: 19

    Breve noção do equipamento Arco e Flecha com os dois principais modelos utilizados para esta prática esportiva.

    Por: Mauro Vallel Esporte> Esportes Radicaisl 15/11/2010 lAcessos: 746

    Conheça tudo sobre binóculos e qual o modelo certo para cada ocasião.

    Por: Mauro Vallel Educação> Ciêncial 31/07/2009 lAcessos: 21,878 lComentário: 11
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast