Paisagens de São Paulo

Publicado em: 15/03/2011 |Comentário: 0 | Acessos: 1,735 |

Bairro+da+Liberdade.bmp

São Paulo constitui-se em território imenso e complexo, prova viva de que o mundo se realiza nos lugares, - haja vista a expressão de suas paisagens, juntamente com a ideia de como elas se formaram ao longo do tempo.

A diversidade espacial paulista deve-se, em grande parte, à capacidade de seu território de atrair e conectar-se com o mundo - pessoas, ideias, produtos aqui chegam por muitas razões, viabilizadas pela enorme integração (aérea, terrestre e marítima) que o estado possui com  outros lugares e regiões do Planeta.

masp,_a_casa_das_artes_na_avenida_paulis

 

Possuindo três dos maiores aeroportos do país (Cumbica, Congonhas e Viracopos), uma densa rede viária e a proximidade com o Porto de Santos, São Paulo integra-se a um sistema planetário de fluxos. Sem contar os fluxos informacionais, mais difíceis de serem mensurados, mas com grande implicações para a vida nesta contemporaneidade - rádio, TV, telefone celular, internet trazendo o mundo até nós, nos modificam pela assimilação da moda, de gostos, de cultura de outros lugares, agindo sobre nossa consciência, sobre nossos desejos.

20060318entroncanhanbandjundia.jpg

Congonhas_Tam.jpg

Pode-se pensar qual o impacto causado no grande contingente de brasileiros pobres, em todas as regiões do país, ocasionado pela  maciça divulgação de uma terra das oportunidades - que oferece trabalho e abrigo para todos. Ainda há poucos estudos dessa psicosfera alimentada por uma ideologia poderosa, a qual é motor dos movimentos migracionais brasileiros.

25_marco.jpg

 

Conectando a capital - a cidade de São Paulo - com as enormes regiões do interior paulista, além do sistema aéreo, temos importantes rodovias como Anhanguera, Bandeirantes, Washington Luís, Raposo Tavares e Castelo Branco, por onde circulam, além de viajantes e trabalhadores, grande parte da riqueza produzida no interior do país, com destino às regiões mais populosas (como Campinas ou a Grande São Paulo), ou mesmo para exportação.

Cortando+cana.jpg

 

As regiões agrícolas como aquelas no entorno de cidades como Limeira e Ribeirão Preto, por exemplo, sendo comandadas de fora, organizando paisagens agrícolas com base na monocultura de exportação como aquelas para produção de laranja, cana de açucar indústria, não têm, muitas vezes, suas necessidades criadas nas reais demandas do povo brasileiro. 

tangerina02_292.jpg

 

Tanto na formação da demanda, quanto na determinação de como e o que será produzido, há grande determinantes externos. E isto exige, além das conexões para circulação dos produtos, um vasto sistema de circulação da informação (ideias, dados, ordens) entre os centros de comando (distantes milhares de quilômetros) e as áreas produtoras.

Noticias_Imagen_colheita__1834.jpg

 

Há outros elementos de conexão com o mundo exterior como as universidades, e as multinacionais. Na maioria das vezes, as pesquisas e a produção acadêmica ou empresarial decorre, não das necessidades dos paulistas ou brasileiros em geral, mas de interesses internacionais, em detrimento dos nacionais. Infelizmente, este tipo de neocolonialismo velado ainda é bastante presente em nosso país.

Fábrica+da+Honda.jpg

 

Nossa grande utopia é que todo o potencial produtivo e humano existente em São Paulo seja colocado a serviço do seu povo, para a satisfação das necessidades das pessoas que nele vivem. E que haja a transformação do território como recurso para, de fato e de direito, um território abrigo. Um verdadeiro espaço banal para todos os brasileiros e estrangeiros que aqui vivem.

 

Sao_Paulo2.jpg

 http://territorioativo.blogspot.com/ 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 0 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/ciencia-artigos/paisagens-de-sao-paulo-4408997.html

    Palavras-chave do artigo:

    territorio paisagens de sao paulo modernizacao diversidade desigualdades socioespaciais

    Comentar sobre o artigo

    O presente texto fala sobre as diferentes classes de escolarização, assim como as dificuldades de ensinos, de aprendizados e as mudanças ao longo do tempo que a educação no país está sofrendo; também fala sobre as reformulações necessárias para melhorias no campo da educação, e desvalorização financeira e social do magistério.

    Por: Reginaldo Posol Educação> Ciêncial 16/12/2014

    o presente trabalho relata sobre a falta de etica em laboratorios de hospitais publico

    Por: perolal Educação> Ciêncial 11/12/2014

    O projeto surgiu da necessidade de entendermos melhor sobre a cultura indígena Paresi. Em língua Portuguesa foram trabalhados durante o ano letivo os clássicos da literatura brasileira do autor José de Alencar. Os livros foram Iracema, O Guarani e Ubirajara Em geografia foram trabalhados os impacto que houve na cultura com a globalização . Envolvemos os alunos do 3º G para visitarmos a aldeia Paresi e pudemos constatar as mudanças que houve ao logo dos anos.

    Por: Sortineide Navarro Segural Educação> Ciêncial 05/12/2014

    Espera-se que este projeto possa contribuir para formação de cidadãos mais conscientes, e esperando que todos os segmentos sociais, governo, escola e comunidade possam empenhar na modificação de modelos sociais para que um homem novo possa emergir, mais autentico e integrado com os valores sociais.

    Por: SUELY CARDOSO FURLANl Educação> Ciêncial 03/12/2014 lAcessos: 12
    Andréia Camargo Fleck

    O artigo visa apresentar um breve relato sobre a realização da IV mostra de Ciência e Tecnologia realizada na Escola Estadual João Nepomuceno de Medeiros Mallet no município de nova xavantina – MT, onde foram oferecidos aos alunos palestras e oficinas com o Tema: Ser Humano, Ciência e Tecnologia para o desenvolvimento social, os trabalhos foram confeccionados pelos alunos de acordo com a oficina escolhida e apresentados numa exposição no dia 19 de novembro de 2014. Andreia Camargo Fleck

    Por: Andréia Camargo Fleckl Educação> Ciêncial 29/11/2014
    Teresa Coutinho

    A palavra tempo pode referir-se a um período do definido com maior ou menor precisão, desde pouco tempo, que significa de breve duração, até o tempo dos faraós, que foi há três mil anos; pode igualmente designar uma duração contínua indefinida, tal como está expresso nos dicionários, no âmbito de qual todos os acontecimentos tiveram lugar, estão a ter lugar e irão ter lugar.

    Por: Teresa Coutinhol Educação> Ciêncial 29/11/2014
    Eros Bazan

    Promover a interdisciplinaridade e a busca e troca de conhecimentos entre participantes da Feira no sentido de estimular o interesse pelo estudo das Ciências, da Cultura e das Artes; Incentivar a participação e a construção de em eventos de natureza cientifica; Motivar e envolver todos os alunos na realização de métodos experimentais e busca de respostas de todos os fenômenos naturais; Envolver os estudantes em atividades participativas, de natureza conceitual, reflexiva e prática.

    Por: Eros Bazanl Educação> Ciêncial 25/11/2014

    Por um longo tempo, as ciências formaram uma grande unidade conhecida como filosofia Natural. Praticamente qualquer atividade desenvolvida no mundo atual envolve uma inter-relação entre as várias ciências e foi pensando nisso que o presente trabalho foi proposto para alguns alunos do 1° ano do ensino médio inovador, visando uma relação entre a física e a Biologia "Biofísica" .

    Por: anacleil Educação> Ciêncial 17/11/2014 lAcessos: 19

    Em junho de 2011 faz 10 anos que o geógrafo Milton Santos nos deixou. Ele, que foi um dos maiores intelectuais brasileiros, produziu mais de 300 artigos científicos e 40 livros, mas não foi reconhecido como grande autor e pensador pelas próprias universidades de seu país. Este artigo, além de uma homenagem ao professor Milton Santos, faz um resgate de parte desta história, a partir de algumas proposição de sua obra, e do estado indigente ea maior parte da produção geográfica brasileira atual.

    Por: James H. Zomighani Jr.l Notícias & Sociedade> Polítical 16/06/2011 lAcessos: 169

    Há no imaginário popular uma relação quase automática entre segurança pública e maior policiamento, devido, principalmente, ao bombardeio cotidiano de notícias sensacionalistas pela mídia conservadora. Neste texto, a proposta é discutir a relação entre desigualdades, violência e segurança pública, e apresentar resultados da participação no 5º Fórum Brasileiro de Segurança Pública que aconteceu em Brasília em maio de 2011.

    Por: James H. Zomighani Jr.l Direito> Doutrinal 16/06/2011 lAcessos: 510

    O fenômeno dos condomínios fechados se multiplica por todo o Brasil. Com medo da violência urbana, parcelas cada vez maiores das classes mais ricas procuram essa forma de moradia. Em nome da segurança e da paz, há grande perda do sentido da cidade, aquele da convivência da sociodiversidade. Este artigo propõe uma discussão sobre algumas dessas questões contemporâneas.

    Por: James H. Zomighani Jr.l Notícias & Sociedade> Desigualdades Sociaisl 13/04/2011 lAcessos: 328

    O artigo apresenta um quadro comparativo entre alguns dos sistemas de movimento do território brasileiro diante das demandas crescentes. O aumento dessa demanda, por conta de eventos como a Copa do Mundo (2014) e as Olimpíadas que serão realizadas no Brasil (2016) também são apresentados como pano de fundo para uma discussão maior, sobre as políticas passadas, presentes e futuras sobre as formas de mobilidade adotadas pela política para preparar o território brasileiro para população.

    Por: James H. Zomighani Jr.l Notícias & Sociedade> Polítical 13/04/2011 lAcessos: 369

    Há diversos problemas com origem na sociedade e que, de forma bastante cômoda, seus responsáveis acusam a natureza, como se, por serem as causas naturais, não haveria responsáveis perante a sociedade por suas consequências. O texto questiona esta visão, e a apresenta uma forma crítica de se pensar as questões envolvendo a natureza.

    Por: James H. Zomighani Jr.l Notícias & Sociedade> Meio Ambientel 15/03/2011 lAcessos: 481

    O artigo apresenta distintas formas de leitura e aprendizado como livros, revistas e, no meio virtual, os blogs. Também sugere alguns blogs interessantes para visitas.

    Por: James H. Zomighani Jr.l Internet> Blogsl 15/03/2011 lAcessos: 169

    Retomando algumas das ideias de um autor clássico do planejamento urbano (Peter Hall), o autor se propõe, juntamente com as notícias de um protesto ocorrido na Zona Sul de São Paulo, a refletir sobre algumas das questões contemporâneas que são desafio para a vida dos cidadãos das grandes cidades, e as funções do planejamento territorial no processo de preparação de uma cidade mais democrática.

    Por: James H. Zomighani Jr.l Notícias & Sociedade> Cotidianol 04/03/2011 lAcessos: 314

    O artigo propõe uma discussão crítica acerca da distribuição da riqueza no Brasil, e a relativa posição do Brasil no ranking dos países mais ricos do mundo, porém mais desiguais.

    Por: James H. Zomighani Jr.l Direito> Doutrinal 03/03/2011 lAcessos: 289
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast