MOSTRA DE ANOMALIAS GENÉTICAS E CROMOSSÔMICAS NOS SERES HUMANOS E EM OUTROS ANIMAIS

Publicado em: 14/10/2010 |Comentário: 0 | Acessos: 1,858 |

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO

NÚCLEO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA

PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA MÍDIAS NA EDUCAÇÃO

MÓDULO BÁSICO DE MATERIAL IMPRESSO 

 

 

MOSTRA DE ANOMALIAS GENÉTICAS E CROMOSSÔMICAS NOS SERES HUMANOS E EM OUTROS ANIMAIS

 

Márcia Amélia Gaspar Matos

 

 

 

 

 

 

 

SÃO LUÍS – MA

2010

MARCIA AMELIA GASPAR MATOS

 

 

 

 

 

 

 

 

 

MOSTRA DE ANOMALIAS GENÉTICAS E CROMOSSÔMICAS NOS SERES HUMANOS E EM OUTROS ANIMAIS

 

Atividade Final Obrigatória apresentada à Universidade Federal do Maranhão como requisito parcial para a finalização do módulo básico de Material Impresso sob a orientação da tutora Sílvia Fernanda Martins Ribeiro

 

 

 

 

 

 

 

 

 

SÃO LUÍS - MA

2010

 

1.0    Tema da Proposta

MOSTRA DE ANOMALIAS GENÉTICAS E CROMOSSÔMICAS NOS SERES HUMANOS E EM OUTROS ANIMAIS

2.0  Objetivo Geral

Possibilitar o conhecimento de professores e alunos sobre as doenças genéticas que cada espécie existente possa ter, com as suas características e particularidades para proporcionar um aprendizado contextualizado e também o respeito às diferenças entre os seres vivos através de uma mostra utilizando recortes de jornais, revistas e fotos retiradas da internet relacionadas ao assunto.

3.0 Objetivos Específicos

  • Conhecer as diversas anomalias da espécie humana e de outros animais;
  • Compreender as razões de um ser vivo nascer com uma anomalia;
  • Proporcionar um aprendizado prazeroso e significativo;
  • Incentivar a utilização de mídias por nossos alunos e professores;

 

4.0 Público a ser envolvido (Série/ano)

O presente projeto será realizado com as turmas do 3˚ Ano do ensino médio da Escola Professora Margarida Pires Leal, localizada no bairro da Alemanha em São Luís – MA.

5.0 Mídias e tecnologias a serem utilizadas

-Textos impressos e online (pesquisas em livros e na internet);

-Revistas impressas e online (aulas utilizando revistas científicas como a super interessante, National Geographic e outras, além de pesquisas na internet em várias revistas, inclusive internacionais sobre o tema;

-Jornais impressos e online (aulas utilizando jornais que tenham reportagens sobre o tema e fazendo pesquisas na internet de variados jornais;

- TV com DVD (utilização de vídeos com imagens de anomalias);

- Computadores ligados à internet (para realização das pesquisas);

- Painéis (montagem de painéis para a exposição de todo o material pesquisado).

6.0 Atores e papéis que deverão desempenhar

Os alunos deverão desempenhar o papel de leitores, questionadores e observadores, tanto na apreciação das revistas e jornais impressos quanto na pesquisa online. O professor assumirá o papel de facilitador orientando os alunos na procura das revistas, jornais e no acesso aos sites com as informações precisas para a elaboração do trabalho proposto.

7.0 Dinâmica da Atividade

No primeiro momento, os professores de Biologia ministrarão as aulas relacionadas com o assunto sobre as anomalias genéticas e cromossômicas nos seres humanos. No segundo momento, a aula será realizada com a utilização de revistase jornais adquiridos na biblioteca da escola com o tema proposto e em seguida a outra aula será no laboratório de informática para pesquisarmos sobre as anomalias em outros animais.

No terceiro momento, a aula será para a confecção dos painéis com recortes de jornais, revistas e impressão de fotos da internet.

Na finalização do trabalho, cada turma apresentará um ou dois painéis nos corredores da escola na hora do intervalo, chamando a atenção dos outros alunos e de professores para o conhecimento do assunto.

8.0 Período de realização

 O projeto será realizado no terceiro bimestre do ano letivo de 2010.

9.0 Critérios de Avaliação

-Participação nas atividades;

-Relacionamento interpessoal;

-Responsabilidade;

-Conteúdo da produção;

-Criatividade e interesse;

10.0 Cronograma de Execução

DIAS

ATIVIDADES

 

 

13, 14 e 15/10/2010

Aulas sobre as anomalias genéticas e cromossômicas nos seres humanos.

Local: Sala de aula

 

18/09/2010

Aula com a utilização de revistas e jornais.

Local: Biblioteca da escola.

 

 

19/10/2010

Aula utilizando computadores ligados a internet para a pesquisa em jornais e revistas online.

Local: Laboratório de informática.

 

20/10/2010

Confecção dos painéis com o material escolhido nas pesquisas.

Local: Auditório da escola.

22/10/2010

Socialização do trabalho com a comunidade escolar na hora do intervalo.

Local: Corredores da escola.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

 

Biologia – Volume 3 - 3ª série – genética, evolução e ecologia / César da Silva Júnior, Sezar Sasson. – 7. ed. – São Paulo: Saraiva, 2005.

htt://eproinfo.mec.gov.br

www.mundovestibular.com.br

www.brasilescola.com › Biologia

www.faced.ufba.br/~dacn/biologia.htm

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 0 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/ciencia-artigos/mostra-de-anomalias-geneticas-e-cromossomicas-nos-seres-humanos-e-em-outros-animais-3477235.html

    Palavras-chave do artigo:

    mostra anomalias seres humanos animais

    Comentar sobre o artigo

    Trabalham-se os conceitos de pessoa com deficiência e de habilitação e reabilitação da pessoa com deficiência. Após, aborda-se a evolução histórica natural e legislativa de proteção à pessoa com deficiência.

    Por: Edson Leandro da Silval Direito> Legislaçãol 26/10/2014 lAcessos: 50
    Escritorcampos

    O nosso espírito, ou a nossa essência quando se transforma, morre o velho para nas­cer o novo, pensemos na evolução de nossas almas e, estaremos vendo morrer a ig­norância e, nascendo a sabedoria.

    Por: Escritorcamposl Psicologia&Auto-Ajuda> Auto-Ajudal 06/05/2010 lAcessos: 1,598
    Escritorcampos

    Dois romances distintos, embora dentro de uma famí­lia, interagindo em lugares dife­rentes, mas, demons­trando que cada um dos personagens teve suas verdades, como realmente todos nós temos a nossa.

    Por: Escritorcamposl Literatura> Crônicasl 06/05/2010 lAcessos: 339
    Hamilton Felix Nobrega

    Os órgãos dos sentidos formam um conjunto que é responsável por captar e transmitir as informações externas para o cérebro através de transformações biofísi-cas, que convertem os estímulos recebidos em impulsos elétricos. O objeto de estudo desse trabalho, o aparelho auditivo dos mamíferos e dos humanos, é um sistema com mecanismos que se relacionam entre si, convertendo estímulos mecânicos (ondas mecânicas) em informações para o cérebro. Essas informações são processadas pelo cérebro

    Por: Hamilton Felix Nobregal Ciências> Biologial 14/06/2010 lAcessos: 4,140
    Artur Livônio

    Detalhamento dos vários períodos históricos educacionais, evidenciando suas características e influências. Como a época em que os Jesuítas chegaram no Brasil e o que vieram fazer aqui, até os dias atuais. Com ênfase nas tantas críticas que o escritor, Dermeval Saviani, fez sobre cada período pedagógico da história educacional brasileira.

    Por: Artur Livôniol Educação> Ciêncial 24/03/2015 lAcessos: 22
    Fernando Corrêa manarim

    Analisando a Lenda de Sessa fica claro que o xadrez foi criado principalmente como instrumento para auxiliar os praticantes a encontrar respostas para seus dilemas existenciais, dúvidas, angústias, confirmações, etc. Enfim que a competição é apenas um reflexo do que ocorre em nossas vidas, sempre muito competitiva e de difícil conquistas.

    Por: Fernando Corrêa manariml Educação> Ciêncial 19/03/2015
    Benedicto Ismael Camargo Dutra

    Ultimamente, o uso cada vez mais intenso do cérebro frontal, e o seu correspondente fortalecimento, tem levado à desativação progressiva da parte emocional do cérebro que é receptora dos lampejos intuitivos captados pelo cerebelo.

    Por: Benedicto Ismael Camargo Dutral Educação> Ciêncial 13/03/2015

    Este artigo aborda uma pesquisa internacional, realizada por especialistas, sobre os aspectos cognitivos de pessoas que integram a terceira ou melhor idade, com seu comportamento típico e todas as dificuldades de aprendizado da Matemática. O estudo retrata também problemas enfrentados, por todos eles no cotidiano, junto das empresas e demais entidades, que não vêm se preparando adequadamente para receber nos próximos anos, cerca de 64 milhões de idosos que entrarão nesta faixa de idade

    Por: Luiz Carlos Vivanl Educação> Ciêncial 05/03/2015 lAcessos: 14
    Carlos Meine Morais

    existem pequena praticas que podem fazer diferença para toda a vida, quando adquiridas quando criança simplificam muitos processos e nunca são abandonadas. o que não impede de adquirirmos novos habitos, mesmo não sendo mais criança..

    Por: Carlos Meine Moraisl Educação> Ciêncial 05/03/2015 lAcessos: 11
    Marcos Eli da Silva

    Nos dias atuas as redes de saneamento em perímetros urbanos por serem subterrâneas, e pouco visíveis aos olhos da população, são colocadas em segundo plano. Existem inúmeros cronogramas para pavimentação de ruas e avenidas, sem nenhuma rede de saneamento, muito menos de águas pluviais. Entretanto obras de saneamento com o tempo tornam-se indispensáveis para a população e vão gerar custos adicionais, ao serem realizadas melhoram o espaço urbano e a qualidade de vida das populações.

    Por: Marcos Eli da Silval Educação> Ciêncial 13/01/2015 lAcessos: 18
    Marcos Eli da Silva

    RESUMO A degradação do meio ambiente é um fator que contribui para as alterações nos ecossistemas e ameaça a vida de espécies da fauna a e flora no planeta. Normalmente associa-se esse problema à ação do homem sobre a natureza. Para corrigir os estragos causados pela ação humana, os órgãos públicos costumam gastar centenas de bilhões de reais todo ano para recuperar áreas degradas por empreendimentos relacionados á mineração.

    Por: Marcos Eli da Silval Educação> Ciêncial 12/01/2015 lAcessos: 19

    O presente texto fala sobre as diferentes classes de escolarização, assim como as dificuldades de ensinos, de aprendizados e as mudanças ao longo do tempo que a educação no país está sofrendo; também fala sobre as reformulações necessárias para melhorias no campo da educação, e desvalorização financeira e social do magistério.

    Por: Reginaldo Posol Educação> Ciêncial 16/12/2014 lAcessos: 20

    Conhecer, apontar e julgar ações de intervenção para identificar as benéficas e as prejudiciais a preservação, utilizando os recursos das mídias como demonstração da real situação da nossa cidade e com isso propor a conscientização de uma cultura sustentável e a implementação da saúde coletiva e individual do ambiente em que vivemos.

    Por: Marcia Amelia Gaspar Matosl Educaçãol 21/02/2014 lAcessos: 39

    Mostrar que a internet é um recurso extraordinário no que diz respeito à obtenção de informações de qualquer assunto que se queira pesquisar ou saber.

    Por: Marcia Amelia Gaspar Matosl Educação> Ciêncial 08/10/2010 lAcessos: 74

    Mostrar que biotecnologia avançou muito e melhorou a vida de todos nós, mas ainda há muito a ser descoberto e desvendado para que tenhamos uma vida de plena saúde e traquilidade. O que temos hoje já é incrível, mas o que teremos amanhã será espetacular.

    Por: Marcia Amelia Gaspar Matosl Educação> Ciêncial 08/10/2010 lAcessos: 5,871 lComentário: 1

    Implantar uma cultura de paz, fortalecendo o respeito à diversidade humana, a solidariedade, a união e todos os sentimentos bons de um ser a outro, para reduzir a violência dentro da nossa escola e cultivar a cultura da paz para todas as pessoas que fazem parte da nossa comunidade escolar.

    Por: Marcia Amelia Gaspar Matosl Educação> Ciêncial 02/10/2010 lAcessos: 1,960

    Proporcionar aos nossos alunos uma maneira descontraída e socializada de aquisição de conhecimentos oriundos de diversas oficinas, inauguração da rádio escola e apresentações culturais.

    Por: Marcia Amelia Gaspar Matosl Educação> Ciêncial 31/08/2010 lAcessos: 368

    RESUMO A insuficiência da preparação dos futuros professores quanto ao domínio dos conteúdos da matéria a ensinar se manifesta, principalmente, em dificuldades para reelaborar os conteúdos científicos, adequando-os à promoção de aprendizagem de seus futuros alunos. Isso torna o ensino da Biologia muito mais complicado do que era para ser, pois os professores sendo formados de uma maneira inadequada reflete em uma educação não apropriada, descontextualizada e que não transmite algo significati

    Por: Marcia Amelia Gaspar Matosl Educação> Ciêncial 16/07/2010 lAcessos: 2,062
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast