Tipos de Energia Renovável que não Prejudicam o Ambiente

14/03/2012 • Por • 1,939 Acessos

Como deve ser do seu conhecimento, o nosso país depende em larga escala do gás natural, do petróleo e do carvão para abastecer de energia automóveis, casas e outras aplicações industriais. Alguns estudos revelam que os EUA consomem mais de 90% do petróleo mundial todos os anos, sendo que o resto do mundo consome apenas os restantes 10%. Os combustíveis fósseis são fontes de energia não renováveis e poluem os rios, os lagos, o ar e os oceanos. Na nossa sociedade actual, de cunho capitalista, muitos cidadãos acreditam que os combustíveis fósseis nunca se vão esgotar. Esta mentalidade está a criar um buraco sem fundo no nosso ambiente e nos bolsos da nação. As energias renováveis constituem uma boa alternativa aos combustíveis fósseis. Investigue os diferentes tipos de energia renovável que existem e os benefícios que eles encerram, e marque a diferença.

A energia eólica e a sua aplicabilidade

energia eolica

O vento tem sido utilizado como uma fonte de energia alternativa há vários anos. Desde os antigos babilónios aos chineses, o vento tem-se transformado numa ferramenta importante e natural para o bombeamento de água e para a rega de colheitas. O moinho de vento, inventado na Europa durante a Idade Média, foi a primeira estrutura a ser construída para transformar o vento num tipo de energia útil. Hoje em dia, o vento é produzido para gerar quantidades muito superiores de energia em áreas diferentes do país. Se você vive numa zona costeira provavelmente já viu estes parques eólicos em pessoa. Provavelmente também já viu parques eólicos instalados no topo de colinas, em planícies abertas e em áreas isoladas, onde é necessária mais electricidade.

Os "moinhos de vento" modernos, as torres eólicas, têm propulsores que se encontram ligados a um gerador. Quando o vento empurra estes propulsores é produzida electricidade, que é armazenada no gerador. Desde que o vento atinja no mínimo as 25 milhas por hora, está a ser produzido um tipo de energia renovável.

Energia Solar

Energia solar

O sol aquece o planeta e fornece luz solar, que é utilizada pelas plantas no seu crescimento. Não é de surpreender que o sol forneça ao planeta formas alternativas de energia renovável, se esta for absorvida e armazenada. A energia solar está a ganhar cada vez mais popularidade enquanto fonte de energia, e está a ser utilizada em várias aplicações diferentes.

Os avanços das tecnologias tornaram a energia solar muito mais potente do que o era noutros tempos. Quando a ideia de transformar luz solar em energia foi estudada pela primeira vez nos anos trinta do século XVIII, os cientistas não deram continuidade aos achados. No final dos anos oitenta do mesmo século foi produzido o primeiro motor a vapor alimentado pelo sol. Mais tarde, nos anos 50 do século XX, o programa espacial recorreu a tecnologias solares e lançou o primeiro satélite produzindo energia solar.

Hoje em dia, a energia solar é utilizada em várias aplicações, incluindo o abastecimento energético de uma casa, o aquecimento, etc. Na realidade, foi recentemente desenvolvido o primeiro plano de energia solar a partir de painéis solares. A atenção em torno das energias renováveis está a crescer, e as pessoas estão a começar a compreender as vantagens associadas à utilização da energia solar. Você pode inclusivamente receber apoios estatais para transitar dos combustíveis fósseis para fontes de energia mais amigas do ambiente.

Energia Geotérmica

Energia geotérmica

Um outro tipo de energia alternativa é a energia geotérmica, que se encontra na superfície terrestre justo de magmas e de actividade vulcânica. As tecnologias ligadas à energia geotérmica utilizam o calor da terra para aplicações de uso directo em vários tipos de centrais energéticas. As centrais de vapor seco utilizam o vapor oriundo da terra numa turbina que impulsiona um gerador, que por sua vez armazena energia.

As centrais de vapor parcial utilizam fluidos hidrotérmicos que atingem os 400 graus. Estes fluidos são então convertidos em vapor dentro das centrais de vapor parcial. Depois de ser produzido o vapor é então extraída a energia, que é armazenada num gerador.

As centrais de ciclo binário são as centrais de energia que utilizam as tecnologias geotérmicas com maior frequência. Nestas centrais, os fluidos geotérmicos e os fluidos secundários são obrigados a atravessar um permutador de calor. Os fluidos são então evaporados parcialmente e este vapor impulsiona as turbinas, que se encontram ligadas a um gerador. Todos estes tipos de energias renováveis são seguros para o ambiente e bastante rentáveis.

Bioenergia

Bioenergia

A bioenergia é a energia encontrada nos organismos vivos. A definição técnica da bioenergia exclui especificamente os combustíveis fósseis. As plantas emitem frequentemente bioenergia através da fotossíntese, e os animais também podem transportar este tipo de energia, já que consomem plantas. A biomassa pode ser utilizada como energia renovável de várias formas. Os homens das cavernas utilizavam a bioenergia no simples acto de queimarem madeira para cozinhar a comida. Hoje em dia, a bioenergia assumiu um carácter muito mais avançado.

Os biocombustíveis líquidos podem ser utilizados em substituição ou como suplementos da gasolina normal, produzida a partir do petróleo. Os veículos com motores que funcionam com biocombustíveis não poluem o planeta. Os biocombustíveis líquidos podem ser ainda utilizados para produzir energia e calor. Estes tipos de energia renovável são utilizados em muitos países e é expectável que a sua utilização venha a aumentar no futuro.

O gás natural sintético e o biogás são dois tipos de biocombustíveis conhecidos. O biogás é composto por metano e dióxido de carbono, produzido a partir da fermentação de estrume, esgotos e lixos sólidos. Ele pode ser utilizado para abastecer veículos e para produzir calor e electricidade. O gás natural sintético é semelhante ao biogás. A única diferença é que o biogás sintético é submetido a uma limpeza adicional.

A pegada ecológica deixada pelos combustíveis fósseis está a tornar-se demasiado grande no nosso planeta. Cientistas e Químicos reconhecem as alterações que o planeta está a sofrer e estão a trabalhar arduamente para desenvolver novos tipos de energia renováveis, rentáveis e que não produzam poluição. Você pode marcar a diferença na sua casa. Pode utilizar a energia eólica e solar recorrendo aos instrumentos adequados. Você pode ainda criar a sua própria bioenergia, com contentores de compostagem na sua casa. Se mais pessoas se preocuparem em reduzir a sua pegada ecológica, o planeta vai sobreviver. Pesquise os avanços que têm sido feitos no campo das energias renováveis e veja o quanto avançámos desde a invenção dos caminhos-de-ferro.

Perfil do Autor

Ana Cardoso

Colaboradora do website Venda Geradores.Com.