O Que É Paradigma?

Publicado em: 01/01/2009 |Comentário: 8 | Acessos: 112,341 |

O QUE É PARADIGMA?



Paradigma pode ser entendido por um exemplo, um modelo, uma referencia, uma diretriz, um parâmetro, um rumo, uma estrutura, ou ate mesmo ideal. Algo digno de ser seguido. Podemos dizer que um paradigma é a percepção geral e comum - não necessariamente a melhor - de se ver determinada coisa, seja um objeto, seja um fenômeno, seja um conjunto de idéias. Ao mesmo tempo, ao ser aceito, um paradigma serve como critério de verdade e de validação e reconhecimento nos meios onde é adotado. Foi o físico Thomas Khun que o utilizou como um termo científico em seu livro A Estrutura das Revoluções Científicas, publicado em 1962.


Definimos paradigma como uma matriz disciplinar que sustenta uma concepção de mundo numa determinada época. Um paradigma possui um modelo de racionalidade no qual se incluem todas as esferas, quer científicas, filosóficas, teológicas, ou de senso comum.


Segundo Khun a palavra paradigma pode ser entendida como uma concepção de mundo:


Paradigma pretende sugerir que "certos exemplos da prática científica atual - tanto na teoria quanto na aplicação - estão ligados a modelos conceptuais de mundo dos quais surgem certas tradições de pesquisa". Em outras palavras, uma visão de realidade atrelada a uma estrutura teórica a priorística, aceita, estabelece uma forma de compreender e interpretar intelectualmente o mundo segundo os princípios constantes do paradigma em vigor. (KHUN, 1996, p. 121).



A ciência já foi dominada pelo pensamento geocêntrico (ptolomáico), que estabeleceu toda uma produção intelectual coerente com a visão de mundo deste paradigma que estabelecia a terra era o centro do universo. Portanto, quem afirmasse algo como "a Terra é apenas um dentre milhões de outros planetas, e nem mesmo é o mais significativo deles" estaria fadado a ser considerado louco, ignorante ou algo parecido. Posteriormente, observações demonstraram que esta visão era falha e foi sendo substituída - após intensa e violenta resistência dos sábios que defendiam o antigo paradigma - pelo sistema heliocêntrico de Copérnico.


Vivemos hoje sob a crise do paradigma moderno, o qual nasceu com a Ciência Moderna que determinou o modo de ser e agir do ser humano contemporâneo. De maneira larga podemos afirmar que o paradigma moderno, hoje em crise, começou a tomar vulto com o italiano Galileu quando fez os primeiros experimentos que deram origem à racionalidade cientificista que temos atualmente. Imediatamente, na Filosofia, soma com Galileu o francês Descartes e Francis Bacon na Inglaterra. Antes deste modelo, a matriz disciplinar ocidental era da Teologia no período da Idade Média que remetia ao transcendente e à metafísica a explicação de tudo.


Este modelo, porém, foi percebido como imperfeito pelos avanços em astronomia e foi aperfeiçoado pelas descobertas da gravitação universal da física newtoniana; esta, por sua vez, foi drasticamente remodelada, já no século XX, pela Mecânica Quântica e pela Teoria da Relatividade, não sem uma forte resistência de inúmeros doutores e acadêmicos formados na cartilha clássica de Newton e seguidores e sua sólida visão mecanicista da natureza.


Cada uma dessas fases do pensamento científico foi bem sucedida em determinados períodos de tempo. Dando novas perspectivas para a compreensão da realidade física, condicionavam a atitude científica e estabeleciam quais seriam os critérios de pesquisa, freqüentemente ligados à maneira como se esperava que o mundo devesse funcionar de acordo com o modelo (paradigma) adotado.


Fica claro que a ciência não é um processo de descoberta, em sentido estrito, de uma realidade dada, porém parece ser mais um processo de construção intelectualmente coerente para explicar certos fenômenos ou em outras palavras, a ciência se constrói em cima de alguns fundamentos filosóficos bem definidos, mesmo que não sejam muito conscientes, atualmente no mecanicismo, no reducionismo.


Um novo paradigma precisa ser construído para a ciência, para a educação, para a tecnologia e para a sociedade. A fragmentação é viável e aceitável na medida em que a mesma pense no todo, porem não é isto que esta acontecendo tanto no meio cientifico como no social, cultural e político.


Avaliar artigo
5
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 27 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/ciencia-artigos/o-que-e-paradigma-705722.html

    Palavras-chave do artigo:

    paradigma

    Comentar sobre o artigo

    Rafael Andrade Filho

    Paradigma é aquilo em que acreditamos como verdade incontestável e que tem uma função: nos impõe limites!Vejamos alguns paradigmas em negócios e qualidade de vida que foram quebrados nos últimos tempos. Quem se adaptou as novas realidades provavelmente transformou as mudanças em oportunidades para o sucesso e o crescimento. Quem não revisou seus conceitos provavelmente perdeu várias oportunidades e poderá estar em declínio inevitável.

    Por: Rafael Andrade Filhol Negócios> Gerêncial 31/05/2009 lAcessos: 16,702 lComentário: 3

    O artigo analisa alguns dos diversos usos dessa palavra polissêmica que muitas vezes é utilizada de maneira equivocada nas áreas da Gestão e da Educação. Ao mesmo tempo que procura refletir sobre nossas matrizes de pensamento, numa visão pós estruturalista e típica dos Estudos Culturais em Educação.

    Por: PABLO RODRIGO BES OLIVEIRAl Educação> Educação Infantill 17/03/2012 lAcessos: 265

    O paradigma, como que veremos, é o alicerce cultural das sociedades humanas. Mas um paradigma não nasce em laboratórios ou de equações. As equações e os trabalhos experimentais é que são concebidos pelo paradigma, influenciados por ele. Só fazem sentido, porque são práticas contidas dentro daquela visão de mundo. Portanto, um paradigma é aquela visão consensual, enraizada em todos os campos da cultura, é a super-teoria.

    Por: Vinicius C. da Silval Ciênciasl 21/09/2009 lAcessos: 492
    Jeremias Oberherr

    Nestes últimos anos ouvimos falar muito de paradigmas. É paradigmas “pra cá” é paradigmas “pra lá”, mas afinal o que é, e em que me afeta os meus paradigmas. Para entendermos melhor, esta misteriosa palavra vem do grego e tem como significado definir modelo, teoria, percepção, pré-suposto ou padrão de referência. Resumindo paradigma é a maneira como “vemos” o mundo – não no sentido visual, mas sim em interpretação e compreensão.

    Por: Jeremias Oberherrl Negócios> Gestãol 10/02/2010 lAcessos: 699
    Edjar Dias de Vasconcelos

    Deixa obviamente claro, ao que diz a respeito da ideia etimológica, o paradigma é o modelo fundamental, que prepara de certo modo, explicitamente, o cientista ou a comunidade a mesma análise, a comunidade científica deverá atuar em um campo específico ao que atende ao paradigma escolhido.

    Por: Edjar Dias de Vasconcelosl Educação> Ensino Superiorl 27/06/2012 lAcessos: 277
    Patricia Gomes

    O estudo aborda a gestão de pessoas como instrumento de diferencial competitivo para as organizações.

    Por: Patricia Gomesl Negócios> Gestãol 10/04/2011 lAcessos: 5,097
    Jéssica Lara Oliveira

    Paradigma nada é do que um padrão, uma regrinha, uma forma já pronta, pela qual eu vejo o mundo e o entendo. A palavra é antiga,vem do grego parádeigma, que quer dizer modelo. A quebra de paradigma significa, então, mudança na forma de enxergar determinadas situações.

    Por: Jéssica Lara Oliveiral Psicologia&Auto-Ajuda> Auto-Ajudal 12/12/2012 lAcessos: 126

    Este artigo pretende apresentar as principais diferenças entre Recursos Humanos e Gestão de Pessoas, aborda as principais tendências de Gestão de Pessoas com ênfase nos estudos e nas experiências desenvolvidas no âmbito da gestão

    Por: Robson Stigarl Educação> Ensino Superiorl 23/03/2010 lAcessos: 6,755

    O presente artigo analisa a quebra do paradigma feminino no limiar do século XX. Toma-se como meio para mostrar a emergente situacionalidade feminina na idade moderna, a personagem Júlia da obra Um manicaca de Abdias Neves. O trabalho quer também, afirmar que o fato da apresentação de uma nova postura feminina ter sido criada literariamente, não implica em vontade espontânea do autor da obra. Vários literatos contemporâneos de Abdias Neves perjoravam o comportamento autônomo da mulher de 1900. B

    Por: Francisco Rufino Rodrigues Arrudal Literatural 26/10/2009 lAcessos: 991

    O presente artigo vislumbra apresentar discussões e esclarecimentos sobre a teoria das representações sociais, sua relevância enquanto instrumento de pesquisa, principalmente, no campo educacional. Para tanto, fundamenta-se teoricamente sob a égide de MOSCOVICI (2013), SOUSA et all (2012), GUARESCHI (1996), apresentando breve conceituação e argumentos que tornam relevantes sua compreensão em contexto educacional.

    Por: Luana Souzal Educação> Ciêncial 18/10/2014

    A presente investigação teve como finalidade, realizar uma análise acerca da Teoria das Representações Sociais (TRS) e sua possível aplicação no âmbito de pesquisas em educação. Tratou-se, assim, de um texto especificamente teórico e de pesquisa qualitativa, o qual teve como embasamento teórico os textos em teoria das representações sociais de Prado e Azevedo (2011), Rateau et al (2012), Mazzotti (1994) e, a técnica de investigação empregada foi bibliográfica e documental.

    Por: Carla Anne Marques Fariasl Educação> Ciêncial 28/09/2014 lAcessos: 14

    Este trabalho teve como proposta de estudo os Hidrocarbonetos, através deles a matéria-prima do plástico a nafta que é um subproduto do petróleo. Para compreender de que são feitas as sacolas plásticas e se elas podem ser substituídas por outro material biodegradável, que não polua tanto o meio ambiente e conhecer alternativas contra o uso excessivo de sacolas de plástico no Brasil e demais países, realizou-se várias pesquisas bibliográficas com a contribuição de autores.

    Por: Carmeli Caetanol Educação> Ciêncial 20/09/2014
    Paulo Azze

    Explicações sobre a corrente elétrica alternada (CA), seus os componentes (ativos e reativos) e o seu cálculo de forma simplificada.

    Por: Paulo Azzel Educação> Ciêncial 15/09/2014 lAcessos: 11
    Paulo Azze

    Aborda aspectos relacionados ao comprimento das resistências de chuveiros, atendendo uma dúvida de amigo sobre questões do ENAD.

    Por: Paulo Azzel Educação> Ciêncial 15/09/2014
    Zilda Ap. S. Guerrero

    Atualmente a cidade de São Paulo passa por uma das piores crises de falta de água, todos os dias em diversos jornais do país, o mesmo jargão em torno da questão do consumo consciente da água é abordado de diversas chamadas à população. Sendo assim, urge a necessidade de orientar e conscientizar as crianças e a população em geral para o problema social que estamos enfrentando na cidade de São Paulo, e no mundo.

    Por: Zilda Ap. S. Guerrerol Educação> Ciêncial 10/09/2014
    Luddy Travassos

    Os indivíduos que sofreram lesão no Sistema Nervoso Central, que comprometeram os neurônios motores, na coordenação dos impulsos, demasias dos reflexos, espasmos, alterações da fala e conduções, também podem ser apercebidas pelos familiares do paciente através de alterações comportamentais cotidianas desde a sudorese, anestesia labial, tremor de mãos e pés, e qualquer anomalia derivada de distúrbios de estresses ou demais descargas de tensão.

    Por: Luddy Travassosl Educação> Ciêncial 31/08/2014 lAcessos: 11

    Sugestões com técnicas de estudo e leitura. Texto destinado a estudantes do ensino médio. pode ser aproveitado por todo leitor

    Por: NERI P. CARNEIROl Educação> Ciêncial 10/08/2014 lAcessos: 15

    O referido livro faz parte da Coleção Temas do Ensino Religioso lançado pela Editora Paulinas em 2007. A obra tem o objetivo de divulgar as legislações em níveis nacional e estaduais sobre o Ensino Religioso, colaborando assim para a compreensão deste componente curricular como área de conhecimento junto à educação brasileira

    Por: Robson Stigarl Religião & Esoterismo> Religiãol 25/03/2010 lAcessos: 1,214

    Este artigo pretende apresentar as principais diferenças entre Recursos Humanos e Gestão de Pessoas, aborda as principais tendências de Gestão de Pessoas com ênfase nos estudos e nas experiências desenvolvidas no âmbito da gestão

    Por: Robson Stigarl Educação> Ensino Superiorl 23/03/2010 lAcessos: 6,755

    Principal religião da Índia, o Hinduísmo é um tipo de união de crenças com estilos de vida. Sua cultura religiosa é a união de tradições étnicas

    Por: Robson Stigarl Religião & Esoterismo> Religiãol 22/03/2010 lAcessos: 1,327

    O presente texto não tem a pretensão de esgotar os conhecimentos sobre a relação Estado-Sociedade, bem pelo contrario, tal tema é bastante amplo e complexo, sendo impossível conceituar o mesmo em poucas palavras, ate mesmo por que se trata de pontos de vistas distintos sobre o mesmo assunto

    Por: Robson Stigarl Educação> Ensino Superiorl 22/03/2010 lAcessos: 3,791

    Não é novidade que a presença dos jovens nas igrejas têm crescido surpreendentemente no mundo atual. Uma pesquisa inédita do instituto Bertelsmann Stifung revela que 95% dos jovens brasileiros se dizem religiosos e buscam novas formas de expressar sua fé.

    Por: Robson Stigarl Religião & Esoterismo> Religiãol 22/03/2010 lAcessos: 817

    A palavra Filosofia remete o imaginário popular a pensar em diferentes sentidos e significados. Para entendermos seu real significado é precisar buscar a origem etnológica da palavra a cerca de 2400 a.C. na Grécia clássica.

    Por: Robson Stigarl Educação> Ensino Superiorl 22/03/2010 lAcessos: 6,084 lComentário: 1

    O presente texto tem por objetivo refletir sobre a Educação Brasileira do período Colonial a Primeira Republica. Vamos procurar analisar os seus fundamentos históricos e filosóficos contribuindo assim para o entendimento da história da Educação do nosso Pais, permitindo com isso que entendamos parte da conjuntura atual, uma vez que somos frutos de uma determinada construção histórica de exploração e desigualdade que infelizmente ainda não conseguimos romper.

    Por: Robson Stigarl Educação> Ensino Superiorl 22/03/2010 lAcessos: 12,483 lComentário: 7

    O presente artigo se propõe a abordar o que são Direitos Humanos, fazendo uma breve retrospectiva histórica. Comentando que é possível constatar que ainda é tímida a introdução da temática da educação em Direitos Humanos na formação de professores e educadores em geral, na formação inicial e continuada.

    Por: Robson Stigarl Educaçãol 28/01/2010 lAcessos: 559

    Comments on this article

    2
    M@r!!inho 13/04/2011
    gostaria de saber mas sobre paradigma quem vai me falar?
    1
    GUSTAVO 23/03/2011
    vou da um exemplo de paradigma rapido aque ...paradigma e uma coisa que um fas e os outros repete varias vezes entao paradigma e uma coisa repetitiva ... açecem ai blz..
    1
    paula 03/09/2010
    paradigma pra min e quando voce ta numa situaçao ruim e as duas saidas sao ruim e voce opita ir pela menos pior
    5
    marley 02/09/2010
    O MEU PARADIGMA É VENCER! E O SEU?
    4
    paradigma na odontologia 22/07/2010
    gostaria de saber sobre paradigma na endodontia profissionalmente
    2
    Clara 29/05/2010
    Que este site é muitu importanti para nos testarmus nossa inteligencia
    7
    emanuella 28/02/2010
    Então,podemos nos referir que, paradigna é portanto:um exemplo a ser seguido,um modelo,ou ate mesmo um ideal de como vemos as coisas ao nosso redor.Seguido previamente de base ao que tem de ser aplicado
    2
    filipe 14/09/2009
    essa brincadeira é agora manda...
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast