Ohm, a unidade de medida da Resistência Eléctrica

26/08/2011 • Por • 383 Acessos

Depois de tanta ausência no Tecnologia do Globo, queremos voltar também às aulas de electrónica e pedimos imensas desculpas a todos os que aguardavam com ansiedade as aulas de electrónica.

Na última aula falámos sobre o que é a resistência eléctrica e hoje vamos estudar qual a unidade de medida da grandeza Resistência Eléctrica.

Voltando à última aula, em que falávamos sobre o que é a resistência eléctrica, aprendemos que todos os corpos apresentam a propriedade de deixar circular mais ou menoscorrente eléctrica, ou seja, um corpo deixa circular mais corrente eléctrica se tiver uma menor resistência e deixará circular menos corrente eléctrica se apresentar uma maior resistência à passagem de corrente.

Quando falámos sobre o que é a diferença de potencial, comparámos um circuito eléctrico a um esquema com depósitos de água, por ser mais fácil compreender. Podemos também comparar a resistência eléctrica de um corpo a um tubo que deixa circular mais ou menos água.

Se um tubo oferecer mais resistência, passará menos água por ele. Contrariamente, um tubo que ofereça menos resistência, passará mais água por ele. Ou até um tubo que ofereça resistência de 100%, não deixa passar qualquer água por ele.  Assim acontece num corpo que ofereça mais ou menos resistência. Ou um corpo que ofereça resistência a 100%, não deixando também passar qualquer corrente eléctrica através dele.

 

Unidade de medida da resistência eléctrica - ohm

Voltando ao assunto desta aula, sobre qual é a unidade de medida da resistência eléctrica, vamos aprender qual a unidade em que se mede a resistência eléctrica.

Símbolo do ómega e do ohmioA resistência eléctrica tem como unidade de medida o Ohm (lê-se ome). O ohm é igual à resistência eléctrica que um condutor de mercúrio de 1,063 metros e de 1 milímetro quadrado de secção oferece à passagem da corrente eléctrica, num ambiente a zero graus centígrados.

Quando se escreve, a palavra ohm representa-se pela letra grega Ω (ómega). Podemos dizer por exemplo, que um corpo tem de resistência 20 Ω ou 20 ohms.

 

Múltiplos e submúltiplos do Ohm

Se for necessário medir resistências muito grandes utiliza-se um múltiplo do ohm e para medir resistências muito pequenas é utilizado um submúltiplo do ohm.

Veja a nossa aula sobre múltiplos, submúltiplos, grandezas e unidades.

Os múltiplos do ohm mais utilizados são os que são mil vezes maiores que o ohm (kiloohm = kΩ) e os que são um milhão de vezes maiores que o ohm (megaohm = MΩ).

Os submúltiplos do ohm mais utilizados são os que são mil vezes menores que o ohm (microohm = μΩ).

 

Exemplos de múltiplos do ohm:

  • 1 KΩ = 1 kiloohm, ou seja, 1000 ohms
  • 15 KΩ = 15 kiloohms, ou seja, 15 000 ohms
  • 330 KΩ = 330 kiloohms, ou seja, 330 000 ohms
  • 4900 KΩ ou 4,9 MΩ = 4900 kiloohms, ou seja, 4 900 000 ohms
  • 3 MΩ = 3 megaohms, ou seja, 3 000 000 ohms
  • 220 MΩ = 220 megaohms, ou seja, 220 000 ohms

Exemplos de submúltiplos do ohm:

  • 10 μΩ = 10 microohms, ou seja, 0,000 010 ohms
  • 3 μΩ = 3 microohms, ou seja, 0,000 003 ohms

 

Resumindo, as unidades mais utilizadas para medir resistências eléctricas são essencialmente os múltiplos do ohm, ou seja, o kiloohm (kΩ) que é mil vezes maior que o ohm e omegaohm (MΩ) que é um milhão de vezes superior ao ohm.

Na próxima aula vamos estudar qual é a unidade de medida que é inversa à resistência eléctrica. Esperamos que tenha gostado desta aula sobre qual a unidade da resistência eléctrica e o que significa o ohm.

Qualquer dúvida deixe comentário ou entre em contacto conosco.

Este e mais artigos no nosso site Tecnologia do Globo

 

Perfil do Autor

Ricardo Miguel

Chamo-me Ricardo Miguel e adoro a internet, aprender e partilhar conhecimento. Moro em Lisboa, Portugal e nasci em 1976. Quem quiser me...