O que é Atividade Física?!!!!

Publicado em: 29/08/2011 |Comentário: 0 | Acessos: 129 |

Saudações caros leitores!!!

Acredito que poderíamos passar para novos conceitos que parecem ser iguais, mas que na verdade fazem muita diferença. Pode ser que nem tanta para quem vê de longe mas muita diferença em seu significado e continuidade para adesão em programas voltados à saúde.

Vamos começar com o conceito de atividade física. Hoje encontramos todos falando que o importante é fazer uma atividade física para melhorar a saúde, mas "atividade física" fazemos a todo tempo.
Atividade física é qualquer contração muscular que o indivíduo faz, seja com movimento ou não. Lavar louça é atividade física, tirar o pó, lavar a roupa, trocar um pneu, bocejar, e assim por diante. Ou seja, muitas atividades físicas não modificariam em nada nossa saúde fisiológica. Exercícios físicos já são atividades físicas estruturadas com determinado objetivo, com tempo, freqüência, intensidade e características organizadas para determinada
finalidade. São os exercícios físicos que, geralmente, encontramos nas academias, clubes ou programas com personal trainers. Os exercícios físicos também são recomendados por médicos (vejam que eu disse recomendados – nunca prescritos) e profissionais da saúde mas o objetivo final é a aptidão física do indivíduo, ou seja, melhor certas condições como força, flexibilidade, agilidade, melhora do sistema cardiorrespiratório, coordenação motora, potência e resistência muscular, etc. O que eu sempre digo é que este pode ser um primeiro passo para quem está buscando saúde, mas está longe de ser o mais importante O que na verdade quero dizer é que é precioso ter um mínimo de aptidão física para podermos realizar as práticas corporais, e essa sim vinculadas diretamente com o conceito de saúde ampliada, que deveria fazer parte de programas de qualidade de vida de sistemas de saúde, instituições, ONG´s, igrejas, escolas, enfim, setores que visam melhorar as condições de vida das pessoas. E isso, no que tange a Educação Física, não poderia ser instituído apenas por um profissional, mas em uma análise entre todas as partes envolvidas,
principalmente a que irá se submeter as tais intervenções. Um novo conceito na área são as Práticas
Corporais, mas isso só acontecerá no nosso próximo encontro. Mande seus e-mails para [email protected], ficaremos muito felizes com sua participação.

Douglas Cerqueira Ferdinando é professor de educação física do Serviço de Geriatria do
Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (Brasil), mestre em Saúde Pública e proprietário da SUPERAÇÃO – Práticas Corporais para a Saúde.

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 1 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/ciencia-artigos/o-que-e-atividade-fisica-5170668.html

    Palavras-chave do artigo:

    saude

    ,

    esporte

    ,

    atividade fisica

    Comentar sobre o artigo

    A partir da crescente iniciativa na pratica de exercícios físicos pela terceira idade, observada de uma forma geral entre as populações, o seguinte trabalho aborda o assunto debatendo os benefícios desse habito. De forma a analisar assim, não somente a visão dos profissionais da área como também o idoso que dela desfruta. Foram questionados diretamente quatro profissionais do ramo e quatorze idosos praticantes de exercícios, ambos residentes na cidade de Cachoeira do Sul – RS.

    Por: Julianal Saúde e Bem Estarl 07/11/2010 lAcessos: 3,119
    Irismar Martins

    Escolha uma atividades que você goste e possa realizar regularmente. Às vezes algumas barreiras podem parecer intransponíveis, mas basta seguir as dicas abaixo para perceber que manter o corpo ativo não é tão difícil quanto parece.

    Por: Irismar Martinsl Esporte> Lutasl 24/03/2011 lAcessos: 131

    Toda atividade física, proporciona uma ótima qualidade de vida, resultando em saúde e boa forma a todos nós, seja ela feita em academias em casa ou ao ar livre.

    Por: ClaudioRjl Saúde e Bem Estar> Medicina Alternatival 25/11/2013 lAcessos: 37
    Eduardo Veronese da Silva

    MUITAS PESSOAS SÓ COMEÇAM A PRATICAR ALGUMA ATIVIDADE FÍSICA QUANDO CHEGA O PERIODO DO VERÃO. ELAS ESQUECEM OU DESCONHECEM, QUE O EXERCÍCIO FÍSICO DEVE SER UMA PRATICA REGULAR EM NOSSOS DIAS, IGUALMENTE AO ATO DE NOS ALIMENTAR DIARIAMENTE. COM ISSO, É POSSÍVEL CONSEGUIR UMA MELHORA A NÍVEL TANTO FÍSICO (CORPO) QUANTO MENTAL (AUTO-ESTIMA).

    Por: Eduardo Veronese da Silval Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 28/07/2011 lAcessos: 204
    Joaquim Rangel Lucio da Penha

    Esse trabalho foi realizado durante 1 ano, com um grupo da terceira idade PASF – Projeto de Atividades Física e Saúde em Nova Betânia – Farias Brito- Ce. Onde temos 40 participantes com idade igual ou superior a 60 anos. O método realizado foi através de coleta de dados inicial e final, com o objetivo de alem de proporcionar uma melhor qualidade de vida aos participantes do projeto através de atividades físicas, mostra os resultados satisfatórios como forma de incentivo para prática de atividade

    Por: Joaquim Rangel Lucio da Penhal Saúde e Bem Estarl 20/01/2011 lAcessos: 663

    Aptidão física pode ser considerada uma condição corporal na qual o indivíduo possui energia, vitalidade e as habilidades motoras suficientes para realizar as tarefas diárias e participar de atividades recreativas, isso sem excessiva fadiga.

    Por: Alexandre Vieiral Saúde e Bem Estarl 20/01/2009 lAcessos: 2,816

    Mas o que é atividade física e qual a relação de um bom calçado? A atividade física é definida como um conjunto de ações que um indivíduo ou grupo de pessoas pratica envolvendo gasto de energia e alterações do organismo, por meio de exercícios que envolvam movimentos corporais, com aplicação de uma ou mais aptidões físicas, além de atividades mental e social, de modo que terá como resultados os benefícios à saúde.

    Por: Alexandre Vieiral Saúde e Bem Estarl 20/01/2009 lAcessos: 6,591

    A quimioterapia como outros tratamentos contra o câncer, podem trazer efeitos colaterais diversos, onde os mesmos interferem diretamente na qualidade de vida da população em questão.

    Por: Alexandre Vieiral Saúde e Bem Estarl 20/01/2009 lAcessos: 1,856 lComentário: 3

    Embora tenha sido reconhecida primeira vez em 1981 a imunodeficiência adquirida (AIDS) se tornou um importante problema de saúde pública dessa geração. Nas várias semanas ou meses após a infecção pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV), muitos indivíduos desenvolvem uma doença semelhante à mononucleose com duração de uma a duas semanas.

    Por: Alexandre Vieiral Saúde e Bem Estarl 20/01/2009 lAcessos: 2,404 lComentário: 1
    Artur Livônio

    Detalhamento dos vários períodos históricos educacionais, evidenciando suas características e influências. Como a época em que os Jesuítas chegaram no Brasil e o que vieram fazer aqui, até os dias atuais. Com ênfase nas tantas críticas que o escritor, Dermeval Saviani, fez sobre cada período pedagógico da história educacional brasileira.

    Por: Artur Livôniol Educação> Ciêncial 24/03/2015 lAcessos: 22
    Fernando Corrêa manarim

    Analisando a Lenda de Sessa fica claro que o xadrez foi criado principalmente como instrumento para auxiliar os praticantes a encontrar respostas para seus dilemas existenciais, dúvidas, angústias, confirmações, etc. Enfim que a competição é apenas um reflexo do que ocorre em nossas vidas, sempre muito competitiva e de difícil conquistas.

    Por: Fernando Corrêa manariml Educação> Ciêncial 19/03/2015
    Benedicto Ismael Camargo Dutra

    Ultimamente, o uso cada vez mais intenso do cérebro frontal, e o seu correspondente fortalecimento, tem levado à desativação progressiva da parte emocional do cérebro que é receptora dos lampejos intuitivos captados pelo cerebelo.

    Por: Benedicto Ismael Camargo Dutral Educação> Ciêncial 13/03/2015

    Este artigo aborda uma pesquisa internacional, realizada por especialistas, sobre os aspectos cognitivos de pessoas que integram a terceira ou melhor idade, com seu comportamento típico e todas as dificuldades de aprendizado da Matemática. O estudo retrata também problemas enfrentados, por todos eles no cotidiano, junto das empresas e demais entidades, que não vêm se preparando adequadamente para receber nos próximos anos, cerca de 64 milhões de idosos que entrarão nesta faixa de idade

    Por: Luiz Carlos Vivanl Educação> Ciêncial 05/03/2015 lAcessos: 14
    Carlos Meine Morais

    existem pequena praticas que podem fazer diferença para toda a vida, quando adquiridas quando criança simplificam muitos processos e nunca são abandonadas. o que não impede de adquirirmos novos habitos, mesmo não sendo mais criança..

    Por: Carlos Meine Moraisl Educação> Ciêncial 05/03/2015 lAcessos: 11
    Marcos Eli da Silva

    Nos dias atuas as redes de saneamento em perímetros urbanos por serem subterrâneas, e pouco visíveis aos olhos da população, são colocadas em segundo plano. Existem inúmeros cronogramas para pavimentação de ruas e avenidas, sem nenhuma rede de saneamento, muito menos de águas pluviais. Entretanto obras de saneamento com o tempo tornam-se indispensáveis para a população e vão gerar custos adicionais, ao serem realizadas melhoram o espaço urbano e a qualidade de vida das populações.

    Por: Marcos Eli da Silval Educação> Ciêncial 13/01/2015 lAcessos: 18
    Marcos Eli da Silva

    RESUMO A degradação do meio ambiente é um fator que contribui para as alterações nos ecossistemas e ameaça a vida de espécies da fauna a e flora no planeta. Normalmente associa-se esse problema à ação do homem sobre a natureza. Para corrigir os estragos causados pela ação humana, os órgãos públicos costumam gastar centenas de bilhões de reais todo ano para recuperar áreas degradas por empreendimentos relacionados á mineração.

    Por: Marcos Eli da Silval Educação> Ciêncial 12/01/2015 lAcessos: 19

    O presente texto fala sobre as diferentes classes de escolarização, assim como as dificuldades de ensinos, de aprendizados e as mudanças ao longo do tempo que a educação no país está sofrendo; também fala sobre as reformulações necessárias para melhorias no campo da educação, e desvalorização financeira e social do magistério.

    Por: Reginaldo Posol Educação> Ciêncial 16/12/2014 lAcessos: 20
    Jonilson Santos

    Comece a sua contagem progressiva. Não espere pelo Novo Ano para começar a fazer de sua vida o que você deseja. Aja agora. Lembre-se o tempo não anda para trás ou espera por nós. O tempo é sempre progressivo e nós devemos ser, também.

    Por: Jonilson Santosl Psicologia&Auto-Ajuda> Auto-Ajudal 29/12/2014 lAcessos: 11
    Jonilson Santos

    O Estresse afeta as áreas de nossa vida pelo qual o limite é atingido. Estas áreas podem ser afetadas de forma isolada ou combinada, mas em geral a solução dos problemas causados pelo estresse requer uma ação reparatória em todas as áreas atingidas.

    Por: Jonilson Santosl Psicologia&Auto-Ajuda> Auto-Ajudal 22/12/2014 lAcessos: 12
    Jonilson Santos

    O real sentido, significado, origem, do Natal é o maior presente que alguém jamais deu e que alguém jamais recebeu. O presente da Salvação através de Jesus Cristo.

    Por: Jonilson Santosl Religião & Esoterismo> Meditaçãol 20/12/2014 lAcessos: 11
    Jonilson Santos

    Em todos os casos, a falta de controle sobre o limite de resistência e o esforço aplicado leva a prejuizos e danos.

    Por: Jonilson Santosl Psicologia&Auto-Ajuda> Auto-Ajudal 19/12/2014
    Jonilson Santos

    Vamos analisar um pouco o que é o estresse e como podemos melhor entendê-la para melhor lidar com ela.

    Por: Jonilson Santosl Psicologia&Auto-Ajuda> Auto-Ajudal 18/12/2014 lAcessos: 16
    Jonilson Santos

    Um plano de aumentar a sua memória, energizar a sua criatividade and ajustar sua concentração

    Por: Jonilson Santosl Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 02/01/2012 lAcessos: 144
    Jonilson Santos

    Por que nós esquecemos mais e mais onde colocamos as coisas – Como interromper a missão diária de encontrá-las. Guarda-chuvas em taxis, anéis em manicuris, celulares em quarto de hotéis... Não importa se você é relaxado ou organizado, provavelmente você já esqueceu alguma coisa em algum lugar. As pessoas tem esquecido coisas mais do que nunca, apenas veja os centros de achados e perdidos para confirmar este fato.

    Por: Jonilson Santosl Psicologia&Auto-Ajuda> Auto-Ajudal 04/12/2011 lAcessos: 74
    Jonilson Santos

    O local de trabalho pode porejudicar o seu bem-estar de forma sorrateira. Combata o stress, doenças e o aumento de sua circunferência com alguns passos simples. Quando você pensa em ocupações de risco normalmente você pensa em bombeiros, operadores de guindastes, desamadores de bombas, policiais e outros. Contudo mesmo em trabalhos seculares – incluindo trabalho em escritórios – pode trazer perigo a saúde. Muitas vezes, por causa da correria do dia-a-dia, nós nem reparamos como nosso trabalho

    Por: Jonilson Santosl Saúde e Bem Estar> Medicina Alternatival 01/12/2011 lAcessos: 61
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast