Estresse Infantil

Publicado em: 09/07/2008 |Comentário: 1 | Acessos: 1,303 |

 

ESTRESSE INFANTIL

Por Sonia das Graças Oliveira Silva

Nos dias atuais fala-se muito em crianças estressadas. Algumas apresentam sérios sintomas como: insônia e alterações de comportamento. Mas quais seriam as causas de tais mudanças? As crianças, cada vez mais cedo precisam ir para a escola ou para a creche. Estão assumindo responsabilidades de horários a cumprir como se fossem pequenos adultos. Enfrentam problemas como o excesso de atividades extra classe; a disputa pela melhor posição em várias atividades; a ausência dos pais em casa; e, por vezes, acabam participando das discussões e ouvem falar de todo o tipo de problemas na família.

Muitas crianças sentem na pele o peso das exigências e das angústias dos adultos. Percebem como os pais ficam com a falta de dinheiro e/ou com a falta de trabalho para os membros da família.

Quando ocorre alguma briga ou discussão acaba sobrando mágoas para os pequenos, o que ocasiona muita “nota vermelha” na escola. A mudança de escola, de residência ou de cidade, a separação dos pais, o nascimento de irmãos, morte de alguém muito querido pela criança, são questões importantes e causadoras do estresse infantil.

Outras causas como a ansiedade da criança, a timidez, o medo de não dar conta dos trabalhos a ela impostos, dúvidas quanto a si mesma, quanto às próprias mudanças físicas, medo de ser motivo de chacota dos amigos, enfim, todo tipo de sentimento, bem do fundo da alma da criança, podem levá-la ao estresse e ocasionar outros problemas mais sérios.

Há que se considerar também a escola, onde, muitas vezes a criança não se adapta e convive diariamente com professores também nervosos e estressados.

Tanto os pais como os professores e pessoas que convivem com a criança no seu dia-a-dia devem estar atentos aos sintomas que as crianças demonstram. Vários médicos citam como sintomas de estresse: os pesadelos, hiperatividade, desatenção, dores musculares nas pernas, apatia, inquietude, dor de barriga, desobediência, medo, fobia, dificuldades na escola e, principalmente, a criança aparenta estar infeliz.

Acredito que o mundo moderno, com tanta tecnologia nos favorece muito, no entanto, também exerce sobre as crianças muita pressão, cobranças, agitação e competitividade. O excesso de atividades, colocado à frente das crianças pelos pais, mesmo sendo com a melhor das intenções, acabam por preencher todo o seu dia não sobrando tempo para as brincadeiras, para os amigos, enfim, para o seu desenvolvimento emocional e social.

A sociedade hoje, apresenta uma família que não tem mais tempo de ficar juntos: pai, mãe e filhos, por muito tempo. Os horários são contados, se tem o pai por um período, não tem a mãe. Isso gera nos pais sentimentos de cobranças e culpa.

Na tentativa de aliviar o estresse das crianças, os pais precisam, antes, cuidar do próprio estresse. Desenvolver atitudes positivas, aumentar a dose de paciência, demonstrar alegria em estar com o filho, juntamente com atitudes de enfrentamento dos desafios do dia-a-dia, são maneiras de ajudar a criança a resolver os seus problemas e fazer crescer a sua auto-estima.

É importante diminuir as exigências, brincar com a criança, levá-la a passeios, cinema, caminhadas, conversar muito com ela, sem críticas e recriminações. Deixar a criança falar, pois ela deve sentir que tem o apoio dos pais, e que eles estão interessados nos seus problemas. O diálogo, ainda é o método recomendado, em qualquer situação, como uma forma de carinho e atenção no combate ao estresse infantil.

.

.

Avaliar artigo
4
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 5 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/ciencia-artigos/estresse-infantil-477595.html

    Palavras-chave do artigo:

    criancas

    ,

    estresse

    ,

    escola

    Comentar sobre o artigo

    Fernando João de Jesus Santana

    RESUMO Este trabalho foi realizado através da pesquisa de campo, aplicando 30 questionários, que tratará da temática qualidade de vida como fatores sócio ambiental, o qual esta relacionada às questões ambientais, sociais, política, econômicas e culturais que interferem na vida de crianças da Escola Municipal Manoel de Paula Menezes Lima localizada na cidade de Lagarto/se, onde estas crianças e jovens possui uma vulnerabilidade social em linha geral, estas também possui suas condições não razoáve

    Por: Fernando João de Jesus Santanal Educação> Ciêncial 24/07/2011 lAcessos: 504

    O objetivo dessa pesquisa é avaliar a ocorrência e o nível de estresse em crianças que tiveram seus pais separados e como é a relação pai e filho após a separação conjugal. Especificamente pretende-se avaliar o nível de estresse das crianças após a separação, identificar os motivos de estresse vividos pela criança e a interação dessas crianças com os pais após a separação.

    Por: Keila de Oliveira Paulinl Educação> Educação Infantill 17/01/2011 lAcessos: 1,231

    O objetivo desse trabalho foi avaliar o nível de stress em crianças que foram abandonadas e que estão institucionalizadas na cidade de Curitiba. A pesquisa teve como participantes 30 crianças, com a idade entre 6 e 14 anos, todas do sexo masculino.

    Por: Keila de Oliveira Paulinl Psicologia&Auto-Ajuda> Redução de Stressl 20/12/2008 lAcessos: 6,736 lComentário: 2
    Lucivania da Silva

    Nesse trabalho abrirei a discussão a cerca do estresse no âmbito educacional, suas principais causas e consequências para a educação. Em particular enfatizarei o docente e o gestor educacional. Em paralelo, explanarei a síndrome de Burnout que nada mais é do que um estresse crônico. Tratarei também do problema no contexto educacional e por fim farei uma breve discussão a cerca do que podemos fazer enquanto gestores para minimizar a problemática em pauta.

    Por: Lucivania da Silval Educaçãol 25/10/2012 lAcessos: 105
    claudio hideyo assato

    O Objetivo deste texto será : no primeiro momento , procurar um melhor entendimento do que é o Estresse e quais são os fatores a ele relacionados. Em um segundo momento será associar O estresse e a vida moderna.

    Por: claudio hideyo assatol Saúde e Bem Estar> Medicinal 20/08/2009 lAcessos: 2,616 lComentário: 2
    Marcelo dos Santos Rodrigues

    Primeiramente o Pastor é o Diretor Geral da Escola Dominical. Diretor Superintendente da Escola Dominical é um ministério de "tempo semi-integral". O ato de dirigir a Escola Dominical é bastante abrangente. A pessoa escolhida ou nomeada para este fim não pode restringir sua ação a um mero acompanhamento do funcionamento das classes no domingo. Há muito o que fazer! A abertura da Escola Dominical, não é um culto. Os diretores superintendentes da Escola Dominical que não contam com a orientação

    Por: Marcelo dos Santos Rodriguesl Religião & Esoterismo> Evangelhol 27/09/2013 lAcessos: 303

    O presente artigo traz uma discussão a respeito do saber e não saber de acordo com a proposta da Nova Escola, discorre sobre a importância da valorização do conhecimento do aluno e a capacidade de aplicação na vida os conhecimentos adquiridos na escola. Apresenta propostas de trabalhos que vão de encontro às necessidades e do querer do aluno, como também critica os métodos tradicionais aplicados atualmente nas escolas, sendo que discussões priorizam o conhecimento prévio do aluno e refuta o ensi

    Por: veronica de Cassia da SIlval Educação> Ensino Superiorl 08/11/2012 lAcessos: 67

    A avaliação na Escola Ciclada já vem redefinida, ou seja, já está incorporada com novas idéias e nas aspirações, sua perspectiva está muito além de atribuir uma nota por simples burocracia institucional ou por simplesmente conferir o que foi "aprendido" ou não.

    Por: Delimar da S. F. Magalhãesl Educaçãol 02/10/2014

    Em sua grande maioria, a psicoterapia infantil está associada com atendimento para pais, que pode acontecer por uma demanda específica ou para o processo de auto-conhecimento. Quando a família chega com uma queixa específica, o tratamento psicológico, torna-se indicado em qualquer faixa etária, legitimado por um motivo especial. A criança, e um ser que sente, sofre, age, reage, se isola, se fecha, agride ou adoece, de alguma forma reage a tal situação, sofre, e não consegue entender o que está

    Por: Vanuza Salesl Psicologia&Auto-Ajuda> Psicoterapial 12/05/2012 lAcessos: 73

    Veja como resolver um sistema indeterminado ou impossível por sequência tornando-se uma proporção de sistema...

    Por: Edvaldo morais dos santosl Educação> Ciêncial 31/10/2014
    Luana Souza

    O presente artigo vislumbra apresentar discussões e esclarecimentos sobre a teoria das representações sociais, sua relevância enquanto instrumento de pesquisa, principalmente, no campo educacional. Para tanto, fundamenta-se teoricamente sob a égide de MOSCOVICI (2013), SOUSA et all (2012), GUARESCHI (1996), apresentando breve conceituação e argumentos que tornam relevantes sua compreensão em contexto educacional.

    Por: Luana Souzal Educação> Ciêncial 18/10/2014

    Vejamos casos de proporções em equações: (2,1) 2x+3y=7 3x+2y=8 Somasse as igualdades.7+8=15 Em seguida divide-se com a soma da equação . 15:5:2=6 será o cruzamento do 2. 15:5:3=9 será o cruzamento do 3.

    Por: Edvaldo morais dos santosl Educação> Ciêncial 09/10/2014 lAcessos: 21

    A presente investigação teve como finalidade, realizar uma análise acerca da Teoria das Representações Sociais (TRS) e sua possível aplicação no âmbito de pesquisas em educação. Tratou-se, assim, de um texto especificamente teórico e de pesquisa qualitativa, o qual teve como embasamento teórico os textos em teoria das representações sociais de Prado e Azevedo (2011), Rateau et al (2012), Mazzotti (1994) e, a técnica de investigação empregada foi bibliográfica e documental.

    Por: Carla Anne Marques Fariasl Educação> Ciêncial 28/09/2014 lAcessos: 18

    Este trabalho teve como proposta de estudo os Hidrocarbonetos, através deles a matéria-prima do plástico a nafta que é um subproduto do petróleo. Para compreender de que são feitas as sacolas plásticas e se elas podem ser substituídas por outro material biodegradável, que não polua tanto o meio ambiente e conhecer alternativas contra o uso excessivo de sacolas de plástico no Brasil e demais países, realizou-se várias pesquisas bibliográficas com a contribuição de autores.

    Por: Carmeli Caetanol Educação> Ciêncial 20/09/2014
    Paulo Azze

    Explicações sobre a corrente elétrica alternada (CA), seus os componentes (ativos e reativos) e o seu cálculo de forma simplificada.

    Por: Paulo Azzel Educação> Ciêncial 15/09/2014 lAcessos: 13
    Paulo Azze

    Aborda aspectos relacionados ao comprimento das resistências de chuveiros, atendendo uma dúvida de amigo sobre questões do ENAD.

    Por: Paulo Azzel Educação> Ciêncial 15/09/2014 lAcessos: 11
    Zilda Ap. S. Guerrero

    Atualmente a cidade de São Paulo passa por uma das piores crises de falta de água, todos os dias em diversos jornais do país, o mesmo jargão em torno da questão do consumo consciente da água é abordado de diversas chamadas à população. Sendo assim, urge a necessidade de orientar e conscientizar as crianças e a população em geral para o problema social que estamos enfrentando na cidade de São Paulo, e no mundo.

    Por: Zilda Ap. S. Guerrerol Educação> Ciêncial 10/09/2014
    SONIA OLIVEIRA SILVA

    O professor (dirijo-me de forma genérica, pensando em professor ou professora) que trabalha direto com crianças precisa ter uma competência polivalente. Isso significa dizer que deverá trabalhar com conteúdos de naturezas diversas, que abrangem desde cuidados básicos essenciais até conhecimentos específicos provenientes das diversas áreas do conhecimento.

    Por: SONIA OLIVEIRA SILVAl Educação> Ciêncial 11/07/2008 lAcessos: 354,838 lComentário: 17
    SONIA OLIVEIRA SILVA

    A participação dos pais na educação dos filhos deve ser constante e consciente. A vida familiar e escolar se completa.

    Por: SONIA OLIVEIRA SILVAl Educação> Ciêncial 11/07/2008 lAcessos: 341,087 lComentário: 29
    SONIA OLIVEIRA SILVA

    O papel fundamental da educação no desenvolvimento das pessoas e das sociedades amplia-se ainda mais no despertar do novo milênio e aponta para a necessidade de se construir uma escola voltada para a formação de cidadãos (PCNs, 1998

    Por: SONIA OLIVEIRA SILVAl Educação> Ciêncial 11/07/2008 lAcessos: 400,669 lComentário: 13
    SONIA OLIVEIRA SILVA

    Sabemos que o papel dos pais na vida de um filho é único. O espaço destinado ao pai ou à mãe é algo singular na vida de qualquer ser humano. O papel de pai e de mãe exige primeiramente uma reflexão. Considere-se que o filho não solicitou sua existência aos pais, ao contrário, por ação dos pais e influência divina forma-se um novo ser, a terceira pessoa de uma relação.

    Por: SONIA OLIVEIRA SILVAl Educação> Ciêncial 09/07/2008 lAcessos: 1,116
    SONIA OLIVEIRA SILVA

    A televisão, a criança, a escola e o lar são alguns temas muito debatidos na atualidade e objeto de grande polêmica. São necessárias várias reflexões e muita pesquisa. É nesse contexto que se insere a questão de como a criança pensa a TV

    Por: SONIA OLIVEIRA SILVAl Educação> Ciêncial 09/07/2008 lAcessos: 5,472 lComentário: 2
    SONIA OLIVEIRA SILVA

    O que Sassaki imaginou para um futuro breve é que todas as pessoas acreditassem no paradigma da inclusão social como o caminho ideal para se construir uma sociedade para todos, e que todos por ela lutassem para que, juntos na diversidade humana, todos pudessem cumprir seus deveres de cidadania e gozar dos direitos civis, políticos, econômicos, sociais, culturais e de desenvolvimento.

    Por: SONIA OLIVEIRA SILVAl Educação> Ciêncial 09/07/2008 lAcessos: 85,746 lComentário: 1
    SONIA OLIVEIRA SILVA

    O tema “Televisão e Criança” tem sido objeto de controvérsias e carência de solução, e através de reflexão e pesquisa, tento mostrar o quanto a criança, pequeno telespectador, está inserida no ambiente televisivo. Analisando se existe saída para pais e educadores diante de tanta informação boa e má, concluí que não há mal intrínseco à TV, mas sim no uso que se faz dela. O desafio é fazer a criança descobrir outros prazeres, além da televisão.

    Por: SONIA OLIVEIRA SILVAl Educação> Ciêncial 09/07/2008 lAcessos: 101,539 lComentário: 15
    SONIA OLIVEIRA SILVA

    De modo geral a família é o primeiro grupo de pessoas com quem a criança tem contato assim que nasce. Sabe-se que o bebê logo apresenta suas preferências, seus gostos e suas diferenças individuais, então ao se integrar na família que já tem os seus hábitos, regras e seu modo próprio de viver, a criança aprenderá a se comportar e a modificar suas preferências, comunicando-se então, com esta família.

    Por: SONIA OLIVEIRA SILVAl Educação> Ciêncial 09/07/2008 lAcessos: 1,715

    Comments on this article

    0
    sheila 19/02/2009
    minha filha tem nove meses e ta a 20 dias no hotelzinho ela fica la de meio dia as vinte e duas horas mais ela chora muito e so fica no colo eu nao sei mais o que fazer me ajuda po favor obrigado
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast