MATEMÁTICA E OS JOGOS LÚDICOS

Publicado em: 02/05/2010 | Acessos: 7,245 |

MATEMÁTICA E OS JOGOS LÚDICOS

 

 

Introdução:

 

            Muitas pesquisas e estudos estão sendo feitos para amenizar o fracasso no ensino da Matemática. E o jogo vem contribuindo para motivação dos alunos na disciplina, bem como na motivação aos estudos.

            O uso de jogos matemáticos implica uma mudança significativa nos processos de ensino Aprendizagem que permite modelar o ensino tradicional, de quadro e giz e extensas listas de exercícios. Um dos fatores importantes hoje na Educação Matemática é trabalhar o raciocínio lógico. Levando com isso o desenvolvimento da linguagem. Diferentes processos de raciocínio, interação dos alunos, e a formação criticam do aluno assegurando o seu desenvolvimento individual e a sua inserção na sociedade.

 

 

Desenvolvimento

 

A matemática só poderá ser vista de modo diferente se mudar nossa maneira de ensino e nas nossas concepções de Aprendizagem, pois alguns alunos afirmam que hoje ás aulas de matemáticas é desinteressante. Precisamos demonstrar a Matemática a partir do seu dia- a -dia motivando alunos a descobrirem a importância desta. Através de projetos interdisciplinares, modelos básicos de profissões usados como exemplo a Engenharia civil , dentre os outros.

Diante disso a metodologia dos jogos em sala de aula auxilia aos professores no processo de aprendizagem, os jogos são educativos, sendo assim, requerem um plano de ação que permita a aprendizagem de conceitos matemáticos e culturais de uma maneira geral. Já que os jogos em sala de aula são importantes, devemos ocupar um horário dentro de nosso planejamento, de modo a permitir que o professor possa explorar todo o potencial dos jogos, processos de solução, registros e discussões sobre possíveis caminhos que poderão surgir. Sugiro que devemos aplicar os jogos antes dos conteúdos, facilitando assim o processo do raciocínio lógico.

Os jogos devem ser escolhidos e preparados com cuidado para levar o estudante a adquirir conceitos matemáticos de importância. A partir do seu conteúdo administrado em sala de aula, o jogo deve ser visto como um método de aprendizagem e não "quem joga é para ganhar".

Acompanhar a maneira como os alunos jogam, sendo observadores atentos, interferindo para colocar questões interessantes (sem perturbar a dinâmica dos grupos) para, a partir disso, auxiliá-las a construir regras e a pensar de modo que elas entendam.

Devemos ter alguns cuidados antes de aplicar um jogo na sala de aula eles devem ser planejados e organizados a partir do objetivo que o professor pretende alcançar. Citamos alguns cuidados: não tornar o jogo algo obrigatório; Escolher jogos em que o fator sorte não interfira nas jogadas, permitindo que vença aquele que descobrir as melhores estratégias; utilizar atividades que envolvam dois ou mais alunos, para oportunizar a interação social; estabelecer regras, que podem ou não ser modificadas no decorrer de uma rodada; trabalhar a frustração pela derrota na criança, no sentido de minimizá-la; estudar o jogo antes de aplicá-lo (o que só é possível, jogando).

Conclusão:

Esse "bicho-papão", ou terror dos alunos só perderá esta denominação para muitos quando nós educadores/as centramos todos os nossos esforços para que ensinar matemática seja: desenvolver o raciocínio lógico e conscientizar da importância da disciplina no dia a dia. Desenvolver a criatividade, resolver diferentes tipos de problemas.Usar uma didática facilitadora , uma linguagem que os alunos compreendam a importância dos conhecimentos matemáticos para sua vida Social, cultural e política.

 

BIBLIOGRAFIA:

 

AMBROSIO, Ubiratan D'. A matemática na época das grandes navegações

e início da colonização. Revista Brasileira de História da

Matemática, v.1, n.1,2001.

BARBIERI, Daniela D. Modelagem Matemática e sua implicações para a

Aprendizagem Significativa. In: IV Conferência Nacional sobre

Modelagem e Educação Matemática, 2005, Feira de Santana - BA.

Conferência Nacional sobre Modelagem e Educação Matemática.

Feira de Santana : UEFS, 2005

BARBOSA, Ruy M. Descobrindo a Geometria Fractal. 2.ed. Belo Horizonte.

Autêntica, 2005.

BARBOSA, Jonei C. Modelagem Matemática e os professores: a questão da

formação. DANTE, Luiz Roberto. Didática Da Resolução De

Problemas De Matemática. São Paulo. 12. ed. Ática, 2005.

DEWDNEY, A.

Avaliar artigo
4
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 7 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/ciencia-artigos/matematica-e-os-jogos-ludicos-2281559.html

    Palavras-chave do artigo:

    jogos matematicos

    Comentar sobre o artigo

    A verdadeira educação é aquela que instiga o desejo do indivíduo a explorar, observar, trabalhar, jogar e acreditar-se. Levando em conta essa perspectiva, a educação precisa organizar seus conhecimentos, partindo dos interesses dos alunos e, desse modo, levá-los a outros patamares de aprendizagem, que são primordiais à formação e ao exercício da cidadania.

    Por: Sandra Maria dos Reis Bernardol Educação> Educação Infantill 16/09/2014 lAcessos: 159

    Nos dias atuais tem-se questionado muito sobre: a forma tradicional de educar e o modo de transformar a aula em um ambiente estimulante. Este trabalho busca fornecer um recurso didático que possa despertar o interesse dos educando através jogos matemáticos construídos a partir de materiais recicláveis.

    Por: victor hugol Educação> Educação Infantill 18/10/2010 lAcessos: 8,061 lComentário: 1

    Este trabalho é uma pesquisa bibliográfica, que propõe o jogo eletrônico como atividade que estimula os alunos de maneira dinâmica e transformadora na disciplina da Matemática das séries iniciais do ensino fundamental. Nele abordaremos a importância do uso da tecnologia como instrumento de aprendizagem na sala de aula, mostrando um vínculo entre a Matemática e o jogo, pois é necessário trabalhar o conteúdo da disciplina através de experiências do dia-a-dia do aluno.

    Por: Beatriz Pereira da Silveiral Educaçãol 03/08/2011 lAcessos: 702

    A utilização dos jogos na matemática tem função de tornar mais prazeroso o aprendizado, para que de forma mais criativa e dinâmica, aluno sinta-se estimulado a aprender. Assim, ele é uma ferramenta ideal para a aprendizagem e um importante aliado no ensino da matemática, na medida em que estimula o interesse do aluno, ajudando-o a construir novos conhecimentos; e como um instrumento pedagógico que permite ao professor colocar-se na condição de condutor, incentivador e avaliador da aprendizagem

    Por: CLÍSTENES ÁGIS B. CIPRIANOl Educação> Ensino Superiorl 12/01/2012 lAcessos: 721

    A pesquisa visa compreender a real situação do ensino da Matemática em uma escola pública , onde foram feitas observações das metodologias dos educadores e do rendimento escolar dos educandos.Foram feitos relatos sobre a influência dos jogos com estratégia de ludicidade no ensino da Matemática, e seus benefícios quando utilizados de maneira eficaz. Assim, verificou-se que a utilização dos jogos pode possibilitar uma maior interação entre os indivíduos durante o processo de ensino-aprendizagem.

    Por: Janne Daniella Gonçalves Silval Educação> Ciêncial 04/08/2010 lAcessos: 4,489

    A pesquisa em questão trata de a importância de se trazer jogos para a sala de aula, no intuito de tirar o aluno da situação de simples expectador, fazendo com que ele possa atuar como participante - realizador das aulas, visto que o professor tenha oportunidade de motivar o aluno a articular a teoria e prática, sanando as dúvidas que possa surgir em relação ao conteúdo.

    Por: anacleil Educação> Ciêncial 16/11/2013 lAcessos: 95

    Esse estudo é de cunho qualitativo, classificado como teórico-empirista que trás com problemática: durante a utilização das aulas de Educação Física quais as representações sociais dos professores de nível um, de uma escola municipal do Estado da Bahia sobre conteúdo/conhecimento dos jogos e das brincadeiras?

    Por: IVO NASCIMENTO NETOl Educação> Educação Infantill 03/04/2010 lAcessos: 1,165

    O presente artigo é uma discussão acerca dos conteúdos da psicomotricidade no processo de aprendizagem e desenvolvimento do aluno. Partiu-se de uma revisão bibliográfica acerca do que é o brincar e sua relação direta no processo educacional, bem como sua função de desenvolver os aspectos psicomotores. A psicomotricidade é um conteúdo de vital importância na Educação Física Escolar que contribui para o desenvolvimento afetivo, cognitivo, motor e psicológico.

    Por: Izabel Ap. de C. Cândido Costal Educaçãol 02/07/2009 lAcessos: 23,467

    O brincar tem contido nele os mais diferentes e valores que são suas virtudes e os seus pecados. Virtudes, porque na essência, eles são constituídos de princípios generosos que permitem a revitalização permanente. Pecados porque o brincar pode ser também manipulados e desviados para as mais diferentes finalidades ou objetivos, podendo comprometer a verdade. Vânia Ortiz – Pedagoga Especialista Psicopedagogia Clinica e Educacional

    Por: Vânia Cristina Rodrigues Ortizl Educação> Educação Infantill 26/11/2009 lAcessos: 2,793

    Por um longo tempo, as ciências formaram uma grande unidade conhecida como filosofia Natural. Praticamente qualquer atividade desenvolvida no mundo atual envolve uma inter-relação entre as várias ciências e foi pensando nisso que o presente trabalho foi proposto para alguns alunos do 1° ano do ensino médio inovador, visando uma relação entre a física e a Biologia "Biofísica" .

    Por: anacleil Educação> Ciêncial 17/11/2014 lAcessos: 11

    Cientistas não encontraram registros escritos, mas desenhos em grutas, desenhos em objetos, construções, pinturas e outros. Surgimento da civilização no mundo e que os filósofos também ajudaram no conhecimento científico.

    Por: ANA MARIA LIBARDIl Educação> Ciêncial 16/11/2014

    Novos conceitos e procedimentos na área de Ciência explicações, mudanças, identificação do Universo. Primeiros aperfeiçoamentos de novas técnicas,contribuições e avanços.

    Por: ANA MARIA LIBARDIl Educação> Ciêncial 16/11/2014
    JORGE FLOQUET

    Necessariamente faço aqui a observação de que não estou fazendo nenhuma apologia ao tema referenciado, uma vez que nem se quer faço uso de quaisquer tipos de drogas lícitas (ex.: não bebo e nem fumo cigarro de qualquer espécie). Todavia, fico abismado como o governo federal e suas agências reguladoras tomam decisões somente quando uma rede de TV aberta se pronuncia, insistentemente, sobre um determinado assunto. Isso é ser governo ou ser governado?

    Por: JORGE FLOQUETl Educação> Ciêncial 13/11/2014
    Marcos Eleveen

    Em tempos de internet em todos os lugares e ao alcance de pessoas de todas as idades, a tecnologia fica cada dia mais acessível. Já postamos diversos projetos que ensinam programação à crianças, não que todos seremos programadores, mas se familiarizar com a linguagem das máquinas será tão importante quanto foi aprender inglês a 20 anos.

    Por: Marcos Eleveenl Educação> Ciêncial 10/11/2014

    Veja formas de elevar ao quadrado sistemas de equação.métodos Bascara e métodos desconhecidos...

    Por: Edvaldo morais dos santosl Educação> Ciêncial 06/11/2014 lAcessos: 14
    Luana Souza

    O presente artigo vislumbra apresentar discussões e esclarecimentos sobre a teoria das representações sociais, sua relevância enquanto instrumento de pesquisa, principalmente, no campo educacional. Para tanto, fundamenta-se teoricamente sob a égide de MOSCOVICI (2013), SOUSA et all (2012), GUARESCHI (1996), apresentando breve conceituação e argumentos que tornam relevantes sua compreensão em contexto educacional.

    Por: Luana Souzal Educação> Ciêncial 18/10/2014 lAcessos: 15

    Vejamos casos de proporções em equações: (2,1) 2x+3y=7 3x+2y=8 Somasse as igualdades.7+8=15 Em seguida divide-se com a soma da equação . 15:5:2=6 será o cruzamento do 2. 15:5:3=9 será o cruzamento do 3.

    Por: Edvaldo morais dos santosl Educação> Ciêncial 09/10/2014 lAcessos: 27
    keilla michelle Passos

    O objetivo deste trabalho foi investigar o desinteresse dos alunos pela disciplina e investigar melhores estratégicas para motivar os alunos. O que devemos fazermos nós professores para que esta realidade mude. Neste contexto, o professor de Matemática dos nossos dias não pode cruzar os braços e ensinar do mesmo modo que outros o fizeram ontem. É um desafio, meu, seu e de todos.

    Por: keilla michelle Passosl Educaçãol 06/05/2010 lAcessos: 5,663 lComentário: 3
    keilla michelle Passos

    O objetivo deste trabalho foi investigar as relações estabelecidas pelas crianças entre os números presentes em seu cotidiano, fora da escola, e os números apresentados pela escola em seus diferentes aspectos

    Por: keilla michelle Passosl Educação> Educação Infantill 04/05/2010 lAcessos: 9,592
    keilla michelle Passos

    O presente artigo tem como tema, a questão relativa à importância da Gestão Democrática, ou Participativa, no desenvolvimento e fortalecimento dos processos educacionais, delimitado ao decênio 1995-2005.

    Por: keilla michelle Passosl Educação> Ensino Superiorl 02/05/2010 lAcessos: 2,869
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast