Tipos de Energia Renovável que não Prejudicam o Ambiente

Publicado em: 14/03/2012 |Comentário: 0 | Acessos: 1,327 |

Como deve ser do seu conhecimento, o nosso país depende em larga escala do gás natural, do petróleo e do carvão para abastecer de energia automóveis, casas e outras aplicações industriais. Alguns estudos revelam que os EUA consomem mais de 90% do petróleo mundial todos os anos, sendo que o resto do mundo consome apenas os restantes 10%. Os combustíveis fósseis são fontes de energia não renováveis e poluem os rios, os lagos, o ar e os oceanos. Na nossa sociedade actual, de cunho capitalista, muitos cidadãos acreditam que os combustíveis fósseis nunca se vão esgotar. Esta mentalidade está a criar um buraco sem fundo no nosso ambiente e nos bolsos da nação. As energias renováveis constituem uma boa alternativa aos combustíveis fósseis. Investigue os diferentes tipos de energia renovável que existem e os benefícios que eles encerram, e marque a diferença.

A energia eólica e a sua aplicabilidade

energia eolica

O vento tem sido utilizado como uma fonte de energia alternativa há vários anos. Desde os antigos babilónios aos chineses, o vento tem-se transformado numa ferramenta importante e natural para o bombeamento de água e para a rega de colheitas. O moinho de vento, inventado na Europa durante a Idade Média, foi a primeira estrutura a ser construída para transformar o vento num tipo de energia útil. Hoje em dia, o vento é produzido para gerar quantidades muito superiores de energia em áreas diferentes do país. Se você vive numa zona costeira provavelmente já viu estes parques eólicos em pessoa. Provavelmente também já viu parques eólicos instalados no topo de colinas, em planícies abertas e em áreas isoladas, onde é necessária mais electricidade.

Os "moinhos de vento" modernos, as torres eólicas, têm propulsores que se encontram ligados a um gerador. Quando o vento empurra estes propulsores é produzida electricidade, que é armazenada no gerador. Desde que o vento atinja no mínimo as 25 milhas por hora, está a ser produzido um tipo de energia renovável.

Energia Solar

Energia solar

O sol aquece o planeta e fornece luz solar, que é utilizada pelas plantas no seu crescimento. Não é de surpreender que o sol forneça ao planeta formas alternativas de energia renovável, se esta for absorvida e armazenada. A energia solar está a ganhar cada vez mais popularidade enquanto fonte de energia, e está a ser utilizada em várias aplicações diferentes.

Os avanços das tecnologias tornaram a energia solar muito mais potente do que o era noutros tempos. Quando a ideia de transformar luz solar em energia foi estudada pela primeira vez nos anos trinta do século XVIII, os cientistas não deram continuidade aos achados. No final dos anos oitenta do mesmo século foi produzido o primeiro motor a vapor alimentado pelo sol. Mais tarde, nos anos 50 do século XX, o programa espacial recorreu a tecnologias solares e lançou o primeiro satélite produzindo energia solar.

Hoje em dia, a energia solar é utilizada em várias aplicações, incluindo o abastecimento energético de uma casa, o aquecimento, etc. Na realidade, foi recentemente desenvolvido o primeiro plano de energia solar a partir de painéis solares. A atenção em torno das energias renováveis está a crescer, e as pessoas estão a começar a compreender as vantagens associadas à utilização da energia solar. Você pode inclusivamente receber apoios estatais para transitar dos combustíveis fósseis para fontes de energia mais amigas do ambiente.

Energia Geotérmica

Energia geotérmica

Um outro tipo de energia alternativa é a energia geotérmica, que se encontra na superfície terrestre justo de magmas e de actividade vulcânica. As tecnologias ligadas à energia geotérmica utilizam o calor da terra para aplicações de uso directo em vários tipos de centrais energéticas. As centrais de vapor seco utilizam o vapor oriundo da terra numa turbina que impulsiona um gerador, que por sua vez armazena energia.

As centrais de vapor parcial utilizam fluidos hidrotérmicos que atingem os 400 graus. Estes fluidos são então convertidos em vapor dentro das centrais de vapor parcial. Depois de ser produzido o vapor é então extraída a energia, que é armazenada num gerador.

As centrais de ciclo binário são as centrais de energia que utilizam as tecnologias geotérmicas com maior frequência. Nestas centrais, os fluidos geotérmicos e os fluidos secundários são obrigados a atravessar um permutador de calor. Os fluidos são então evaporados parcialmente e este vapor impulsiona as turbinas, que se encontram ligadas a um gerador. Todos estes tipos de energias renováveis são seguros para o ambiente e bastante rentáveis.

Bioenergia

Bioenergia

A bioenergia é a energia encontrada nos organismos vivos. A definição técnica da bioenergia exclui especificamente os combustíveis fósseis. As plantas emitem frequentemente bioenergia através da fotossíntese, e os animais também podem transportar este tipo de energia, já que consomem plantas. A biomassa pode ser utilizada como energia renovável de várias formas. Os homens das cavernas utilizavam a bioenergia no simples acto de queimarem madeira para cozinhar a comida. Hoje em dia, a bioenergia assumiu um carácter muito mais avançado.

Os biocombustíveis líquidos podem ser utilizados em substituição ou como suplementos da gasolina normal, produzida a partir do petróleo. Os veículos com motores que funcionam com biocombustíveis não poluem o planeta. Os biocombustíveis líquidos podem ser ainda utilizados para produzir energia e calor. Estes tipos de energia renovável são utilizados em muitos países e é expectável que a sua utilização venha a aumentar no futuro.

O gás natural sintético e o biogás são dois tipos de biocombustíveis conhecidos. O biogás é composto por metano e dióxido de carbono, produzido a partir da fermentação de estrume, esgotos e lixos sólidos. Ele pode ser utilizado para abastecer veículos e para produzir calor e electricidade. O gás natural sintético é semelhante ao biogás. A única diferença é que o biogás sintético é submetido a uma limpeza adicional.

A pegada ecológica deixada pelos combustíveis fósseis está a tornar-se demasiado grande no nosso planeta. Cientistas e Químicos reconhecem as alterações que o planeta está a sofrer e estão a trabalhar arduamente para desenvolver novos tipos de energia renováveis, rentáveis e que não produzam poluição. Você pode marcar a diferença na sua casa. Pode utilizar a energia eólica e solar recorrendo aos instrumentos adequados. Você pode ainda criar a sua própria bioenergia, com contentores de compostagem na sua casa. Se mais pessoas se preocuparem em reduzir a sua pegada ecológica, o planeta vai sobreviver. Pesquise os avanços que têm sido feitos no campo das energias renováveis e veja o quanto avançámos desde a invenção dos caminhos-de-ferro.

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 0 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/ciencia-artigos/tipos-de-energia-renovavel-que-nao-prejudicam-o-ambiente-5741591.html

    Palavras-chave do artigo:

    energia renovavel

    ,

    energias renovaveis

    ,

    tipos de energias

    Comentar sobre o artigo

    Profº Raul Cuore

    A energia irradiada pelo sol se encaixa dentro das alternativas de fontes renováveis. O aumento das populações urbanas e a industrialização exigiram necessidades crescentes de energia. Aprimorar a eficiência dos aparelhos e a das técnicas para a obtenção de energia é o plano mais essencial para a criação de um sistema de energia seguro para o clima. É importante também mudar para combustíveis que poluam menos o meio ambiente, como é o caso da energia solar e eólica, ou ainda a combinação de produção de calor e energia, tudo isto tem um papel importante.

    Por: Profº Raul Cuorel Educaçãol 02/07/2009 lAcessos: 10,819 lComentário: 1
    Bruno Lima Rocha

    Na segunda semana de abril, mais de 10 mil pessoas se reuniram em Washington D.C. para discutir, organizar, mobilizar-se e protestar em torno questão da mudança climática. Enquanto os veículos de comunicação destacavam algumas concentrações de centenas de pessoas em vários pontos do país, articuladas pelo movimento tea party em virtude do dia de declaração de impostos, o popular encontro Power Shift 2011 não foi coberto por nenhuma mídia.

    Por: Bruno Lima Rochal Notícias & Sociedade> Polítical 27/04/2011 lAcessos: 122
    Rodnei Vecchia

    A energia proveniente de usinas hidrelétricas é limpa e renovável, além de segura. Mas também provoca impactos negativos.

    Por: Rodnei Vecchial Educação> Ensino Superiorl 12/04/2012 lAcessos: 87
    Alfred Manch

    FV, um painel fotovoltaico é uma matriz de células manufaturadas de um material que transforma a energia do sol em corrente elétrica direta. A produção de energia fotovoltaica é a tecnologia de energia que mais cresce no mundo de hoje. Ela possui diversas aplicações e também ajudou na redução de risco ambiental que as fontes de energia convencionais, tais como queima de combustíveis fósseis, têm causado.

    Por: Alfred Manchl Tecnologia> Tecnologiasl 04/11/2011 lAcessos: 216

    Visa descrever as formas de energias renováveis existentes e verificar a liderança nacional frente ao mercados externos

    Por: Elaine Johnl Tecnologia> Tecnologiasl 25/01/2010 lAcessos: 639
    Karina Pereira

    A energia eólica vem se expandindo pelo mundo todo. As vantagens são imensas: por ser uma energia limpa, renovável, uma das mais baratas do mercado, por vários países possuírem potencial eólico, por substituir fontes de combustíveis fósseis ajudando na diminuição do efeito estufa; pelo baixo custo com manutenção, pois só ocorre a cada seis meses e em menos de seis meses a energia que foi gasta é recuperada. É considerada uma das energias mais promissoras e mais limpas, junto com a energia solar.

    Por: Karina Pereiral Notícias & Sociedade> Meio Ambientel 03/06/2012 lAcessos: 577
    Rodnei Vecchia

    O ocaso dos combustíveis fósseis cria uma nova civilazação energética lastreada em energias limpas e renováveis.

    Por: Rodnei Vecchial Educação> Ensino Superiorl 11/07/2011 lAcessos: 111
    Rodnei Vecchia

    Água o ouro azul do século XXI. O século que ora se inicia terá na água sua fonte de maior valor econômico.

    Por: Rodnei Vecchial Educaçãol 12/04/2012 lAcessos: 141
    Maria Aparecida de Oliveira

    (peça teatral-autora: Maria Aparecida de Oliveira Curitiba –Paraná –Brasil -:agosto de 2001- é parte do projeto também de sua autoria:”A Importância da Energia Elétrica-Na Questão – Da Qualidade de Vida..”,que foi inscrito no Vale-Saber”, á nível do estado do Paraná Sendo o respectivo projeto, aprovado, aplicado na escola “x” Trabalhava, dando aulas no ensino fundamental....e, por onde na mesma escola, no ano de 2003, aposentou-se do estado.

    Por: Maria Aparecida de Oliveiral Educação> Ciêncial 26/11/2009 lAcessos: 541
    Paulo Azze

    Explicações sobre a corrente elétrica alternada (CA), seus os componentes (ativos e reativos) e o seu cálculo de forma simplificada.

    Por: Paulo Azzel Educação> Ciêncial 15/09/2014
    Paulo Azze

    Aborda aspectos relacionados ao comprimento das resistências de chuveiros, atendendo uma dúvida de amigo sobre questões do ENAD.

    Por: Paulo Azzel Educação> Ciêncial 15/09/2014
    Ademar dos Santos Lima

    Este trabalho teve como objetivo o estudo e esclarecimento sobre o dilema da teoria social, por meio de pesquisas bibliográficas e documental, com base nos artigos científicos de Dalbosco (2010), Carvalho (2013), Lília (2009), Morigi (2004), Netto (2012 e Maia in Connell (2009).

    Por: Ademar dos Santos Limal Educação> Ciêncial 04/09/2014 lAcessos: 21
    Ademar dos Santos Lima

    Resumo O presente artigo teve como finalidade, efetuar uma análise acerca da Teoria das Representações Sociais (TRS) e possível aplicação desta no âmbito de pesquisas em educação. Tratou-se, portanto, de um texto especificamente teórico e de pesquisa qualitativa, o qual teve como embasamento teórico os textos em teoria das representações sociais de Prado e Azevedo (2011), Rateau et al (2012), Mazzotti (1994) e, a técnica de investigação empregada foi bibliográfica e documental. Palav

    Por: Ademar dos Santos Limal Educação> Ciêncial 04/09/2014
    Luddy Travassos

    Os indivíduos que sofreram lesão no Sistema Nervoso Central, que comprometeram os neurônios motores, na coordenação dos impulsos, demasias dos reflexos, espasmos, alterações da fala e conduções, também podem ser apercebidas pelos familiares do paciente através de alterações comportamentais cotidianas desde a sudorese, anestesia labial, tremor de mãos e pés, e qualquer anomalia derivada de distúrbios de estresses ou demais descargas de tensão.

    Por: Luddy Travassosl Educação> Ciêncial 31/08/2014

    Sugestões com técnicas de estudo e leitura. Texto destinado a estudantes do ensino médio. pode ser aproveitado por todo leitor

    Por: NERI P. CARNEIROl Educação> Ciêncial 10/08/2014

    Ensinar as crianças a ler, a escrever e a se expressar de maneira competente na língua portuguesa é o grande desafio dos professores das quatro primeiras séries do Ensino Fundamental. Existem mudanças importantes sendo realizadas: vários Estados estão remodelando seus currículos e investe-se mais na atualização dos professores.

    Por: Lecy Aparecida Martinsl Educação> Ciêncial 28/07/2014 lAcessos: 29
    Milene Macedo

    O mundo e os seres vivos não são constituídos por substâncias puras, no dia a dia a maioria dos sólidos, líquidos e gases aos quais se conhece são formados por misturas. Essas são constituídas por duas ou mais substâncias, e estão presentes no cotidiano de um laboratório e de indústrias. As misturas podem ser classificadas de diversas maneiras, por exemplo, como heterogêneas ou homogêneas. Muitas vezes os componentes de uma mistura são aplicáveis apenas quando separados.

    Por: Milene Macedol Educação> Ciêncial 15/07/2014 lAcessos: 41
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast