MATEMÁTICA E OS JOGOS LÚDICOS

Publicado em: 02/05/2010 | Acessos: 7,111 |

MATEMÁTICA E OS JOGOS LÚDICOS

 

 

Introdução:

 

            Muitas pesquisas e estudos estão sendo feitos para amenizar o fracasso no ensino da Matemática. E o jogo vem contribuindo para motivação dos alunos na disciplina, bem como na motivação aos estudos.

            O uso de jogos matemáticos implica uma mudança significativa nos processos de ensino Aprendizagem que permite modelar o ensino tradicional, de quadro e giz e extensas listas de exercícios. Um dos fatores importantes hoje na Educação Matemática é trabalhar o raciocínio lógico. Levando com isso o desenvolvimento da linguagem. Diferentes processos de raciocínio, interação dos alunos, e a formação criticam do aluno assegurando o seu desenvolvimento individual e a sua inserção na sociedade.

 

 

Desenvolvimento

 

A matemática só poderá ser vista de modo diferente se mudar nossa maneira de ensino e nas nossas concepções de Aprendizagem, pois alguns alunos afirmam que hoje ás aulas de matemáticas é desinteressante. Precisamos demonstrar a Matemática a partir do seu dia- a -dia motivando alunos a descobrirem a importância desta. Através de projetos interdisciplinares, modelos básicos de profissões usados como exemplo a Engenharia civil , dentre os outros.

Diante disso a metodologia dos jogos em sala de aula auxilia aos professores no processo de aprendizagem, os jogos são educativos, sendo assim, requerem um plano de ação que permita a aprendizagem de conceitos matemáticos e culturais de uma maneira geral. Já que os jogos em sala de aula são importantes, devemos ocupar um horário dentro de nosso planejamento, de modo a permitir que o professor possa explorar todo o potencial dos jogos, processos de solução, registros e discussões sobre possíveis caminhos que poderão surgir. Sugiro que devemos aplicar os jogos antes dos conteúdos, facilitando assim o processo do raciocínio lógico.

Os jogos devem ser escolhidos e preparados com cuidado para levar o estudante a adquirir conceitos matemáticos de importância. A partir do seu conteúdo administrado em sala de aula, o jogo deve ser visto como um método de aprendizagem e não "quem joga é para ganhar".

Acompanhar a maneira como os alunos jogam, sendo observadores atentos, interferindo para colocar questões interessantes (sem perturbar a dinâmica dos grupos) para, a partir disso, auxiliá-las a construir regras e a pensar de modo que elas entendam.

Devemos ter alguns cuidados antes de aplicar um jogo na sala de aula eles devem ser planejados e organizados a partir do objetivo que o professor pretende alcançar. Citamos alguns cuidados: não tornar o jogo algo obrigatório; Escolher jogos em que o fator sorte não interfira nas jogadas, permitindo que vença aquele que descobrir as melhores estratégias; utilizar atividades que envolvam dois ou mais alunos, para oportunizar a interação social; estabelecer regras, que podem ou não ser modificadas no decorrer de uma rodada; trabalhar a frustração pela derrota na criança, no sentido de minimizá-la; estudar o jogo antes de aplicá-lo (o que só é possível, jogando).

Conclusão:

Esse "bicho-papão", ou terror dos alunos só perderá esta denominação para muitos quando nós educadores/as centramos todos os nossos esforços para que ensinar matemática seja: desenvolver o raciocínio lógico e conscientizar da importância da disciplina no dia a dia. Desenvolver a criatividade, resolver diferentes tipos de problemas.Usar uma didática facilitadora , uma linguagem que os alunos compreendam a importância dos conhecimentos matemáticos para sua vida Social, cultural e política.

 

BIBLIOGRAFIA:

 

AMBROSIO, Ubiratan D'. A matemática na época das grandes navegações

e início da colonização. Revista Brasileira de História da

Matemática, v.1, n.1,2001.

BARBIERI, Daniela D. Modelagem Matemática e sua implicações para a

Aprendizagem Significativa. In: IV Conferência Nacional sobre

Modelagem e Educação Matemática, 2005, Feira de Santana - BA.

Conferência Nacional sobre Modelagem e Educação Matemática.

Feira de Santana : UEFS, 2005

BARBOSA, Ruy M. Descobrindo a Geometria Fractal. 2.ed. Belo Horizonte.

Autêntica, 2005.

BARBOSA, Jonei C. Modelagem Matemática e os professores: a questão da

formação. DANTE, Luiz Roberto. Didática Da Resolução De

Problemas De Matemática. São Paulo. 12. ed. Ática, 2005.

DEWDNEY, A.

Avaliar artigo
4
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 7 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/ciencia-artigos/matematica-e-os-jogos-ludicos-2281559.html

    Palavras-chave do artigo:

    jogos matematicos

    Comentar sobre o artigo

    Nos dias atuais tem-se questionado muito sobre: a forma tradicional de educar e o modo de transformar a aula em um ambiente estimulante. Este trabalho busca fornecer um recurso didático que possa despertar o interesse dos educando através jogos matemáticos construídos a partir de materiais recicláveis.

    Por: victor hugol Educação> Educação Infantill 18/10/2010 lAcessos: 7,813 lComentário: 1

    Este trabalho é uma pesquisa bibliográfica, que propõe o jogo eletrônico como atividade que estimula os alunos de maneira dinâmica e transformadora na disciplina da Matemática das séries iniciais do ensino fundamental. Nele abordaremos a importância do uso da tecnologia como instrumento de aprendizagem na sala de aula, mostrando um vínculo entre a Matemática e o jogo, pois é necessário trabalhar o conteúdo da disciplina através de experiências do dia-a-dia do aluno.

    Por: Beatriz Pereira da Silveiral Educaçãol 03/08/2011 lAcessos: 670

    A utilização dos jogos na matemática tem função de tornar mais prazeroso o aprendizado, para que de forma mais criativa e dinâmica, aluno sinta-se estimulado a aprender. Assim, ele é uma ferramenta ideal para a aprendizagem e um importante aliado no ensino da matemática, na medida em que estimula o interesse do aluno, ajudando-o a construir novos conhecimentos; e como um instrumento pedagógico que permite ao professor colocar-se na condição de condutor, incentivador e avaliador da aprendizagem

    Por: CLÍSTENES ÁGIS B. CIPRIANOl Educação> Ensino Superiorl 12/01/2012 lAcessos: 660

    A pesquisa visa compreender a real situação do ensino da Matemática em uma escola pública , onde foram feitas observações das metodologias dos educadores e do rendimento escolar dos educandos.Foram feitos relatos sobre a influência dos jogos com estratégia de ludicidade no ensino da Matemática, e seus benefícios quando utilizados de maneira eficaz. Assim, verificou-se que a utilização dos jogos pode possibilitar uma maior interação entre os indivíduos durante o processo de ensino-aprendizagem.

    Por: Janne Daniella Gonçalves Silval Educação> Ciêncial 04/08/2010 lAcessos: 4,406

    A pesquisa em questão trata de a importância de se trazer jogos para a sala de aula, no intuito de tirar o aluno da situação de simples expectador, fazendo com que ele possa atuar como participante - realizador das aulas, visto que o professor tenha oportunidade de motivar o aluno a articular a teoria e prática, sanando as dúvidas que possa surgir em relação ao conteúdo.

    Por: anacleil Educação> Ciêncial 16/11/2013 lAcessos: 55

    Esse estudo é de cunho qualitativo, classificado como teórico-empirista que trás com problemática: durante a utilização das aulas de Educação Física quais as representações sociais dos professores de nível um, de uma escola municipal do Estado da Bahia sobre conteúdo/conhecimento dos jogos e das brincadeiras?

    Por: IVO NASCIMENTO NETOl Educação> Educação Infantill 03/04/2010 lAcessos: 1,142

    O presente artigo é uma discussão acerca dos conteúdos da psicomotricidade no processo de aprendizagem e desenvolvimento do aluno. Partiu-se de uma revisão bibliográfica acerca do que é o brincar e sua relação direta no processo educacional, bem como sua função de desenvolver os aspectos psicomotores. A psicomotricidade é um conteúdo de vital importância na Educação Física Escolar que contribui para o desenvolvimento afetivo, cognitivo, motor e psicológico.

    Por: Izabel Ap. de C. Cândido Costal Educaçãol 02/07/2009 lAcessos: 23,026

    O brincar tem contido nele os mais diferentes e valores que são suas virtudes e os seus pecados. Virtudes, porque na essência, eles são constituídos de princípios generosos que permitem a revitalização permanente. Pecados porque o brincar pode ser também manipulados e desviados para as mais diferentes finalidades ou objetivos, podendo comprometer a verdade. Vânia Ortiz – Pedagoga Especialista Psicopedagogia Clinica e Educacional

    Por: Vânia Cristina Rodrigues Ortizl Educação> Educação Infantill 26/11/2009 lAcessos: 2,768

    Este trabalho toma como percurso a descrição da prática docente na utilização dos jogos tradicionais, em instituição particular, na cidade de Salvador-Bahia. As discussões estão pautadas em Kishimoto; Friedmann; Chateau; Freire; Piaget e Vigotsky. Partindo do pressuposto de que se as aprendizagens são variadas, é necessário que o professor esteja em constante renovação e reflexão de sua prática, para que alcance as necessidades da criança.

    Por: Geraldo Francisco dos Santosl Educação> Educação Infantill 22/04/2011 lAcessos: 6,720 lComentário: 1

    Ensinar as crianças a ler, a escrever e a se expressar de maneira competente na língua portuguesa é o grande desafio dos professores das quatro primeiras séries do Ensino Fundamental. Existem mudanças importantes sendo realizadas: vários Estados estão remodelando seus currículos e investe-se mais na atualização dos professores.

    Por: Lecy Aparecida Martinsl Educação> Ciêncial 28/07/2014
    Milene Macedo

    O mundo e os seres vivos não são constituídos por substâncias puras, no dia a dia a maioria dos sólidos, líquidos e gases aos quais se conhece são formados por misturas. Essas são constituídas por duas ou mais substâncias, e estão presentes no cotidiano de um laboratório e de indústrias. As misturas podem ser classificadas de diversas maneiras, por exemplo, como heterogêneas ou homogêneas. Muitas vezes os componentes de uma mistura são aplicáveis apenas quando separados.

    Por: Milene Macedol Educação> Ciêncial 15/07/2014 lAcessos: 13

    O artigo que apresentamos abordará a prática docente no ensino da pré-história em nível escolar fundamental. O objetivo de nosso artigo é mostrar como os professores podem trabalhar o conteúdo pré-história na sala de aula. Temos como base de nosso referencial teórico artigos que pesquisamos na rede mundial de computadores, onde os mesmo darão suporte e contribuem bastante com as hipóteses levantadas. Em nossa pesquisa à elaboração de nosso paper utilizamos a revisão de bibliografia, pois esta es

    Por: daniel Rodrigues de limal Educação> Ciêncial 13/07/2014 lAcessos: 15

    A implantação de cotas nas universidades públicas é uma das questões conflituosas da proposta de reforma na educação apresentada pelo MEC. Forma-se que os exames vestibulares são claramente injustos. Tendo em vista, que a maioria dos que ingressam na universidade são componentes da classe média alta que cursaram o ensino médio em instituições particulares. O presente trabalho buscará averiguar a política de cotas. Como esta política é determinante, qual a sua eficácia, se existe alguma lacuna, s

    Por: juniorparentel Educação> Ciêncial 01/07/2014
    Dalila Costa Santos

    Este artigo faz uma abordagem sobre os desafios da inclusão escolar na contemporaneidade, por se tratar de um tema cada vez mais discutido na atualidade, tendo em vista sua grande relevância, já que tem como finalidade a garantia de uma educação igualitária, uma educação inclusiva de fato. A escolha do tema deu-se devido a educação inclusiva ter como desígnio a promoção de práticas pedagógicas que considerem a individualidade dos alunos e seu modo característico de lidar com a aprendizagem.

    Por: Dalila Costa Santosl Educação> Ciêncial 03/06/2014 lAcessos: 53
    Dalila Costa Santos

    Este artigo faz uma abordagem sobre a teoria de Durkheim e a concepção da educação como fato social, por se tratar de um tema de grande relevância, já que tem como ênfase a questão da educação enquanto formadora de indivíduos capazes de se tornarem membros da sociedade. A escolha do tema deu-se devido a educação ter como finalidade a promoção de práticas pedagógicas que trabalhem a individualidade dos alunos, assegurando que possam ser preparados para fazerem parte da sociedade atual.

    Por: Dalila Costa Santosl Educação> Ciêncial 03/06/2014 lAcessos: 36
    Francisco Vila Nova

    O artigo compara o ensino das equações e suas diferentes maneiras de apresentar a resolução das equações do 1º com uma incógnita por parte dos professores de matemática das redes pública e privada do município de João pessoa.

    Por: Francisco Vila Noval Educação> Ciêncial 25/05/2014 lAcessos: 26
    josemir francisco da silva

    O objetivo deste trabalho é de desmistificar e compreender a ausência da higiene com o corpo na Idade Média, abordando algumas questões relevantes a respeito da prática de banho no intuito de levar a compreensão como às pessoas que viveram nesse período e como conviviam com essas questões.

    Por: josemir francisco da silval Educação> Ciêncial 18/05/2014 lAcessos: 42
    keilla michelle Passos

    O objetivo deste trabalho foi investigar o desinteresse dos alunos pela disciplina e investigar melhores estratégicas para motivar os alunos. O que devemos fazermos nós professores para que esta realidade mude. Neste contexto, o professor de Matemática dos nossos dias não pode cruzar os braços e ensinar do mesmo modo que outros o fizeram ontem. É um desafio, meu, seu e de todos.

    Por: keilla michelle Passosl Educaçãol 06/05/2010 lAcessos: 5,519 lComentário: 3
    keilla michelle Passos

    O objetivo deste trabalho foi investigar as relações estabelecidas pelas crianças entre os números presentes em seu cotidiano, fora da escola, e os números apresentados pela escola em seus diferentes aspectos

    Por: keilla michelle Passosl Educação> Educação Infantill 04/05/2010 lAcessos: 9,261
    keilla michelle Passos

    O presente artigo tem como tema, a questão relativa à importância da Gestão Democrática, ou Participativa, no desenvolvimento e fortalecimento dos processos educacionais, delimitado ao decênio 1995-2005.

    Por: keilla michelle Passosl Educação> Ensino Superiorl 02/05/2010 lAcessos: 2,824
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast