Rio + 20 e o que você precisa saber

Publicado em: 25/05/2012 | Acessos: 644 |

O que você precisa saber  sobre a Rio+20

A história das principais conferências sobre o meio ambiente já realizadas no mundo e o conceito de sustentabilidade.

É uma conferência da ONU que reunirá 178 líderes do mundo todo para discutir meios de viabilizar a chamada economia verde' no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza. O evento será entre 20 e 22 de junho no Rio de Janeiro.

Os objetivos da conferência são assegurar um comprometimento político renovado para o desenvolvimento sustentável e meios de erradicação da pobreza, será um espaço para a discussão dos problemas socioambientais que afetam todo o mundo e das soluções que podem ajudar a recuperar os estragos já feitos no planeta.

O evento recebeu o nome de Rio+20 porque acontecerá duas décadas depois da realização da Conferência das Nações Unidas sobre Ambiente e Desenvolvimento, conhecida por Eco-92 ou Rio-92 – considerado o mais importante evento ambiental mundial até hoje.

A primeira manifestação de preocupação mundial a respeito da poluição atmosférica e da intensa exploração dos recursos naturaisfoi realizada em Estocolmo, no ano de 1972. O evento contou com a participação de representantes de 113 países. Na ocasião, foi elaborado um relatório no qual foram listados os impactos ambientais provocados pelo modelo de desenvolvimento capitalista.

Vinte anos depois, o Rio de Janeiro foi sede do evento que ficou conhecido como Rio-92 ou Eco-92, cujo principal objetivo era discutir meios de conciliar o desenvolvimento socioeconômico com a conservação e proteção dos ecossistemas da Terra. A conferência consagrou o conceito de desenvolvimento sustentável e contribuiu para a mais ampla conscientização de que os danos ao meio ambiente eram majoritariamente de responsabilidade dos países desenvolvidos.

Em 1997, foi realizada a Conferência de Kyoto, cujo principal objetivo era chegar a um consenso internacional para limitar as emissões de gases estufa dos países industrializados. Ficou decidido que os países desenvolvidos reduziriam parte dos gases estufas emitidos por suas indústrias (em média 5%), enquanto os países em

desenvolvimento não precisariam fazer essa redução, em um primeiro momento. Os Estados Unidos não assinaram o acordo.

Apesar do nome, em 2002, foi realizada em Johannesburgo, na África a Rio+10, com a intenção de discutir o uso dos recursos naturais em todo o mundo e deavaliar as medidas ambientais que haviam sido tomadas no mundo durante os dezanos passados desde a Eco-92.

Nos 20 anos que se passaram desde a Rio-92, vários acordos já se converteram em ações reais de desenvolvimento. Os países desenvolvidos têm elaborado novos processos e tecnologias para reduzir o uso de matéria-prima e energia em vários setores produtivos.

O setor mais problemático continua a ser o de geração de energia. O mundo continua dependendo dos combustíveis fósseis, com 53% da energia proveniente de derivados do petróleo ou do gás natural e os outros 27% do carvão. A energia hidroelétrica representa apenas 2,3%, as energias solar e eólica, 0,8%.

Existem sete áreas prioritárias eleitas pelos países que vão participar da Rio+20 – o que inclui medidas para a erradicação da pobreza e trabalhos verdes; alternativas para a geração de energia; água; segurança alimentar; urbanização e desastres. Além disso, os participantes da conferência irão debater políticas ecológicas para a conservação de oceanos e mares, além de mudanças climáticas e biodiversidade.

Espera-se que, efetivamente que após a Rio+20 passe a vigorar um mecanismo internacional que permita aos países emergentes e mais pobres fazer a transição para uma economia verde, visando a manutenção da biodiversidade e o crescimento sustentável. Espera-se também  que haja uma articulação conjunta para a redução das desigualdades sociais, econômicas e ambientais.

Fontes: Organização das Nações Unidas, revista Veja e Planeta Sustentável

Publicado em Fevereiro de 2012.

Verifique se você entendeu o assunto

1. O que é a Rio+20, quando e onde vai acontecer ?

2. Quais os objetivos desta Conferência das Nações Unidas ?

3. Por que o evento possui este nome, Rio+20 ?

4. Que conferências ambientais mundiais precederam a Rio+20?

5. O que ficou decidido na Conferência de Kyoto em 1997?

6. Que país se recusa até hoje a assinar o Protocolo de Kyoto?

7. Que acordos já se converteram em ações reais de desenvolvimento

sustentável?

8. Explique por que o setor de energia continua sendo o mais problemático no mundo.

9. Quais serão os principais temas debatidos na Rio+20?

10. Que mudanças concretas podemos esperar da Rio+20?

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 0 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/ciencia-artigos/rio-20-e-o-que-voce-precisa-saber-5935719.html

    Palavras-chave do artigo:

    rio 20

    ,

    rio

    ,

    20

    Comentar sobre o artigo

    Rio+20: Brasil e a sustentabilidade conservadora Rio+20: sustentabilidade conservadora – Governo Dilma tem postura antagônica aos que propugnam novos tempos de defesa do patrimônio ambiental. Rio+20: Governo Dilma

    Por: Cristina toorl Notícias & Sociedade> Polítical 13/06/2012 lAcessos: 93

    Rio +20: Governo Dilma faz ‘maquiagem verde' – Miriam Leitão diz que falta apoio para criar programa que estimule o desenvolvimento sustentável. Rio +20: Governo Dilma não estimula a economia verde

    Por: Cristina toorl Notícias & Sociedade> Polítical 13/06/2012 lAcessos: 70
    Welinton dos Santos

    O encontro RIO + 20, onde nos primeiros dias estavam 94 Chefes de Estado, mostra de forma clara que existe a consciência dos problemas ambientais no mundo, mesmo que documentos e discussões a princípio pareçam não atingir os seus objetivos, na prática impulsionam movimentos pelo planeta, provocam atores sociais com outros olhares, além de auxiliar em ações conjuntas futuras corretivas e preventivas.

    Por: Welinton dos Santosl Notícias & Sociedade> Meio Ambientel 26/06/2012 lAcessos: 293

    presente estudo sobre as causas do assoreamento do rio Paraguai, teve como ponto de partida a disciplina de estágio supervisionado I, o qual foi de grande importância para a escolha Foi feito um levantamento bibliográfico sobre caracteristicas do rio Paraguai que pertence a bacia do Alto Paraguai superior e entrevista com o pescadores da colônica Z-10 no municipio de Barra do Bugres

    Por: Marcela Cristina Linhares Pereiral Educação> Ciêncial 13/11/2012 lAcessos: 129
    Rodnei Vecchia

    A maior conferência mundial das Nações Unidas realizada no Rio de Janeiro em junho de 2012 parece ter retrocedido no tempo ambiental.

    Por: Rodnei Vecchial Notícias & Sociedade> Meio Ambientel 28/08/2012 lAcessos: 52

    Na avaliação de Rolllemberg, a Rio+20 poderá ser um ponto de partida para os debates dos próximos anos, e o desafio é conduzir as discussões sobre a estrutura do sistema global de modo minimamente descolado da conjuntura atual O que esperar da Rio+20? Em junho, chefes de Estado estarão no Rio de Janeiro para a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20. Eles buscarão consensos sobre questões fundamentais para o futuro do planeta.

    Por: Rodrigo Rollembergl Notícias & Sociedade> Meio Ambientel 11/06/2012 lAcessos: 251
    Meio News RJ

    A luta contra a discriminação, pelos direitos civis e pela autonomia das mulheres passa também pela participação efetiva de setores sociais tradicionalmente excluídos das principais questões da sociedade moderna.

    Por: Meio News RJl Direitol 28/03/2012 lAcessos: 46

    Rio+20: Aécio e o desenvolvimento sustentável – senador diz que Brasil pode liderar modelo com foco em novos padrões de produção e consumo. Rio+20: artigo Aécio Neves

    Por: Cristina toorl Notícias & Sociedade> Polítical 11/06/2012 lAcessos: 50

    Paragominas: O PSDB, o município Verde e a Rio +20. Pacto para o Desmatamento 0 é referência – projeto sustentável gera novo ciclo econômico. Paragominas: referência em sustentabilidade

    Por: Cristina toorl Notícias & Sociedade> Polítical 05/06/2012 lAcessos: 85
    Milene Macedo

    O mundo e os seres vivos não são constituídos por substâncias puras, no dia a dia a maioria dos sólidos, líquidos e gases aos quais se conhece são formados por misturas. Essas são constituídas por duas ou mais substâncias, e estão presentes no cotidiano de um laboratório e de indústrias. As misturas podem ser classificadas de diversas maneiras, por exemplo, como heterogêneas ou homogêneas. Muitas vezes os componentes de uma mistura são aplicáveis apenas quando separados.

    Por: Milene Macedol Educação> Ciêncial 15/07/2014 lAcessos: 12

    O artigo que apresentamos abordará a prática docente no ensino da pré-história em nível escolar fundamental. O objetivo de nosso artigo é mostrar como os professores podem trabalhar o conteúdo pré-história na sala de aula. Temos como base de nosso referencial teórico artigos que pesquisamos na rede mundial de computadores, onde os mesmo darão suporte e contribuem bastante com as hipóteses levantadas. Em nossa pesquisa à elaboração de nosso paper utilizamos a revisão de bibliografia, pois esta es

    Por: daniel Rodrigues de limal Educação> Ciêncial 13/07/2014 lAcessos: 13

    A implantação de cotas nas universidades públicas é uma das questões conflituosas da proposta de reforma na educação apresentada pelo MEC. Forma-se que os exames vestibulares são claramente injustos. Tendo em vista, que a maioria dos que ingressam na universidade são componentes da classe média alta que cursaram o ensino médio em instituições particulares. O presente trabalho buscará averiguar a política de cotas. Como esta política é determinante, qual a sua eficácia, se existe alguma lacuna, s

    Por: juniorparentel Educação> Ciêncial 01/07/2014
    Dalila Costa Santos

    Este artigo faz uma abordagem sobre os desafios da inclusão escolar na contemporaneidade, por se tratar de um tema cada vez mais discutido na atualidade, tendo em vista sua grande relevância, já que tem como finalidade a garantia de uma educação igualitária, uma educação inclusiva de fato. A escolha do tema deu-se devido a educação inclusiva ter como desígnio a promoção de práticas pedagógicas que considerem a individualidade dos alunos e seu modo característico de lidar com a aprendizagem.

    Por: Dalila Costa Santosl Educação> Ciêncial 03/06/2014 lAcessos: 51
    Dalila Costa Santos

    Este artigo faz uma abordagem sobre a teoria de Durkheim e a concepção da educação como fato social, por se tratar de um tema de grande relevância, já que tem como ênfase a questão da educação enquanto formadora de indivíduos capazes de se tornarem membros da sociedade. A escolha do tema deu-se devido a educação ter como finalidade a promoção de práticas pedagógicas que trabalhem a individualidade dos alunos, assegurando que possam ser preparados para fazerem parte da sociedade atual.

    Por: Dalila Costa Santosl Educação> Ciêncial 03/06/2014 lAcessos: 36
    Francisco Vila Nova

    O artigo compara o ensino das equações e suas diferentes maneiras de apresentar a resolução das equações do 1º com uma incógnita por parte dos professores de matemática das redes pública e privada do município de João pessoa.

    Por: Francisco Vila Noval Educação> Ciêncial 25/05/2014 lAcessos: 26
    josemir francisco da silva

    O objetivo deste trabalho é de desmistificar e compreender a ausência da higiene com o corpo na Idade Média, abordando algumas questões relevantes a respeito da prática de banho no intuito de levar a compreensão como às pessoas que viveram nesse período e como conviviam com essas questões.

    Por: josemir francisco da silval Educação> Ciêncial 18/05/2014 lAcessos: 41
    josemir francisco da silva

    Esse presente artigo analisar os costumes e tendências generalizadas em uma sociedade refletem um modo de pensar em evidência na época. Por sua vez, o modo de pensar de uma sociedade geralmente surge como reação a uma mentalidade em evidência anteriormente. Esse artigo pretende fazer uma rápida avaliação da mentalidade atual, chamada pós-moderna, como reação a modos de pensar anteriores e como causa de mudanças no comportamento social, profissional e, principalmente, religioso da sociedade

    Por: josemir francisco da silval Educação> Ciêncial 17/05/2014 lAcessos: 13
    Silvio Araujo de Sousa

    O nível de dióxido de carbono na atmosfera atingiu níveis máximos em 2013, mas essa não foi a primeira vez...

    Por: Silvio Araujo de Sousal Educaçãol 30/05/2013 lAcessos: 28
    Silvio Araujo de Sousa

    Geografia - 3º ano do ensino médio - Hidrografia do Continente Africano - texto de apoio as atividades das páginas 14 e 15 do caderno do aluno volume 3 fornecido pela SEESP

    Por: Silvio Araujo de Sousal Educação> Educação Onlinel 15/09/2011 lAcessos: 955 lComentário: 1
    Silvio Araujo de Sousa

    Texto rápido para ser desenvolvido em uma aula , com questão aplicada no vestibular da Unicamp

    Por: Silvio Araujo de Sousal Educação> Educação Onlinel 11/09/2011 lAcessos: 339
    Silvio Araujo de Sousa

    Geografia - Texto suporte ao volume 3 pág. 4, 5 e 6 - Estruturas terrestres. O texto é apresentado num formato didático com o objetivo de levar o aluno a refletir, compreender e adquirir subsídios que o leve a solucionar as questões propostas no caderno do aluno.

    Por: Silvio Araujo de Sousal Educaçãol 04/09/2011 lAcessos: 1,129
    Silvio Araujo de Sousa

    Texto-atividade com questão do vestibular sobre a relação entre placas tectônicas e terremotos, como o que ocorreu no Japão em março de 2011. Para aplicação em uma aula de 50 minutos.

    Por: Silvio Araujo de Sousal Educação> Educação Onlinel 18/03/2011 lAcessos: 4,372
    Silvio Araujo de Sousa

    Uma rápida análise do crescimento do PIB nos últimos 10 anos, onde pergunta-se , será que cresceu ou será que só é uma recuperação ?

    Por: Silvio Araujo de Sousal Finanças> Investimentosl 07/03/2011 lAcessos: 322
    Silvio Araujo de Sousa

    Produção do gás que prejudica camada de ozônio caiu 99% desde 1986, desde 1 de janeiro de 2010 esta proibido sua fabricação, mas substância demora décadas para se dissipar na atmosfera.

    Por: Silvio Araujo de Sousal Educação> Ciêncial 19/12/2010 lAcessos: 3,400
    Silvio Araujo de Sousa

    IDH - Índice de Desenvolvimento Humano, é parte integrante do Relatório de Desenvolvimento Humano produzido pelo Pndu - Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento Humano. O relatório de 2010 abrange 169 países. O IDH tem o objetivo de ser um indicador de qualidade de vida das populações. Foi desenvolvido em 1990 pelo economista paquistanês Mahbub Haq, esse relatório é emitido desde 1993.

    Por: Silvio Araujo de Sousal Educação> Educação Onlinel 15/12/2010 lAcessos: 1,376
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast