O TRÂNSITO EM RONDONÓPOLIS E O "GLOBO DA MORTE"

Publicado em: 14/09/2010 |Comentário: 0 | Acessos: 237 |

Quem já foi a um circo e assistiu o Globo da Morte, onde 2, 3, 4, ou até cinco motociclistas fazem suas apresentações? Bem, em matéria de segurança o nível sempre foi 100%...

Possivelmente isto ocorre por TODOS dentro do Globo da Morte respeitam as regras, cada circula no seu espaço, sem invadir o espaço do outro...

Já na nossa bela Rondonópolis a primeira regra parece ser: "Não respeitar as regras"!

Não respeitam semáforos, faixa de segurança, nada! Motoqueiros "costuram" entre carros, ônibus e outras motos... Os graves acidentes no transito da cidade são quase diários, as mortes são conseqüência natural, alguns que escapam carregam seqüelas pelo resto de suas vidas!

Estava esquecendo uma ‘classe especial', o que trabalham com entregas (farmácias, supermercados, lojas), basta colocar uma caixa presa na parte de trás da moto e pronto! Saem na maior corrida, como se disso dependesse a vida de alguém... Colocando assim suas próprias e também a vida de quem estiver pela frente!

Pessoalmente acredito que a Secretaria Municipal de Transito deveria organizar uma seleção, antes de liberar certos ‘motoqueiros' para a categoria de Moto taxista!

Ora, costumo assistir pessoas atuando na categoria de moto taxi, carregando passageiro, fazendo ultrapassagens indevidas, passando sinal fechado, andando na contra mão...

E os carros de aluguel (taxi) também, grande parte dos que circulam em nossa cidade, tem como condutores algumas pessoas que não costumam respeitar as regras de transito e muitos destes parecem possuir uma educação bastante reduzida...

O jovem e a moto: Pouco mais que uma criança e já pilotando uma moto, isto é costumeiro em nossa cidade! E, no caso de transportar uma namorada ainda arriscam-se mais, pois é comum abusar da velocidade, colocando a própria vida em risco e mais a vida da acompanhante!

Vans de transporte de passageiros, e diversas outras vans de empresas também demonstram desrespeito total por motociclistas e outros motoristas.

Caminhões não costumam sinalizar entrada à esquerda ou entrada à direita, apenas, para quem dirige ou pilota de forma consciente e observadora, sabe que, caso o motorista do caminhão ‘abra' para a esquerda certamente entrará à direita e é neste momento o grande perigo: Para aproveitar o motoqueiro se enfia à direita do caminhão, tentando uma ultrapassagem e é neste momento que o caminhão ‘entra à direita'... O resultado, eu acredito, não ser preciso dizer... Lamentavelmente.

Outra constatação: Na sexta-feira à noite, basta dar uma passadinha pela cidade, TODOS os barzinhos superlotados, gente alegre, jovens e outro nem tão jovens assim, divertem-se (e bebem muito). Em frente a estes locais muitas motos, carros... E depois, na hora de voltar para suas casas?

Enquanto isto, mães angustiadas esperam em casa, e cada toque do telefone é um susto, pelo medo de uma má noticia...

Então, os fatores enumerados acima, mais o consumo elevado de álcool proporcionam a nossa cidade um nada lisonjeiro título de campeão em acidentes de transito!

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 1 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/ciencia-artigos/o-transito-em-rondonopolis-e-o-globo-da-morte-3267005.html

    Palavras-chave do artigo:

    transito

    ,

    educacao

    ,

    respeito as regras

    Comentar sobre o artigo

    Simone Liberato Martins

    As normas e condutas no trânsito devem ser compreendidas e assimiladas por todos. E a escola pode contribuir nesse processo.

    Por: Simone Liberato Martinsl Educação> Ensino Superiorl 07/11/2010 lAcessos: 3,325
    Lucivania da Silva

    O Código de Trânsito brasileiro (CTB), lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997, passou a vigorar a partir de 22 de janeiro de 1998, é considerado como um dos códigos mais avançados do mundo, pois trouxe consigo muitas inovações. Uma das mais significativas é que, pela primeira vez, o código traz um capítulo exclusivo à educação, determinando, entre outros aspectos, a educação para o trânsito.

    Por: Lucivania da Silval Educação> Educação Infantill 16/10/2013 lAcessos: 110
    Márcia Pontes

    Cresce a cada dia nas mídias e redes sociais o número de blogs, comunidades no orkut e perfis no Facebook com um trabalho forte de educadores que buscam ajudar a formar cidadãos para o trânsito. Se a educação no século XXI se sustenta em quatro pilares (aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver com os outros, aprender a ser) e o mundo virtual é uma realidade, nós professores, temos de aprender a lidar com as novas ferramentas e aproveitar a força das redes sociais para a práxis.

    Por: Márcia Pontesl Educação> Educação Onlinel 04/04/2012 lAcessos: 529
    Leandro Souza

    Tradicionalmente, no sistema de trânsito existem três componentes: o ambiente físico, o veículo e o condutor. Muitos ganhos de segurança têm sido conquistados pela redução das conseqüências de acidentes, por meio da melhoria do ambiente rodoviário e dos veículos.

    Por: Leandro Souzal Educação> Ensino Superiorl 04/04/2011 lAcessos: 264

    Resumo: A pesquisa permeia pelo interesse em apresentar como utilizamos em sala de aula o envolvimento das crianças em compreender a necessidade do uso adequado dos meios de transportes, identificando as formas corretas dos motoristas e pedestres transitarem, que os alunos sejam capazes identificar os comportamentos e locais de segurança para ciclistas, a sinalização nas ruas e avenidas. As atividades com análise linguística, porém todas voltadas para o tema "Cidadão consciente no trânsito".

    Por: roseli valentim casaril Educação> Ciêncial 03/12/2013 lAcessos: 67
    Benedito Gonçalo Borges

    O objetivo da Educação para o transito na escola, conscientizar os alunos acerca de valores e posturas de convivência social, através da mediação do professor para a construção de um conceito de transito que ultrapasse aquela visão que percebia o transito apenas como aqueles que dirigem automóveis, placas de sinalização, mas que considere um conceito de transito mais abrangente, solidário, responsável e humano.

    Por: Benedito Gonçalo Borgesl Educação> Educação Infantill 29/10/2010 lAcessos: 518

    Projeto Artes e Cultura na Educação Infantil promovem o desenvolvimento integral das crianças por estar inserido em um ambiente de dispor de propostas lúdicas ao mesmo tempo em que contempla o educativo, pois a cultura de um povo é um bem mais precioso o qual devemos cultivar, por revelar sua identidade. Expressar tradições culturais, conhecimentos, contos e cantigas de roda nos faz viajar no tempo, com a literatura, podemos explorar várias habilidades na educação infantil.

    Por: Patricia Santosl Educação> Educação Infantill 08/10/2013 lAcessos: 92
    Leandro Souza

    Para garantir um trânsito seguro e educado é preciso investir não só em engenharia, como construção de estradas, instalação de radares, sinalizações, etc., mas, é necessário repensar junto à comunidade a concepção de cidade, mundo e sociedade que queremos. Se todos visam uma vida mais segura, com mais qualidade, se faz necessário à implantação de políticas públicas que priorizem a educação para o trânsito, como projeto preventivo.

    Por: Leandro Souzal Educação> Ensino Superiorl 04/04/2011 lAcessos: 110
    Zenaide M P Barbosa

    Existe alguns pontos necessários para que alguém consiga superar o medo de dirigir no trânsito. É verdade que para alguém conseguir isso é preciso muita confiança em si, nos seus conhecimentos e na sua capacidade de fazer acontecer. Não quero dizer que tal confiança não exista, mas muitas pessoas não percebem que são capazes de conseguir e ficam lamentando, por muito tempo, por nem sequer ter tentado.Portanto, este artigo pode ajudar você a entender por que muitos conseguiram superar tal medo.

    Por: Zenaide M P Barbosal Psicologia&Auto-Ajuda> Auto-Ajudal 26/02/2013 lAcessos: 92
    Artur Livônio

    Detalhamento dos vários períodos históricos educacionais, evidenciando suas características e influências. Como a época em que os Jesuítas chegaram no Brasil e o que vieram fazer aqui, até os dias atuais. Com ênfase nas tantas críticas que o escritor, Dermeval Saviani, fez sobre cada período pedagógico da história educacional brasileira.

    Por: Artur Livôniol Educação> Ciêncial 24/03/2015 lAcessos: 19
    Fernando Corrêa manarim

    Analisando a Lenda de Sessa fica claro que o xadrez foi criado principalmente como instrumento para auxiliar os praticantes a encontrar respostas para seus dilemas existenciais, dúvidas, angústias, confirmações, etc. Enfim que a competição é apenas um reflexo do que ocorre em nossas vidas, sempre muito competitiva e de difícil conquistas.

    Por: Fernando Corrêa manariml Educação> Ciêncial 19/03/2015
    Benedicto Ismael Camargo Dutra

    Ultimamente, o uso cada vez mais intenso do cérebro frontal, e o seu correspondente fortalecimento, tem levado à desativação progressiva da parte emocional do cérebro que é receptora dos lampejos intuitivos captados pelo cerebelo.

    Por: Benedicto Ismael Camargo Dutral Educação> Ciêncial 13/03/2015

    Este artigo aborda uma pesquisa internacional, realizada por especialistas, sobre os aspectos cognitivos de pessoas que integram a terceira ou melhor idade, com seu comportamento típico e todas as dificuldades de aprendizado da Matemática. O estudo retrata também problemas enfrentados, por todos eles no cotidiano, junto das empresas e demais entidades, que não vêm se preparando adequadamente para receber nos próximos anos, cerca de 64 milhões de idosos que entrarão nesta faixa de idade

    Por: Luiz Carlos Vivanl Educação> Ciêncial 05/03/2015 lAcessos: 14
    Carlos Meine Morais

    existem pequena praticas que podem fazer diferença para toda a vida, quando adquiridas quando criança simplificam muitos processos e nunca são abandonadas. o que não impede de adquirirmos novos habitos, mesmo não sendo mais criança..

    Por: Carlos Meine Moraisl Educação> Ciêncial 05/03/2015 lAcessos: 11
    Marcos Eli da Silva

    Nos dias atuas as redes de saneamento em perímetros urbanos por serem subterrâneas, e pouco visíveis aos olhos da população, são colocadas em segundo plano. Existem inúmeros cronogramas para pavimentação de ruas e avenidas, sem nenhuma rede de saneamento, muito menos de águas pluviais. Entretanto obras de saneamento com o tempo tornam-se indispensáveis para a população e vão gerar custos adicionais, ao serem realizadas melhoram o espaço urbano e a qualidade de vida das populações.

    Por: Marcos Eli da Silval Educação> Ciêncial 13/01/2015 lAcessos: 18
    Marcos Eli da Silva

    RESUMO A degradação do meio ambiente é um fator que contribui para as alterações nos ecossistemas e ameaça a vida de espécies da fauna a e flora no planeta. Normalmente associa-se esse problema à ação do homem sobre a natureza. Para corrigir os estragos causados pela ação humana, os órgãos públicos costumam gastar centenas de bilhões de reais todo ano para recuperar áreas degradas por empreendimentos relacionados á mineração.

    Por: Marcos Eli da Silval Educação> Ciêncial 12/01/2015 lAcessos: 15

    O presente texto fala sobre as diferentes classes de escolarização, assim como as dificuldades de ensinos, de aprendizados e as mudanças ao longo do tempo que a educação no país está sofrendo; também fala sobre as reformulações necessárias para melhorias no campo da educação, e desvalorização financeira e social do magistério.

    Por: Reginaldo Posol Educação> Ciêncial 16/12/2014 lAcessos: 20

    As pessoas se preocupam, fazem o que podem (e sabem), mas os cuidados técnicos ‘estão' sob o comando dos municípios, estados e federação! Eles possuem as verbas para as ações de controle e erradicação, mas há mais de 20 anos NÃO FAZEM O CORRETO, O QUE DEVERIA SER FEITO!!!!

    Por: Beatriz Antonieta Lopesl Saúde e Bem Estarl 21/04/2012 lAcessos: 122

    A lista abaixo apresenta produtos químicos para combater a DENGUE que cada Secretaria Estadual de Saúde solicita ao Ministério da Saúde, verifique que o inseticida correto e adequado para eliminar os vetores da Dengue faz parte desta lista e o MS fornece, basta solicitar!

    Por: Beatriz Antonieta Lopesl Saúde e Bem Estar> Medicinal 31/08/2011 lAcessos: 93

    Faz-se necessário um estudo para que as chamadas ‘portas de entrada' recepcionem e atendam o paciente de forma humana e não geradoras de discriminação!

    Por: Beatriz Antonieta Lopesl Saúde e Bem Estar> Medicinal 05/06/2011 lAcessos: 115

    Sem lipídios as larvas não passam do 3º estágio. Há necessidade também de vitaminas, ácido fólico. Assim, água limpa não significa a mesma água que nós bebemos. A ‘água limpa' para o mosquito não é a mesma água limpa que bebemos, que isto fique claro!

    Por: Beatriz Antonieta Lopesl Ciências> Biologial 19/05/2011 lAcessos: 123

    A cada 04 anos ocorre nova epidemia em diferentes regiões, mas alguns estados (Rio de Janeiro, por exemplo), uma epidemia vem se intercalando em outra!

    Por: Beatriz Antonieta Lopesl Ciências> Biologial 14/04/2011 lAcessos: 208

    Os assessores do governo recomendaram que se inclua em letras grandes a frase "contém Paracetamol", para que as pessoas que já estão tomando o medicamento saibam que produtos devem evitar.

    Por: Beatriz Antonieta Lopesl Saúde e Bem Estar> Medicinal 31/03/2011 lAcessos: 155

    Apesar do aumento e agravamento da situação da DENGUE, e várias outras patologias que envolvem vetores, que foram retornando e estão se estabelecendo por todo País, o MINISTÉRIO DA SAÚDE e a ANVISA continuam a manter as mesmas ações equivocadas adotadas nos últimos anos.

    Por: Beatriz Antonieta Lopesl Saúde e Bem Estar> Medicinal 23/03/2011 lAcessos: 134

    Um estudo minucioso sobre as epidemias iniciais, as regiões, anos de repetição e o resultado obtido em sorologias e isolamento viral pode mostrar nova perspectivas através de uma visão diferenciada, onde o vírus, único, tem sucessivas passagens no organismo, com reações diferenciadas na segunda infecção (DEN 2).

    Por: Beatriz Antonieta Lopesl Saúde e Bem Estarl 20/03/2011 lAcessos: 83
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast