Tcc – Tdah E Tdha Por Hiperatividade – Tema Para Monografias

Publicado em: 10/02/2010 |Comentário: 1 | Acessos: 3,284 |

O transtorno por déficit de atenção com hiperatividade caracteriza-se por falta de atendimento, hiperatividade e impulsividade. É o transtorno do comportamento que mais se diagnostica na infância e se calcula que afeta de 3% a 5% de os(as) meninos(as) em idade escolar.

Ainda que geralmente o TDHA se diagnostica durante a infância, não é um transtorno que afete só a os(as) meninos(as) muitas vezes se prolonga até a adolescência e a etapas posteriores e freqüentemente não se diagnostica até muitos anos depois

Por Equipe de Monografias – Monografia AC – Pesquisa em Educação Especial

Sintomas do TDAH

A dizer verdade, existem três tipos de TDHA cada um com sintomas diferentes: no primeiro predomina a inatenção; no segundo predomina o aspecto hiperativo-impulsivo e o terceiro é uma combinação dos anteriores.

As pessoas com TDHA no que predomina a inatenção freqüentemente:

- Têm dificuldade para dar atenção aos detalhes ou cometem erros torpes nos deveres da escola, trabalho e outras atividades.

- Têm dificuldade para fixar seu atendimento nos labores ou as atividades de recreação que estão fazendo.

- Parecem não escutar quando se fala diretamente.

- Não seguem instruções e não terminam os deveres da escola ou do trabalho nem suas atividades.

- Têm dificuldade para organizar tarefas e atividades.

- Evitam, desagrada-lhes ou se negam a participar em tarefas que exigem um esforço mental sustentado.

- Perdem coisas que são necessárias para realizar tarefas ou atividades.

- Distraem-se facilmente com estímulos externos.

- São esquecidos(as) em suas atividades diárias.

As pessoas com TDAH no qual predomina o aspecto hiperativo-impulsivo freqüentemente:

- Brincam com as mãos ou os pés ou não ficam quietos(as) em seu assento.

- Levantam-se de seu assento quando a situação exige que fiquem sentados(as).

- Movem-se excessivamente ou se sentem inquietos(as) em situações onde isto não é o adequado.

-  Têm dificuldade para realizar atividades de recreação sem fazer muito ruído.

- Estão sempre em movimento atuam como se tivessem um motor.

- Falam excessivamente.

- Respondem impulsivamente antes que se termine de formular a pergunta.

- Têm dificuldade para esperar seu turno.

- Interrompem ou molestam a os(as) demais.

As pessoas com TDAH de tipo combinado, o tipo mais comum de TDAH padecem de uma combinação dos sintomas de déficit de atenção e de hiperatividade/impulsividade. O diagnóstico do TDAH se dá quando a pessoa apresenta pelo menos 6 sintomas das listas anteriores, começando alguns(as) antes dos 7 anos, e ademais apresenta uma clara disfunção em pelo menos duas situações: casa e escola ou casa e trabalho. Ademais deve ter clara evidência de uma disfunção clínica significativa no social, acadêmico ou trabalhista.

AD Monografias – Pronta Ajuda em TCC sobre Educação

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 1 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/ciencia-artigos/tcc-tdah-e-tdha-por-hiperatividade-tema-para-monografias-1845854.html

    Palavras-chave do artigo:

    educacao especial

    ,

    ensino especial

    ,

    hiperatividade

    Comentar sobre o artigo

    A educação especial é a educação de alunos com necessidades especiais de uma forma que aborda as diferenças dos alunos e necessidades individuais.

    Por: Marcelo Rigottil Educação> Educação Infantill 03/04/2012 lAcessos: 467

    O presente trabalho aborda um assunto de estrema importância para o avanço dos direitos educacionais garantidos na Constituição Brasileira, quando se entende que a educação é direito de todos. Em um breve histórico, que versa sobre o contexto no qual fizeram parte as pessoas com deficiência rumo ao processo de inclusão na educação superior, buscaremos apresentar os avanços relacionados à inclusão dos mesmos, como também as atenções voltadas para esse público de discente.

    Por: Duanne Granjal Educação> Ensino Superiorl 21/07/2011 lAcessos: 613

    Através dos estudos feitos, observa-se que TDAH – Déficit de Atenção – Hiperatividade, é um transtorno neurobiológico, de causas genéticas, que aparece na infância e freqüentemente acompanha o indivíduo por toda sua vida, caracterizando por sintomas de desatenção, hiperatividade e impulsividade. Trata-se de uma alteração do comportamento que impossibilita o indivíduo de permanecer quieto por um determinado período de tempo, ocorrendo mais em meninos do que em meninas. Por conta de seu comportame

    Por: Marcela F. Damasceno Torresl Educação> Educação Infantill 01/07/2011 lAcessos: 2,697

    Este trabalho tem o objetivo de informar , o que é hiperatividade, suas causas e tratamento e conhecer as causas do transtorno para facilitar o convivio aluno-escola, família e sociedade,e também oportunizar um melhor relacionamento com a família, mostrando como devem agir para amenizar o TDAH com hiperatividade através de um acompanhamento médico especializado.

    Por: Silvana azevedol Educação> Educação Infantill 10/12/2011 lAcessos: 2,615

    O presente artigo trata das possibilidades da capoeira para o público infantil, fazendo um resgate histórico e crítico da inserção desta arte na educação formal e sua expansão pelo mundo.

    Por: Jean Adriano Barros da Silval Educação> Ciêncial 28/09/2008 lAcessos: 3,839
    Darci Kops

    O artigo examina a questão a respeito da necessidade da sincronia pedagógica nos processos de gestão de ensino e de aprendizagem. Trata-se de destacar a importância da atenção nos processos de ensino e de aprendizagem. A economia da atenção, na perspectiva pedagógica, tem sua dinâmica na razão direta da prioridade e pertinência dos conteúdos percebidos pelos protagonistas do processo de ensino e de aprendizagem.

    Por: Darci Kopsl Educação> Ensino Superiorl 07/01/2015 lAcessos: 26

    Dalva Aparecida Lira de Araújo RESUMO: O presente artigo tem por objetivo conhecer os métodos usados pelos professores que atuam nas escolas inclusivas de ensino fundamental e que trabalham com crianças com deficiência auditiva e nunca freqüentaram um curso de libras (Língua Brasileira de Sinais). Trata-se de um estudo bibliográfico onde se conclui que a Libras ainda seja um tabu para muitos professores que ainda não tiveram a oportunidade de conhecê-la dentro da unidade escolar em que atua.

    Por: Dalva Aparecida Lira de Araújol Educação> Ensino Superiorl 21/09/2010 lAcessos: 1,147
    Fábia Utsch

    A inclusão de surdos em escola regular é um assunto muito complexo, onde a situação deve ser pensada como um todo, a partir da realidade de cada local. Para conseguir analisar a situação amplamente, necessita-se conhecer melhor sobre o surdo, sua situação cotidiana de inclusão/exclusão na sociedade como um todo, discutir práticas e teorias partindo de uma questão sociocultural (não apenas audiológica), onde o surdo é um sujeito que possui uma língua natural, a Língua de Sinais.

    Por: Fábia Utschl Educação> Educação Infantill 28/09/2011 lAcessos: 340 lComentário: 3

    Neste artigo buscamos descrever a síndrome de Autismo e considerar a importância de conhecer sobre as garantias e orientações legais cabíveis ao educador, Na questão psicopedagógica, salientamos a necessidade de reconhecer a relevância do diagnostico e a estimulação precoce; identificar as suas necessidades educacionais e saber supri-las com estimulação e atividades lúdicas adaptadas ás suas dificuldades tornando possível a participação dessa criança com os demais.

    Por: Vera Helena Ambrosiol Educaçãol 22/10/2012 lAcessos: 1,535
    Artur Livônio

    Detalhamento dos vários períodos históricos educacionais, evidenciando suas características e influências. Como a época em que os Jesuítas chegaram no Brasil e o que vieram fazer aqui, até os dias atuais. Com ênfase nas tantas críticas que o escritor, Dermeval Saviani, fez sobre cada período pedagógico da história educacional brasileira.

    Por: Artur Livôniol Educação> Ciêncial 24/03/2015 lAcessos: 20
    Fernando Corrêa manarim

    Analisando a Lenda de Sessa fica claro que o xadrez foi criado principalmente como instrumento para auxiliar os praticantes a encontrar respostas para seus dilemas existenciais, dúvidas, angústias, confirmações, etc. Enfim que a competição é apenas um reflexo do que ocorre em nossas vidas, sempre muito competitiva e de difícil conquistas.

    Por: Fernando Corrêa manariml Educação> Ciêncial 19/03/2015
    Benedicto Ismael Camargo Dutra

    Ultimamente, o uso cada vez mais intenso do cérebro frontal, e o seu correspondente fortalecimento, tem levado à desativação progressiva da parte emocional do cérebro que é receptora dos lampejos intuitivos captados pelo cerebelo.

    Por: Benedicto Ismael Camargo Dutral Educação> Ciêncial 13/03/2015

    Este artigo aborda uma pesquisa internacional, realizada por especialistas, sobre os aspectos cognitivos de pessoas que integram a terceira ou melhor idade, com seu comportamento típico e todas as dificuldades de aprendizado da Matemática. O estudo retrata também problemas enfrentados, por todos eles no cotidiano, junto das empresas e demais entidades, que não vêm se preparando adequadamente para receber nos próximos anos, cerca de 64 milhões de idosos que entrarão nesta faixa de idade

    Por: Luiz Carlos Vivanl Educação> Ciêncial 05/03/2015 lAcessos: 14
    Carlos Meine Morais

    existem pequena praticas que podem fazer diferença para toda a vida, quando adquiridas quando criança simplificam muitos processos e nunca são abandonadas. o que não impede de adquirirmos novos habitos, mesmo não sendo mais criança..

    Por: Carlos Meine Moraisl Educação> Ciêncial 05/03/2015 lAcessos: 11
    Marcos Eli da Silva

    Nos dias atuas as redes de saneamento em perímetros urbanos por serem subterrâneas, e pouco visíveis aos olhos da população, são colocadas em segundo plano. Existem inúmeros cronogramas para pavimentação de ruas e avenidas, sem nenhuma rede de saneamento, muito menos de águas pluviais. Entretanto obras de saneamento com o tempo tornam-se indispensáveis para a população e vão gerar custos adicionais, ao serem realizadas melhoram o espaço urbano e a qualidade de vida das populações.

    Por: Marcos Eli da Silval Educação> Ciêncial 13/01/2015 lAcessos: 18
    Marcos Eli da Silva

    RESUMO A degradação do meio ambiente é um fator que contribui para as alterações nos ecossistemas e ameaça a vida de espécies da fauna a e flora no planeta. Normalmente associa-se esse problema à ação do homem sobre a natureza. Para corrigir os estragos causados pela ação humana, os órgãos públicos costumam gastar centenas de bilhões de reais todo ano para recuperar áreas degradas por empreendimentos relacionados á mineração.

    Por: Marcos Eli da Silval Educação> Ciêncial 12/01/2015 lAcessos: 18

    O presente texto fala sobre as diferentes classes de escolarização, assim como as dificuldades de ensinos, de aprendizados e as mudanças ao longo do tempo que a educação no país está sofrendo; também fala sobre as reformulações necessárias para melhorias no campo da educação, e desvalorização financeira e social do magistério.

    Por: Reginaldo Posol Educação> Ciêncial 16/12/2014 lAcessos: 20

    A exposição da doutrina internacionalista de Kelsen propõe algumas dificuldades derivadas não só do volume da obra kelseniana senão da própria atitude intelectual do jurista austríaco que submete suas teses a uma permanente atualização e as confronta constantemente com teorias rivais. Por isso uma exposição de suas idéias, ainda que circunscrita ao âmbito do Direito Internacional, exige um contínuo vaivém entre as diferentes etapas do pensamento do jurista.

    Por: Claudio Nogueiral Direito> Doutrinal 29/01/2010 lAcessos: 1,343

    Investigaciones realizadas en la década de 1970 acerca del malestar de los profesionales, elaboraron a partir del concepto de estrés, el concepto de agotamiento profesional – denominado por algunos autores: burnout. El burnout se define, por lo tanto, como un síndrome del agotamiento físico y emocional, "[...] comprendiendo el desarrollo de imágenes negativas sobre sí aún, de actitudes desfavorables en relación al trabajo y una pérdida de interés en relación a los clientes

    Por: Claudio Nogueiral Medicinal 20/01/2010 lAcessos: 1,166

    As empresas altamente competitivas se identificaram com a relevância, alcance que gera o fato de estarem não somente identificadas com o que atualmente o conhecimento contribui, senão, com a necessidade que seu recurso humano o maneje, contar com a visão e compromisso de uma gerência moderna que sabe o que atualmente a gestão do conhecimento encerra.

    Por: Claudio Nogueiral Negócios> Gerêncial 18/01/2010 lAcessos: 2,379

    O controle constitucional, pode-se levar a cabo de muitas maneiras. Mas o conceito de controle constitucional pode-se envolver dentro de um conceito mais amplo, que é o de defesa da Constituição. Há muitas maneiras de fazer um controle. Por exemplo, o Presidente da República ao vetar uma lei pode alegar inconstitucionalidade e está usando um mecanismo de controle constitucional. E isto é evidente.

    Por: Claudio Nogueiral Direitol 06/01/2010 lAcessos: 910

    Comments on this article

    0
    debora 15/07/2011
    preciso de indicacação de livros para esse trabalho.
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast