Família: Namoro, Noivado E Casamento?

Publicado em: 10/06/2008 |Comentário: 2 | Acessos: 62,839 |


Família: namoro, noivado e casamento?

 

A filosofia se coloca, na atualidade a reflexão de vários temas aos quais podemos chamar de questões abertas. Questões essas que vem recebendo a atenção de várias áreas do conhecimento. Uma dessas questões é a família.

Veja como a questão familiar é colocada a partir de uma antiga música de uma dupla sertaneja, “A Vaca foi pro brejo” cantada por Tião Carreiro e Pardinho:

Mundo velho está perdido, já não endireita mais

Os filhos de hoje em dia já não obedece os pais

É o começo do fim, já estou vendo sinais

Metade da mocidade estão virando marginais

É um bando de serpente

Os mocinhos vão na frente, as mocinhas vão atrás...
Pobre pai e pobre mãe, morrendo de trabalhar

Deixa o coro no serviço pra fazer filho estudar

Compra carro a prestação, para o filho passear

Os filhos vivem rodando fazendo pneu cantar

Ouvi um filho dizer: O meu pai tem que gemer

Não mandei ninguém casar...
O filho parece rei, filha parece rainha

Eles que mandam na casa e ninguém tira farinha

Manda a mãe calar a boca, coitada fica quietinha

O pai é um zero à esquerda, é um trem fora da linha

Cantando agora eu falo: Terreiro que não tem galo

Quem canta é frango e franguinha...

Pra ver a filha formada, um grande amigo meu

O pão que o diabo amassou o pobre homem comeu

Quando a filha se formou, foi só desgosto que deu

 Ela disse assim pro pai: "quem vai embora sou eu"

Pobre pai banhado em pranto

O seu desgosto foi tanto que o pobre velho morreu...
Meu mestre é Deus nas alturas, o mundo é meu colégio

Eu sei criticar cantando: Deus me deu o privilégio

Mato a cobra e mostro o pau; eu mato e não apedrejo

Dragão de sete cabeças também mato e não alejo

Estamos no fim do respeito

Mundo velho não tem jeito, a vaca já foi pro brejo.

Dentro do tema Família, podem ser contemplados mais alguns temas que são de interesse da juventude em geral: namoro e noivado; além, é claro, da possibilidade de se comentar a infância, adolescência e juventude e a sexualidade.

O que é isso que se chama de família? As respostas da sociologia e da antropologia são as mais diversas. Na antiguidade o conceito família era mais extenso. Envolvia além dos pais e os filhos, os genros, netos e outros agregados.

No período colonial, do Brasil, essa categoria de família ainda estava presente. A mudança só se evidenciou a partir da revolução industrial, quando os grupos familiares passaram a se concentrar não mais no mundo rural, mas no urbano; dependendo agora, para sobreviver, não mais da produção agro-pecuária, mas do salário mensal.

Assim sendo o número de pessoas foi diminuindo, pois a alimentação de muitas pessoas era mais caro. Além disso, os filhos já não podiam mais ajudar aos pais no trabalho agrícola visto que é o dono da industria que contrata e paga de acordo com as horas trabalhadas!

No mundo rural a família extensa é uma necessidade, pois representa mais braços para a produção. No mundo assalariado e urbano a sobrevivência está condicionada a vários fatores. E um dos preponderantes é o número reduzido de bocas a serem alimentadas por um salário reduzido. Por esse motivo, entre outros, a família urbana tendeu, ao longo dos últimos anos, a se resumir aos pais e aos filhos, reduzindo, inclusive o número de filhos. Todos os agregados se desagregam originando um novo estilo de vida e de família e de estruturação social: criam-se os asilos, as creches, e uma anomalia que são os menores de rua, os mendigos e os desempregados, entre outras categorias.

A partir da urbanização passamos a conviver com novas formas de se conceber o namoro, o noivado e o casamento. Os novos valores gerados pela sociedade urbana, por influência do consumismo capitalista, fazem nascer, também novos valores familiares. Até o desenvolvimento da pessoa, que antes era concebido em dois momentos: a fase da infância e a vida adulta se decompõem em infância, adolescência, juventude e fase adulta, incluindo aí a terceira idade...

O namoro, que era uma fase de extrema beleza e encanto, momento de escolha e conhecimento, perde esse caráter. Chega o momento em que o jovem não namora, apenas fica. A relação, que era de mutuo conhecimento, passa a ser de encontros fortuitos, para noitadas ou festas. Como a tendência é de diminuírem os casamentos, também diminuem os noivados. Como conseqüência da nova modalidade de namoro (o ficar) as relações sexuais, pré-matrimoniais proliferam, dispensando a festividade glamurosa e comprometedora do noivado e do casamento. Os pares se conhecem, começam a dormir juntos e assim permanecem até que seja bom e conveniente para ambos. As separações, que já fazem parte do cotidiano, também não são, como antes, traumáticas. A não ser, talvez, para os filhos que surgem, por vezes acidentalmente.

Na atualidade estão presentes famílias mais sintéticas, ainda, oriundas das separações ou de outros fenômenos ("produção independente"). São as famílias compostas por um adulto e um ou dois filhos, sem a presença do casal formal e tradicional (marido e mulher). Surge a figura da controvertida família homossexual (tanto masculina como feminina). E neste ponto a questão família se relaciona com o problemas da ética e da religião, além de nascerem questões de ordem cultural: é admissível ou não que um “casal” homossexual crie filhos? O que pode ser visto como impedimento? Com que argumentos é admissível?

Também a figura do chefe de família se altera. Antes era só o pai – ou o patriarca, na antiguidade. Hoje já se concebe o chefe de família na pessoa da mãe ou, em alguns casos, na pessoa de um irmão (ou irmã) mais velho. O chefe de família, na realidade acaba sendo aquele ou aqueles que detêm o poder de comprar o necessário para a família sobreviver. O chefe de família, na prática, é o que tem maior poder de compra.

Sem falar do problema da educação familiar. Os valores familiares se alteram tanto que até o processo educacional fica comprometido. As interferências são tantas que muitos pais já não são mais autoridades gerenciadoras da vida e comportamento dos filhos. Normas legais e apelo consumista interferem tanto ou mais que a palavra dos pais, no estabelecimento de direitos dos filhos. Tanto que podemos dizer que a voz obedecida por todos, dentro do lar, não é mais a do pai ou da mãe, mas das crianças. O poder de consumo e de direcionamento exercido pelas crianças é tão assombroso que a mídia investe em publicidade privilegiando não a razão dos pais, mas o grito e o choro das crianças.

Essas novas relações familiares geram questões tanto para a educação, como para a ética e a religião. Novos valores morais se apresentam: As figuras dos avós, tios, primos,... são cada vez mais ornamentos de um tempo passado. O casamento formal tende a desaparecer, surgindo em seu lugar a união informal, que, em alguns casos, se desfaz tão rapidamente como começou. Antes o sexo era um tabu, algo só para quatro paredes, depois do casamento. As mudanças sócio-econômicas fizeram aparecer novas posturas, onde os pais já se preocupam não mais com a virgindade dos filhos, mas com o sexo seguro e os preservativos são mais importantes na bolsa da garota que o batom.

 

Neri de Paula Carneiro – Mestre em Educação

Filósofo, Teólogo, Historiador

Leia mais: http://falaescrita.blogspot.com/

http://ideiasefatos.spaces.live.com

http://www.webartigos.com/


 


 

 

Avaliar artigo
4
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 11 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/ciencia-artigos/familia-namoro-noivado-e-casamento-444209.html

    Palavras-chave do artigo:

    dia dos namorados

    ,

    casamento

    ,

    familia

    Comentar sobre o artigo

    Leticia Carrijo

    bom como resumir este dia, apenas beijando muito e cuirtindo os presentes

    Por: Leticia Carrijol Relacionamentos> Relações Amorosasl 11/06/2010 lAcessos: 262

    Os romanos celebram o dia dos namorados no dia 15 de fevereiro como a festa da Lupercalia. Em Macau, os chineses comemoram esta data no dia 2 de março, como uma forma de celebrar de uma nova forma a velha “Festividade das Lanternas”. Nos EUA, as pessoas, no dia 14 de fevereiro convidam-se umas às outras para serem “Valentims”. No Brasil comemora-se a 12 de junho. O Amor é, portanto celebrado em diversos lugares, de diferentes maneiras. Mas, como começou este dia e quem é São Valentim?

    Por: Thiago de Almeidal Psicologia&Auto-Ajuda> Psicoterapial 10/06/2008 lAcessos: 6,726 lComentário: 1

    O artigo proporcionará aos casais de todas as idades a visualizar para refletir sobre os entraves de rotina que embaralham a convivência harmoniosa. Com viés espiritualista, o texto lista onze passos para permanecer em conformidade com o casamento, provocando um novo olhar para as situações reais dos parceiros, levando-os a meditar seriamente sobre seus papéis e possíveis e inadiáveis mudanças, com vista a estabecer o equilíbrio permanente em sua relação.

    Por: josé carlos de sindolfo silval Relacionamentos> Relações Amorosasl 13/06/2011 lAcessos: 160
    José Machado

    O amor entre um homem e uma mulher é fascinante e medicinal se houver conquista e não confisco, pois um sentimento nobre é divino e assim devemos vivê-lo. O amor exige atenção, carinho, dedicaçao, muito respeito e declarações de amor todos uma vez por dia, o dia todo e todos os dias.

    Por: José Machadol Psicologia&Auto-Ajuda> Auto-Ajudal 11/09/2010 lAcessos: 893 lComentário: 1
    Pastor Wanderson da Silva

    Perguntas do tipo: "Como deixar de fazer algo que é tão bom para o corpo e mente? Como viver em santidade se não posso controlar os impulsos fortes e a adrenalina que se levanta quando nós beijamos? Pequei e não consigo resistir a vontade de fazer sexo com minha namorada? Será que terei que deixar o ministério?... Perguntas como esta e outras semelhantes é que me levou a escrever este artigo. Neste estudo apresentaremos a saída para aqueles que não conseguem abandonar a fornicação..

    Por: Pastor Wanderson da Silval Religião & Esoterismo> Evangelhol 20/07/2010 lAcessos: 16,719 lComentário: 9

    Os homossexuais não querem quebrar dogmas da Igreja. Não querem ser seres superiores ou criar um caos social ou etnico. Eles querem ter os direitos iguais em relação à maioria dos casais hojes enlançados pelos contratos matrimoniais.

    Por: Rafael Lourençol Relacionamentos> Relações Amorosasl 23/08/2011 lAcessos: 85

    Ao casal, felicidades e boas energias. Não importa se você o chama de amor ou benzinho. Ou se ele é seu amante, amigo íntimo, namorado ou parceiro. O que interessa é que você quebrou o "jejum amoroso" e, depois de estabelecido o relacionamento, vem o passo mais importante para o casal: oficializar a união. Este é o momento em que o casal irá compartilhar com amigos e familiares a alegria e energia da relação por meio de uma festa de casamento.

    Por: franco guizzettil Lar e Família> Casamentol 26/06/2010 lAcessos: 188
    Renata Cequeira

    Esse artigo procura analisar a representação feminina no seriado A Grande Família, através da análise das personagens Nenê, Bebel e Marilda. Não se trata de uma descrição identitária, mas de se tentar entender como os enunciados – as falas, o figurino, o cenário – das personagens reproduzem a multiplicidade dos comportamentos da mulher contemporânea. Na primeira parte do artigo, serão tratados os conceitos de seriado e sitcom. A idéia é mostrar, através da exposição da linha narrativa dos seriad

    Por: Renata Cequeiral Arte& Entretenimentol 03/07/2009 lAcessos: 1,051
    Cláudia Meyer

    "Já em carta vos escrevi que não vos associásseis com os impuros; Mas, agora, vos escrevo que não vos associeis com alguém que, dizendo-se irmão, for impuro, ou avarento, ou idólatra, ou maldizente, ou beberrão, ou roubador; com esse tal, nem ainda comais."

    Por: Cláudia Meyerl Religião & Esoterismo> Evangelhol 27/10/2010 lAcessos: 191
    Paulo Azze

    Explicações sobre a corrente elétrica alternada (CA), seus os componentes (ativos e reativos) e o seu cálculo de forma simplificada.

    Por: Paulo Azzel Educação> Ciêncial 15/09/2014
    Paulo Azze

    Aborda aspectos relacionados ao comprimento das resistências de chuveiros, atendendo uma dúvida de amigo sobre questões do ENAD.

    Por: Paulo Azzel Educação> Ciêncial 15/09/2014
    Ademar dos Santos Lima

    Este trabalho teve como objetivo o estudo e esclarecimento sobre o dilema da teoria social, por meio de pesquisas bibliográficas e documental, com base nos artigos científicos de Dalbosco (2010), Carvalho (2013), Lília (2009), Morigi (2004), Netto (2012 e Maia in Connell (2009).

    Por: Ademar dos Santos Limal Educação> Ciêncial 04/09/2014 lAcessos: 25
    Ademar dos Santos Lima

    Resumo O presente artigo teve como finalidade, efetuar uma análise acerca da Teoria das Representações Sociais (TRS) e possível aplicação desta no âmbito de pesquisas em educação. Tratou-se, portanto, de um texto especificamente teórico e de pesquisa qualitativa, o qual teve como embasamento teórico os textos em teoria das representações sociais de Prado e Azevedo (2011), Rateau et al (2012), Mazzotti (1994) e, a técnica de investigação empregada foi bibliográfica e documental. Palav

    Por: Ademar dos Santos Limal Educação> Ciêncial 04/09/2014
    Luddy Travassos

    Os indivíduos que sofreram lesão no Sistema Nervoso Central, que comprometeram os neurônios motores, na coordenação dos impulsos, demasias dos reflexos, espasmos, alterações da fala e conduções, também podem ser apercebidas pelos familiares do paciente através de alterações comportamentais cotidianas desde a sudorese, anestesia labial, tremor de mãos e pés, e qualquer anomalia derivada de distúrbios de estresses ou demais descargas de tensão.

    Por: Luddy Travassosl Educação> Ciêncial 31/08/2014

    Sugestões com técnicas de estudo e leitura. Texto destinado a estudantes do ensino médio. pode ser aproveitado por todo leitor

    Por: NERI P. CARNEIROl Educação> Ciêncial 10/08/2014

    Ensinar as crianças a ler, a escrever e a se expressar de maneira competente na língua portuguesa é o grande desafio dos professores das quatro primeiras séries do Ensino Fundamental. Existem mudanças importantes sendo realizadas: vários Estados estão remodelando seus currículos e investe-se mais na atualização dos professores.

    Por: Lecy Aparecida Martinsl Educação> Ciêncial 28/07/2014 lAcessos: 30
    Milene Macedo

    O mundo e os seres vivos não são constituídos por substâncias puras, no dia a dia a maioria dos sólidos, líquidos e gases aos quais se conhece são formados por misturas. Essas são constituídas por duas ou mais substâncias, e estão presentes no cotidiano de um laboratório e de indústrias. As misturas podem ser classificadas de diversas maneiras, por exemplo, como heterogêneas ou homogêneas. Muitas vezes os componentes de uma mistura são aplicáveis apenas quando separados.

    Por: Milene Macedol Educação> Ciêncial 15/07/2014 lAcessos: 47

    Sugestões com técnicas de estudo e leitura. Texto destinado a estudantes do ensino médio. pode ser aproveitado por todo leitor

    Por: NERI P. CARNEIROl Educação> Ciêncial 10/08/2014

    A III Conferencia Nacional da Cultura nos propõe algumas reflexões não só sobre cultura, mas principalmente sobre o direito à cultura

    Por: NERI P. CARNEIROl Educaçãol 07/07/2013 lAcessos: 34

    Percebeste o crescimento da violência em nossa sociedade? para minimizar a violência nos tornamos mais violentos. Isso não é novo, apenas evidencia uma característica do ser humano: a crueldade que produz violência. Produz situações de maldade e age violentamente de forma intencional. Não falo apenas pelo que fazem os bandidos, mas também a partir dos tiros da polícia, institucionalisando a violência. Maquiavel e Nietzsche, comentam isso.

    Por: NERI P. CARNEIROl Educaçãol 12/10/2009 lAcessos: 456

    Faço aqui um manifesto ecológico em favor das sacolas de plástico. E não estou louco – a não ser de ira contra os aproveitadores!!! Um equívoco está se alastrando: a necessidade de por fim às sacolas plásticas, no comércio. Isso é engodo em nome do lucro.

    Por: NERI P. CARNEIROl Educaçãol 09/10/2009 lAcessos: 713 lComentário: 1

    Para nós que as enfrentamos ou sofremos suas conseqüências, as crises, catástrofes, cataclismos, tragédias, ou grandes acidentes – depende de como as queiramos denominar – não são bem vindas. Mas as tragédias são o prato principal, do qual se nutre a imprensa e são esperadas ou buscadas – ou fabricadas – para deleite do sensacionalismo, principalmente televisivo. Exemplo típico está ocorrendo agora.

    Por: NERI P. CARNEIROl Educação> Ciêncial 11/05/2009 lAcessos: 380

    No livro de Atos dos Apóstolos encontramos uma das passagens mais controvertidas, discutidas e, ao mesmo tempo, belas, do Novo testamento. Trata-se At, 2,1-11 que se popularizou como fundamentação para a festa do Pentecostes.

    Por: NERI P. CARNEIROl Religião & Esoterismo> Religiãol 22/01/2009 lAcessos: 1,099 lComentário: 2

    Em se tratando de estudos bíblicos nem tudo são certezas e unanimidade. Existem contradições em relação às opiniões e conclusões. Uma delas é em relação a Lucas e à autoria do evangelho de Lucas e os Atos dos Apóstolos. A tradição cristã atribui tanto o texto do quarto Evangelho como o de Atos dos Apóstolos a Lucas, médico mencionado por Paulo em 2Tm 4,11; Cl 4,14 e Fm 24. Alguns autores, entretanto, preferem dizer que ambos são personagens distintos

    Por: NERI P. CARNEIROl Religião & Esoterismo> Religiãol 22/01/2009 lAcessos: 4,240

    A historicidade da Bíblia é, muitas vezes, colocada como argumento de fé. Muitas vezes a Bíblia é usada de forma definitiva, sem considerar elementos simbólicos e textuais que não podem ser desconsiderados. Se for encarada dessa forma tanto a fé como a razão tem que se submeter a algumas contradições textuais que estão presentes no texto bíblico.

    Por: NERI P. CARNEIROl Religião & Esoterismo> Religiãol 22/01/2009 lAcessos: 1,727 lComentário: 1

    Comments on this article

    0
    Mariano David Soares 19/07/2010
    Comentários sobre a programação da TV Band de 12 a 17-Jul-2010: O Despertar do Sexo; O Namoramento.
    SOLICITAÇÃO DE PUBLICAÇÃO.
    Tendo em vista a não aceitação da minha Campanha Social Religiosa: O sexo Conforme a lei de Deus, e eu ser o único em todo o Brasil e talvez no mundo, solicita-vos às autoridades civis e religiosas para que publique minha estampa e mensagens nas primeiras páginas dos jornais de todos os estados do Brasil. Abaixo algumas dicas como mais ou menos deverá ser a publicação. Na primeira página: Militar REFORMADO DO M-EX DE CORUMBÁ-MS ATEIA FOGO EM PRESERVATIVO CAMISINHA EM PRAÇA PÚBLICA. Leia mais... Pg.____
    Militar reformado, Mariano David Soares do M-EX, indignado coloca fogo em preservativo com uma forma de protesto e em defesa da Castidade, Fidelidade e Pureza! Segundo ele, a AIDS e a Gravidez precoce não é uma epidemia comum, mas um castigo de Deus pelo sexo desordenado. Disse que a distribuição gratuita da camisinha é uma aberração e uma AFRONTA aos pais e principalmente à Igreja. A camisinha além de não combater a AIDS, é um incentivo ao sexo a menor e um convite ao adultério, a traição, fazendo lembrar as destruições de Sodoma e Gomorra. Disse que está com essa Campanha já a dezesseis anos e que apesar da idade 64 anos, não vai desistir e procura um substituto, pode ser do sexo masculino ou feminino. Mariano continua narrando: O sexo é Sagrado e deverá ser praticado após o casamento oficial, no civil e no religioso. A Sua Santidade o Papa está muito mal assessorado, já que Ele e a Bíblia Sagrada são contra a camisinha. Mariano finaliza dizendo: A solução para a prevenção da AIDS e da gravidez Precoce é: A) A educação dos pais e avós; B) A volta das aulas de religião, leitura bíblica; C) A Homilia do Padre e o Sermão do Pastor mais severo; D) A orientação social e religiosa dos patrões nas áreas de trabalho... Desde já agradeço a compreensão. Atenciosamente! Mariano.
    Assunto do Jornal da Band em 12 de julho/10: “O QUE OS JOVENS PENÇAM DA VIRGINDADE”. E A Liga/13-07-10.
    E aí sociedades de Corumbá, Ladário-Ms, Brasil, tenho razão ou não? Os senhores assistiram essa notícia da Band? Fazer vista grossa ou ignorar, também é omissão. Os senhores precisam acompanhar para que dê valor e acredite em minhas mensagens. Fiquei horrorizado! A impressão que ficou é que não existem os pais, os avôs e muito menos a Igreja. Teve garotas e garotos a partir dos 14 anos que conforme as perguntas faziam até gestos obscenos. Aquele gesto de cerrar os punhos e puxar para trás, simbolizando o rompimento do hímen, a desonra. E o pior é que quem fazia as perguntas ficavam sorrindo dessa infâmia, até mesmo os apresentadores. Em umas das perguntas: quem aqui já fez sexo? Muitos manifestaram que sim, a entrevistante perguntou a uma das garotas? E você não fez? E continuou perguntando: é por que dói? Sinceramente caro leitor(a), tive nojo, pois são todos desgraçados. Além de distribuir a camisinha, ainda incentiva a fazer o sexo. Em muitas das minhas mensagens escrevi que estou representando os pais do Brasil e a Igreja, mas estou começando a me arrepender. Parece que estou sozinho mesmo nessa Campanha. É por isso que quero minha foto estampada na primeira página de todos os jornais do Brasil. Pra que? Para quando as coisas se agravarem mais, teve pelo menos um vivente na face da terra que defendeu a honra: a castidade, a Fidelidade e a Pureza. As Igrejas não podem continuar em silêncio diante desse caus. Eu sempre acreditava nas Igrejas Evangélicas, mas depois que vi um debate com o Pastor Silas Malafaia da Assembléia de Deus, deixei de acreditar. Acabei de crer que a crença é individual. Em um de seus argumentos, ao ser perguntado pelo preservativo, disse que no ambiente evangélico aceita a camisinha nos casais para o Planejamento Familiar, e que sobre os jovens, não é contra a posição do Governo a distribuir camisinha. Quer dizer, tudo de bonito que eles pregam foi por água abaixo. Agora quero deixar um recado aos católicos: cuidado! Isso pode ser uma ARTIMANHA para conquistar adeptos católicos para o protestantismo, já que a grande massa católica é contra o Papa de proibir a camisinha. A Igreja católica é engraçada, proíbe a camisinha, mas não explica o porquê. Se a Sua Santidade o Papa liberar o preservativo, todos os SACRAMENTOS tornarão sem efeito. Mateus 16, 18-19.
    Nada justifica a camisinha! A única posição que poderia justificar seria no caso da traição, o adultério. Maiores detalhes acessem no Google: HTTP://mariano.soares.zip.net
    Mariano.
    0
    Mariano David Soares 21/12/2009
    Se a sociedade e a igreja me ajudar, a partir de agora 2010, o sexo na adolescência está com os dias contados. Só que para isso, precisamos tomar medidas mais severas quanto ao namoro e o noivado. A partir de agora, a jovem ao completar 15 anos, só terá direito a festa e presente de debutante se for donzela: a noiva por sua vez terá de ser submetida ao exame sexológico.
    Parece absurdo, mas não é não. Ela poderá casar-se oficialmente aos 16 anos, e caso não encontrar casamento, deverá conservar a virgindade até os 18 anos. Aí estará livre para se aventurar na vida sexual. Medite na mensagem abaixo:
    Corumbá-MS, 30 de novembro de 2009.
    MENSAGEM PARA CARRO DE SOM EM 1º DE DEZEMBRO DE 2009.
    FIDELIDADE E PUREZA / CASTIDADE E FIDELIDADE!
    Olá população de Corumbá, Ladário e Região! Nossos Irmãos bolivianos. Meus cumprimentos! Sou o Mariano David Soares autor do Dvd grátis: O Sexo conforme a Lei de Deus!
    Dia primeiro de dezembro, Dia Mundial de Combate a AIDS, vamos entender qual será a solução:
    Caríssimos, vamos fazer esse movimento diferente, isto é, vamos substituir o preservativo pela palavra de Deus. Vamos fazer uma viagem no tempo e voltarmos aí uns 40 anos atrás, onde a educação nos lares eram mais compreendida!
    Jovens, o nosso corpo é Templo do Espírito Santo, portanto, devemos ter o máximo de respeito por ele. O sexo deverá ser praticado após o casamento! Jovens namoro e noivado não é sexo! Se o namoro e o noivado não é sexo, e o casal deve manter um respeito mútuo, então, não há lugar para preservativo! Obsoleto.
    Atenção jovem, o preservativo, é para se prevenir da AIDS, gravidez precoce e outras doenças sexualmente transmissíveis, mas só é válido para quem já teve a primeira experiência sexual. Pelo o Amor de Deus, não faça uso do mesmo, caso a parceira seja donzela, pois ela estará se preservando para o casamento! Isto é: sexo é coisa de adulto; pós os 18 anos.
    Jovens, pura, castas, se alguém vos oferecer camisinhas, diga não, a educação dos meus pais e da minha igreja é a minha camisinha! Preserve sua castidade para a noite de núpcias! Não adiante o sexo, pois as propostas poderão não ser confiável, aí então você estará pura, intacta para iniciar um outro relacionamento. Evitem os momentos de fornicações, pois a carne é fraca! Esteja sempre atenta com os ensinamentos da sua Igreja, do seu crédulo. (Não podemos omitir! Omissão é pecado e aceitação! Temos que protestar).
    A única prevenção para a AIDS e a gravidez precoce, é a abstinência sexual. O preservativo, além de não ser 100% seguro é contrário á Lei de Deus. Não só impede a vinda ao mundo, como também da um aval à traição no convívio matrimonial. “O que não é visto não é lembrado”, “A Ocasião faz o Ladrão”. Portanto evitem o contato com o preservativo! Orais e vigiais para que não caia em tentação!
    Jovens, procure manter a virgindade pelo menos até os 18 anos! Evitem as fornicações, tais como agarra, agarra e beijos prolongados. Nunca se esqueça que você, moça, é um barril de pólvora e seu namorado ou noivo, é uma centelha, uma faísca pronta para inflamar quem estiver vulnerável à sua volta.
    Você até pode começar a namorar ainda jovem, mas sem fazer sexo! O namoro e o noivado são para se conhecer. Seria até cômico se não fosse trágico. Infelizmente, a sociedade deixou a peteca cair e o resultado está aí: crescimento desordenado da população, gravidez indesejada, e o pior, a AIDS. A partir agora de 2010 temos de reverter esse quadro. A mentira jamais pode sobrepor a Verdade! O preservativo é mentira e a Fidelidade e Pureza é a Verdade! Independente de credo tem que ser ECUMÊNICO.
    Olá sociedade, a AIDS não é uma epidemia comum, e sim um castigo de Deus pelo sexo desordenado. Tento é verdade que se praticarmos o sexo cristão, não teremos AIDS nem gravidez precoce.
    Olha aí sociedade brasileira, tem internautas dizendo para eu deixar de ser medieval! Para Deus não há medieval, Cristo disse: Eu sou o mesmo de ontem, hoje, amanhã e sempre!
    Olha aí sociedade, tem preservativo chegando nas mãos de adolescentes castas, virgens. Acorda sociedade, isso é pior do que a própria PEDOFILIA, pois a camisinha estimula o sexo.
    A sociedade brasileira tem que entender que a mulher foi feita para um só homem e o homem para uma só mulher. Deixará o homem, seu pai e sua mãe, unirsevos-á à sua mulher e ambos se tornarão uma só carne. Nunca acredite na frase popular: “Amigado com fé, casado é”. Essa frase é falsa e é por isso que o Brasil se encontra nessa situação. Você pode esta comentando: Mariano está chovendo molhado. Pode até ser, mas se ninguém falar e não mostrar a solução fica como esta e de mal a pior.
    Olá população de Corumbá, ladário e Região. Nossos irmãos boliviano, 1* de Dez, Dia Mundial do Combate a AIDS! Estamos fazendo esse movimento diferente, isto é, Fidelidade e Pureza! Não podemos deixar a Lei dos homens substituir a Lei de Deus! Um erro não conserta outro! Não se pode com um ato ilícito almejar uma posição lícita. Ninguém é obrigado a distribuir camisinha, recorra a Lei objeção da consciência do Código do Direito Canônico. Essa Lei nos ampara a não fazer nada que nossa consciência acusa que está errado. A distribuição de preservativos, não é uma caridade, e sim um PRETEXTO para o sexo continuar livre. Cuidado! Sodoma e Gomorra à vista. Vamos escolher o Bem e não o Mal. Tel: 3232-5064.
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast