Jornada Cultural da Escola Professora Margarida Pires Leal

Publicado em: 31/08/2010 |Comentário: 0 | Acessos: 340 |

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO

SEDUC – SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO

ESCOLA CE PROFª MARGARIDA PIRES LEAL

PROFESSORA ELABORADORA DO PROJETO:

 MARCIA AMELIA GASPAR MATOS

PROFESSORES COLABORADORES:

ANA LOURDES DE SOUZA, ELIZANIRA SILVA REIS, ETELVINA PRAZERES, ILKA VANESSA, JÚLIO CÉSAR, MEIRANE DINIZ, MARCO ANDRÉ VIANA, ROSE MARY DINIZ, MARIA DA GLÓRIA, SAMUEL FALCÃO, JORGE CÉSAR, GISÉLIA COSTA, FÁBIA ARAÚJO, VICENTA MARTINEZ, FRANCISCO GALDINO, FRANCISCO SALES, VITÓRIA, WANDERSON, MARCELO, RAILSON, ANA JÚLIA, ANTÔNIO CARLOS, MICHELLE, ALVANITA, GEORGE E MARCIA MATOS.

PROJETO:

JORNADA CULTURAL DA ESCOLA PROFª MARGARIDA PIRES LEAL

 

1.0 Objetivo Geral

Proporcionar aos nossos alunos uma maneira descontraída e socializada de aquisição de conhecimentos oriundos de diversas oficinas, inauguração da rádio escola e apresentações culturais.

2.0 Objetivos Específicos

  • Despertar o interesse pelo saber, aprender e conhecer;
  • Incentivar a socialização de conhecimentos;
  • Buscar o gosto pelos estudos;
  • Valorizar a cultura;
  • Incentivar a utilização da rádio escola como instrumento pedagógico.

3.0 Justificativa

Quando a aprendizagem acontece de forma prazerosa o conhecimento é internalizado pelo educando, ou seja, ele aprende de fato. A cultura é importante para o funcionamento do grupo, e o aprendizado cultural é indispensável para que cada indivíduo se adapte ao seu grupo. Entretanto, é de extrema importância que cada um também aprenda a contribuir para a sua cultura, criando idéias, objetos, ferramentas, colaborando no desenvolvimento de várias linguagens, enfim, mantendo sua cultura viva e adequada às necessidades do grupo. Do mesmo modo, é preciso aprender a interpretar a arte, seja ela um filme, uma peça teatral, um espetáculo de música, dança, circo, artes visuais, performance, uma vez que a arte é um dos modos humanos de atribuir significados ao mundo. Aprende-se arte convivendo com obras de arte, seja na escola, em museus, em casa, no cotidiano de cada um. A freqüentação, como é chamada essa convivência com as obras de arte, ajuda a construir um certo "vocabulário" de estilos, de artistas, épocas, linguagens, suportes. Aprende-se arte por meio do fazer artístico, explorando linguagens e materiais, o que nos faz compreender melhor as dificuldades e as soluções encontradas pelos artistas. A convivência com a arte nos mostra soluções variadas para cada um desses problemas.

Pensando em tudo isso, propomos um dia diferente, uma jornada cultural, onde os nossos alunos e a comunidade usufruam de oficinas que proporcionam momentos de reflexão que mudam o olhar para este aluno, e dele, para com sua dificuldade de aprendizagem. Ele exterioriza seus medos, suas dificuldades de uma forma sutil, sem agredir suas emoções e nos possibilita obter uma visão a qual dentro de sala de aula não conseguimos enxergar. A importância de uma Educação mais abrangente faz com que procuremos novas saídas para suprir as carências encontradas nas intuições de ensino. Propor atividades criativas como uma das saídas viáveis para uma maior integração entre as áreas a fins e para desenvolver valências esquecidas na aprendizagem...

Pensamos então em promover a socialização entre os alunos; ampliação do universo conceitual e o vocabulário dos alunos; valorizar os aspectos positivos da programação radiofônica, aplicando- os em sala de aula. Considerar o conhecimento prévio dos alunos e acima de tudo proporcionar um aprendizado prazeroso, contextualizado e significativo.

4.0 Público a ser envolvido (Série/ano)

O presente projeto será realizado com as turmas do 1˚, 2˚ e 3˚ ano do ensino médio da Escola Professora Margarida Pires Leal dos turnos matutino e vespertino, localizada no bairro da Alemanha em São Luís – MA.

5.0 Metodologia

Na jornada cultural será oferecido almoço para alunos, professores e oficineiros. Começaremos com a inauguração da rádio escola do CE Professora Margarida Pires Leal que tem como objetivos principais motivar o uso da rádio na vida escolar, mostrando sua importância no processo educativo, uma vez que este é uma ferramenta importante no processo ensino aprendizagem. Levando em consideração os conhecimentos prévios dos alunos, bem como, despertar nos alunos a consciência critica das informações recebidas e desenvolver a percepção auditiva, a concentração, a linguagem, a socialização e a imaginação dos mesmos.

Logo após a inauguração, a rádio será utilizada durante toda a virada cultural com informes, concurso de locutores e concurso de conhecimentos gerais com as referidas premiações aos alunos vencedores.

Dando continuidade aos trabalhos, as oficinas irão começar ao mesmo tempo e os alunos poderão escolher até duas oficinas para participar, sendo uma no turno matutino e a outra no turno vespertino. Vamos ter as seguintes oficinas:

- Oficina de dança de rua que tem como objetivo principal mostrar que é possível promover a inclusão social por meio da cultura — no caso, a dança e a expressão corporal, além de oferecer uma nova oportunidade de lazer e aprendizado;

- Oficina de forró que tem como objetivo principal repassar os passos do forró. Também é uma excelente forma de exercício físico, interação e inclusão social, além é claro de engrandecer a dança e a música difundindo nosso Forró e a Cultura Brasileira;

- Oficina de Percussão que busca desenvolver a criatividade musical que existe em cada pessoa;

- Oficina de Capoeira com objetivo de ensinar disciplina, coragem perante a vida e harmonia na convivência dentro da comunidade;

- Oficina da Beleza com o objetivo de despertar o interesse dos adolescentes para este ofício incentivando o interesse dos mesmos a fazerem cursos na área para aumentar a renda familiar e a melhorar a qualidade de vida de suas famílias;

-Oficina de Karatê com o objetivo de trabalhar o autocontrole, desenvolvendo uma política de prevenção à violência que busca melhorar a convivência escolar e familiar.

-Oficina de Xadrez que busca mostrar o jogo como uma alternativa a ser empregada em sala de aula, estimulando à concentração, a atenção, a paciência, a superação de desafios e o respeito ao adversário.

Vamos ter também campeonato de queimado nas modalidades feminino e masculino com premiações às equipes vencedoras, se vira nos 30 com a participação de alunos que conseguem fazer algo interessante em trinta segundos e para o encerramento terão as demonstrações do que foi criado, confeccionado e aprendido nas oficinas e apresentações culturais dos alunos do 3˚ano com teatros, músicas, corais e performance nas línguas inglesa e espanhola.

6.0 Período de realização

O projeto será realizado no dia 28 de agosto do ano letivo de 2010, das 09:00 às 16:00 horas.

 

7.0 Materiais necessários

- Pratos, talheres e copos descartáveis;

- Resma de papel, 2 litros de cola, pincéis variados, papel cartão, cartolinas, papel camurça, cola de isopor, folhas de isopor;

- Caixa de som, DVD, som, vídeo e extensões, data show, cinco tabuleiros de xadrez, cinco mesas grandes.

8.0 Resultados Esperados

.A desinibição dos nossos alunos;

.O aprendizado prazeroso;

.O estímulo à socialização dos conhecimentos;

 .Aprender um ofício e melhorar a renda e consequentemente a qualidade de vida.

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 1 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/ciencia-artigos/jornada-cultural-da-escola-professora-margarida-pires-leal-3172449.html

    Palavras-chave do artigo:

    jornada cultural

    ,

    educacao

    ,

    oficinas

    Comentar sobre o artigo

    A sobrevivência humana depende de incontáveis de fatores externos ao indivíduo sujeitando-o, por vezes, à prática de atos que não são as almejadas, porém necessárias à perpetuação no planeta. Nesse prisma, nasce a necessidade do homem trabalhar para a manutenção de sua vida e de sua família. Com isso, diversos mecanismos foram criados para regular essa relação social existente entre os homens, para possibilitar em convivência harmônica entre os indivíduos da sociedade, a proteção legal ao menor.

    Por: Fabio Mendonça de Oliveiral Direito> Doutrinal 21/08/2010 lAcessos: 4,645

    O mundo do trabalho e as implicações que seus processos engendram, certamente afetam diretamente o desenvolvimento da vida dos seres humanos em sociedade, as mudanças ocorridas na sua estrutura, projetam reflexos nas dimensões subjetivas e objetivas do ser social. Nas últimas décadas do século passado e neste início do terceiro milênio, vivenciamos profundas alterações ocorridas nas estruturas do mundo do trabalho, acompanhadas por um momento que se habituou chamar de globalização.

    Por: Cristiano Pinheiro Corrêal Educação> Ensino Superiorl 30/11/2011 lAcessos: 478

    Muitos empresários estão percebendo que melhorar a qualidade de vida de seus funcionários e de suas famílias torna a empresa mais saudável, competitiva e produtiva. Essa é a principal função da QVT (Qualidade de Vida Total), baseada em dois aspectos importantes: o bem-estar do trabalhador e a eficácia organizacional . Um programa adequado de QVT busca uma organização mais humanizada e proporciona condições de desenvolvimento pessoal.

    Por: Marcelo P. Basilel Saúde e Bem Estar> Medicinal 05/08/2014

    O presente trabalho teve como objetivo analisar a natureza educativa do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) do município de Massapê no tocante as suas contribuições para o acesso à cidadania de seus participantes. O percurso metodológico deste trabalho utilizou a abordagem qualitativa do tipo estudo de caso. Os resultados obtidos apontaram a existência de proposta educativa planejada e executada de forma bem diversificada.

    Por: Carlos Justinol Educação> Ensino Superiorl 02/05/2011 lAcessos: 5,290 lComentário: 2

    Sendo o estágio uma forma rápida de inserção na unidade empregadora e inexistindo quaisquer encargos trabalhistas desta relação, o que ocorre muitas vezes na realidade é um desvirtuamento do fim primeiro – o aprendizado – e o uso do estagiário para atividades não condizentes com os currículos escolares. A descaracterização do contrato de estágio e a criação do vínculo de emprego são os temas do presente estudo.

    Por: Eduardo Antônio Kremer Martinsl Direito> Doutrinal 15/09/2008 lAcessos: 2,505 lComentário: 2
    frei fernancio

    Uma história não contada por órgãos oficiais, mas está sendo pesquisada e dita por nós militantes, e uma época feita e lutas e vitórias e um tempo que se foi, mas hoje nos convia a resgatar e novo. Somos capazes de fazer uma nova forma de dizer o que sentimos e passamos nestes vários anos, determinante para nossa geração, onde teve ações e reflexões em prol de uma igualdade racial e consciência da negritude, seja na pastoral ou movimento negro específico. Afentes e Pastoral Negros, a organização

    Por: frei fernanciol Arte& Entretenimentol 03/02/2011 lAcessos: 528

    Resumo: Este artigo se propõe, entre outras coisas relatar experiências cotidianas vivenciadas no Complexo Penitenciário de Pedrinhas, localizado no município de São Luís-Ma, br. 135, km 18, Bairro Pedrinhas, cujo objetivo é compreender e fazer uma análise do trabalho do agente publico prisional, desde sua origem até os dias atuais, refletindo sobre sua prática no contexto do cárcere, bem como, possibilitar o aprimoramento dessa "prática", levando em consideração as representações socia

    Por: ana silvia r. de sousal Educaçãol 17/12/2011 lAcessos: 438
    JAIR APARECIDO RIBEIRO

    Este estudo se caracteriza como uma pesquisa bibliográfica de revisão de literatura, e também descritiva. Segue-se por uma abordagem descritiva abordando o tema Sistema Penitenciário e a Lei de Execução Penal (LEP), enfocamos a questão do trabalho do apenado com o fator de manutenção dos órgãos públicos, e apresentamos que a atividade de trabalho proporciona o resgate da dignidade e a alto-estima pessoal.

    Por: JAIR APARECIDO RIBEIROl Direito> Legislaçãol 03/04/2012 lAcessos: 355
    Elizabete Rosa

    Este artigo apresenta um estudo sobre as Tecnologias da Informação no Ensino de História e Geografia. A sociedade do século XIX está inserida num contexto em que as novas tecnologias da informação se fazem presentes no cotidiano das pessoas. Entender que a preparação do aluno para exercer direitos e cumprir deveres nesse contexto, implica na formação adequada desse indivíduo, fazendo uso do que lhe seja disponível em termos de tecnologias.

    Por: Elizabete Rosal Educação> Ensino Superiorl 29/12/2011 lAcessos: 516
    Paulo Azze

    Explicações sobre a corrente elétrica alternada (CA), seus os componentes (ativos e reativos) e o seu cálculo de forma simplificada.

    Por: Paulo Azzel Educação> Ciêncial 15/09/2014
    Paulo Azze

    Aborda aspectos relacionados ao comprimento das resistências de chuveiros, atendendo uma dúvida de amigo sobre questões do ENAD.

    Por: Paulo Azzel Educação> Ciêncial 15/09/2014
    Ademar dos Santos Lima

    Este trabalho teve como objetivo o estudo e esclarecimento sobre o dilema da teoria social, por meio de pesquisas bibliográficas e documental, com base nos artigos científicos de Dalbosco (2010), Carvalho (2013), Lília (2009), Morigi (2004), Netto (2012 e Maia in Connell (2009).

    Por: Ademar dos Santos Limal Educação> Ciêncial 04/09/2014 lAcessos: 21
    Ademar dos Santos Lima

    Resumo O presente artigo teve como finalidade, efetuar uma análise acerca da Teoria das Representações Sociais (TRS) e possível aplicação desta no âmbito de pesquisas em educação. Tratou-se, portanto, de um texto especificamente teórico e de pesquisa qualitativa, o qual teve como embasamento teórico os textos em teoria das representações sociais de Prado e Azevedo (2011), Rateau et al (2012), Mazzotti (1994) e, a técnica de investigação empregada foi bibliográfica e documental. Palav

    Por: Ademar dos Santos Limal Educação> Ciêncial 04/09/2014
    Luddy Travassos

    Os indivíduos que sofreram lesão no Sistema Nervoso Central, que comprometeram os neurônios motores, na coordenação dos impulsos, demasias dos reflexos, espasmos, alterações da fala e conduções, também podem ser apercebidas pelos familiares do paciente através de alterações comportamentais cotidianas desde a sudorese, anestesia labial, tremor de mãos e pés, e qualquer anomalia derivada de distúrbios de estresses ou demais descargas de tensão.

    Por: Luddy Travassosl Educação> Ciêncial 31/08/2014

    Sugestões com técnicas de estudo e leitura. Texto destinado a estudantes do ensino médio. pode ser aproveitado por todo leitor

    Por: NERI P. CARNEIROl Educação> Ciêncial 10/08/2014

    Ensinar as crianças a ler, a escrever e a se expressar de maneira competente na língua portuguesa é o grande desafio dos professores das quatro primeiras séries do Ensino Fundamental. Existem mudanças importantes sendo realizadas: vários Estados estão remodelando seus currículos e investe-se mais na atualização dos professores.

    Por: Lecy Aparecida Martinsl Educação> Ciêncial 28/07/2014 lAcessos: 29
    Milene Macedo

    O mundo e os seres vivos não são constituídos por substâncias puras, no dia a dia a maioria dos sólidos, líquidos e gases aos quais se conhece são formados por misturas. Essas são constituídas por duas ou mais substâncias, e estão presentes no cotidiano de um laboratório e de indústrias. As misturas podem ser classificadas de diversas maneiras, por exemplo, como heterogêneas ou homogêneas. Muitas vezes os componentes de uma mistura são aplicáveis apenas quando separados.

    Por: Milene Macedol Educação> Ciêncial 15/07/2014 lAcessos: 40

    Conhecer, apontar e julgar ações de intervenção para identificar as benéficas e as prejudiciais a preservação, utilizando os recursos das mídias como demonstração da real situação da nossa cidade e com isso propor a conscientização de uma cultura sustentável e a implementação da saúde coletiva e individual do ambiente em que vivemos.

    Por: Marcia Amelia Gaspar Matosl Educaçãol 21/02/2014 lAcessos: 25

    Possibilitar o conhecimento de professores e alunos sobre as doenças genéticas que cada espécie existente possa ter, com as suas características e particularidades para proporcionar um aprendizado contextualizado e também o respeito às diferenças entre os seres vivos através de uma mostra utilizando recortes de jornais, revistas e fotos retiradas da internet relacionadas ao assunto.

    Por: Marcia Amelia Gaspar Matosl Educação> Ciêncial 14/10/2010 lAcessos: 1,772

    Mostrar que a internet é um recurso extraordinário no que diz respeito à obtenção de informações de qualquer assunto que se queira pesquisar ou saber.

    Por: Marcia Amelia Gaspar Matosl Educação> Ciêncial 08/10/2010 lAcessos: 58

    Mostrar que biotecnologia avançou muito e melhorou a vida de todos nós, mas ainda há muito a ser descoberto e desvendado para que tenhamos uma vida de plena saúde e traquilidade. O que temos hoje já é incrível, mas o que teremos amanhã será espetacular.

    Por: Marcia Amelia Gaspar Matosl Educação> Ciêncial 08/10/2010 lAcessos: 5,329 lComentário: 1

    Implantar uma cultura de paz, fortalecendo o respeito à diversidade humana, a solidariedade, a união e todos os sentimentos bons de um ser a outro, para reduzir a violência dentro da nossa escola e cultivar a cultura da paz para todas as pessoas que fazem parte da nossa comunidade escolar.

    Por: Marcia Amelia Gaspar Matosl Educação> Ciêncial 02/10/2010 lAcessos: 1,836

    RESUMO A insuficiência da preparação dos futuros professores quanto ao domínio dos conteúdos da matéria a ensinar se manifesta, principalmente, em dificuldades para reelaborar os conteúdos científicos, adequando-os à promoção de aprendizagem de seus futuros alunos. Isso torna o ensino da Biologia muito mais complicado do que era para ser, pois os professores sendo formados de uma maneira inadequada reflete em uma educação não apropriada, descontextualizada e que não transmite algo significati

    Por: Marcia Amelia Gaspar Matosl Educação> Ciêncial 16/07/2010 lAcessos: 1,990
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast