O Hominal

Publicado em: 17/09/2009 |Comentário: 0 | Acessos: 538 |

O HOMINAL

O ser humano foi nominado de hominal para diferenciá-lo no reino animal. Por ser dotado de inteligência e livre-arbítrio, herdou por natureza o instinto, que é quase exclusivo dos animais irracionais. O hominal quando age pelo instinto arrepende-se de imediato, pois sua ação foi deletéria, e fora dos padrões humanos. Além desse velho hábito herdado, o ser humano é dotado do livre-arbítrio. Ele pode agir tanto pelo bem como pelo mal.

A decisão é puramente sua. Sendo o homem o produto do meio, ele se insere num ambiente auspicioso e salutar e com certeza será um homem de bem, mas se sua psicosfera for indolente se imantará no mal. A inteligência tem que ser bem avaliada e conduzida, pois com todo tesouro a ele destinado poderá haver o mau uso e a derivação tomará outra direção, fazendo com que ele ingresse no rol da imperfeição, transformando-se em escuso da sociedade.

O homem traz gravado em sua consciência vários aspectos do que foi no passado, de vez em quando quer colocá-los em prática, mesmo sabendo que sua ação daninha será direcionada a seus semelhantes. Como se estuda a história dos nossos antepassados? Pelos vestígios deixados por eles. Dos mais antigos aos chamados hominídeos. Pela história os hominídeos mais antigos que pisaram o solo terrestre são os Australopithecus e Homo habilis, esses seres somente foram encontrados em solos do continente africano.

Os pithecanthropus surgiram tanto no continente africano como no asiático. Os materiais de estudos dos arqueólogos são fósseis, pedaços de instrumentos, as formas de moradias, hábitos alimentares, vestimentas entre outros. O homem se caracterizava pela sua forma de viver, visto que a característica principal era a formação de grupos humanos. A comunicação entre eles era precária e na maioria das vezes rudimentar.

Gritavam, pulavam, faziam gestos, pois ainda não conseguiam ter uma língua para se comunicar e os sons estridentes eram comuns entre eles. O Homo sapiens neanderthalensis ou homem de Neanderthal surgiram na África, na Ásia e na Europa conhecida como o velho continente. Pelos aspectos inseridos e estudados aqui tiramos a conclusão de que o primeiro homem tenda surgido no grande continente africano.


Porém, como os estudiosos chegaram à conclusão de que seres humanos surgiram na Ásia e na Europa, podemos deduzir que a raça humana se originou de várias sementes. Quem nasce no continente africano tem uma postura diferente de quem nasce na Europa e na Ásia. Fica então a dúvida de como surgiram às diferentes raças humanas. Fala-se em grandes conflitos entre habitantes de uma mesma região para garantir seu território e sua sobrevivência. Nesta época a violência já fazia parte da imaginação humana, o poder da dominação pela força.

De choque em choque alguns grupos tenderam a exterminação, enquanto outros sobreviveram e mesmo aqueles considerados fugitivos foram a busca de novos espaços para viver. É a sina humana da dominação que se esticou até os dias atuais. A Terra passou por cataclismos (grande inundação, dilúvio. (Na Geologia - Grande revolução por que passaria a Terra, que lhe modificaria a superfície, qualquer que fosse a causa primordial).

Desastre e principalmente grande revolução alterou profundamente a organização de um estado, de uma sociedade. Palavra de origem grega vem de Kataklysmos. Aconteceu no ambiente terreno fortes chuvas, aumento substancial da temperatura, degelos, secas, enchentes alterando de forma consubstancial o ambiente da Terra e do planeta. Estes fatos segundo pesquisadores aconteceram entre 100000 a. C. e 10000 a.C., na calmaria ou estabilização climática, novos ambientes surgiram.

A forma atual da Terra vem desses cataclismos. A história do hominal é rica em detalhes bem como a dificuldade se estabelece pelo período em que ele mudava de feição e comportamento. Novos modos de vida surgiram. O Australopithecus tinha grande semelhança com os chipanzés atuais, o seu cérebro era um pouco maior do que os demais primatas, uma postura pouco ereta se deslocava usando com frequência os braços, por isso a habilidade em usar as mãos e construir instrumentos de defesas com ossos e pedras. A vida para eles ficava mais fácil a coleta de frutos para o sustento não tinha grau de dificuldade. O Neanderthal seus vestígios foram encontrados na Alemanha e supunha-se que os mesmos tenham vividos entre 200mil e 50 mil anos atrás. Seu aspecto já era muito diferente apresentando semelhanças do homem atual.

Nos primeiros fósseis foram encontrados restos de lanças e outros utensílios. Esses materiais fizeram com que os estudiosos afirmassem que eles eram grandes caçadores. Os vestígios do homem mais moderno foram encontrados no berço da civilização humana, na França. Data prevista de 40 mil anos atrás. A característica principal era a altura, visto que chegavam a medir 1, 80 metros de atura, com cabeça alongada e ossos bem delineados. Outros aspectos corporais: tinham testa alta, longa, dentes pequenos, e o queixo se elevava acima do que está em volta, e mais alto.

Sobressaindo-se as (feições proeminentes); salientes e era superior, notável, pelo poder, riqueza, inteligência, cultura, moral, já se afigurava uma grande transformação, esses predicados nominados aqui equivalem ao ilustre e preeminente. O homem moderno domina a linguagem e o fogo. A palavra proeminente é derivação latina de proeminens, entis. O homem se sobressaiu suplantou os outros animais pelo uso da inteligência, mesmo que em períodos anteriores ela estava ainda em formação. Pelo que denotamos, a presença do homem em diversos lugares, tais como Alemanha, França,  África e Ásia, haveremos de concluir que de certa forma pelos estudos, eles surgiram de modo diferenciado não como explicita algumas religiões, visto que o brotamento aconteceu em diversas regiões do planeta Terra. A conclusão final pode ser avaliada por estudiosos no assunto, mas se inserirmos a religião na formação humana a confusão estará formada e um grande nó será construído e para se desfazer esse nó será tarefa difícil e quem sabe incapaz e impossível. Pensem nisso!

ANTONIO PAIVA RODRIGUES-MEMBRO DA ACI E DA ALOMERCE

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 1 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/ciencia-artigos/o-hominal-1243102.html

    Palavras-chave do artigo:

    ancestrais

    ,

    brutais

    ,

    atuais

    Comentar sobre o artigo

    Paulo Azze

    Explicações sobre a corrente elétrica alternada (CA), seus os componentes (ativos e reativos) e o seu cálculo de forma simplificada.

    Por: Paulo Azzel Educação> Ciêncial 15/09/2014
    Paulo Azze

    Aborda aspectos relacionados ao comprimento das resistências de chuveiros, atendendo uma dúvida de amigo sobre questões do ENAD.

    Por: Paulo Azzel Educação> Ciêncial 15/09/2014
    Ademar dos Santos Lima

    Este trabalho teve como objetivo o estudo e esclarecimento sobre o dilema da teoria social, por meio de pesquisas bibliográficas e documental, com base nos artigos científicos de Dalbosco (2010), Carvalho (2013), Lília (2009), Morigi (2004), Netto (2012 e Maia in Connell (2009).

    Por: Ademar dos Santos Limal Educação> Ciêncial 04/09/2014 lAcessos: 21
    Ademar dos Santos Lima

    Resumo O presente artigo teve como finalidade, efetuar uma análise acerca da Teoria das Representações Sociais (TRS) e possível aplicação desta no âmbito de pesquisas em educação. Tratou-se, portanto, de um texto especificamente teórico e de pesquisa qualitativa, o qual teve como embasamento teórico os textos em teoria das representações sociais de Prado e Azevedo (2011), Rateau et al (2012), Mazzotti (1994) e, a técnica de investigação empregada foi bibliográfica e documental. Palav

    Por: Ademar dos Santos Limal Educação> Ciêncial 04/09/2014
    Luddy Travassos

    Os indivíduos que sofreram lesão no Sistema Nervoso Central, que comprometeram os neurônios motores, na coordenação dos impulsos, demasias dos reflexos, espasmos, alterações da fala e conduções, também podem ser apercebidas pelos familiares do paciente através de alterações comportamentais cotidianas desde a sudorese, anestesia labial, tremor de mãos e pés, e qualquer anomalia derivada de distúrbios de estresses ou demais descargas de tensão.

    Por: Luddy Travassosl Educação> Ciêncial 31/08/2014

    Sugestões com técnicas de estudo e leitura. Texto destinado a estudantes do ensino médio. pode ser aproveitado por todo leitor

    Por: NERI P. CARNEIROl Educação> Ciêncial 10/08/2014

    Ensinar as crianças a ler, a escrever e a se expressar de maneira competente na língua portuguesa é o grande desafio dos professores das quatro primeiras séries do Ensino Fundamental. Existem mudanças importantes sendo realizadas: vários Estados estão remodelando seus currículos e investe-se mais na atualização dos professores.

    Por: Lecy Aparecida Martinsl Educação> Ciêncial 28/07/2014 lAcessos: 29
    Milene Macedo

    O mundo e os seres vivos não são constituídos por substâncias puras, no dia a dia a maioria dos sólidos, líquidos e gases aos quais se conhece são formados por misturas. Essas são constituídas por duas ou mais substâncias, e estão presentes no cotidiano de um laboratório e de indústrias. As misturas podem ser classificadas de diversas maneiras, por exemplo, como heterogêneas ou homogêneas. Muitas vezes os componentes de uma mistura são aplicáveis apenas quando separados.

    Por: Milene Macedol Educação> Ciêncial 15/07/2014 lAcessos: 39

    Alvitrei com meu amor para nós proclamarmos a felicidade, Explorei grandes atitudes de um ser Cireneico com paz e alegria, A bondade em meu coração seria como um bordão de raridade, Consciencialmente substanciado no amor ao próximo e não na revelia. Contributivo com amor a transmitir reguei tudo sem belicosidade… Deotropismo uma bela palavra que me imantou com imensa simpatia. Dileto amigo ajude-me a ultrapassar o caminho espinhoso com agilidade,

    Por: Antonio Paiva Rodriguesl Literatura> Poesial 12/09/2014

    Encontrei meu amor mesmo com uma ânsia sem medidas. Na luta diária e nos entraves que nos envolvem esqueci que estava só… Nos olhares das pessoas indiscretas o mal se afigura como raios flamejantes. Não permita que o orgulho tome conta do seu ser, pois este mal afeta o amor e, consequentemente o coração. Eu posso afirmar de viva voz que ao te encontrar conheci por acaso, aliás, foi o acaso mais lindo da minha vida. Para se amar verdadeiramente hoje em dia, é preciso que o amor seja provado e sen

    Por: Antonio Paiva Rodriguesl Literatura> Poesial 08/09/2014

    Antes mesmo do descobrimento do nosso país, ele já era habitado pelos silvícolas. Os estudiosos das civilizações antigas, pesquisadores, arqueólogos chegaram às descobertas pré-históricas, que foram executadas por meio de escavações e análises minuciosas, e, através, desses estudos calcularam que entre os anos 40 mil e 12 mil a.C., já existiam os povos nômades, caçadores e pescadores que usavam utensílios artesanais rudimentares, para as suas sobrevivências.

    Por: Antonio Paiva Rodriguesl Literatura> Crônicasl 25/08/2014

    A vida é virtuosa, a morte traiçoeira, uma traz virtudes, anseios, felicidades, angústias e muita mais. A outra deixa o corpo inerte, a saudade consome e transforma a vida de muitos, e além do mais, se houver cremação sobram somente às cinzas. A vida sempre vencerá a morte, pois somos imortais e nos renovamos, através da reencarnação. Se a morte faz companhia desde o nascituro é porque nossos destinos sempre serão renovados por este ciclo que Deus criou para nós. A carne se putrefaz, mas o ...

    Por: Antonio Paiva Rodriguesl Notícias & Sociedade> Cotidianol 13/08/2014

    Ao acessar o ninho de amor com êxtase total… Mostro com melindres meu amor e sensação… O destino que faz o nosso amor se tornar fatal… Reverbero por um dia de amor ardente de excitação.

    Por: Antonio Paiva Rodriguesl Literatura> Poesial 12/08/2014

    Nas lições da vida temos muito que aprender, principalmente nas experiências adquiridas onde renasce o esplendor de sementes a sementes. Com a fraternidade nós regamos o saber que no somatório das experiências nasce e cresce com o sabor do conhecimento adquirido. O que somos hoje devemos aos nossos pais. Os pais não são construtores da vida, porém os mediadores dela, plasmando sob a divina diretriz do Senhor. Os pais humanos são os primeiros mentores da criatura. De sua missão amorosa, decorre a

    Por: Antonio Paiva Rodriguesl Notícias & Sociedade> Cotidianol 12/08/2014

    "Segundo Marco Antônio Villa em seu livro "Década Perdida" – Dez anos de PT (Partido dos Trabalhadores) no poder, estamos vivendo um tempo sombrio, uma época do vale-tudo. Desapareceram os homens públicos. Foram substituídos pelos políticos profissionais. Todos querem enriquecer a qualquer preço. E rapidamente. Não importam os meios. Garantidos pela impunidade, sabem que, se forem apanhados, têm sempre uma banca de advogados, regiamente paga, para livrá-los de alguma condenação. São anos marcado

    Por: Antonio Paiva Rodriguesl Literatura> Crônicasl 01/08/2014

    Costuma-se dizer que a história é a narrativa metódica dos fatos notáveis ocorridos na vida dos povos, em particular, e na vida da humanidade, em geral, podendo ser o conjunto de conhecimentos adquiridos através da tradição ou por meio dos documentos, relativos à evolução, ao passado da humanidade. Ciência e método que permitem adquirir e transmitir aqueles conhecimentos, bem como, o conjunto de obras referentes à história,

    Por: Antonio Paiva Rodriguesl Literatura> Crônicasl 30/07/2014
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast