O que é Atividade Física?!!!!

Publicado em: 29/08/2011 |Comentário: 0 | Acessos: 118 |

Saudações caros leitores!!!

Acredito que poderíamos passar para novos conceitos que parecem ser iguais, mas que na verdade fazem muita diferença. Pode ser que nem tanta para quem vê de longe mas muita diferença em seu significado e continuidade para adesão em programas voltados à saúde.

Vamos começar com o conceito de atividade física. Hoje encontramos todos falando que o importante é fazer uma atividade física para melhorar a saúde, mas "atividade física" fazemos a todo tempo.
Atividade física é qualquer contração muscular que o indivíduo faz, seja com movimento ou não. Lavar louça é atividade física, tirar o pó, lavar a roupa, trocar um pneu, bocejar, e assim por diante. Ou seja, muitas atividades físicas não modificariam em nada nossa saúde fisiológica. Exercícios físicos já são atividades físicas estruturadas com determinado objetivo, com tempo, freqüência, intensidade e características organizadas para determinada
finalidade. São os exercícios físicos que, geralmente, encontramos nas academias, clubes ou programas com personal trainers. Os exercícios físicos também são recomendados por médicos (vejam que eu disse recomendados – nunca prescritos) e profissionais da saúde mas o objetivo final é a aptidão física do indivíduo, ou seja, melhor certas condições como força, flexibilidade, agilidade, melhora do sistema cardiorrespiratório, coordenação motora, potência e resistência muscular, etc. O que eu sempre digo é que este pode ser um primeiro passo para quem está buscando saúde, mas está longe de ser o mais importante O que na verdade quero dizer é que é precioso ter um mínimo de aptidão física para podermos realizar as práticas corporais, e essa sim vinculadas diretamente com o conceito de saúde ampliada, que deveria fazer parte de programas de qualidade de vida de sistemas de saúde, instituições, ONG´s, igrejas, escolas, enfim, setores que visam melhorar as condições de vida das pessoas. E isso, no que tange a Educação Física, não poderia ser instituído apenas por um profissional, mas em uma análise entre todas as partes envolvidas,
principalmente a que irá se submeter as tais intervenções. Um novo conceito na área são as Práticas
Corporais, mas isso só acontecerá no nosso próximo encontro. Mande seus e-mails para contato@superasampa.com.br, ficaremos muito felizes com sua participação.

Douglas Cerqueira Ferdinando é professor de educação física do Serviço de Geriatria do
Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (Brasil), mestre em Saúde Pública e proprietário da SUPERAÇÃO – Práticas Corporais para a Saúde.

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 1 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/ciencia-artigos/o-que-e-atividade-fisica-5170668.html

    Palavras-chave do artigo:

    saude

    ,

    esporte

    ,

    atividade fisica

    Comentar sobre o artigo

    Milene Macedo

    O mundo e os seres vivos não são constituídos por substâncias puras, no dia a dia a maioria dos sólidos, líquidos e gases aos quais se conhece são formados por misturas. Essas são constituídas por duas ou mais substâncias, e estão presentes no cotidiano de um laboratório e de indústrias. As misturas podem ser classificadas de diversas maneiras, por exemplo, como heterogêneas ou homogêneas. Muitas vezes os componentes de uma mistura são aplicáveis apenas quando separados.

    Por: Milene Macedol Educação> Ciêncial 15/07/2014

    O artigo que apresentamos abordará a prática docente no ensino da pré-história em nível escolar fundamental. O objetivo de nosso artigo é mostrar como os professores podem trabalhar o conteúdo pré-história na sala de aula. Temos como base de nosso referencial teórico artigos que pesquisamos na rede mundial de computadores, onde os mesmo darão suporte e contribuem bastante com as hipóteses levantadas. Em nossa pesquisa à elaboração de nosso paper utilizamos a revisão de bibliografia, pois esta es

    Por: daniel Rodrigues de limal Educação> Ciêncial 13/07/2014

    A implantação de cotas nas universidades públicas é uma das questões conflituosas da proposta de reforma na educação apresentada pelo MEC. Forma-se que os exames vestibulares são claramente injustos. Tendo em vista, que a maioria dos que ingressam na universidade são componentes da classe média alta que cursaram o ensino médio em instituições particulares. O presente trabalho buscará averiguar a política de cotas. Como esta política é determinante, qual a sua eficácia, se existe alguma lacuna, s

    Por: juniorparentel Educação> Ciêncial 01/07/2014
    Dalila Costa Santos

    Este artigo faz uma abordagem sobre os desafios da inclusão escolar na contemporaneidade, por se tratar de um tema cada vez mais discutido na atualidade, tendo em vista sua grande relevância, já que tem como finalidade a garantia de uma educação igualitária, uma educação inclusiva de fato. A escolha do tema deu-se devido a educação inclusiva ter como desígnio a promoção de práticas pedagógicas que considerem a individualidade dos alunos e seu modo característico de lidar com a aprendizagem.

    Por: Dalila Costa Santosl Educação> Ciêncial 03/06/2014 lAcessos: 43
    Dalila Costa Santos

    Este artigo faz uma abordagem sobre a teoria de Durkheim e a concepção da educação como fato social, por se tratar de um tema de grande relevância, já que tem como ênfase a questão da educação enquanto formadora de indivíduos capazes de se tornarem membros da sociedade. A escolha do tema deu-se devido a educação ter como finalidade a promoção de práticas pedagógicas que trabalhem a individualidade dos alunos, assegurando que possam ser preparados para fazerem parte da sociedade atual.

    Por: Dalila Costa Santosl Educação> Ciêncial 03/06/2014 lAcessos: 35
    Francisco Vila Nova

    O artigo compara o ensino das equações e suas diferentes maneiras de apresentar a resolução das equações do 1º com uma incógnita por parte dos professores de matemática das redes pública e privada do município de João pessoa.

    Por: Francisco Vila Noval Educação> Ciêncial 25/05/2014 lAcessos: 25
    josemir francisco da silva

    O objetivo deste trabalho é de desmistificar e compreender a ausência da higiene com o corpo na Idade Média, abordando algumas questões relevantes a respeito da prática de banho no intuito de levar a compreensão como às pessoas que viveram nesse período e como conviviam com essas questões.

    Por: josemir francisco da silval Educação> Ciêncial 18/05/2014 lAcessos: 40
    josemir francisco da silva

    Esse presente artigo analisar os costumes e tendências generalizadas em uma sociedade refletem um modo de pensar em evidência na época. Por sua vez, o modo de pensar de uma sociedade geralmente surge como reação a uma mentalidade em evidência anteriormente. Esse artigo pretende fazer uma rápida avaliação da mentalidade atual, chamada pós-moderna, como reação a modos de pensar anteriores e como causa de mudanças no comportamento social, profissional e, principalmente, religioso da sociedade

    Por: josemir francisco da silval Educação> Ciêncial 17/05/2014 lAcessos: 12
    Jonilson Santos

    Um plano de aumentar a sua memória, energizar a sua criatividade and ajustar sua concentração

    Por: Jonilson Santosl Saúde> Nutriçãol 02/01/2012 lAcessos: 125
    Jonilson Santos

    Por que nós esquecemos mais e mais onde colocamos as coisas – Como interromper a missão diária de encontrá-las. Guarda-chuvas em taxis, anéis em manicuris, celulares em quarto de hotéis... Não importa se você é relaxado ou organizado, provavelmente você já esqueceu alguma coisa em algum lugar. As pessoas tem esquecido coisas mais do que nunca, apenas veja os centros de achados e perdidos para confirmar este fato.

    Por: Jonilson Santosl Psicologia&Auto-Ajuda> Auto-Ajudal 04/12/2011 lAcessos: 61
    Jonilson Santos

    O local de trabalho pode porejudicar o seu bem-estar de forma sorrateira. Combata o stress, doenças e o aumento de sua circunferência com alguns passos simples. Quando você pensa em ocupações de risco normalmente você pensa em bombeiros, operadores de guindastes, desamadores de bombas, policiais e outros. Contudo mesmo em trabalhos seculares – incluindo trabalho em escritórios – pode trazer perigo a saúde. Muitas vezes, por causa da correria do dia-a-dia, nós nem reparamos como nosso trabalho

    Por: Jonilson Santosl Saúde> Medicina Alternatival 01/12/2011 lAcessos: 47
    Jonilson Santos

    As semanas que acomodam os fim de ano festividades podem se tornar as mais longas em termos de o quanto nós comemos, contudo você vem trabalhando duro para se manter em forma e não precisa disperdiçar ao seu esforço e dedicação agora.

    Por: Jonilson Santosl Saúde> Medicina Alternatival 29/11/2011 lAcessos: 38
    Jonilson Santos

    Hoje em dia, quando você olha para a sua vida muitas vezes você se pergunta: O que eu posso fazer para ter uma vida melhor? Como posso ter mais qualidade de vida para mim e os meus, hoje?

    Por: Jonilson Santosl Saúde> Nutriçãol 28/11/2011 lAcessos: 249
    Jonilson Santos

    Antioxidantes vem suprir aquelas células que perderam um dos eletrons com um novo parceiro para ele, tornando a célula estavél e apta a densenvolver seu papel no nosso corpo de forma saudável.

    Por: Jonilson Santosl Saúde> Nutriçãol 26/11/2011 lAcessos: 97
    Jonilson Santos

    As Práticas Corporais vem da discussão das áreas das humanidades, cujo foco central está no sujeito, na pessoa real, aquela que está sujeita às alegrias e dissabores da vida, que tem desejos, aspirações, frustrações, se enamora e suporta a rejeição. Estamos falando de um corpo vivo. Como assim?

    Por: Jonilson Santosl Esporte> Esportes Radicaisl 08/11/2011 lAcessos: 225
    Jonilson Santos

    O segredo para uma vida melhor: PREVENÇÃO A qualidade de vida que sempre sonhamos e buscamos depende, diretamente, das ações que praticamos a cada dia e a cada momento de nossas vidas. Mas como podemos construir uma vida melhor? Através da prevenção. Você deve agir antes que sua qualidade vida venha a precisar de ajuda. Não existe nada mais desconfortável do que ficar doente, brigar com um amigo, ou mesmo não ter os recursos necessários para uma vida melhor.

    Por: Jonilson Santosl Psicologia&Auto-Ajuda> Auto-Ajudal 07/11/2011 lAcessos: 85
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast