O Tabaco E Suas Conseqüências

Publicado em: 26/10/2008 |Comentário: 14 | Acessos: 14,780 |

            Você teria coragem de adquirir um produto comestível que tivesse escrito na embalagem a seguinte frase; “Cuidado, este produto é prejudicial à sua saúde”? Você pagaria por um produto que indiscutivelmente faz mal à sua saúde? Pode parecer idiotice fazer isto, mas o pior é que milhões de pessoas estão no exato momento consumindo um produto que causa dezenas de doenças. O cigarro é portador de substâncias tóxicas muito perigosas e podemos dizer que elas são venenos tão poderosos que provocam inapelavelmente câncer pulmonar em todos os indivíduos fumantes, caso não morram de alguma outra doença. Encontramos, num cigarro, o monóxido e o bióxido de carbono, a nicotina, a piridina, o furfurol, a colidina e a acroleína. Ao ser aspirada a fumaça do cigarro, os venenos são absorvidos pelos alvéolos, indo através do sangue percorrer todo o organismo do fumante, até atingir as células mais nobres do sistema nervoso. A nicotina tem uma ação constritora sobre os vasos sangüíneos, dificultando assim a irrigação do tecido nervoso, ao mesmo tempo que intoxica as células cerebrais. A pressão arterial aumenta e os batimentos cardíacos se tornam mais rápidos pela excitação dos gânglios nervosos do coração. Agindo sobre os centros respiratórios e outros centros nervosos, vai ocasionar dificuldade na respiração.


            Entretanto, não é só a nicotina do cigarro que age de forma nociva contra o sistema nervoso. O furfurol tem uma ação irritante sobre esse sistema e conforme a quantidade absorvida, dependendo do número de cigarros fumados, teremos pela irritação causada aos centros nervosos convulsões e até paralisia respiratória por inibição do comando nervoso.


            Quando um fumante sente angústia, náuseas, vômitos, suores frios, saliva abundante, tonturas, cefaléias, zumbidos no ouvido, que muitos atribuem ao nervosismo, são provocados na verdade pelo cigarro. Embora o fumante imagine que ao fumar ele se acalma, isto não passa de uma auto-sugestão. Não há um único cientista no mundo, nem médico ou pesquisador que discorde deste ponto de vista. O fumo produz melancolia, depressão e mesmo nervosismo. Reduz a capacidade de raciocinar e mesmo a memória.


            A acroleína, presente no fumo, causa degeneração das células nervosas, tendo ação semelhante à da nicotina. O monóxido de carbono entorpece os centros nervosos, tendo ainda ação nociva em todo sistema circulatório.


            O tabaco ou os produtos de combustão do cigarro tendem a paralisar os movimentos dos cílio que forram a mucosa dos brônquios. Com o tempo a mucosa brônquica perde esse mecanismo protetor, e suas células ficam expostas a agressões diretas, sofrendo transformações que podem chegar ao câncer brônquico ou carcinoma brocogênico.


            Nos últimos 10 anos o número de pessoas acometidas de câncer de pulmão aumentou em 500%, o que significa uma quantidade de indivíduos fumantes muito alarmante. Eis uma pequena lista dos riscos que todo fumante corre todas as vezes que fuma um cigarro aparentemente inofensivo.



-         Contrair câncer de pulmão


-         Contrair bronquite e efisema


-         Contrair câncer de laringe


-         Contrair câncer da boca


-         Contrair câncer do esôfago


-         Contrair úlceras do estômago



            Pesquisadores encontraram as seguintes substâncias venenosas num único cigarro:


            Fenol, Cresol, Paracrisol, Naftol, Catecol, Resorcinol, Quinol, Quaiacol, Pireno, Azuleno, Benzantracena, Piridina, Furfurol, Acroleína, Benzopirina, Picolina, Lutilina, Mentol, Glicerina, Cianeto de amônio, substâncias radioativas.


            Creio que eu poderia encher páginas e mais páginas falando sobre os males causados pelo fumo, mais ainda assim não me tornaria suficientemente convincente para induzir alguém a parar de fumar.


            Normalmente um fumante ouve do seu médico: “Você precisa parar de fumar, caso contrário agravará seus problemas respiratórios e cardíacos.” Mas, enquanto dá estes conselhos, o médico mantém sobre sua mesa de trabalho um maço de cigarros. Como conseguir induzir alguém a abandonar um vício prejudicial, quando não se dá o exemplo? De que modo pais, educadores, podem encaminhar jovens para a libertação do vício de fumar, quando eles próprio vivem com um cigarro entre os dedos? Falar apenas, sem dar o exemplo, não funciona.


            O medo da morte e das doenças não são argumentos suficientemente fortes para reduzir o desejo de fumar. Uma vez que o indivíduo experimentou uma sensação agradável, mesmo que seja algo venenoso, ele irá experimentar outras vezes.


            Não adianta discutir com um fumante, um alcoólatra ou toxicômano. Eles não ouvirão a voz da razão, apenas o chamamento da aveludada voz do vício.


            Que força empurra uma pessoa para viciar-se e mesmo usando toda a força de vontade, não conseguem desvencilhar-se dele? Há uma explicação satisfatória para estes fatos? Há sim, mas não são elas que irão fazer com que você ou outra pessoa qualquer abandone um determinado vício cultivado a anos, meses ou dias.


            As instruções que você encontrará neste livro são genéricas, servirão para qualquer pessoa, desde que aplique-as confiantemente.


Avaliar artigo
4
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 25 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/ciencia-artigos/o-tabaco-e-suas-consequencias-617262.html

    Palavras-chave do artigo:

    fumo

    ,

    tabaco

    ,

    vicios

    Comentar sobre o artigo

    André Leandro

    Neste artigo fica claro compreender que o tabagismo é um vício perigoso para todos, fumantes e não fumantes. Hábito prejudicial à saúde que deve ser combatido.

    Por: André Leandrol Saúde e Bem Estarl 12/07/2011 lAcessos: 250 lComentário: 1
    André Reis

    Este trabalho tem, por finalidade, a exposição de pensamentos contrários à descriminalização de maconha. Igualmente esclarece que o momento atual, em plena campanha contra o tabagismo e o álcool, não é oportuno para essa discussão e como a liberação de drogas ilícitas afetaria, de maneira negativa, o povo brasileiro. Finalmente, indica questões prioritárias e emergenciais para o Brasil.

    Por: André Reisl Notícias & Sociedadel 18/12/2009 lAcessos: 325 lComentário: 1
    Moacyr de Lima e Silva

    É engraçado o quanto de nós está se deixando levar por escusas mil, até para esconder de si mesmo os atos autodestrutivos - isto é muito sério.

    Por: Moacyr de Lima e Silval Notícias & Sociedade> Cotidianol 19/10/2010 lAcessos: 69

    A Organização Mundial de Saúde adverte: fumar é a principal causa de morte evitável do mundo. E não é para menos, qualquer estudante de medicina quando começa a estudar os mecanismos das doenças adquiridas vê que o tabagismo está entre as causas. Os gastos com saúde pública em decorrência destas doenças continuam altos.

    Por: Solangel Saúde e Bem Estar> Medicinal 25/07/2013 lAcessos: 69
    Tony Pent

    Desde que o mundo é mundo, de tempos em tempos aparece um espírito de porco para mudar a humanidade para pior. La pelos séculos dezessete, um nobre inglês chamado Walter Ralleigh popularizou no velho continente o consumo do tabaco e introduziu o vicio na Inglaterra. No começo, o uso do tabaco era restrito aos mais ricos, pelo alto preço a que se dispunha para consegui-lo, mas com o aumento da produção de fumo por vários países, o tabaco passou a ser aquecível por toda a sociedade.

    Por: Tony Pentl Saúde e Bem Estar> Medicinal 13/12/2011 lAcessos: 135

    Livro escrito por ex-tabagista sobre experiência bem sucedida e original de cessar o tabagismo, destinado a fumante que já decidiu largar o cigarro e o fará a qualquer momento.

    Por: Antonio Carlos Cunhal Saúde e Bem Estarl 21/11/2009 lAcessos: 217
    Mathias Gonzalez

    Desde que foram iniciadas pesquisas científicas sobre a maconha, especialistas de vários países relutavam em condená-la, por acharem que ela representava um risco menor para a saúde que o fumo ou a bebida. Mas, o que dizem atualmente os relatórios científicos em todos os países que se dedicaram em analisar os efeitos verdadeiros da maconha?

    Por: Mathias Gonzalezl Educação> Ciêncial 26/10/2008 lAcessos: 219,263 lComentário: 244

    Estudo publicado recentemente no jornal One, da Public Library of Science (PLOS), analisa por que os fumantes resistem à ideia de abandonar o cigarro e sinaliza com a possibilidade de que eles parecem ter menor autocontrole

    Por: Vítor Margatol Belezal 07/08/2013 lAcessos: 26
    Ricardo Miguel

    Conheça 10 dicas para largar os cigarros de uma vez por todas. Aprenda alguns truques de como deixar de fumar e sinta-se mais saudável.

    Por: Ricardo Miguell Saúde e Bem Estarl 01/11/2013 lAcessos: 51

    O presente texto fala sobre as diferentes classes de escolarização, assim como as dificuldades de ensinos, de aprendizados e as mudanças ao longo do tempo que a educação no país está sofrendo; também fala sobre as reformulações necessárias para melhorias no campo da educação, e desvalorização financeira e social do magistério.

    Por: Reginaldo Posol Educação> Ciêncial 16/12/2014

    o presente trabalho relata sobre a falta de etica em laboratorios de hospitais publico

    Por: perolal Educação> Ciêncial 11/12/2014

    O projeto surgiu da necessidade de entendermos melhor sobre a cultura indígena Paresi. Em língua Portuguesa foram trabalhados durante o ano letivo os clássicos da literatura brasileira do autor José de Alencar. Os livros foram Iracema, O Guarani e Ubirajara Em geografia foram trabalhados os impacto que houve na cultura com a globalização . Envolvemos os alunos do 3º G para visitarmos a aldeia Paresi e pudemos constatar as mudanças que houve ao logo dos anos.

    Por: Sortineide Navarro Segural Educação> Ciêncial 05/12/2014

    Espera-se que este projeto possa contribuir para formação de cidadãos mais conscientes, e esperando que todos os segmentos sociais, governo, escola e comunidade possam empenhar na modificação de modelos sociais para que um homem novo possa emergir, mais autentico e integrado com os valores sociais.

    Por: SUELY CARDOSO FURLANl Educação> Ciêncial 03/12/2014 lAcessos: 12
    Andréia Camargo Fleck

    O artigo visa apresentar um breve relato sobre a realização da IV mostra de Ciência e Tecnologia realizada na Escola Estadual João Nepomuceno de Medeiros Mallet no município de nova xavantina – MT, onde foram oferecidos aos alunos palestras e oficinas com o Tema: Ser Humano, Ciência e Tecnologia para o desenvolvimento social, os trabalhos foram confeccionados pelos alunos de acordo com a oficina escolhida e apresentados numa exposição no dia 19 de novembro de 2014. Andreia Camargo Fleck

    Por: Andréia Camargo Fleckl Educação> Ciêncial 29/11/2014
    Teresa Coutinho

    A palavra tempo pode referir-se a um período do definido com maior ou menor precisão, desde pouco tempo, que significa de breve duração, até o tempo dos faraós, que foi há três mil anos; pode igualmente designar uma duração contínua indefinida, tal como está expresso nos dicionários, no âmbito de qual todos os acontecimentos tiveram lugar, estão a ter lugar e irão ter lugar.

    Por: Teresa Coutinhol Educação> Ciêncial 29/11/2014
    Eros Bazan

    Promover a interdisciplinaridade e a busca e troca de conhecimentos entre participantes da Feira no sentido de estimular o interesse pelo estudo das Ciências, da Cultura e das Artes; Incentivar a participação e a construção de em eventos de natureza cientifica; Motivar e envolver todos os alunos na realização de métodos experimentais e busca de respostas de todos os fenômenos naturais; Envolver os estudantes em atividades participativas, de natureza conceitual, reflexiva e prática.

    Por: Eros Bazanl Educação> Ciêncial 25/11/2014

    Por um longo tempo, as ciências formaram uma grande unidade conhecida como filosofia Natural. Praticamente qualquer atividade desenvolvida no mundo atual envolve uma inter-relação entre as várias ciências e foi pensando nisso que o presente trabalho foi proposto para alguns alunos do 1° ano do ensino médio inovador, visando uma relação entre a física e a Biologia "Biofísica" .

    Por: anacleil Educação> Ciêncial 17/11/2014 lAcessos: 19
    Mathias Gonzalez

    Há quem acredite que foi que foi o adolescente de 13 anos chamado Marcelo que matou os parentes na noite de domingo, dia 4 de agosto de 2013 ou na madrugada de segunda-feira. Segundo as investigações até o dia de hoje (09/08) o menino teria dopado os familiares, fuzilado todos eles e depois pegado o carro da mãe e dirigido até a escola, passado a madrugada dentro do veículo, frequentado as aulas de manhã e voltado de carona para casa e se após isso, se matado. Simples assim.

    Por: Mathias Gonzalezl Notícias & Sociedade> Cotidianol 09/08/2013 lAcessos: 22
    Mathias Gonzalez

    Todos os dias, assistimos pelo noticiário da TV, gravações de imagens de assassinatos brutais e impiedosos, estupros de menores e outros crimes hediondos. A Constituição Brasileira é a favor da PENA DE MORTE só em casos de guerra declarada ou traição de brasileiro à Pátria. Os marginais já declararam guerra a sociedade, aos pais de família, aos contribuintes, às crianças e aos idosos inocentes. Os criminosos estão traindo diariamente a nossa confiança e se apropriando do nosso patrimônio.

    Por: Mathias Gonzalezl Notícias & Sociedade> Cotidianol 01/07/2013 lAcessos: 72
    Mathias Gonzalez

    Acordei hoje com vontade de fazer perguntas. Depois dessa euforia nacional com a inauguração dos estádios monumentais... Após essas manifestações públicas em todo o país e até no exterior em solidariedade aos protestos contra o aumento das passagens de ônibus, decidi fazer algumas perguntas a mim mesmo e a você.

    Por: Mathias Gonzalezl Notícias & Sociedade> Cotidianol 21/06/2013 lAcessos: 33
    Mathias Gonzalez

    Aproveito a onda de manifestações para ratificar minha solidariedade ao povo brasileiro que está acordando de um grande sono. Estou esperando a data da GRANDE MARCHA SOBRE BRASÍLIA que levará 5 milhões de pessoas para a capital federal (sede das maiores corrupções e falcatruas cometidas nesse país). Nesse dia vestirei minha camisa verde-amarela, levarei minha bandeirinha do Brasil e terei orgulho outra vez de ser brasileiro. Conto com você para ajudar a encher a ESPLANADA DOS MINISTÉRIOS.

    Por: Mathias Gonzalezl Notícias & Sociedade> Cotidianol 21/06/2013 lAcessos: 30
    Mathias Gonzalez

    Este meu texto é só um desabafo diante de uma indignação. Pessoas de bem, pessoas que buscam a paz e amor, não podem se calar diante de indivíduos sem escrúpulos, como esse tal pastor e deputado In-Feliciano, que se apropria de um microfone dentro de uma igreja cheia de gente ávida por novidade e um milagre, mas que acabam sendo "lavados mentalmente" pela lábia vulgar, pelo engodo da manipulação verbal que o tal indivíduo emprega diante da platéia.

    Por: Mathias Gonzalezl Notícias & Sociedade> Cotidianol 12/04/2013 lAcessos: 31
    Mathias Gonzalez

    Você sentiu uma pontinha de medo e apreensão? Pois se não ficou, deveria. Esta manchete poderá ser estampada nos principais jornais do mundo caso os organizadores dos maiores eventos desportivos do mundo, não fiscalizarem de modo adequado e eficiente as obras onde milhões de pessoas irão assistir os jogos da Copa do Mundo e dos Jogos da XXXI Olimpíada. Conhece a expressão "cantei essa pedra?". Este artigo é só um recado aos governantes.

    Por: Mathias Gonzalezl Notícias & Sociedadel 29/03/2013 lAcessos: 43
    Mathias Gonzalez

    Este domingo, 27 de janeiro de 2013, amanheceu sombrio para centenas de famílias no Rio Grande do Sul. Uma festa de estudantes universitários, que deveria servir para diversão e lazer, foi o tumulo para centenas deles. Uma tragédia anunciada.

    Por: Mathias Gonzalezl Notícias & Sociedade> Cotidianol 28/01/2013 lAcessos: 19
    Mathias Gonzalez

    Meu nome não importa. Estou escrevendo este relato para servir de alerta a todos que vivem neste mundo achando que terão outra chance ou terão outro dia para fazer as coisas certas, para viver o que tanto desejam, para dizer o que tanto gostariam ou mesmo para usufruir da felicidade que tanto almejam.

    Por: Mathias Gonzalezl Relacionamentos> Amizadel 28/01/2013 lAcessos: 98

    Comments on this article

    1
    beatris gabriela 29/05/2011
    vcs são uns idiotas de estarem fumando estam acabando com a propria vida.
    -1
    thunylla 24/05/2011
    adorei a franqueza foi muito esclareçedor para mim que assim pude obter uma nota melhor no meu trabalho de escola
    1
    zézinha :) 23/02/2011
    ta mt fixe mas podia estar melhor lool :)
    1
    jojo 11/11/2010
    isto é otário
    -1
    daniel 09/11/2010
    nao tenho obrigada
    -1
    deninha 04/10/2010
    ola gostei e bem claro e objetivo sobre as conseguencias do fumo, a verdade e que no começo achamos q n ira prejudica a nossa saúde mas,mas tarde e que aparece os sintomas e ja e tarde demais.
    0
    jean 19/08/2010
    Fumo maconha,cigarro,cocaína e até agora não me deu nenhum problema,se necessitar de uma pedrinha me procure falouuuuuuuuuuuuuuuuu!!
    0
    Amanda 14/07/2010
    olá! meu nome Amanda e li esse texto e achei bem legal, sou estudante e estou desenvolvendo um projeto para implantar na empresa aonde eu trabalho,sobre o fumo pois tem um grande numero de pessoas que fumam, voce poderia me ajudar? me mandando dicas por onde devo começar com esse assunto!

    grata Amanda
    3
    laura 17/12/2009
    esse negocio é muito chato num gostei porque não achei o que queria ,eu queria saber sobre o fumo mas isso num tem muita informação xau merdaria
    -1
    Mariely 15/11/2009
    Sou estudante e li toda reportagem achei incrivel... Muito imteressante e educativa.
    -1
    Alberto 22/10/2009
    deixam de fumar, faz muito mal
    2
    Alberto 22/10/2009
    vOÇES DEIXAM DE fumar, faz muito mal
    3
    mauro 10/06/2009
    Sou um fumante e quero deixar como é que eu faço.
    2
    Airis Leite 22/12/2008
    Caro amigo Dásio faça questão de ler todo o conteúdo. Nós temos que repensar nossas atitudes. Leia e veja, depois comentamos sobre o assunto.

    Forte abraço;


    Airis Leite
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast